"Preciso de equipamentos melhores, digitais e transistorizados são péssimos"...

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI: curvas de Fletcher e Munson (isofônicas)

E pelo visto, combinada com as diferentes propriedades do instrumento, como a nossa querida madeira, podemos ter timbres diferenciados.

Mas ainda prefiro a definição "explorar" timbres do que "alterar", pois na verdade, eles estão ali, apenas não os "tiramos" do jeito que o "fulanano" faz.

Abs!!!

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


MMI
Perfeito! Esclareceu mta coisa pra mim.

Drive30
Veterano
# set/10
· votar


MMI

Legal essa curva ai.
So nao entendi uma coisa, abaixo de 0db da pra ouvir alguma coisa? pelo grafico mostrado daria para ouvir frequencias de 1000 a uns 7000 a menos que 0db. Existe Decibeis negativos?

MMI
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia

Chame como quiser, amigão. Mas se o cara tocar pianissimo, como diriam os puristas, a curva de equalização seria quase que só médios. Ao tocar forte, acrescenta graves e agudos (harmônicos!). Que alterou o timbre, a equalização, com certeza alterou. Mas com certeza, explorou as propriedades do equipamento, explorou timbres.

Drive30

Esse gráfico se refere a uma das formas de decibéis (geralmente em som são 3). Essa é a mais usada. Geralmente se fala a partir de -10 a -5 dB. Se refere a uma média do que as pessoas ouvem, o normal seria a partir de 25 dB, mas geralmente se ouve mais, especialmente jovens, que a maioria ouve ao redor de 5 dB. Mas alguns conseguem ouvir -10, -5 dB.

ogner
Veterano
# set/10 · Editado por: ogner
· votar


Li por cima a acredito que haja um problema muito mais semântico doq tecnico guitarristico, como outras vezes ja aconteceu, se o objeto nao for definido/descrito de forma que todos esteja falando da mesma coisa, nao vai dar certo.

Defina timbre:

Eu me adianto e concordo com o Bigtransa, se ninguém tocar o instrumento não gerara som, logo, um EQ, um Drive, um delay sozinhos, ligados numa guitarra e num amp, não fazem nada, logo é preciso um guitarrista com a sua pegada, e cada guitarrista vai tocar de uma forma o mesmo drive, eq, delay, gerando um resultado outro....Logo pegada faz parte do timbre.

Ainda, nao discordo com o termo "identidade tocando" ( do guitarrista). Mas da mesma forma essa identidade tocando" sem um instrumento, amp e etc, nao produz nada.

Ainda2: Um guitarrista com uma "identidade tocado" ( agressivo, ataque forte, licks lentos). Uma guitarra strato em Alder, trastes vintage, tremolo, braço em maple, pintura em Nitro, madeira seca e velha ..A combinaçao dessas 2 identidades tera um resultado X, troque o guitarrista e o timbre dessa mesma guitarra mudara, apesar dela (sozinha) ter um timbre especifico.

Obs: testando minha retórica.
Nao esta boa. Hauheuhua

EDIT: enquanto eu escrevia um monte de posts apareceram, hehehe!!!

RoLP
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Resumidamente é isto tb que acho!

MauricioBahia
Moderador
# set/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Fora que cada um tem sua percepção... Alguns enxergam o vermelho com mais ou menos intensidade. Assim é com o som!

:-)

iRock
Veterano
# set/10
· votar


Conde_guitar
RoLP
Manubio
JJJ
Jinkxs
MMI
Frankie
Bigtransa
Niandra Lades
MauricioBahia
Konrad
Drive30
ogner

Hoje em dia existe um conceito muito variado de "timbre". Tudo afeta o timbre: a pegada, os equipamentos, os dedos, a palheta e a forma de palhetar, o local onde o som está sendo produzido, a forma de conectar os equipamentos, etc. Muitos não percebem essa diferença, que muitas vezes é incrivelmente sutil, mas ela ainda está la.

Esse é um assunto que pode ser discutido durante dias, pois cada um ouve os sons de maneiras diferentes, o que pode soar maravilhoso para mim, pode soar uma droga para você.

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


ogner
Li por cima a acredito que haja um problema muito mais semântico

Que bonito!

Abç

iRock

Iisso se resolve com uma definição bem feita de timbre, como o ógner colocou.

Konrad
Veterano
# set/10
· votar


MauricioBahia
ora que cada um tem sua percepção... Alguns enxergam o vermelho com mais ou menos intensidade. Assim é com o som!

Obrigado pela foto! ahha

Peitos escarlates!

carnisa1
Veterano
# set/10
· votar


um exemplo normal que muitos esqueçem que eu não sei se tá certo mas vejo falar que.

Não adianta o cara ter os equips top de linha se os cabos vem com aquele jack zuado de RS$2,00...

Agora se o cara tem equips não tão bons como um amp sheldon ( meu caso) e um guitarra de r$300,00 mas com Monster Cabes o cara vai tirar um som muito foda, alem de dimnuir o ruido.

nicida
Veterano
# set/10
· votar


MMI
muito legal trazer a ciência na discussão! vo colaborar também então...

o timbre pode ser dividido em 3 partes, o ataque- que é o momento em que a nota é tocada, no caso da guitarra, a palhetada, no piano, o martelinho na corda- a equalização, e o fluxo- que seria a nota prolongada.
o fluxo é a variação que a nota apresenta enquanto soa dependendo muito das caracteristicas fisicas do instrumento, mas sendo influenciada pela pegada, com bends e vibratos (sim, eles também influenciam no timbre)

já no ataque, é onde está a maior parte do timbre. estudos realizados na década de 50 pelo compositor de vanguarda Pierre Schaeffer demonstraram que tirando os primeiros instantes de uma nota, ou seja, cortando o ataque, a maior parte das pessoas tem dificuldades de distinguir um piano de um sino, por exemplo.

como na guitarra o ataque é causado pela palhetada, pode-se sim dizer que o timbre está nas mãos e não só no equipamento.

informações retiradas do livro "a musica no seu cérebro" de Daniel J. Levitin.

abç

MMI
Veterano
# set/10
· votar


nicida

Exato. Como eu disse, a questão das curvas de Fletcher e Munson é só um detalhe. Tem esse que você expôs, tem a curva de resposta do amp e do falante e muito mais. Pela razão exposta por você (ataque) que no violão (de nylon) erudito a posição da mão é muito diferente da posição do violão flamenco. É a mesma coisa que tirar harmônicos artificiais palhetando ao longo da corda, a nota do harmônico muda, portanto, defina timbre como quiser, mas se mudou a nota, mudou o timbre.

Conde_guitar
Veterano
# set/10
· votar


carnisa1

Agora se o cara tem equips não tão bons como um amp sheldon ( meu caso) e um guitarra de r$300,00 mas com Monster Cabes o cara vai tirar um som muito foda, alem de dimnuir o ruido.

E vc acha que um cabo da Monster salvaria o som de um equipo ruim?

Nenhum equipo faz milagre, sabendo timbrar vc pode tirar sons bons de mtos equipos,mas plugar um cabo da Monster em uma Tonante Finder com um amp Sheldon e esperar que por isso soe maravilhoso eh besteira, ao msm tempo que plugar um JCM 800, uma PRS 25 th anniversary em um cabinho vagabundo e só por isso ficar mó bosta é algo que não existe.O que pode ocasionar algo soarbem ou ruim é a regulagem, visto que se vc tiver a strato do Vaughan original um JCM 800 e não souber regular pode ateh num soar horrível,mas nunca vai render o máximo.

O segredo está além da qualidade do equipo a capacidade do caa em timbrar o mesmo.

um abç

iRock
Veterano
# out/10 · Editado por: iRock
· votar


Mais uma demonstração, novamente de um Marshall MG15, porém gravada decentemente desta vez:



MauricioBahia
Moderador
# out/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O que ele tomou ali pra tocar tão rápido e preciso? Parece "Minerva Coco"! Credo...

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


Só sei que esse papo é interminável e requer bom senso. Eu por mim acho que cada um tem seu uso. Tanto é que acabei de comprar uma pedaleira.

Seja o que zeus quiser.

/dividindoaalegria

rcagliari
Veterano
# out/10
· votar


A questão é só de gosto. Eu tenho um 5150 que timbro para que produza só um "crunch". Toco a mesma música num Marshall Plexi . Pra mim, o marshall soa infinitamente melhor, sob todos os aspectos. Já toquei pra minha esposa, que diz que não consegue ver absolutamente nenhuma diferença. E, de fato, pro ouvinte pode ser mínima (ou inexistente) a diferença. Entretanto, PROS MEUS OUVIDOS, a diferença é brutal. Por isso, sinto muuuuito mais prazer quando toco com o Plexi. Se toco com muito mais prazer, minha música flui melhor. Moral da história: o equipo usado não funciona pra agradar mais o ouvinte, mas tão somente o próprio músico. Se pro ouvido do guitarrsta já faz diferença DE VERDADE (e não só psicologicamente) esse ou aquele ampli, então é perda de tempo querer defender de onde vem o timbre. Pra mim o plexi é melhor que o 5150, então eu uso o plexi. Se pro outro guitarrista não faz diferença usar um plexi ou uma pedaleirinha Zoom 1010, então ele só vai gastar dinheiro comprando um plexi se for muito estúpido!

MMI
Veterano
# out/10
· votar


Konrad

O que você comprou aí?

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Uma Digitech RP-255, só para gravar mesmo. Vamos ver quanto tempo dura. Segundo o ogner, geralmente vende-se em seis meses. Hheheh

MMI
Veterano
# out/10
· votar


Konrad

Não se esqueça de mandar as gravinas aos amigos!

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


MMI

Vou tentar. Ferir os ouvidos alheios. heheh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Preciso de equipamentos melhores, digitais e transistorizados são péssimos"...