Equipamentos (dos bons!) produzidos por OEM

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# jul/10 · Editado por: Bog


Da Wikipedia:

An original equipment manufacturer, or OEM, manufactures products or components that are purchased by a company and retailed under the purchasing company's brand name. OEM refers to the company that originally manufactured the product.

Não é novidade para muitos que uma quantidade enorme de guitarras e amps que circulam no mercado na verdade não são fabricados pela marca que os distribui. Em alguns casos, a marca realiza o projeto e terceiriza a produção. Em outros casos, nem isso: a marca compra produtos "genéricos" fabricados por outra empresa, coloca o seu logo, e vende. Não é uma prática ilegal, mas gera confusões.

Por exemplo, uma boa parte das guitarras vendidas por marcas brasileiras na verdade são versões genéricas de LP e Strato produzidas por empresas chinesas. Você provavelmente encontra a mesma guitarra, fabricada pela mesma empresa, mas com outro nome, sendo vendida em outro país - ou até no MESMO país! Não me surpreenderia descobrir que uma Condor e uma Epiphone, com uns 500 reais de diferença de preço, na verdade saíram das mesmíssimas máquinas, da mesmíssima fábrica chinesa...

O que me fez criar esse tópico foi olhar para os meus equipamentos e refletir sobre isso. Apesar de em muitos casos esses produtos serem mesmo genéricos, com qualidade medíocre - no sentido de mediano, que não se destaca, nem por bem e nem por mal - algumas empresas que fabricam por encomenda fazem o serviço tão bem feito que acabam adquirindo renome mesmo quando o seu nome não aparece! Acho que o melhor exemplo que eu conheço é o da Fujigen. As cópias de Gibson e Fender dela eram tão boas que no fim as próprias marcas colocaram seus nomes em guitarras da Fujigen (no caso, Fender Japan, que só compra de OEM, e Gibson Orville e Epiphone Elitist). Algumas Vox Virage também foram produzidas pela Fujigen. Na verdade, eu tenho uma LP da Fujigen, e acho ela ainda melhor que as Gibson Standard (!).

Meus amps também são de OEM, aparentemente saíram de alguma linha de produção chinesa ou coreana. Aparecem aqui no Japão distribuídos por sub-marcas de outra marca, como Ken Jordin (sub-marca da Electro-Harmonix) e Custom Audio Japan, a preços menores do que coisas de marcas como Fender ou Vox, e possivelmente tendo qualidade equivalente.

E aí, vocês conhecem mais casos curiosos como esses? Não acham que isso tem bastante a ver com aquela coisa do "peso da marca"? Digo, o sujeito muitas vezes compra um Marshall MG porque "Marshall é Marshall", mas nem sabe que aquele amp chinês esquisito no canto da loja na verdade saiu do mesmo lugar...

erico.ascencao
Veterano
# jul/10
· votar


Não é neste caso que se encaixam aquelas lendas a respeito das Corts e Ibanez sairem da mesma fábrica na Indonésia (ou Coréia do Sul)?

Bog
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

Exatamente. Não sei se é mesmo o caso, mas existe sim essa possibilidade. Ailás, acho que a minha G&L também saiu dessa fábrica (acho que foi produzida pela Cort, ou algo do tipo!).

Will Bejar
Veterano
# jul/10 · Editado por: Will Bejar
· votar


Bog
Rapaz...eu vejo isso há muito tempo e convivo com isso direto!!! Só mudando um pouco de ramo, quando vou no supermercado (eu costumo ir no Carrefour) sempre vejo os produtos da Carrefour que são mais baratos que as marcas de maior renome, porém muitas vezes esse produto (Carrefour) e o da grande marca são fabricados pela mesma!!! Um exemplo é o molho shoyu...rs

Voltando ao mundo guitarrístico, tenho um amp Tagima Valvulado...bom, não creio que a Tagima tenha fabricado aqui um amplificador, ainda por cima valvulado!!! E é por isso que hoje, se vc buscar no Google vai ver que encontra só os tópicos do nosso fórum, e mais nenhuma informação sobre os Tagima Tube 50r...e isso não diminui sua qualidade!!!

Emogotic
Veterano
# jul/10
· votar


Isso me fez lembrar os amplificadores Condor GX-35R e o Fender Frontman 25R, que dizem serem semelhantes.

Muito bom esse tópico para se cogitar sobre determinados equipamentos.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


Emogotic
Isso me fez lembrar os amplificadores Condor GX-35R e o Fender Frontman 25R, que dizem serem semelhantes.
Semelhantes o cacete!!! Eles são gêmeos!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Heaffy
Veterano
# jul/10
· votar


Caramba esse dois ai da Condor e da Fender são IDÊNTICOS o.O.
Muito interessante esse tópico, parabens Bog

Emogotic
Veterano
# jul/10
· votar


Will Bejar

Semelhantes o cacete!!! Eles são gêmeos!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Foi isso mesmo que eu quis dizer, mas não quis exagerar. Afinal, eu nunca testei e nem vi os dois de perto. hehehe

edalko
Veterano
# jul/10
· votar


Will Bejar

lembro até hoje quando fui comprar pneus 175R13... fui no Carrefour.

O da Bridgestone custava 150,00 cada.
E vi o da marca Carrefour por 99,00 e acabei comprando quatro.

Qual minha surpresa na hora de instalar: fabricado por Bridgestone.

edalko
Veterano
# jul/10
· votar


erico.ascencao

A própria Cort quando entrou no mercado brasileiro usava em suas propagandas o fato de "fabricar as guitarras das marcas mais famosas do mercado"

xBrutalMoshKiDx
Veterano
# jul/10
· votar


Will Bejar


Pois é cara.. esse lance do supermercado é bem fiel ao topico mesmo..
estudo marketing e mercado.. e realmente isso acontece..

E parece que esse historia de 'peso da marca' nao vai acabar nunca..
Sempre terá gente levando equipamento ou outras coisas so pelo nome..

kkk

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


edalko
Qual minha surpresa na hora de instalar: fabricado por Bridgestone.

Trabalho como comprador, e já comprei pneus dessas sub-marcas...não perdem em nada pros "oficiais". Mas é isso aí...tem queolhar fabricante mesmo...se for o mesmo, leva o mais barato!!!

Emogotic
Foi isso mesmo que eu quis dizer, mas não quis exagerar. Afinal, eu nunca testei e nem vi os dois de perto. hehehe
Eu já li coisas muito boas sobre esse ampzinho aí!!! Agora fica mais fácil saber pq se fala tão bem dele, entede???


xBrutalMoshKiDx
Pois é cara.. esse lance do supermercado é bem fiel ao topico mesmo..
estudo marketing e mercado.. e realmente isso acontece..

E parece que esse historia de 'peso da marca' nao vai acabar nunca..
Sempre terá gente levando equipamento ou outras coisas so pelo nome..

Bem por aí...eu estudei mercadologia, e trabalho como comprador...rs...o lance é o seguinte, a marca dá uma certa confiança na hora de comprar o produto!!! Um exemplo facinho é a Fender, por mais que sejam as "mesmas madeiras" e peças, a USA sempre será "melhor" que a Mex, não é isso??? hehehehehehe

Bog
Veterano
# jul/10
· votar


Will Bejar
os produtos da Carrefour que são mais baratos que as marcas de maior renome, porém muitas vezes esse produto (Carrefour) e o da grande marca são fabricados pela mesma
edalko
Qual minha surpresa na hora de instalar: fabricado por Bridgestone.

É bem isso! Aí vai o sujeito e diz: não, não, o do Carrefour é beeem pior... ehehe.

Emogotic
Isso me fez lembrar os amplificadores Condor GX-35R e o Fender Frontman 25R, que dizem serem semelhantes.

É. Existe uma possibilidade de o Condor não ser uma "cópia" do Fender, e sim EXATAMENTE o mesmo circuito, saído do mesmo monte de peças, da mesma máquina, da mesma fábrica.

Aqui no Japão, a Fujigen vende nas suas lojas um ampzinho que é idêntico ao Vox Pathfinder! A cara é diferente, mas o som é exatamente o mesmo. Como a Fujigen fabrica guitarras que a Vox vende com seu próprio logo, não deixa de ser irônico.

Emogotic
Veterano
# jul/10
· votar


Will Bejar

Agora fica mais fácil saber pq se fala tão bem dele, entede???

Perfeitamente.

Na verdade, eu nunca liguei muito para essa coisa de MARCA - é claro que a marca dá uma certa confiança na hora de comprar o produto - como você mesmo mencionou, mas se eu gostar e tiver R$ eu compro independente dela. Eu já tive t-shirts e jeans que usei até acabar e mesmo assim nunca memorizei qual marca era, rsrsrs.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


Emogotic
Eu já tive t-shirts e jeans que usei até acabar e mesmo assim nunca memorizei qual marca era, rsrsrs.
Ih,mano...cansei de comprar em outlet...e antigamente eu comprava no centro de SP calças Zoom, Forum e essas marcas com pequenos defeitos...por R$15,00 na época...depois tiraram tudo!!!

No mundo guitarrístico, montar uma guitarra legal sai uns R$800~R$1000...sem mais, né??? rs

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog

Eu viajo pra Coréia visitar a fábrica mais fodona de lá (me disseram). O sujeito me mostra um catálogo dos mais diversos preços/modelos por lote (mínimo 6 modelos com 12 peças cada) pra fechar negócio. Eu encomendo os lotes das X, Y, Z...

No pacote já inclui plaquinha com seu logo e adesivo no headstock... Qualquer outra alteração como inlays personalizados, é um valor extra.

Pra mim, deve ser assim que funciona. E nessas "fodonas" tem filas que demoram até 1 ano!!!

Ouvi dizer que na China, Coréia, há centenas de fábricas... Umas ruins, outras excelentes...

Abs

Emogotic
Veterano
# jul/10
· votar


Will Bejar

No mundo guitarrístico, montar uma guitarra legal sai uns R$800~R$1000...sem mais, né??? rs

Pelos comentários que eu li aqui no fórum - inclusive seus, se não me falha a memória - é isso mesmo.

Raizen
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia
Ouvi dizer que na China, Coréia, há centenas de fábricas... Umas ruins, outras excelentes...

Verdade. Existem coisas péssimas e outra com qualidade muito boa. O complicado é negociar e colocar o seu na reta. A probabilidade do pessoal não cumprir o "contrato" é muito alta.
Eu encontrei uma fábrica que me mostrou uns violões muito interessantes. Estou quase comprando uma amostra (USD 270 FOB).

Emogotic
Veterano
# jul/10
· votar


MauricioBahia

É por aí mesmo. E isso acontece em diversas áreas.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


Ah, esse papo todo me fez lembrar tb daquele site que vendia Fender e Gibson a preço de banana...será que não se enquadrariam nesse caso aí não???

xBrutalMoshKiDx
Veterano
# jul/10
· votar


Will Bejar

Exatamente! a USA sempre sera a melhor.. hehehe

Esse é um assunto muito curioso

Abçs!

Emogotic
Veterano
# jul/10
· votar


Will bejar

Ah, esse papo todo me fez lembrar tb daquele site que vendia Fender e Gibson a preço de banana...será que não se enquadrariam nesse caso aí não???

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Certa vez, em Recife, eu vi uma Squier made in China exposta numa loja, que era um lixo, então eu preferi comprar uma Strinberg made in Korea.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


Emogotic
Certa vez, em Recife, eu vi uma Squier made in China exposta numa loja, que era um lixo, então eu preferi comprar uma Strinberg made in Korea.
Ô loco!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Raizen
Veterano
# jul/10
· votar


Emogotic
Will Bejar

No mundo guitarrístico, montar uma guitarra legal sai uns R$800~R$1000...sem mais, né??? rs

Pelos comentários que eu li aqui no fórum - inclusive seus, se não me falha a memória - é isso mesmo.


Captadores: Stelffner ou Malagoli (3 singles sendo 2 mini humbuckers) --> R$280
ponte wilkinson tremolo (acabamento satin chrome): R$ 250
tarrachas com trava: R$300

Só isso já deu R$830.

Emogotic
Veterano
# jul/10
· votar


USA sempre sera a melhor

Essa história de o(a) melhor tem um fundo de verdade, como também um tanto de modismo.

Lord-g
Veterano
# jul/10
· votar


Will Bejar

Ah, esse papo todo me fez lembrar tb daquele site que vendia Fender e Gibson a preço de banana...será que não se enquadrariam nesse caso aí não???
Cara A Musical WE se enquadra nesse grupo ?

Curioso tbm.

MauricioBahia
Moderador
# jul/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Raizen: Só isso já deu R$830.

O preço no atacado deve ser infinitamente melhor. As grandes fábricas da Coréia/China devem comprar 5mil pontes "X", 30mil taraxas (Grover),...

Em suma:

A CHINA VAI DOMINAR O MUNDO!!!!!!!!!!!

Abs!

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


Raizen
Comprando tudo aqui, sim...mas é muito fácil comprar as peças da Guitarfetish, por exemplo ou ebay!!!

Emogotic
Veterano
# jul/10
· votar


Raizen

Acho que vai depender de como o cara quer a guitarra, quais peças, etc.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


Emogotic
cho que vai depender de como o cara quer a guitarra, quais peças, etc.

Também!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamentos (dos bons!) produzidos por OEM