Dicas de improviso e escalas - Ajuda, por favor!

Autor Mensagem
Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


alanstu

Cara, tem um PUNHADO de desenho sobre pentatonicas, maior, menor, e etc. Nossa, será que eu tenho que decorar um monte pra realmente ficar bom em escalas.. ?
\o

alanstu
Veterano
# jul/10
· votar


Guilherme 90
Não, aí você se enganou. É fundamental saber o tom da música, não posso começar um improviso sem menor saber isso..

Tipo vc naum entendeu(talvez eu tenha me expressado mal), quero dizer que não importa o tom, tipo serve para qualquer tom, dai vc v qual o tom da musica e aplica as escalas da mesma forma.

Confuso.
Veterano
# jul/10
· votar


Seja feliz , eu nao sei a escala menor...

Ainda...

alanstu
Veterano
# jul/10 · Editado por: alanstu
· votar


Cara, tem um PUNHADO de desenho sobre pentatonicas, maior, menor, e etc. Nossa, será que eu tenho que decorar um monte pra realmente ficar bom em escalas.. ?

Bom pelo menos a pentatonica vc vai ter que decorar todas, se vc perceber ela forma um cadeia uma completa a outra e se repete até a o fim da escala indo ou voltando.

OBS: As escalas de penta maior e menor são os mesmos desenhos naum muda nada, a menor começa no ´´quinto dezenho da maior´´

depois que vc souber as pentas da para ir aplicando os modos gregos em cima da penta que vc pode aprender neste video:





Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


alanstu
quero dizer que não importa o tom, tipo serve para qualquer tom, dai vc v qual o tom da musica e aplica as escalas da mesma forma.

Ah sim, isso acontece um pouco sim (ou acontece sempre). Mas, eu sempre procuro fazer algo diferente, não fazendo sempre o mesmo desenho da escala menor.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


alanstu
Bom pelo menos a pentatonica vc vai ter que decorar todas, se vc perceber ela forma um cadeia uma completa a outra e se repete até a o fim da escala indo ou voltando.

Mas eu tenho que decorar todas as pentatonicas.. ? Eu sei o desenho básico de menor e pentablues (que acrescenta mais duas notas da menor). O solo de Starway To Heaven, Page usa a menor..

alanstu
Veterano
# jul/10
· votar


Mas eu tenho que decorar todas as pentatonicas.. ? Eu sei o desenho básico de menor e pentablues (que acrescenta mais duas notas da menor). O solo de Starway To Heaven, Page usa a menor..


As escalas de penta maior e menor são os mesmos desenhos naum muda nada, a menor começa no ´´quinto dezenho da maior´´


Mas vc sabe todos os 6 shapes (desenhos) da escala penta menor?

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


alanstu

Mas vc sabe todos os 6 shapes (desenhos) da escala penta menor?

Sei sim, bom eu aplico a penta menor em todo o braço no improviso, mas não fico sempre no mesmo esquema da pentatonica, eu faço meus próprios licks, naquele desenho, utilizando em todo braço..

sidguitar1
Veterano
# jul/10 · Editado por: sidguitar1
· votar


alanstu exatamente oq vc falou...no topico a pergunta e qual escala usar no tom de re maior(guilherme 90) ja sabe q o tom e re maior...entao so muda a escala de do um tom acima(2 casas)...agora guilherme se vc quer analizar as musicas,saber q tom elas estao e os inumeros tipos de sobreposiçoes q vc pode fazer(vc nao precisa usar a escala de re maior em uma musica que esta em re, a penta menor 7 da pra usar no minimo em mais tres lugares,e vc ainda tem a penta menor6,a maior 7,da pra vc tocar ate fora como o pessoal mais fusion faz(mais complicado ainda pq tem q entende primeiro como tocar dentro do tom pra depois jogar esses outsides)..mas ai o negocio e começar a estudar oq eu falei...procura na busca ou começa a fazer aula e vai fazendo teu som q pra fazer musica nao e preciso entender ,mas tem esse forum inteiro pra te ajudar a intender de musica e informaçao nunca matou ninguem,abraço brother

sidguitar1
Veterano
# jul/10 · Editado por: sidguitar1
· votar


por favor sem querer me intrometer demais mas pra trocar informaçao (ja q o forum e pra isso)

a penta so tem 5 desenhos vcs devem estar contando um mesmo shape ou desenho q se repete uma oitava acima ou abaixo


a escala pentatonica m7 com blue note tem 5 notas(da penta m7 e mais uma nota acrecentada (4 aumentada ou 5 diminita)e nao duas como foi citado(provavelmente vc ta contando a oitava tambem...abraço

erick_guitar
Veterano
# jul/10
· votar


Guilherme 90

E ae cara, acho que já te deram muitas dicas aqui, mas reforçando...

Improvisa em cima do shape da escala pentatônica da relativa que no caso é B. Trabalhe bastante em cima dela para você criar um fraseado e aos poucos vai explorando o braço, uma coisa bacana é misturar pentas com modos gregos.

Vou te mostrar algo que pode te ajudar muito em relação a isso:



As video-aulas do Gustavo Guerra na minha opinião são as melhores do youtube, tem muita coisa boa!

Abraço

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Obrigado a todos que me ajudaram. Na verdade não tenho que falar no momento, apenas agradecer a boa vontade em me ajudar, valeu mesmo.

Vou treinar bastante, e só o tempo dirá a minha evolução.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas de improviso e escalas - Ajuda, por favor!