Improviso em Cm por Felippe Rosa [Avaliem por Favor :)]

    Autor Mensagem
    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Felippe Rosa


    Boa Noite !!!!
    Então, gravei um improviso em Dó menor para uma inscrição de um curso de verão que pretendo fazer, aproveitei e vou postar aqui para a avaliação daqui do fórum, e sim, parece Since i've been loving you/ Tea for one do Led, hehehe, emfim, podem criticar a vontade !

    http://www.youtube.com/watch?v=HcMiMW_ajy0&feature=youtu.be

    Abçs !!!

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Felippe Rosa

    Bom, já que abriu para opiniões vou ser sincero...

    Gostei do timbre e pegada em geral, mas achei que você ficou muito "preso" ao conceito "Pageano" e acabou não fechando as frases, ou seja, elas vão, a gente espera que caminhem num sentido, mas não acontece, você retorna, e acaba num looping...

    Pensaria em fazer um take menor, de no máximo 3 minutos e pensar numa melodia, nascer/crescer/morrer, com ápice, dinâmica... entende?

    Acho que você desperdiçou idéias boas, pense o solo "como um projeto", ainda que seja um improviso!

    A execução é boa, o timbre legal, a parte motora flui bem... só me parece "perdido" nas idéias.

    Não veja como uma critica negativa, não sei se estou sendo claro.

    Obs: Acho que merecia uma BT melhor também, com baixo e bateria enfatizando pulso e peso, isso valoriza teu improviso.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Felippe Rosa
    · votar


    Lelo Mig
    Foi totalmente claro, foi muito construtivo pra mim o que você falou, eu nunca penso em seguir um sentido mesmo, como você disse, fico sempre meio perdido nas idéias ao fazer improvisações, não sei bem fazer a melodia nascer, crescer, e morrer...

    Não veja como uma critica negativa
    De maneira nenhuma :) Era algo assim que eu queria ver...

    Acho que merecia uma BT melhor também, com baixo e bateria enfatizando pulso e peso, isso valoriza teu improviso.

    Bem, eu gravei a base também, bem nas coxas, por sinal, usando o loop da pedaleira (Boss ME 70), hehehe, não sei onde consigo BT na net......
    Valeu mesmo pelos conselhos, críticas, e principalmente pela sinceridade !
    Abçs !!!

    Alguém mais ???

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Aliás, Moderação, acho que eu deveria ter colocado no fórum de divulgações né ? se sim tem como colocá -lo lá ?

    Iwar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Felippe Rosa
    Relaxa, improviso é aqui mesmo, divulgações é só pra músicas prontas. Aqui em guitarra é improviso e cover que se pode fazer a vontade. Mas então.. :D

    Cara, achei vc meio preso no shape de penta menor de Cm, achei que deveria ter explorado o braço mais do que vc explorou.. uma hora ou outra vc saia do shape e voltava pro mesmo, então teoricamente acho que fico na mesmisse, pra apimentar um pouco, vc poderia fazer uns arpejos dentro da escala (lembre-se, arpejo não é sweep!). Colocar alguns build ups (subindo a escala numa velocidade boa com notas abafadas, velocidade boa não é velocidad de shred, tipo malmsteen uhauhau) pra preparar aquela entrada pra um solo bem feelento uhauasuhauh.

    Olhando tecnicamente, vc tb fico na mesmisse, vc tem técnica boa, mas pareceu que vc pego uns 4 licks e ficou usando eles repetidamente ao longo do improviso

    Abraços

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Felippe Rosa
    · votar


    Iwar
    Valeu cara !!!
    Então, teve um ponto eu tive que dar umas enroladas porque eu não sabia mais o que fazer, hehehe, na inscrição o vídeo tem que ter em média 5 minutos e isso foi meio que de última hora, foi tipo, pensei essa base, gravei ela e improvisei em cima, e tive que enrolar para dar tempo, pode não ter sido uma boa idéia mas, foi isso...
    Nos próximos procurarei ser mais "expressivo" e não ficar na mesmisse...
    Abçs !!

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    É, acho que deveria ter postado algo a ver com Slash, renderia mais....

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    UP !

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Felippe Rosa

    "tive que dar umas enroladas porque eu não sabia mais o que fazer"

    Cara isso é comum em improvisos... desenvolver uma linha de raciocínio em tempo real é difícil, só improvisando muito que você cria uns artifícios para usar nessas horas, mas mesmo assim, nem sempre é satisfatório.

    Manter as notas certas, respeitar o tempo sem atravessar e ainda criar frases "sedutoras e agradáveis", não é do dia prá noite.

    Vocês que estudam e seguem as escalas corretas, não erram tantas notas, então sobra maior atenção para o tempo e criação.

    Já no meu caso, que sou autodidata e contrario as escalas, desrespeitando-as...rs, cometo mais "notas na trave".

    Se estiver afim, veja um improviso meu:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/299676/

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Felippe Rosa

    "tive que dar umas enroladas porque eu não sabia mais o que fazer"

    Cara isso é comum em improvisos... desenvolver uma linha de raciocínio em tempo real é difícil, só improvisando muito que você cria uns artifícios para usar nessas horas, mas mesmo assim, nem sempre é satisfatório.

    Manter as notas certas, respeitar o tempo sem atravessar e ainda criar frases "sedutoras e agradáveis", não é do dia prá noite.

    Vocês que estudam e seguem as escalas corretas, não erram tantas notas, então sobra maior atenção para o tempo e criação.

    Já no meu caso, que sou autodidata e não penso as escalas, desrespeitando-as...rs, cometo mais "notas na trave".

    Se estiver afim, veja um improviso meu:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/299676/

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    Já no meu caso, que sou autodidata e não penso as escalas, desrespeitando-as...rs, cometo mais "notas na trave".

    Vi seu vídeo e não achei isso não....
    Enfim, isso de saber criar boas melodias na hora estava na minha cabeça há um bom tempo, quando fui gravar esse vídeo foi totalmente de imediato, toquei essa base e solei em cima.... Me preocupo com isso porque toco na igreja e as vezes faço improvisos juntos com o teclado, e ela(tecladista) veio me cobrando isso, dizendo eu solo de uma maneira que quebra o clima, que é muito cheia de ornamentos, e bláblábá, assim postei aqui para ver a opinião de guitarristas, que falam a mesma linguagem que eu, será que eu devo ser muito ...suave ?

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Felippe Rosa

    Cara, isso de a tecladista achar que é muito cheio de ornamentos, ou quebra o clima, é questão de você conversar com ela e ver exatamente o que ela quer dizer com isso.... porque eu não entendi.

    Dependendo da formação (o que a pessoa curte e mais ouviu) e do instrumento que ela toca, ela pode fazer uma leitura diferente da musica. Por exemplo, se ela não gosta de jazz, e você usa frases de jazz, ela vai achar chato, ainda que esteja bem feito.

    Como vocês tocam juntos, aí entra o profissionalismo... que é um se adaptar ao outro, respeitar o estilo do outro, e entrar num meio termo, onde o que importa é o objetivo final... ou seja, a música e o público de vocês.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    Cara, isso de a tecladista achar que é muito cheio de ornamentos, ou quebra o clima, é questão de você conversar com ela e ver exatamente o que ela quer dizer com isso.... porque eu não entendi.

    Ornamento seriam licks mais rápidos, mas você me falou algo que me "justificou", ela fala que eu deveria seguir uma linha de raciocínio, mas isso não é fácil, achei que fosse um problema meu mas, coo disse, realmente não dá pra fazer isso de uma hora pra outra....

    TheRover
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Felippe Rosa
    Você toca muito, o timbre tá ótimo, mas concordo com o Lelo. Faltou uma sequência começo,meio e fim.

    Abrç.

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Bicho, improviso legal. Como o Lelo disse, faltou contar uma história. Digo, eu ouvindo aqui, tem vários princípios de histórias bacanas sendo desenvolvidos sem contar o final dessa história!

    Mas contar histórias é um dom para poucos! Mas deixa eu voltar a falar de música...

    Esse lance de fechar os raciocínios num improviso leva anos de prática. Eu mesmo não sei se fecho os meus, talvez feche uma ou outra coisa, mas ainda me falta um bocado pra ter o domínio disso tudo.

    E o Lelo foi muito didático no exercício proposto. Talvez valesse a pena tentar desenvolver pequenas historietas dentro de um chorus, como exercício. :)

    bezerrabru
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Seu timbre está legal, de verdade.

    Quanto a execussão, ficou bom mas da pra melhorar (esta frase é estranha porque pra mim todos precisam melhroar sempre... heheheh), você teve idéias muito legais, e com uma pegada firme, faltou explorar outros shapes, outras escalas e até alguma escala que fugisse do Cm (em dados momentos você fez e ficou legal).

    Mas acho que o que aconteceu que dá esta impressão é que acabou sendo um solo de 6 minutos, se fosse algo em torno de 2 ou 3, daria mais liberdade pra expressar que você estava "sentindo" naquele momento com mais ferramentas.

    Bom é isto.
    se não for pedir muito, da uma passada no meu tópico, falando sobre os captadores Malagoli e as guitarras Walczak, lá gravei um blues.
    Para entrar é só clicar aqui...

    Abraços

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    TheRover
    Valeu cara !!!
    waltercruz
    É, eu estou tentando fazer isso, tentando criar uma história nos solos, um dia eu consigo ! Valeu Man !!!!
    bezerrabru
    É cara, eu tentei usar a 4 aumentada, dando uma outra cara, mas tem que saber os momentos certos pra isso, to tentando melhorar esse lado... Mas acho que o que aconteceu que dá esta impressão é que acabou sendo um solo de 6 minutos
    Foi porque o vídeo aí foi para uma inscrição de um concurso(que eu não passei) e tinha que ter no mínimo 5 minutos, teve momentos que eu tive que dar umas enroladas para render, acho que não deu muito certo, hehehe, e então eu postei no fórum, para saber a opinião de vocês...
    Valeu cara !!!

    bezerrabru
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Felippe Rosa

    Deu certo sim cara, ficou bom, só demos este toque para ajuda-lo.

    Abraços

    lucas_dinozzo
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Felippe Rosa
    Bom som!!

    Ficou parecendo a introdução de um DVD!

    Com certeza se prendeu a esse esquema de ter que gravar um grande vídeo.

    Uma dica seria assistir a aula de Desenvolvimento de Motivos do Mateus Starling!!

    Ela explica esse negócio de tocar "contar uma história" com o seu solo.



    Bons estudos!!

    Schelb
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu não sou a melhor pessoa para improvisar, e achei muito legal o fato de você parecer ter uma facilidade para começar novas frases e idéias, até porque, improvisar 6 minutos direto não é fácil né. Acho que você tem uma boa desenvoltura, algo legal mesmo.
    Agora, uma coisa que penso que talvez ajudasse no seu improviso, e que o pessoal aí mais gabaritado podia dizer se concordam, é buscar acertar as notas certas no final das idéias. A impressão que dá em alguns pontos é que você emenda uma nova ideia no momento de finalizar a anterior, como se ao invés de um ponto final você utiliza-se uma virgula e continuasse "e tem também ...". Nesses momentos pode ser interessante buscar uma tônica, terça, quinta, fazer pausas, que é o que coloca este ponto final e permite começar um novo parágrafo caso necessário.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    bezerrabru
    Bom se você fala, hehehe
    Abçs
    lucas_dinozzo
    Com certeza se prendeu a esse esquema de ter que gravar um grande vídeo.

    Não foi isso, o vídeo foi para um concurso e teve que ter mais de 5 min....
    Valeu cara, por comentar e pelo vídeo, é muito boa a explicação dele !
    Abçs
    Schelb
    "buscar acertar as notas certas no final das idéias."
    Essa é que é a minha maior dificuldade, como você disse, saber colocar um ponto final nas frases, é algo bem complicado, ainda mais quando se trata de um improviso...
    Valeu !!!
    Abçs

    Led Zé
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu gostei, velho! É difícil mesmo não soar repetitivo por tanto tempo. Já vi que vocês escuta demais o mestre Page hehehehehe. Poderia ter subido mais na escala mas ficou muito bem. Soou como algo que o Page poderia ter feito ao vivo. Eu gostei pacas. Parabéns! Continua que você tá no caminho.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Led Zé
    Valeu !!!
    Abçs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improviso em Cm por Felippe Rosa [Avaliem por Favor :)]