as escalas maiores (as escalas q sao chamadas so por ec nome msmo) sao a msm coisa das naturais?

    Autor Mensagem
    marcosaalcantara
    Veterano
    # jun/11


    ou sao escalas diferentes?

    AndersonMatos
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    jun/11

    Diz a lenda que a escala Penta_Blues visitará este tópico...

    makumbator
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    marcosaalcantara

    Na busca tem a resposta...e muito mais!

    malucobeleza666
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    marcosaalcantara

    Cara, mais ou menos ehheheh. Existem a escala maior, menor natural, menor harmonica e menor melodica( e muitas outras,heaeau), acontece que quando temos uma escala maior, existe uma menor natural com as mesmas notas dessa maior(porem não é a mesma, notas iguais, intervalos diferentes). Chamamos de escalas relativas essa relação entre uma e outra. Exemplo: Você está em E, cujas notas são: E F# G# A B C# D#, existe uma outra escala, a menor natural, que possue essas mesmas notas, basta você começar pelo 6º da Maior, que no caso de E é C#, se você fizer a escala menor natural de C#, vai ver que possue as mesmas notas. Mas não confunda, não é a mesma escala, apenas possuem notas iguais, só que intervalos diferentes. t+!

    ^^

    GuitarEmer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    bem explicado no tópico acima!
    pra ajudar um pouco +
    Escala Maior Natural (tb conhecida como Modo Jônio) = Tônica, Segunda Maior, Terça Maior, Quarta justa, Quinta Justa, Sexta Maior e Sétima Maior.
    Escala menor Natural (é o sexto grau da maior, o grau relativo, tb conhecido como modo eólio) = Tônica, Segunda Maior, Terça menor, Quarta justa, Quinta justa, Sexta menor e Sétima.
    ex: no Campo harmonico de Dó Maior, o modo jônio (correspondente a escala Maior de Dó) seria Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si (T, 2, 3, 4, 5, 6 e 7+). No sexto grau (sexta nota da escala), surge a escala menor natural de lá, que seria Lá, Si, Dó, Ré, MI, Fá, Sol (T, 2, 3m, 4j, 5j, 6m e 7).

    GuitarEmer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    complementando:
    os outros graus dos modos gregos (Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio e Lócrio, já que já falamos do Jônio e do Eólio) são todos derivados da escala Maior Natural. Já falamos que a menor natural surge no sexto grau da maior natural. Existem outras escalas (menores) que sofrem alterações, deixando de ser "naturais", como a Menor Harmonica, que sofre uma alteração no sétimo grau em relação a menor natural (T, 2, 3m, 4j, 5j, 6m e 7+) e a menor melódica que sofre alteração no sexto e no sétimo grau em relação a menor natural (T, 2, 3m, 4j, 5j, 6 e 7+).
    falando em notas ao invés de intervalos, adotando a mesma refencia do ex citado no tópico acima:
    Menor Natural de Lá: A, B, C, D, E, F e G.
    Menor Harmonica em Lá: A, B, C, D, E, F e G#.
    Menor Melódica em Lá: A, B, C, D, E F# e G#.
    espero ter ajudado, abs.

    SevenTool07
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Então temos:

    Escala maior natural de Sól - G - A - B - C - D - E - F#
    Menor natural: E - F# - G - A - B - C - D
    Menor harmônica: E - F# - G - A - B - C - D#
    Menor melódica: E - F# - G - A - B - C# - D#

    Correto?

    Lucast
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    jun/11

    vou criar um tópico assim:

    O que significa "ec"??????????? E "msmo"?????????????

    valeu!

    natthyguitar
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    é muito bom isso
    então chega a conclusão que existe diferença...

    GuitarEmer
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    SevenTool07
    Correto ;o)

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Escala maior deve ter uma nota Tônica ou Fundamental e a 3a maior. Os demais graus podem variar. (EDITADO)

    Escala maior, também chamada de escala diatônica, modo jônio:
    T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M e 8

    Escala maior harmônica:
    T, 2, 3, 4, 5, b6, 7M e 8

    Escala do modo lídio:
    T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M e 8

    Escala que inventei* agora, que é a mistura da maior harmônica com o lídio:
    T, 2, 3, #4, 5, b6, 7M e 8

    * Que por sinal tem uma sonoridade muito legal °.°

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    marcosaalcantara

    Eu recomendo que você estude os "intervalos" e saiba como classificá-los (intervalo maior, menor, justo, aumentado, diminuto). Assim você pode analisar melhor as escalas que encontrar e classificá-las conforme a sua formação. Procure sobre intervalos musicais na busca do forum e em sites/blogs de música.

    Prof_Guita
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    LeandroP
    Escala maior deve ter uma nota Tônica ou Fundamental e os intervalos de 3a maior, 5a justa e 7a maior. Os demais graus podem variar.

    Só lembrando que o mixolidio é maior e possui a sétima menor, logo a afirmação acima não esta totalmente correta, além do mais o que define se é maior ou não é a terça e não os outros intervalos.

    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Prof_Guita

    A escala "maior com sétima menor" eu prefiro tratar à parte, por causa do trítono entre a 3a maior e da 7a menor. Mesmo não sendo necessariamente uma escala dominante (depende do grau), eu trato ela de forma diferente das demais. Inclusive com os acordes.

    Prof_Guita
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    LeandroP
    A escala "maior com sétima menor" eu prefiro tratar à parte, por causa do trítono entre a 3a maior e da 7a menor. Mesmo não sendo necessariamente uma escala dominante (depende do grau), eu trato ela de forma diferente das demais. Inclusive com os acordes.

    Na boa não entendi seu pensamento, já que no Lidio também há tritono e o Mixo é o grau dominante da escala maior ( Jonio) que é a escala em questão. Se puder explicar melhor seu pensamento, inclusive pra não colocar o mixo como escala maior seria interessante.

    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Prof_Guita

    O trítono que existe no lídio não está na estrutura do acorde. Não tem uma característica preparatória. Eu não quero dizer que não seja maior. É maior por causa da 3a maior, mas por ser do tipo "com 7a da dominante", dou mais atenção.

    De qualquer forma temos escalas maiores com quinta aumentada. Então eu me equivoquei por completo... Vou editar. Valeu por chamar a atenção ;)

    Prof_Guita
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Vlw Leandro entendi a colocação do tritono agora, não esquenta cara, vc sempre ajuda bastante aqui no forum ..... abç

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Prof_Guita

    É importante mesmo chamar a atenção pra esses casos porque o pessoal sem pre leva em consideração o que eu escrevo. E se escrevo uma bobagem coloco o estudante numa situação difícil.

    Eu a minha mania de querer simplificar a coisa com afirmações e acabo me equivocando... Valeu a dica e espero que esteja sempre por perto, caso eu escreva outra bobagem ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a as escalas maiores (as escalas q sao chamadas so por ec nome msmo) sao a msm coisa das naturais?