cordas enferrujadas nunca mais!

Autor Mensagem
T-Rodman
Veterano
# jul/10
· votar


fato 1:
Coloquei ontem o jogo de cordas na Schecter Vivid que tinha acabado de chegar.
Hoje de manhã, a guitarra amanheceu com uma corda estourada:
http://picasaweb.google.com/lh/photo/NMgIqBnLMeOqogGv-yup-Q?feat=direc tlink

foi a corda D. Estourou na parte onde a corda entra em contato com o corpo da guitarra, perto da ponte, onde você coloca as cordas.
putz. Era jogo novinho de corda, 009.

Nem cheguei a tocar direito na guitarra. Coloquei as cordas, afinei com o afinador eletrônico, dei uma meia-dúzia de batidas e saí correndo pro bar. Hoje de manhã, fui tirar fotos das guitarras e tive essa surpresa desagradável.

Igormusic
Veterano
# jul/10
· votar


T-Rodman
Quer marca???

Vê se não tem alguma coisa na ponte que dá atrito... pode ser que você rodou a corda rs aí é osso rs

Tenta levar pra trocar... deve haver algum tipo de garantia rs

T-Rodman
Veterano
# jul/10
· votar


Ernie Ball 009 - corda padrão que eu uso há anos (saquinho rosa).
A ponte da Schecter é bem padrão Gibson e não foi lá que a corda estourou. Foi no caninho onde se prende a corda, passando por baixo da guitarra, outro lugar que não vi problema, rebarba ou algo do gênero, pois é um sistema bem simples formado por um caninho de ferro.

Eu até achei que a corda inicialmente teria estourado na bolinha, coisa que já me aconteceu com cordas mais vagabundas, mas whatever - vou acabar colocando outra EB nela, só que sem tratamento. Vai até ser interessante ver uma corda do jogo sem o tratamento. Assim vai dar até para fazer uma melhor avaliação comparativa.

amplexos

T.

JJJ
Veterano
# jul/10
· votar


T-Rodman

Se quebrou tão no início não dá pra aproveitar a corda? Tipo, colocando outra bolinha lá.

jimmy vandrake
Veterano
# jul/10
· votar


buddy guy

Sim qualquer coisa que crie uma película que evite o contato das cordas seja com oxigenio ou suor dos dedos funciona enquanto houver a proteção. Depois de tocar alucinadamente fazendo bends vicerais e muitas caretas, se não aplicar novamente recomeça o processo de oxidação.

buddy guy
Veterano
# jul/10 · Editado por: buddy guy
· votar


jimmy vandrake
buddy guy

Sim qualquer coisa que crie uma película que evite o contato das cordas seja com oxigenio ou suor dos dedos funciona enquanto houver a proteção. Depois de tocar alucinadamente fazendo bends vicerais e muitas caretas, se não aplicar novamente recomeça o processo de oxidação.



É verdade meu camarada,é verdade.Difícil manter sempre novinha,tem estar repetindo sempre o mesmo processo de limpeza e aplicação do produto protetor,para que se tenha um prolongamento efetivo da vida útil das cordas !!!

Jânio F. Lira
Veterano
# jul/10
· votar


Igormusic

Olá amigo. Recebi o que comprei hoje. Este final de semana pretendo realizar o processo e esperar para ver o resultado.

joabfarias
Veterano
# jul/10 · Editado por: joabfarias
· votar


T-Rodman
Tem certeza de que você seguiu as instruções da embalagem e fez da mesma maneira que o rcagliari? Pode ser que tenha esquentado demais o forno e enfraquecido a corda, sei lá. Se for isso mesmo, é provável que outras cordas arrebentem logo logo.

Teoria: se as outras cordas não arrebentarem com facilidade como aconteceu com a corda D, a probabilidade maior é de que tenha sido azar mesmo (a corda D já tenha vindo fraca de fábrica), já que todas passaram pelo mesmo processo (banho de Militec e forno).

RMafe
Veterano
# jul/10 · Editado por: RMafe
· votar


Premio CifraClub p rcagliari. Nem q tenham q inventar uma nova categoria.
Prêmio FCC 2010 Inovador do Ano
ou
Prêmio FCC 2010 Professor Pardal

De qq maneira, para os que, sem pestanejar, taxam a ideia do rcagliari de "impossível",e de que "se fosse possível já vinha de fabrica", e q "deve existir uma boa razão para não ser vendido dessa maneira", entendam q na industria existe algo chamado Obsolescência Programada.
Enfim, pode ate ser q tenha algum efeito colateral(alteração no timbre, etc), mas pode ser q não.

JJJ
Veterano
# ago/10
· votar


Um depoimento "novo":

costumo ter Brasso em casa (a patroa passa de vez em quando nos móveis que tem metal). Já tinha usado (com sucesso) em capas de captadores, pontes, etc. Mas, não sei porque, nunca tentei usar em cordas...

Aqui mesmo alguém já mencionou ter tentado usar Brasso nas cordas mas não funcionou muito. Mas, como as cordas Ernie Ball da minha Black Strat já estavam pretas (as EB ficam pretas muito rápido comigo...) - mas não enferrujadas, só empretecidas - resolvi testar.

Peguei um pano mais grosso, coloquei umas gotas e tasquei nas 3 primas. Esfrega, esfrega, esfrega (esquenta). Passei depois outro pano (seco) e... surpresa (nem devia ser tanto)... as cordas ficaram brilhando!!! Quase como novas! Não sei se isso vai durar muito (foi ontem à noite), mas fiquei realmente impressionado com o resultado visual.

Mas... faltava o teste sonoro. Liguei no amp e - pra mim - ficou bem bom. A pegada da corda também ficou como nova.

Resumindo: se durar, vale muito a pena.

Jânio F. Lira
Veterano
# ago/10
· votar


Saudações a todos

Já estou com o produto mas estou com uma dúvida: a sugestão é que as cordas sejam aquecidas a 80º durante 30 minutos. Pelo menos no forno aqui de casa a menor temperatura é de 180º no ponto mais baixo do fogo. Sendo assim, quanto tempo devo deixar
as cordas sob aquecimento?
Penso que uma proporção aproximada seria permitir o aquecimento
por 15 minutos. A metado do tempo com o "dobro" da temperatura sugerida. Isto está certo? Ou devo deixar mesmo por 15 minutos?

Desde já agradeço por qualquer ajuda.

Neto Costa
Veterano
# ago/10
· votar


todo mundo vai dizer:Usei!!deu certo? não sei ainda...daqui uns meses veremos!
mas os fatos são que as cordas nao vão durar mil anos,basta lembrar que o brilho dela se vai após milhoes de alavancadas,bends,armonicos etc,etc,,,Portanto msm que dure (que ja é bom,para nao gastarmos os mírreis)seria recomendavel troca las;senao daqui uns meses teremos um novo topico no fcc: "minhas cordas estao como novas mas perderam o brilho!o que aconteceu!?..vamos lembrar tamem do atrito entre as peças do motor,e do atrito das cordas de uma guitarra entre dedos,madeira, espirros..
No mais,otima idéia!!! parabens ao criador!!e se for dar um stick ao topico lembrem se do Mauricio Bahiae que o topico seja:
Ducagliari cordas!!

Jânio F. Lira
Veterano
# ago/10
· votar


Up

Bereta
Veterano
# ago/10
· votar


Eu achei minha própria solução tb: Eu troco o óleo da minha guitarra de 6 em 6 mês ou a cada 15km de notas percorridas no braço. Aproveito pra trocar o filtro e fazer uma revisão completa na concessionária. =)

Brincadeiras (toscas) à parte, não curto muito o uso de lubrificantes (uuuui) ou similares, embora não negue que funcionem. Sou preguiçoso demais pra ficar passando esses trecos, sem falar que deixam tudo escorregadio. Vai à seco mesmo (uuuuiiii de novo!!!)

Minha solução foi Elixir + StringsByMail. Agora gasto em torno de 125 reais de cordas por ano apenas. Mais nada!

Não li o tópico todo e não sei se alguém já esclareceu, mas as Elixir não utilizam esse tipo de lubrificante, nem similar. A tecnologia deles envolve uma "capa" de teflon, numa camada muuuito fina (nanoweb) ou mais ou menos fina (polyweb) que protege a corda contra a ação da corrosão.

Valeu!!!

rcagliari
Veterano
# ago/10
· votar


Meus bons companheiros:

Faz uns dias que não acesso. Achei que o tópico tinha caído no esquecimento, mas qual não foi a minha surpresa quando vi o troço ainda aceso?

Bom, vou dar uma atualizada. Minhas cordas ficaram cobertas de uma camada preta. Não era exatamente ferrugem, parecia mais sujeira própria do suor. Saiu tudo tão logo passei a parte verde (áspera) da esponja de lavar prato. A corda voltou a ficar zero (ou quase isso). Então, pelo visto, o militec realmente fornece uma proteção legal pra corda. Pelo menos fica melhor do que não passar nada.

Coloquei um jogo novo de cordas neste fim de semana que passou porque entramos sábado em estúdio pra gravar, e eu queria tudo absolutamente impecável pra não ter nenhum problema de afinação. Então, descartei as cordas ainda em bom estado.

Fiz rigorosamente o mesmo procedimento com as cordas novas. Alguém aí em cima falou do forno a 180 graus. O forno aqui de casa aquece, também, no mínimo a 180 graus, e foi essa a temperatura que usei, durante 30 minutos (e não só 15). Então, em princípio, parece não ter problema.

Falaram também, aí pra cima, de usar BRASSO. Sim, já usei bastante. Fica bom, mas enferruja tudo de novo em seguida.

Então vai uma nova dica para a qual ninguém parece ter dado bola ainda. A MELHOR COISA para recuperar (parcialmente, é claro) as cordas é usar A PARTE ÁSPERA (VERDE ESCURO) DE UMA ESPONJA DE LAVAR PRATO. Pegue a esponja, encaixe por baixo da corda e segure-a fechando com os dedos por cima da corda, de modo que todo o diâmetro da corda fique em contato com a esponja e os trastes fiquem em contado só com a parte amarela da esponja. Em seguida, esfregue, esfregue, esfregue. Voce vai notar imediatamente, à medida que for esfregando, que a corda volta ao brilho (quase) original. É melhor que Brasso.

Mesmo depois que passei a usar o militec, continuo usando a esponja pra tirar a camada grossa de sujeira do suor que se fixa na corda.

Quanto às cordas estourarem, como disseram aí pra cima, acho que não deve existir relação nenhuma com o calor do forno ou o militec. Pelo menos pra mim não faz o menor sentido. Depois de desligado o forno, a corda vai esfriando devagar. Não tem choque térmico. Então, não ocorre nenhum "destempero" do aço ou coisa parecida. E o militec não penetra no metal.

É isso. Por enquanto, pra mim continua aprovado o método do militec. Se eu notar alguma coisa errada, serei o primeiro a avisar vocês.

Abração a todos!

JJJ
Veterano
# ago/10 · Editado por: JJJ
· votar


rcagliari
Mesmo depois que passei a usar o militec, continuo usando a esponja pra tirar a camada grossa de sujeira do suor que se fixa na corda.

Essa sujeira que você fala só se acumula na corda se você não passar aquele famoso paninho depois de cada uso.

Quanto ao Brasso ou a esponja: teríamos que ver qual método é menos abrasivo. Isso só dá pra saber se olharmos a corda ao microscópio e tal. Ou com o tempo, fazendo experiências. Particularmente, gostei muito do efeito que o Brasso deu nas cordas. Além de brilhantes no visual, ficaram no som também. E a pegada ficou boa, deslizando como novas. O problema é o cheiro que fica na corda que não é dos mais agradáveis... Também tem que ver se existe algum malefício do Brasso na pele dos dedos (na embalagem acho que fala alguma coisa a respeito de lavar as mãos após o uso ou coisa que o valha). Por isso, depois de passar o pano com o Brasso, eu passei um seco bem esfregado pra não deixar resíduos. E tem outro produto parecido com o Brasso, que é o Silvo. Teria que comparar pra ver qual seria melhor.

rcagliari
Veterano
# ago/10
· votar


JJJ
Essa sujeira que você fala só se acumula na corda se você não passar aquele famoso paninho depois de cada uso.

Pois é, fiquei um bom tempo sem passar o pano até pra testar o quanto meu suor iria corroer a corda com militec

Quanto ao Brasso ou a esponja: teríamos que ver qual método é menos abrasivo

Realmente não sei, não. Fico com a esponja justamente por não deixar nenhum resíduo nas mãos nem na guitarra.

E tem outro produto parecido com o Brasso, que é o Silvo. Teria que comparar pra ver qual seria melhor.

Dão o mesmo efeito. Já usei ambos. Não senti diferença entre um e outro. Os dois são excelentes pra se limpar os trastes (passe com um cotonete, você vai ver como ele sai PRETO), desde que você isole a madeira do braço pra evitar manchas.

JJJ
Veterano
# ago/10 · Editado por: JJJ
· votar


rcagliari
passe com um cotonete, você vai ver como ele sai PRETO

Esse preto acho que é mais uma reação química do que propriamente a sujeira saindo. Eu já fiz isso. Fica preto demais pra ser só a sujeira. Com as cordas foi igual.

Aprendiz Caseiro
Veterano
# ago/10
· votar


Fixa loogo.!
ótimo topico ;D
sou novo por aqui e gosto de saber como tratar bem a guitarra e seus componentes =D

Abravador
Veterano
# ago/10
· votar


cara parabéns pela descoberta, com certeza vou usar.

Tivertimailaif
Veterano
# ago/10
· votar


Comigo as cordas costumam durar muito tempo, a ultima vez que foi trocado as cordas da minha guita, foi em fevereiro \o/

eric bluesman
Veterano
# ago/10
· votar


bom acabei de comprar o produto , vamo ver no q da agora.

Leo Rio
Veterano
# ago/10
· votar


Cordas Du Cagliari By Militec

huahauhsua, muito boa cara, vou testar isso no meu proximo kit de cordas!

SHMA
Veterano
# ago/10
· votar


Será que pode ser usado tambem em cordas de contra-baixo, ou acumula algum residuo que modifique o timbre.

joabfarias
Veterano
# ago/10
· votar


SHMA
Bom, o criador do tópico (rcagliari) seguiu as instruções no site do Militec-1 (link). Acho que não há nenhuma contra indicação.

SHMA
Veterano
# ago/10
· votar


mas prefiro não ser o cobaia nessa historia, alguem se abilita.

joabfarias
Veterano
# ago/10
· votar


SHMA
Os melhores cobaias, sem dúvida, são os proprietários de automóvel. Na pior das hipóteses, o produto vai servir pra melhorar a performance do carro (todo mundo fala bem do Militec nos fóruns de automobilismo).

SHMA
Veterano
# ago/10
· votar


se pelo menos meu baixo fosse a gasolina, dava p/ arriscar.

renansena777
Veterano
# ago/10
· votar


SHMA
hauhuahuahuahuahua

Blizzy
Veterano
# ago/10
· votar


Pra quem tava perguntando se não tinha perigo da corda estorar fazendo bend

"O efeito dessa reação enrijece a superfície metálica(não a endurece) - tornando-a aproximadamente 17 vezes mais resistente quando a reação se completa"


Se ela fica mais enrijecida e resistente, acho que seria exatamente o contrario, daria pra fazer bends maiores sem se preocupar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a cordas enferrujadas nunca mais!