cordas enferrujadas nunca mais!

Autor Mensagem
Invalid User
Veterano
# jul/10
· votar


Se isso deveras funcionar, preparem os bolsos: os preços das cordas de instrumentos vão ter um aumento de 100% pra cima. Hahahaha. Fikdik, não divulguem.

Btardelli
Veterano
# jul/10
· votar


Se isso deveras funcionar, preparem os bolsos: os preços das cordas de instrumentos vão ter um aumento de 100% pra cima. Hahahaha. Fikdik, não divulguem.

uahsuashuashasuha isso aew cara

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Agora com essa descoberta, Elixir vai sair do mercado.

haUha

Guilherme 90
Veterano
# jul/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar


rcagliari

Cara, tô com um jogo começando a enferrujar aqui, se eu comprar esse produto, retirar as cordas, passar-lo nas cordas,e colocar dentro do forno de fogão convencional a 80ºc, irá resolver e eliminar MESMO esses ferrugens malditos.. ?

=)

E MUITO obrigado por compartilhar isso conosco, sinal que você não é egoista e gosta de ajudar as pessoas, você vai pro céu.

\o

kkkkkkkkkkkkkkkkk ^^

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90

Eu passei também numa corda que já estava meio enferrujada. Fiz o seguinte: esfreguei ela até quase sair fumaça com a parte áspera de uma esponja de lavar prato (aquela parte verde escuro). Esfreguei até notar que ela ficou totalmente lisa, sem qualquer rugosidade de ferrugem. Você vai observar que até o brilho dela volta parcialmente. Aí passei o bagulho e coloquei no forno. Ficou jóia.

E MUITO obrigado por compartilhar isso conosco, sinal que você não é egoista e gosta de ajudar as pessoas, você vai pro céu.

Cara, to fora: no céu não toca Slayer!

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90

Só complementando: não serve bombril. Tem que ser a esponja mesmo, e a parte áspera dela.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar


rcagliari
Eu passei também numa corda que já estava meio enferrujada. Fiz o seguinte: esfreguei ela até quase sair fumaça com a parte áspera de uma esponja de lavar prato (aquela parte verde escuro). Esfreguei até notar que ela ficou totalmente lisa, sem qualquer rugosidade de ferrugem. Você vai observar que até o brilho dela volta parcialmente. Aí passei o bagulho e coloquei no forno. Ficou jóia.

Porra cara, vou fazer isso então viu. Ficar gastando dinheiro com corda todo mês não dá, apesar que eu quero é trocar as cordas mesmo, são D' Addario, e não curto eles, gosto é de Ernie Ball. Mas valeu mesmo pela dica viu, vou fazer assim que eu puder (50 conto é grana). E vou seguir o que me disse, usare esponja com a parte áspera (O dark green) haeUaEUAEUHAE.

Cara, to fora: no céu não toca Slayer!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90

Fuja de Ernie Ball. Da marca, só prestam as guitarras.

Tulio Estevam
Veterano
# jul/10
· votar


Mas o mais interessante seria usar numa corda nova.

Tulio Estevam
Veterano
# jul/10
· votar


rcagliari

muito obrigado man!
além de fornecer a idéia pra galera, tira todas as dúvidas e sempre bem rápido e prestativo!

fill.zanchez
Veterano
# jul/10
· votar


rcagliari
Cara muito genial essa idéia de cientista maluco!!! hauahua parabéns pela criatividade.

Eu uso Fast Freat nas cordas, se eu passar sempre depois de tocar elas duram 6 meses. É uma boa tmb, o tubinho custa R$ 30,00 e dura uma eternidade.

rafael_cpu
Veterano
# jul/10
· votar


Cara, GENIAL IDÉIA! Parabéns!

Conheço o Militec. Ele é muito falado em fóruns de mecânica, automóveis e motos.

Sempre tive vontade de testá-lo no meu carro. Entretanto, nunca usei nos carros que tive (antigamente era muitíssimo difícil encontrá-lo, além de caro), mas conheço quem já usou em carros e motos.
O que dizem é que realmente os ruídos do motor diminuem consideravelmente e o consumo melhora.
O fabricante veicula a informação de que o exército americano utiliza o Militec para lubrificação de armas de fogo, inclusive no site estadunidense. Se isso é verídico ou não... vai saber...

Quanto ao preço, se hoje em dia custa R$50,00 um frasco de 200ml vale muito a pena. Durará para o resto da vida o uso em encordoamento.

Vou pesquisar onde comprá-lo. Se custar realmente o que falaram, coloco no carro (60ml por litro de lubrificante de motor - vou precisar de 2 frascos) e o resto testo no encordoamento. Vou ver isso e passo o feedback.

T+

P.S. Obrigado por compartilhar com o FCC.

jimmy vandrake
Veterano
# jul/10
· votar


slôhand
que quando passo um óleo nelas, sai uma fuligem esverdeada..


O esverdeado que vc percebeu é o processo de oxidação do bronze que ocorre nas cordas encapadadas.
Quanto ao militec, deve funcionar uma vez que a característica do produto, como seu similar Molykote a base de molibidenio proporcionam uma camada que neste caso isolam o contato com o oxigênio, aumentando a durabilidade por esta razão.
Considerando que cordas de guitarras não sofrem grandes atritos, exceto pelos contato com os trastes, por não serem peças móveis, este mesmo efeito pode ser alcançado com qualquer outro óleo mantendo o uso constante.
Tanto o Militec quanto o Molykote, proporcionam resultados diferentes em motores de automóveis por se tratarem de peças móveis e que trabalham sobre médias temperaturas e movimento constante. Neste caso o produto produz um benefício muito maior para motores do que para cordas de guitarras.

discipulo
Veterano
# jul/10
· votar


rcagliari
Fuja de Ernie Ball. Da marca, só prestam as guitarras.
Nisso eu já não concordo.
Por qual motivo?
hÁ VARIAS OPINIÕES DIVERGENTES SOBRE ESSE ASSUNTO.
Talvez tu não goste mas outros gostem.

pedico
Veterano
# jul/10
· votar


Bom cara, já vi cara fazendo isso com detergente para tirar a ferrugem e fazer com que a corda fique conservada por mais tempo.

Abç

rcagliari
Veterano
# jul/10 · Editado por: rcagliari
· votar


jimmy vandrake

Não é o mesmo que usar outros óleos, não senhor. Se fosse, meu problema já teria sido resolvido com wd40, óleo singer e os demais óleos vendidos pela Fender, Dunlop, etc. Todos esses já cansei de usar e de nada me adiantaram. Só funcionam enquanto estão na corda. Se são retirados da corda (o que acontece assim que os dedos deslizam sobre ela), o suor continua a atacar como antes. O diferencial do militec é que, DEPOIS DE AQUECIDA A PEÇA, forma um filme protetor que NÃO SAI, ou sai só depois de muito tempo (pelo menso é o que o fabricante alardeia), de modo que ele continua ali, protegendo a corda, enquanto meus dedos suam copiosamente sobre ela. Bom, eu tive a prova disso: há dois meses minhas cordas estão rigorosamente do mesmo jeito.

REPITO: não tive a idéia de usar o militec por causa dos benefícios que ele traz para o motor do carro, mas porque o próprio manualzinho de instruções diz que pode ser usado em FERRAMENTAS e OUTRAS SUPERÍFICES METÁLICAS, bastando aquecer o material a 80 graus durante trinta minutos, de modo a gerar a adsorção.

discipulo
Por qual motivo?

Porque enferrujam do dia para a noite. E a pouca durabilidade das cordas ernie ball já é quase um consenso. Não estou falando de timbre, mas só de durabilidade, até porque é so sobre isso que trata este tópico. Mas se pra você a corda é boa, então compre-a!

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


rcagliari
Fuja de Ernie Ball. Da marca, só prestam as guitarras.

Porque diz isso ? Eu usei e gostei.

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90

Resposta acima, válida pra quem sua muito. Se não é o seu caso, então não tem problema.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar


rcagliari
Ah sim, acabei de ler. Ah cara, não sei se suo muito, creio que não.
heauAHUEUAEaue

Tipo, comigo durou 1 mês, então vale a pena no meu caso.

AND Lenon
Veterano
# jul/10
· votar


caramba...
eu nunca tive problemas com cordas enferrujadas...
é uma exclusividade minha isso?
tenho uma guitarra a quase um ano e as cordas são as mesmas...
toco todos os dias...não guardo na capa...deixo no pedestal...
tudo bem que só a pego pra tocar a noite...
e nos fins de semana...
ou seja...quando não estou no trampo...

mas houve uma vez emprestei uma outra guitarra pra um amigo...por uma semana...e voltaram as cordas PURA FERRUGEM...

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


AND Lenon

O baixista da minha banda é exatamente como você. Faz cento e cinquenta anos que ele está com o mesmo jogo de corda na guitarra dele e elas brilham como se tivessem acabado de sair de uma cromadora. Ele não se conforma com o fato de meu suor ser tão destrutivo.

Estou pensando seriamente em ir a um endocrinologista pra ver ser há algo a fazer pra superar isso. Não quero saber de cirurgia, mas quero dar um jeito de mudar a composição do meu suor. Certamente preciso de uma outra alimentação. Mas ele que não venha me pedir pra eu parar de comer pão de queijo e bolacha recheada porque disso eu não abro mão!

jimmy vandrake
Veterano
# jul/10
· votar


rcagliari
Só funcionam enquanto estão na corda. Se são retirados da corda (o que acontece assim que os dedos deslizam sobre ela)

Aí é que está o X da questão.
Num motor de carro, todas as peças estão banhadas em óleo o tempo todo, portanto todas as peças estão constantemente lubrificadas. A função da camada de proteção que tanto o Militec quanto o Molykote proporcionam, que são micro esferas de molibidenio, que é um material muito mais duro que o alumínio ou aço, faz com que as peças ao invés de terem atrito por contato entre elas passe a deslizarem entre as esferas de molibidenio evitando o contato entre as peças gernado um desgaste quase nulo. Este é o princípio e efeito dos lubrificantes a base de molibidenio.
Como vc mesmo disse, suas cordas não tinham problemas de oxidação enquanto havia lubrificante nelas, e logo após tocar e o lubrificante ir embora em seus dedos o efeito volta.
A unica diferença que vc vai obter neste caso é que a película lubrificante a base molibidenio criada sobre as cordas vai proporcionar uma maior durabilidade em relação a lubrificantes comuns, mas também será removida pela ação dos dedos, uma vez que ao contrario dos motores de carro não estão banhadas pelo lubrificante o tempo todo.
Acho que vale a tentativa, e sim aumenta a durabilidade das cordas.
Existem outras medidas muito simples para aumentar a durabilidade das cordas. Por ex: lavar as mãos com detergente antes de tocar. O detergente remove completamente a gordura e ácido das mãos, portanto diminuirá em muita a ação destes químicos sobre as cordas.
Quanto a qualidade das cordas vale lembrar que existem diferentes qualidades de aço e quantidade de nickel aplicado.
Particularmente acho que nenhum fabricante irá se arriscar a produzir cordas de guitarra com aço cirurgico por exemplo.
Certamente iria durar mais do que 3 anos um jogo de cordas.
Para quem eles iriam vender cordas depois ?

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90

Um mês?! Cara, tu tá no tópico errado então! Gostaria de estar no seu lugar...

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


jimmy vandrake
A unica diferença que vc vai obter neste caso é que a película lubrificante a base molibidenio criada sobre as cordas vai proporcionar uma maior durabilidade em relação a lubrificantes comuns, mas também será removida pela ação dos dedos, uma vez que ao contrario dos motores de carro não estão banhadas pelo lubrificante o tempo todo.

Insisto: nunca nem pensei em traçar um paralelo entre o que acontece dentro do motor de um carro e o que se passa com uma corda de guitarra. Minha idéia veio do fato de que o militec também pode ser usado EM FERRAMENTAS E OUTRAS SUPERFÍCIES METÁLICAS com um diferencial em relação aos outros lubrificantes (segundo informa o fabricante, eu não sei de nada): com o calor ele se fixa à superfície metálica por um processo que se chama ADSORÇÃO, o que, até onde sei, não acontece com outros lubrificantes. Ou seja, ele NÃO SAI (em tese, pelo menos) com o simples passar de dedos, como acontece com os outros óleos. Repito: é o que o fabricante diz, não sei se acontece mesmo na prática. Eu SUPONHO que sim porque, até agora, minhas cordas continuam 100%.

Existem outras medidas muito simples para aumentar a durabilidade das cordas. Por ex: lavar as mãos com detergente antes de tocar. O detergente remove completamente a gordura e ácido das mãos, portanto diminuirá em muita a ação destes químicos sobre as cordas.

Também já cheguei a me machucar de tanto fazer isso. Não adianta rigorosamente nada, a não ser que você toque durante apenas 30 segundos. Sabe por quê? Porque a mão não para de suar quando entram em contato com a corda. Ao contrário, suam mais ainda em razão do esforço (ou adrenalina, se você estiver num show ou em estúdio)! A única diferença é que o suor que havia nas mãos antes de se começar a tocar não entra em contato com a corda, mas o suor que a mão produz enquanto se toca o instrumento vai detonar a corda do mesmo jeito. E, pra quem sua muito, não adianta muita coisa limpar com um paninho depois que toca porque, dependendo do quanto se toca (uma hora e meia, duas horas, por exemplo), o suor que fica na corda enquanto não ela não é limpada vai corroer tudo do mesmo jeito.

Cara, eu vou te dar a real: eu toco guitarra HÁ VINTE E QUATRO ANOS. Já tentei de tudo, absolutamente tudo que você possa imaginar. Só não passei merda, terra e azeite. Até saliva eu já cheguei a passar!! Claro que não adiantou porra nenhuma, exceto pelo fato de que nenhum amigo queria emprestar minha guitarra de tanto nojo.

jimmy vandrake
Veterano
# jul/10
· votar


rcagliari

Sua idéia é excelente, e como vc mesmo testou e comprovou obteve um resultado muito acima de tudo que vc tentou anteriormente. O importante é que funcione, não é mesmo ?
Quando faço citações sobre motores e lubrificantes e seus efeitos em automóveis a idéia e expandir o assunto e experiências para outras áreas.
Eu já tenho mais sorte do que vc, também toco guitarra desde 1988 hoje não tenho mais problemas com cordas e oxidação. Mas no " meu caso ", acho que como minha tensão e ansiedade diminuiu muito praticamente não suo nas mãos.
Mania de velho adquirida (até parece TOC) também não consigo tocar sem lavar as mãos, nem é pelo efeito da oxidação e tals. É só mania mesmo e curiosamente eis que o resultado faz com que minhas rélis e mortais cordas D'Adario 0.10 durem em torno de 8 meses a 1 ano. Antes duravam no pau da viola 3 meses.
Outro fator é que cordas não são para sempre, o último jogo que troquei não apresentava nenhum sinal de oxidação, apenas não tinha mais a camada de nickel, no entanto já estava bem difícil de afinar a guitarra.

AND Lenon
Veterano
# jul/10
· votar


rcagliari
Estou pensando seriamente em ir a um endocrinologista pra ver ser há algo a fazer pra superar isso. Não quero saber de cirurgia, mas quero dar um jeito de mudar a composição do meu suor. Certamente preciso de uma outra alimentação. Mas ele que não venha me pedir pra eu parar de comer pão de queijo e bolacha recheada porque disso eu não abro mão!


se for pela alimentação...
não coma arroz...
de forma alguma...
nem um grão...
muito menor verduras...
gyaAgyAGyAGya

pelo menos eu não como e minhas cordas então lá...uhahuAuhA

ah...bolachas e pão de queijo estão liberados...lol


jimmy vandrake
Existem outras medidas muito simples para aumentar a durabilidade das cordas. Por ex: lavar as mãos com detergente antes de tocar. O detergente remove completamente a gordura e ácido das mãos, portanto diminuirá em muita a ação destes químicos sobre as cordas


Cara
as vezes estou comendo e tocando...
nunca lavo-as antes de pegar nas guitarras...
só no teclado mesmo...pois ai não dá...=p

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


rcagliari

Sem brincadeira, cordas comigo duram 1 mês.

jimmy vandrake
Veterano
# jul/10
· votar


AND Lenon

Como eu disse, meu problema não é com a sujeira mas sim mania.

ricolb
Veterano
# jul/10
· votar


A relação de durabilidade das cordas comigo varia muito. Por exemplo: O último enc. que eu comprei já estava na guitarra havia +ou- 03 meses sem apresentar nenhum sinal de deterioração, mas de duas semanas pra cá "tá pedindo outro".

Talvez eu tenha tocado por mais tempo esses dias, não sei!

Mas quando é a época do verão aqui, minha transpiração sobe e aí dura mal um mês, isto é o normal comigo.

Agora o que me indignou foi comprar um enc. e em menos de uma semana depois, sem ter quase tocado ele ter apresentado sinais de ferrugem, durou duas semanas, isto sim foi algo incomum pra mim.

Eu sempre uso as cordas D'Adario 0.9, apesar de já ter experimentado outras.

rcagliari
Veterano
# jul/10
· votar


AND Lenon

Eu tenho uma tese para o suor destruidor: STRESS. Sempre fui ansioso pra caralho, irritadiço pra caralho e preocupado pra caralho. Já melhorei muito, mas ainda tem chão pela frente. Então, provavelmente meu corpo deve produzir uma porrada de toxinas que tornam o suor mais ácido. Porra, só pode ser isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a cordas enferrujadas nunca mais!