Guia: Como se dar bem. Especialmente para novatos.

Autor Mensagem
Konk
Veterano
# jun/10 · Editado por: Konk


Como vocês podem perceber, nosso fórum é bem movimentado. Pessoas fazer o login e log-off no fórum todos os dias, todos pegam um pouquinho do seu tempo diário para entrar no FCC.
Porém, com tanto movimento assim, como é feito para se evitar tumultuo?
Temos as nossas regras , e nossos moderadores, temos amigos e companheiros que nos ajudam e nos advertem quando estamos a ponto (ou em alguns casos, já estamos) fazendo algo de errado. Sejam essas advertências amigáveis ou não.

Mas qual é o papel do moderador?
O papel do moderador, os nossos em questão, é organizar o fórum. Checar tópicos com assuntos repetidos (e fechá-los e/ou deletá-los), dar uma mão na Central de Ajuda, punir quem não se comporta. E é claro, como também são usuários do fórum eles postam e ajudam os outros quando possível.

Índice:
Novos membros.
Usar a busca.
Ressuscitar um tópico?
Como criar um tópico?
Como não ser um chato.
Escrita e gramática.
Comportamento.
Experiências.


Novos membros
Olá, se você é um membro novo, gostaria de lhe dar as boas vindas.
Como você deve perceber, este tópico tem como prioridade ajudar as pessoas que não estão tão certas do que pode ou não ser feito.
Se você é um novato, sugiro você ler as regras do fórum. Acredite, a leitura das regras é divertida a longo prazo, vai evitar que você entre em várias enrascadas.

Usar a busca
Oh, busca, tão bela aqui estás, tão linda e cintilante, pronta para nos ajudar.

A busca é uma das ferramentas mais importantes do fórum, e ainda sim, é ignorada por vários. Pesquise!

Pesquisa? O que?
A palavra "pesquisa" é proveniente do verbo latino "perquiro". Significa procurar, buscar com cuidado, informar-se.
A busca não é enfeite.


Mas por que eu devo usar a busca?

Para não criar outro tópico com o mesmo assunto, isso desorganiza o fórum.

Por exemplo, vou demonstrar que a busca é uma ferramenta eficaz:
15:01
Assunto: Tenho 1000 reais. Qual guitarra devo comprar?
R:
Condor CLP-2
Shelter Nashville
SX SGG STD
Schecter Omen 6
Tempo de procura: 4 minutos
Resumindo:
Início – 15h01min
Termino: 15h05min
Consegui achar guitarras com qualidade boas para iniciantes, 4 para ser mais preciso.
Agora, vamos analisar os pontos bons e ruins. Ok ?

Você cria o tópico repetido:
Você gasta o seu tempo escrevendo.
Você gasta o tempo dos outros, mesmo já havendo respostas.
Você gasta o tempo dos moderadores.
Você perde o seu tópico do dia.
Você tem o seu tópico fechado e possivelmente deletado.
Você pode não obter respostas.

Você usa a busca e se aprofunda na pesquisa:
Tudo isso acima não acontece.
Você descobre novas informações.
Você também aproveita e vê a qualidade dessas guitarras, pois normalmente o pessoal coloca comentários da qualidade delas no tópico. Coisa que às vezes pode não acontecer no seu tópico.
Resumindo:
Você só sai ganhando se usar a busca.
Obs: Achei 60 tópicos com sobre o assunto pesquisado

Ressuscitar um tópico
O que é ressuscitar um tópico ?
É postar algo em um tópico que a ultima postagem já é antiga.
Quando devo fazer?
O ress só deve ser usado quando há algum comentário ou dúvida que realmente seja relevante.
Por exemplo:
Data do tópico:
13/dez/03
"e ae galera. blz?
alguém saberia me responder qual a melhor ponte floyd rose, ou alguma q seja boa por um preço +ou-?
falw"
Data do post:
11/mai/10
"a melhor é a orriginal ne cara mas tem outras boas tipo a gotoh..."

Por que foi um ress sem motivo?
Simplesmente porque todos já estamos carecas de saber que as melhores pontes são as originais, as schaller e as Gotoh.
Mas Konk, tem gente que não sabe disso!
Se usassem a busca, saberiam.

Como criar um tópico?
Faça um título relevante, se você precisar de ajuda não faça tópicos do tipo:
"ME AJUDA POR FAVOR !!!"
Faça algo do tipo:
"Estou com X problema, por favor me ajudem"
O título precisa conter o assunto que há em seu interior, pois os usuários podem saber a resposta mas não saber do que se trata o tópico, sendo assim, nem sequer entrar.
É somente o criador do tópico que está perdendo criando títulos assim.
Descreva claramente todos os seus problemas, e o que você quer.

Não deixe para criar o tópico na última hora!
Se você sabe que irá viajar para o exterior, comece a pesquisar MUITO antes da viagem, para você se informar e SE NECESSÁRIO criar um tópico com hipóteses e idéias já formuladas. Nós somos usuários, não adivinhos.

Como não ser um chato?
Se você freqüenta o fórum a mais de 3 meses, você já viu muitos chatos.
Como evitar tal comportamento:
1-1 Usar a busca
Acredite a busca não é só uma ferramenta para adquirir conhecimento, mas também é uma ferramenta social (digamos assim). Usando ela, você evita ter má reputação de vagabundo.

1-2 Não criar tópicos de comparação
Pessoas que freqüentam o fórum são músicos ou amadores. Sendo assim, os mesmos tem a plena consciência de que comparações de músicos VS. músicos são totalmente desnecessárias, cada um tem seu estilo. Há estilos que agradam alguns, e outros que não. Por exemplo:

"Quem é mais chato, fãs de Malmsteen, Steve Vai ou Satriani (Chatoiani para os íntimos)? Fritação já encheu o saco... música não é só isso, vai muito além... mas, tem gente que aposta mais na corrida dos dedos."

Discussão vai... Discussão vem...

Final das contas:

"Fecho o tópico nomeando os chatos que chatearam o Criador deste Tópico com chatices. Devem ser daqueles que têm o poster do Malmesteen pelado no quarto segurando sua Stratocaster pegando fogo. "

1-3 Você tem o direito de criar um tópico por dia, não à obrigação.
Não há necessidade de criar vários tópicos para falar de somente uma guitarra, um amplificador, um pedal. Como alguns andam fazendo. Um já basta. Você só vai gastar mais o seu tempo abrindo outro tópico, e ele provavelmente irá ser fechado.

O que acontece se eu for um chato?
Tempo gasto.
Tópico fechado.
Fama de chato.
Seus tópicos não serão mais respondidos com tanta freqüência. Ninguém gosta de chatos.

Exemplo:
Existe um cara (não vou falar o nick dele) que fez mais de 17 tópicos pra modificar uma guitarra.
Nos últimos tópicos dele (nos últimos cinco acho eu) todo mundo tem zoado ele, ninguém responde as duvidas dele (salvo alguns, depois de muito tempo). Todos o consideram como uma peste.

Escrita e gramática
Aqui algo que todos reclamamos.

O que custa o individuo gastar cinco minutinhos a mais pra arrumar os erros? Vai facilitar muito, o pessoal vai interpretar melhor, mais rápido, mais facilmente. Sem falar que da prazer de ler um português escrito corretamente. Não podemos continuar com esse português porco, independentemente de isso ser internet, não quer dizer que seja um local de analfabetos funcionais.

Vamos pegar duas frases:

"oi genti, eu tenhu um meteoro nitrous drive e to afim de compra otru mas eu ñ sei se compru um ampli bom , ou um mais ou menos e uma pedalera , tenhu 2000 reais , o q eu compru com eli , me mandem os nomes dos amplis e pedaleiras.valew t+"

Ai meus olhos...

Agora vamos pegar uma frase do Bertola? Qualquer uma.

"Cara, instalar capts melhores SEMPRE melhora a sonoridade geral do instrumento. Quanto a ser melhor, ou não, só vc saberá; depois de mudá-los."
"O acabamento mais simples utiliza apenas seladora. Para braços o ideal é PU, pois é mais resistente que o nitro."

Lindo português! É assim que todos deveriam escrever.
Para mim deu até nojo de ler a primeira frase do analfa ali.

Obs: A minha idéia aqui não é reclamar de abreviação, e sim falta de acentuação, letras "comidas", letras erradas (compru, genti, tenhu). EVITE escrever em letras maiúsculas.

Aviso:
Também não sou nenhum mestre do português, às vezes faço erros que chegam a ser escrotos, porém faço o possível para minimizá-los (esse é um dos motivos que a opção "Editar" existe).

Comportamento:
Aqui um dos grandes dilemas. Como devo me comportar? O que devo falar? Quando devo falar?
Bom, antes de tudo, se lembre que conforme a página de regras do cifraclub o respeito é necessário. Ou seja, nada de chingar usuários ou chingar terceiros de quem quer que seja (ex: Mãe, pai, tio, tia, cachorro, galinha).

Palavrões podem ser usados, mas com muito cuidado, use-os como adjetivos sem a intenção de insultar alguém.

1 – Você não deve fazer piadas fortes com pessoas que nem sequer conhece.
2 – Nunca se exalte, é só internet.
3 – Seja paciente.
4 – Respeite os moderadores e usuários.
5 – Não seja pessimista em praticamente 95% dos seus posts.

Experiências
Muitas pessoas normalmente, quando são perguntadas sobre alguma coisa se baseiam em comentários de outros para responder.

1 Gostos são diferentes.
Seu gosto pode ser totalmente diferente do gosto do outro cara, ele pode amar o braço e o timbre de Les Pauls, já você pode odiar mais do que tudo e prefere muito mais uma Strato. Você pode gostar de trastes altos, ele prefere algo mais baixo.

2 se você não sabe, cala-te.
Não é porque uma guitarra é cara que ela não vai ter falhas. Tenho vários amigos gringos, que tem guitarras de alto preço, e vocês não imaginam as burradas que são feitas. O nut é colocado errado, o locking nut é do tamanho errado, a tarraxa veio solta, quebrou o headstock, falha na pintura...

3 Teste e tire suas próprias conclusões.
Não fale o que ouviu dos outros, como eu já disse, gostos são diferentes, você pode amar timbres de uma guitarra, amp, seja o que for, mas o outro cara pode simplesmente odiar.

Caso você não tenha testado, jamais recomende.
Algumas pessoas recomendam o que os outros recomendam e nem sabem o porque! Jamais faça isso.


Resumindo:
A única coisa que REALMENTE pode ser discutida em instrumentos é a secagem das madeiras (se tiver), regulagem, acabamento, modo que tudo foi montado, e a qualidade das peças. Isso com muito cuidado obviamente, sempre visando a qualidade, não o visual pois cada um gosta de um visual diferente.

Obrigado a todos que leram, espero que este tópico contribua em algo para o desenvolvimento do nosso fórum.

Gostaria também de falar que, embora eu só fale sobre guitarra e amplificador, os assuntos acima podem ser aplicados para qualquer fórum. Simplesmente botei tudo sobre o fórum de guitarra porque é o fórum que eu mais freqüento.

E botei este tópico no fórum de guitarra porque aqui é onde mais ocorrem esses erros lamentáveis.

Agradecimentos:
Sir. Paulo
Penta_Blues

O Sir. Paulo por ter saco de ler 9 paginas mais ou menos umas três vezes.

O Penta_Blues por me dar um ponto de onde começar:
Tópicos essenciais na minha opinião:

Guitarra:
Quem quer comprar uma guitarra e precisa de ajuda.

Regras do fórum cifraclub.

Reviews


Pedais:
Como tirar o melhor de sua pedaleira/pedal

Pedais, o que é e como funciona.

Reviews

Amplificadores:

Pré Valvulado e Power

Coletânea de links úteis.


Abraços a todos,
Enzo.

Konk
Veterano
# jun/10 · Editado por: Konk
· votar


Ficou diferente do meu Microsoft Word, pessoal!

Eu vou dar algumas editadas aqui para ficar mais organizado.

Abraços.

Edit:

Pronto, bem melhor.

Abraços a todos.

Sir.Paulo
Veterano
# jun/10
· votar


Konk

Ótimo!!!
Parabéns pela iniciativa!

Esse tópico deveria ser leitura obrigatória para cada usuário que cria uma conta no Fórum!

luquinhas12
Veterano
# jun/10
· votar


Konk

tentando virar moderador né,hummmm.

aeheha brinks

Konk
Veterano
# jun/10 · Editado por: Konk
· votar


Gostaria também de fazer um agradecimento especial ao Penta_Blues, por ser nosso grande moderador!
E por me indicar no meu segundo tópico, l o guia "Tópico pra quem quer comprar uma guitarra....".
Sir.Paulo
Valeu Sir. Paulo! Muito obrigado também por me ajudar a organizar o texto!

luquinhas12
Hehehe. Eu não teria ritmo pra ser um moderador! ^^

Carregando
Veterano
# jun/10
· votar


Konk

eu não li, mas deve te dado trabalho

hehe

luquinhas12
Veterano
# jun/10
· votar


Haha teria sim.
ficou legal o texto,Parabéns.Não demorei mais que 5 min lendo tudo desse texto,e ainda tem gente que é preguiçoso e vai continuar sem ler ou fazer piadinhas do tipo ''Nem li''.Quando acontece isso,tem que fazer outra piadinha pro cara se sentir ownado,ou envergonhado.
Hoje,no fórum de violão,vi uns 3 tópicos fechados.um falava sobre como o cara gravava sua música.A resposta seria encontrada em menos de um min digitando na busca'' métodos de gravação caseira'' ou ''como faço pra gravar minhas musicas?''

Outra coisa que vc poderia acrescentar são os papagaios.Esses são fodas...Do tipo ''Tenho 500 reais pra gastar na guitarra!''
Aí vem um e fala:''Compra uma sx sst 57!''
Vem outro logo abaixo:''Ai cara acho que vc deveria compra uma sx sst 5,nunca testei,nunca nem ouvi falar,mas recomendo!''

GuitarHome
Veterano
# jun/10
· votar


Konk
Muito bom mesmo cara, parabéns pela iniciativa. Se todos seguirem suas dicas e as regras o fórum tem tudo para melhorar.
Abraço.

Konk
Veterano
# jun/10
· votar


Carregando
Só um pouquinho cara. Hehehe.

luquinhas12
Certo !

De Ros
Veterano
# jun/10
· votar


Konk

Excelente!

Feliphph
Veterano
# jun/10 · Editado por: Feliphph
· votar


Konk

Pô, bela iniciativa.
Se todos se portassem da forma traduzida pelo post.
O mundo virtual FCC seria diferente :)

Abçs

Konk
Veterano
# jun/10
· votar


GuitarHome
Cara, obrigado! Espero que sigam as minhas dicas!
Valeu aí !

De Ros
Valeu De Ros! E você continue fazendo suas excelentes composições!


Feliphph
Valeu aí cara! Acho que o fórum tem tudo para melhorar.


Obrigado a todos!

Jonh Master
Veterano
# jun/10
· votar


Konk
Ótimo,um post muito bom tanto pra mim quanto para outros novatos,abraços ai!!

Marc Snow
Veterano
# jun/10
· votar


Muito bom o tópico. Valeu o tempo gasto!!!

Ren44
Veterano
# jun/10
· votar


Konk

Oh, busca, tão bela aqui estás, tão linda e cintilante, pronta para nos ajudar.

Com essa frase eu vou fazer o "Hino da Busca"

Konk
Veterano
# jun/10
· votar


Incrível... Fiz o tópico as 17:15... As 17:52 tinha gente perguntando qual guitarra comprar. Sendo que era possível achar facilmente na busca. Hehehe.

djvini10
Veterano
# jun/10
· votar


Ficou diferente do meu Microsoft World, pessoal!

AugustoDamned
Veterano
# jun/10
· votar


Muito bom o guia, Konk.
Porém, sendo 95% pessimista, acho que dificilmente novatos seguem/seguirão esse guia.

Konk
Veterano
# jun/10 · Editado por: Konk
· votar


djvini10
Putz!! Eu errei isso na maior bobeira!
Valeu por avisa cara! Já editei alí!

AugustoDamned
É melhor evitar ser 95% pessimista!
Espero que sigam.

Curly
Veterano
# jun/10
· votar


Konk

Incrível... Fiz o tópico as 17:15... As 17:52 tinha gente perguntando qual guitarra comprar. Sendo que era possível achar facilmente na busca. Hehehe.


bemvindo ao mundo real, rsrs... E mais, se vc tivesse usado a busca, teria descoberto muitos tópicos iguais ao seu. É, sou um chato. Mas estando aqui há tantos anos, noto que os que brigam para melhorar o fcc são os primeiros a cair fora e ainda saem atirando, prenunciando catástrofes, conjurando maldições, etc... Tivemos exemplos recentes disso...

de qq maneira, suas sugestões estão muito bem estruturadas, com certeza a vontade de melhorar as coisas e a capacidade de formulação em muito vão ajudá-lo na vida pessoal e profissional. Mas use-a com muito cuidado, dentre outras razões porque quando um recém-chegado propõe melhorar alguma coisa, no fundo está chamando todos a sua volta de BURROS, rrssr...

Konk
Veterano
# jun/10
· votar


Curly
Valeu aí cara!
Bom, vou meio que continuar a lutar pra melhorar o FCC. Vou fazer o que posso.
Quanto a ser repetido, vou copiar e colar um pequeno texto, que iria colocar, mas acabei não colocando:

"Antes de tudo, gostaria de dar uma palavrinha.
Sei que existem tópicos com esses assuntos, mas eu sempre achei que faltava algo, por isso estou fazendo este.
Vi que alguns tutoriais faltam informações super importantes. E vou me dedicar o máximo possível a este tópico para adicionar informações que possam ajudar"

Era isso, não lembro porque decidi tirar.


A todos
Vocês acham que acabou por aqui?! Não, não, não. Semana que vem tem mais!
Não do mesmo assunto, obviamente. Só que é outra coisa pra ajudar os novatos!

Curly
Veterano
# jun/10
· votar


Konk

e isso aí, mesmo que não possamos melhorar o todo, sempre podemos melhorar a parte !

Insomniac_
Veterano
# jun/10
· votar


Cara, ótimo guia e muito bem organizado!

El Che
Veterano
# jun/10
· votar


Konk

Assunto: Tenho 1000 reais. Qual guitarra devo comprar?
R:
Condor CLP-2
Shelter Nashville
SX SGG STD
Schecter Omen 6
Tempo de procura: 4 minutos
Resumindo:
Início – 15h01min
Termino: 15h05min
Consegui achar guitarras com qualidade boas para iniciantes, 4 para ser mais preciso.
Agora, vamos analisar os pontos bons e ruins. Ok ?


Tais falando bobiça...

Amanha pode chegar um modelo novo de Guitarra no mercado que custe em Media 1000 reais e que podera dar um banho nessas que você citou...

Então, não me venham com essa de "Use a Busca para tudo", ler tópico de 2005 e achar que vale para 2010 é besteira, muita coisa muda em um ano. (Ainda mais em 5)

Konk
Veterano
# jun/10 · Editado por: Konk
· votar


El Che
Então cara, já que eu estou falando bobeira, me fale alguns modelos novos na faixa de 1000 reais que dão uma "lavada" nas que eu postei. Que tal ?

Digo, as que podem ser encontradas facilmente no Brasil, que mesmo com impostos e afins o preço gire em torno de 1000 reais. Porque esse foi o meu critério de seleção das guitarras.

E mesmo com o pessoal sempre indicando essas guitarras, você vem aqui pra falar isso?


Insomniac_
Valeu aí! Eu também tirei algumas idéias do seu tópico! Muito bom o seu tópico também cara!

El Che
Veterano
# jun/10
· votar


Konk

Se você tem problemas de interpretação de texto, eu falei que "amanha" poderia surgir um novo modelo, ou marca...
Esse "amanha" que usei, quer dizer num futuro, mas não vou discutir com alguem que vai pela opnião dos outros e não pela propria...

AugustoDamned
Veterano
# jun/10
· votar


Konk
-> Nunca se exalte, é só internet <-

Analisando melhor o argumento do El Che, ele tem razão.
Guitarras indicadas em anos passados dificilmente os preços se mantêm.

...Porque esse foi o meu critério de seleção das guitarras.
Exato, amigão. SEU critério. Outras pessoas tem outros critérios de seleção para compra de uma guitarra. (Valor, cor, modelo...)

E mesmo com o pessoal sempre indicando essas guitarras, você vem aqui pra falar isso?

Como o amigo Jinkxs disse: "Opiniões são sempre importantes, mas apenas como base para avaliação. Não são verdades absolutas."

Konk, be cool. Relax
O comentário do El Che pode ter sido uma crítica construtiva.

MauricioBahia
Moderador
# jun/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


El Che: Amanha pode chegar um modelo novo de Guitarra no mercado que custe em Media 1000 reais e que podera dar um banho nessas que você citou...

Pq não aproveitar um tópico sobre o assunto e continuá-lo? O assunto "R$1000,00" não fica ultrapassado.

Repetir tópico significa atrapalhar quem usa a busca pq o cara vai receber "zillhões" de resultados abordando o mesmo tema. Qual clicar?

A verdade é que muitos users querem estar no topo da lista de tópicos recentes, olhando para o próprio umbigo, ignorando regras e mesmo outros user que estão "na fila". Infelizmente é o perfil do brasileiro, querendo levar vantagem em tudo, procurando aquele "jeitinho" pra se dar bem.

Aliás, há "n" users que só entram no FCC pra perguntar, sem pesquisar e nunca ajudam ninguém. Só "chupa o sangue" e depois voa!

Sir.Paulo
Veterano
# jun/10
· votar


MauricioBahia


Por que não se criar uma tópico com tabela de preços assim como existe no fórum de teclados?


O que acha?

MauricioBahia
Moderador
# jun/10
· votar


Konk

Legal a iniciativa. Eu acho que é sempre importante ver pessoas que tentam mudar. Essa mudança é algo que exige tempo e é muito bom que tenhamos alguém pra lembrar disso! Acho que o problema da boa conduta não é do FCC apenas, mas no brasileiro, de um modo geral.

Sir.Paulo: Por que não se criar uma tópico com tabela de preços assim como existe no fórum de teclados?

Acho que toda informação organizada é válida. Agora, alguém tem que atualizar! :-)

abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guia: Como se dar bem. Especialmente para novatos.