| Autor | Mensagem | 
| has4 Veterano
 | # jun/10 · votar
 
 maravilhosas dicas. boA!
 
 
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| makumbator Moderador
 
        | # jun/10 · votar
 
 Minow
 The Root Of All Evil
 
 Acho que não se deve mudar o volume da BT da jam, DESDE que o organizador tenha o bom senso de não fazer a mix da base à maneira do Rick "clipping" Rubin, com o volume socado e comprimido exageradamente.
 
 Temos que proporcionar margem de manobra a quem sola. O solista não pode se ver sem saída(uma vez que ele não pode baixar o volume da mesma ao mixar, e também não deve clipar a base, o que ocorreria se simplesmente aumentasse o volume do solo).
 
 Na mix final de todos os solos, se o organizador quiser dar uma comprimida extra, para subir o volume geral(de maneira comedida), aí sim acho válido. Mas é claro que a BT tem que ter uma margem de vários
 db.
 
 
 
 Leblues
 o que mais canso de ouvir é nego falando que meu solo ficou baixo na JAM, mas é claro que ficou baixo, dentro de 5 solos estourando em cima da mix
 
 Nesse contexto de vários solos estourando e apenas um ou outro bem colocado, enquanto ouvintes somos todos levados a achar que o errado é quem posicionou seu solo de maneira equilibrada, quando deveria ser o contrário...
 
 GTotti
 
 Eu discordo, pois o solo de uma jam é uma espécie de composição rápida(seja improvisada ou estudada), em que a base deve servir de inspiração ao solista. O solo pode e deve comentar, dialogar, algumas vezes contrapor, em outras concordar e imitar a base. Mas se não ouvimos a base, como vamos analisar essas características?
 
 Eu vejo a jam como uma parceria minha com o(s) autor(es) da base. Não é apenas a minha idéia, mas o meu comentário a partir da idéia de outros. E a mix final da jam é a sequência do que cada participante construiu com os autores daquela BT.
 
 Até porque, senão for assim, poderíamos suprimir toda e qualquer base mais elaborada, colocando apenas um metrônomo e uma cama simples de strings com o som de cada acorde, para meramente demonstrar a harmonia para se solar.
 
 Mas para mim a base tem que ser mais que isso, tem que ter frases, motivos, dinâmica e tudo o mais que a torna musical.
 
 
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| The Root Of All Evil Veterano
 
  | # jun/10 · votar
 
 makumbator
 para meramente demonstrar a harmonia para se solar.
 
 Quando é assim é que a Jam lota :P
 
 
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| The Root Of All Evil Veterano
 
  | # jun/10 · votar
 
 makumbator
 O solo pode e deve comentar, dialogar, algumas vezes contrapor
 
 O solo do Casper nesta última Jam ai que saiu, a Espanca-Blues é um ótimo exemplo disso.
 
 
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| makumbator Moderador
 
        | # jun/10 · votar
 
 The Root Of All Evil
 
 Quando é assim é que a Jam lota :P
 
 Hashsah! Tenho um método com CD, do John Patitucci mais ou menos assim. Soa uma caminha de strings vinda das profundezas, aí a gente escuta o John cantando um teminha básico na voz(sempre legal e criativo, por sinal), e logo depois ela sola e desenvolve o tema no baixo de 6 cordas(mais legal e mais criativo). Só quando termina o improviso o tal acordezinho para de soar! E então entra outro...hahsasah!
 
 No contexto de um método de escalas para improvisação(que é o assunto tratado), realmente funciona, pois foca no som puro do acorde e suas relações escalares. Mas fora isso, é foda BT assim!!! Hhehe!
 
 
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| The Root Of All Evil Veterano
 
  | # jun/10 · votar
 
 makumbator
 
 Tenho 2 cds do Adam Hurst, que é um violoncelista que toca música cigana, celta, etc...
 
 As músicas dos 2 cds dele são assim:
 
 Começa uma nota sendo sustentada e ela fica sustentada durante a música inteira.
 Ai ele fica mandando lá as melodias no cello.
 
 O que muda de uma música pra outra é a nota que fica sustentada e o título (to exagerando, mas é basicamente isso uahauhau)
 
 
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| makumbator Moderador
 
        | # jun/10 · votar
 
 The Root Of All Evil
 
 Hsahsah!!!
 
 
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| Will Bejar Veterano
 | # jun/10 · Editado por: Will Bejar · votar
 
 makumbator
 Rick "clipping" Rubin
 hehehehehe...pode crer!!!
 
 EDIT: exceto pelo Blood Sugar Sex Magik...
 
 
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| GTotti Veterano
 | # jun/10 · votar
 
 Calma...
 
 eu n quis disse que concordo em deixar a guitarra Lá no ALTO...  só um pouquinho.
 
 Até pq na minha otica, a ideia das jams n é fazer uma "musica" em conjunto...  pode até ser.
 mas acredito que para muitos que mandam solos pra jam, querem é ouvir sobre a execução/técnica, pegada etc.
 
 por isso acho que nao faz mal deixar a guita um pouquinho mais elevada.
 
 Mas lógico que quem já tem um certo domínio no instrumento vai querer deixar a gravação o mais "profissional" possível. =)
 
 
 Resumindo...
 Lógico que é mt mais agradavel ouvir tudo bem mixado, mas acho interessante deixar o volume da guita um pouco mais alto nas jams
 
 
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