Vamos brincar de equalizar?

Autor Mensagem
Leblues
Veterano
# mai/10


Bom, é o seguinte, tenho visto que ultimamente algumas pessoas tem dito que meus solos e de alguns outros está baixo em relação aos outros, mas ai está um grande equívoco, pois na verdade meu solo não está baixo, esta no volume da mix..... as pessoas (leia :guitarristas) acostumam a colocar o volume do instrumento lá em cima, e depois o ouvindo fica mal acostumado e o cara acha que o solo dos outros que estão condizente com a mix esta baixo.... Faço esse tópico para que vcs se policiem e aprendam a equalizar direito a guitarra com a mix, para que numa JAM fique tudo no mesmo patamar de volume, e vc não tome um susto quando entrar um solo histérico altasso!!!

Então lá vão umas dicas:

Na hora de gravar vc pode aumentar o som, ou diminuir, mas antes disso sempre marque a posição em flat em que estava o playback e o canal da tua guitarra.

Mude a posição na hora de gravar, as vezes a BT é muito baixa, ou muito alta, dai temos que ficar mexendo nela, mexa a vontade para ouvir teu solo na gravação e seja feliz.

Depois que vc gravou, VOLTE a posição dos tracks em flat, tire o fone da orelha e veja como ela soa ao som das tuas caixas, como se tivesse ouvindo uma música mesmo, depois disso coloque o fone novamente e vá equalizando e arrumando o volume do canal de guitarra (raramente mexa na BT), e a partir disso tente deixar tua guitarra o mais próximo possível do volume da BT, uma dica que dou é jogar levemente o solo mais pra direita do audio, isso vai deixar evidente a BT e vc poderá até aumentar o volume do canal do solo.

Enfim, sempre tire o fone e ouça pelas caixas como está a MIX, não deixe a guitarra soar muito alta, pense como uma música mesmo, se possível, importe uma m;usica com solo e veja como está a altura do solo em relaçao a MIx, assim vc parará com a mania de colocar a tua guitarra no 10 e encobrir a MIX, lembre-se, muitas vezes para um solo soar legal, a mix é extremamente necessária para dar tal efeito. =)

Ultima dica é colocar teu som no teu IPOd e ouvi-lo depois de um tempo que gravou, ouaça-o e compare-o com outros sons, assim pegará as manhas de volume fácil =)

Bom, é isso ai, espero ter ajudado um pouco e pelo bem das JAMS e dos teus ouvidos, seja a favor da música, guitarra alta é pra tocar no palco, nas gravações tem que ser comedido e bem equilibrado.

isso aew
abrçs
Rock on

Vinícius Braga
Veterano
# mai/10
· votar


Leblues

Quando vi o titulo, pensei que você tinha postado um som!
Boas dicas, uma gravação bem feita faz com que dê mais gosto de ouvir.

Abraço

makumbator
Moderador
# mai/10
· votar


Leblues

Concordo totalmente. É mal de solista, que acha que a base é um mero karaokê lá no fundo, e o solo tem que tampar tudo. Prefiro muito mais que a linha melódica se integre e pareça vir do mesmo plano da base(ou no máximo um pouquinho acima). Muitas vezes, só o fato de estar em uma região mais aguda já é suficiente para destacar o solo, sem precisar subir o volume.

Acho que nesse ponto vale a mesma dica para aplicação de reverb na voz:

Quando vc achar que o reverb está bom, pare. Agora abaixe mais uns 2 db do mesmo, assim ele vai ficar no ponto.

No volume do solo pode-se aplicar a mesma regra:

Quando achar que o volume entre base e solo está bom, pare. Agora abaixe um pouco o solo. Aí sim vai ficar aonde deveria...

É curioso que se analisarmos a relação de volume entre solo e base da maioria dos discos profissionais com guitarra, vamos notar que o solo NÃO se sobrepõe à base. Pois os produtores e mixadores buscam o equilíbrio sonoro.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Aliás... acho que é mal de qualquer instrumentista.

Todos querem ouvir seu instrumento destacado.

Cada um puxa a brasa pra sua sardinha!


hehehehe...


Falou!!!



Um aceno de longe!!!

As2P
Veterano
# mai/10
· votar


Solo tem que tampar tudoo
aoHEOHea

Leblues
Veterano
# mai/10
· votar


makumbator
É curioso que se analisarmos a relação de volume entre solo e base da maioria dos discos profissionais com guitarra, vamos notar que o solo NÃO se sobrepõe à base. Pois os produtores e mixadores buscam o equilíbrio sonoro.


verdade, exatamente isso, tem que ter equilíbrio... o que mais canso de ouvir é nego falando que meu solo ficou baixo na JAM, mas é claro que ficou baixo, dentro de 5 solos estourando em cima da mix, o meu está dentro na mix, obviamente terão a sensação de que está baixo... o grande lance é comparar com uma música mesmo, ai verão o quão desproporcional o som está.

GTotti
Veterano
# mai/10
· votar


sem dar opinioes diretas, porque faz tempo q n acompanho as JAMS...

Acho que se for gravar uma MÚSICA sua, realmente, tem que estar tudo bem "equilibrado".

mas no caso das jams, acho que é até bom a guitarra estar um pouco acima do padrao... até pq a base é igual a todos, ninguem quer prestar atençao na "sua" base, quer ver sua execução, pegada, etc etc. o que um som um pouco mais elevado ajuda.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


GTotti
porque faz tempo q n acompanho as JAMS...

Veado!

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10
· votar


Leblues

Já falei com você sobre deixar tudo FLAT no som pra ouvir o mais fiel possível.

Qualquer EQ pra tentar melhorar a saída de audio nas caixas fode tudo.

Mixar é uma arte.

Vinicius Nogueira
Veterano
# mai/10
· votar


Leblues
Mudei drasticamente minhas gravações, depois da aula do De Ros, percebi isso na hora.

Kyuss_Age

E outra coisa que influenciava, eu usava um plugin pro Windows, um EQ que abria um pouco mais o som em geral... Isso fazia minha guitarra estar sempre baixa, e na mix final falavam que meu volume estava muito alto.

Tirei todo e qualquer EQ, assim tive um parâmetro melhor de volume, aí que eu vi minha guitarra estourando. Tanto que nas 3 ultimas jams que participei já deu pra notar o volume mais trabalhado.

Esse tópico deveria ser fixo.


Avalie essa gravação: http://www.4shared.com/audio/MIJ1A6lI/Teste_Nogueira.html

Volume na medida perfeita.

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10
· votar


Vinicius Nogueira

E outra coisa que influenciava, eu usava um plugin pro Windows, um EQ que abria um pouco mais o som em geral... Isso fazia minha guitarra estar sempre baixa, e na mix final falavam que meu volume estava muito alto.

Tirei todo e qualquer EQ, assim tive um parâmetro melhor de volume, aí que eu vi minha guitarra estourando. Tanto que nas 3 ultimas jams que participei já deu pra notar o volume mais trabalhado.


Eu tb te alertei sobre isso.

Leblues
Veterano
# mai/10
· votar


Kyuss_Age
verdade, esse lance de deixar em FLAT é o esquema, da pra deixar um som bem profissa com isso, sabendo mixar bem.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


Leblues
Deixar flat é exatamente o contrário de mixar.

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Leblues

Parabéns velho, muito legal o teu tópico! ótimas dicas!!!

GTotti

Cara, entendo exatamente a tua posição, mas o problema, ao meu ver, é que tú está pensando que a base é uma coisa reta, que não tem músicos interpretando notas e ritmos em seus respectivos instrumentos.

As vezes, num solo, eu posso dobrar uma ideia do bumbo, da caixa, do baixo, ou qualquer outra coisa que interaja com a base. Se não estiver tudo no seu devido volume, inclusive o solista, ninguém jamais vai perceber isso.

Aliás, o problema da mix alta já vem quando o cara grava a guitarra alta!

Sabe o que acontece? Tu não dá pausas, não respira junto com a música, porque como a guitarra está alta, se tu parar, não vai ficar um respiro na música, mas sim um buraco na música, o que é bem diferente!

Esse é um dos motivos dos tão falados "guitarristas do youtube" tocarem tantas notas e não usarem pausas. Porque não estão acostumados a uma integração com a banda.

Provavelmente isso vai se tornar um novo conceito musical (tocar incessantemente), até que um revolucionário invente uma loucura - Usar pausas nos solos e tocar junto da banda! Já pensou que diferente vai ser? Hehehe!!

Abração!

De Ros
Veterano
# mai/10 · Editado por: De Ros
· votar


Minow

Deixar flat é exatamente o contrário de mixar.

Sem querer dar o contra, mas na minha cabeça deixar flat é não aplicar equalizações ou efeitos, e mixar é adequar o volume de cada instrumento.

Não são antônimos (na minha visão, lógico).

Marc Snow
Veterano
# mai/10 · Editado por: Marc Snow
· votar


É o leblues tem razão, mas eu querendo me preocupar com o ouvido dos outros ouvi de todo mundo que meu solo ficou baixo... Pois é...Primeiro voce! Depois o resto...

Leblues
Veterano
# mai/10 · Editado por: Leblues
· votar


Minow
Lê o tópico, falo pra deixar flat o canal da BT e não da guitarra.

e como o De Ros disse, deixar flat diz respeito a EQ, volume é outra coisa.

Leblues
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
valeu cara, roubei um pouco de informação que recebi de algumas pessoas, inclusive de vc e resolvi criar o tópico pra dar uma dica pra galera hehe

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A arte de mixar, portanto é o posicionamento e o movimento criativo destas figuras representativas (volume, efeitos, reverbs, etc.) de sons. Assim como um músico precisa explorar e se familiarizar com as possibilidades do seu instrumento, os engenheiros de mixagem devem estar cientes de toda a dinâmica possível que o equipamento do estúdio permite criar.

NOTA: Comparemos o engenheiro de mixagem com um escultor. Ambos trabalham em 3D. Na escultura, o artista trata de dar forma às imagens em um espaço tridimensional. Na fotografia e na pintura o artista lida com tonalidades de cores e a relação existente entre as várias cores que compõem um quadro ou fotografia. Na construção, o engenheiro civil cuida primeiramente da fundação. No Feng Shui, o consultante trata da colocação dos elementos em um espaço 3D. Aqui estamos tratando do Feng Shui de mixar... misturar sons.

A mixagem deve preencher a canção de forma que a mixagem seja transparente ou invisível. Ou então pode ser usada para criar dinâmicas musicais. É uma ferramenta que realça e destaca, mas pode criar tensão e caos. Um bom engenheiro usa a mixagem para ultrapassar os limites que já foram atingido.


fonte: A Arte da Mixagem pg. 70

Resumindo:

O engenheiro de gravação faz o relacionamento entre a dinâmica do equipamento e a dinâmica do trabalho musical.
Esta é a arte de mixar.


fonte: A Arte da Mixagem pg. 6

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Leblues
e como o De Ros disse, deixar flat diz respeito a EQ, volume é outra coisa.

Então teu título está errado, né?
Visto que o título fala sobre EQ mas o post trata apenas sobre volume.

Leblues
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
sim, está errado mesmo rsrsrs escrevi rápido o título, pensei no sentido de volume e escrevi EQ.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
Sem querer dar o contra, mas na minha cabeça deixar flat é não aplicar equalizações ou efeitos, e mixar é adequar o volume de cada instrumento.

Sim, deixar flat é exatamente isso. Mas mixar não é apenas mexer nos volumes. É toda a espacialização da música, além dos volumes e panorâmicas, existem os filtros, compressores, reverbs e automações.

Leblues
Entao, você tá falando dessas BTs prontas que usam pra gravar jams aqui no fórum, certo?
Ok, aí eu até concordo em deixar flat, apesar de não concordar com o "não altere o volume da BT". Quem disponibiliza ela deveria abaixar o volume em alguns dB dependendo da BT, visto que muitas são limitadíssimas a um ponto que se você botar um espirro no meio ela clipa, impossível colocar um solo inteiro.

Outra coisa, sobre o que você tá falando. Volume nesse caso é menos importante que a compressão. O que dá a sensação de "punch" é ela.

Leblues
Veterano
# mai/10
· votar


Minow
Entao, você tá falando dessas BTs prontas que usam pra gravar jams aqui no fórum, certo?
Ok, aí eu até concordo em deixar flat, apesar de não concordar com o "não altere o volume da BT"


sim, exato.. mas eu disse lá em cima que em aguns casos pode-se mexer no volume da BT, mas para haver uma padronização na JAM, seria bom não fazer isso.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


Leblues
Basta a pessoa que está disponibilizando a BT já disponibilizar ela mais baixa.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Minow
apesar de não concordar com o "não altere o volume da BT"

Quem disponibiliza ela deveria abaixar o volume em alguns dB dependendo da BT

Mas o "não altere o volume da BT" diz respeito a quem faz o download da BT, pra não ficar cada um com um volume diferente.
É claro que o organizador tem liberdade e o dever de alterar previamente o volume, pra ficar mais adequado a estas situações que você citou ai.

Leblues
Veterano
# mai/10
· votar


Minow
é, isso vai de quem está organizando mesmo...quando eu vejo que a BT está muito alta, eu tenho não alterar muito o volume, mas tento deixar de uma forma que não estoure no áudio.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Mas o "não altere o volume da BT" diz respeito a quem faz o download da BT, pra não ficar cada um com um volume diferente.

Eu entendo tudo isso.

É claro que o organizador tem liberdade e o dever de alterar previamente o volume, pra ficar mais adequado a estas situações que você citou ai.

Foi exatamente o que eu disse.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Minow
Eu entendo tudo isso.

Mas por que você não concorda com o não altere o volume da BT?

Você tá se referindo a não concordar com a regra "Não altere o volume da BT" que tem em toda jam? Que diz para cada participanete não alterar o volume da BT.

Ou não concorda com, supostamente, o organizador da Jam achar que o volume que a BT vem é sagrado, ou seja lá qual o motivo. e então não alterar o volume dela antes de disponibiliza-la?

Eu não entendi muito bem pelo seu post.

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Mas por que você não concorda com o não altere o volume da BT?

Lê direito o que eu falei lá em cima.
Eu disse que em certas ocasiões o organizador pede pra não alterarem o volume de uma BT completamente comprimida no talo, sendo impossível colocar um solo por cima sem clipar a porra toda. Comprimir por cima não adianta, visto que vai ficar apenas o solo e a BT mesmo vai sumir lá atrás.

Mas de novo, eu não acho que o participante tem que alterar o volume. Nem sendo um volume pré definido, tipo -5dB. Tem gente que mal sabe gravar o solo e já tem muita coisa pra pensar, isso deveria ser trabalho do organizador (ou pelo menos da pessoa que vai mixar), caso seja necessário.

Sacou?

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Minow

Ah, sim, foi o que eu pensei.
Só não tinha conseguido entender que foi isso que você quis dizer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vamos brincar de equalizar?