como equalizar uma guitarra?

Autor Mensagem
Arilson_sp
Veterano
# nov/06


muitas pessoas não sabem o que é Gain e outras coisas que tem nos amps de guitarra
não sei se estou fazendo um topico certo mais alguem poderia explicar pra que que serve cada botão de um amplificador, como deixar ela mais aguda, como deixar ela mais grave e essas coisas... muitas pessoas não sabem... confesso que eu tenho duvidas, tem alguem que possa explicar como se faz uma equalização perfeita para cada estilo de som ?
Hardcore, heavy metal, rock in roll e etc...

LuizJu88
Veterano
# nov/06
· votar


Equalização depende MTO da guitarra, do amp e do gosto de cada pessoa!

Arilson_sp
Veterano
# nov/06
· votar


mais o que faz cada botão do amplificador?
e da guiitarra o que faz cada fase da chave ?

Arilson_sp
Veterano
# nov/06
· votar


é uma pergunta meio idiota, mais as vezes vou em shows e ta aquele som horrivel uma guitarra mais aguda que a outra.... e tenho certeza que os guitarristas não tem noção nenhuma do que e como faz uma equalização....
mais pelo menos quando eles procurarem no google vao achar esse topico, por isso fiz ele...
:)

zaqueu_grunge
Veterano
# nov/06
· votar


Arilson_sp
pra tocar heavy metal, com um timbre bem ardido, eu costumo colocar o gain no maximo, com médios no 3-4 (ou dependendo do que eu to tocando ateh corto os médios), agudos em 7-8 e graves em 5-7.
Pra guns, cap do braço, médios no 8-9, agudos 6-7 e graves em 5-7 também.
nirvana: gain no máximo, agudos no talo, médios no 6-7 e graves no 6-7 também.
Pra tocar Led Zepp eu coloco o gain no 6 ou 7, coloco agudos no talo, médios até no 8 e graves até no 8 também.
outras coisas eu "generalizo", geralmente com equalização flat (todos no 5)

Isso com a Shelter SG original e um amp Crate GX-15. Tenho um Boss DS-1, mas só uso ele no Merdeoro quando vou fazer ensaios, porque o Merdeoro não tem regulagem de ganho da distorção e o meu Crate não aguenta o volume.
Maaaas isso vai de cada um, um timbre que esteja excelente pra mim pode ficar uma porcaria pra vc, e vice-versa.

powerguitar10
Veterano
# nov/06
· votar


Treeble-Agudo
Middle-Médios
Bass-Graves
Gain-Ganho
Volume-Volume( ¬¬ )
Reverb-Reverb ( ¬¬ )
Input - É onde geralmente vc vai ligar a guitarra/pedal/pedaleira no amp


tem um monte ainda...nem lembro o resto!

zaqueu_grunge
Veterano
# nov/06
· votar


O captador da ponte tem um som muito mais agressivo e metálico, ideal para solos e bases violentas. Já o cap do braço da Shelter tem um timbre bem "gordo", encorpado e grave, bom pra som limpos. Quando a chave está no meio (os 2 caps juntos), o som fica ideal pra bases limpas, mas não uso com distorção.
Por exemplo, pra tocar Stairway to heaven, uso o cap do braço pra parte do dedilhado que seria no violão, chave no meio pra parte em que duas guitarras tocam com som limpo e no solo e final uso o cap da ponte, por ser mais agudo e pá...

JB_
Veterano
# nov/06
· votar


Treeble-Agudo
Middle-Médios
Bass-Graves
Gain-Ganho
Volume-Volume( ¬¬ )
Reverb-Reverb ( ¬¬ )
Input - É onde geralmente vc vai ligar a guitarra/pedal/pedaleira no amp (2)


Tem o presence também que acentua ou tira mais os agudos.

Normalmente eu qdo vou tocar coloco basicamente o seguinte pra distorção.

Grave = 10
Médio = 7
Agudo = 5
Presence = 7
Gain = 7 (nunca coloque o ganho no máximo)

Pra som limpo eu tiro um pouco de grave e aumento o agudo. Mas tudo isso varia de guitarra pra guitarra, mas basicamente é isso ai.

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


Eu uso:

Grave = 8
Médio = 5
Agudo = 3 e as vezes no 5
Gain = 7 (nunca coloque o ganho no máximo) (2)

zaqueu_grunge
Veterano
# nov/06
· votar


pq naum se deve colocar o gain no maximo? :/

JB_
Veterano
# nov/06
· votar


zaqueu_grunge

Pq embola o som, perde a definição, gera chiado e no meio de tudo isso acaba escondendo os erros, notas mascadas e tal.

LuizJu88
Veterano
# nov/06
· votar


zaqueu_grunge
Nao foi pra mim a pergunta mas na maioria dos casos eu nao coloco pq suja demais o som...=)

Se for pra postar o q eu realmente uso eh:
Grave: 3 ou 4
Médios: 6
Agudos: 4 ou 5
Fora isso a regulagem vem toda da pedaleira...(mais um equalizador, reverb e etc)

Geralmente uso o chave no cap do braço pra sons limpos(principalmente dedilhados) e solos q necessitem de timbre mais gordo, chave no meio para bases limpas e chave na ponte pra bases distorcidas e solos mais agressivos...
Nunca uso o gain no maximo...o do Jackhammer geralmente fica no 8 ou 7 e o do DS-2 varia mto de musica pra musica...podendo ir desde o 1 ateh o 8 mais ou menos...=)

Mas como eu disse, isso varia mto de amp pra amp, de guitarra pra guitarra e assim vai...=D

zaqueu_grunge
Veterano
# nov/06
· votar


LuizJu88
JB_
essa naum sabia, sempre usava no máximo...
soh usava menos quando fosse pra sons mais calmos e pah...

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


zaqueu_grunge
essa naum sabia, sempre usava no máximo...
soh usava menos quando fosse pra sons mais calmos e pah...

eu uso meui ganho no 7...
fica bom..

mas fica melhor ainda no 4... pra solos fica muito bom..
fica com pouco ganho, mas bem definido.. \o\

Arilson_sp
Veterano
# nov/06
· votar


desculpa mais não sei o que é reverb....
:)

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


Arilson_sp
desculpa mais não sei o que é reverb....
:)

Efeito de ambiênia..
Tipo um eco.. Não sei explicar bem com palavras...

Procura na busca ae cara...

Arilson_sp
Veterano
# nov/06
· votar


ah valeu era so para complementar o topico
ahaha;D

Arilson_sp
Veterano
# nov/06
· votar


ah tem uma coisinha que tem nos amps tb os Low's e hight
hauha
alguem pdoe esplicar melhor oq ue são eles?

JB_
Veterano
# nov/06
· votar


Arilson_sp

Low é grave e high é agudo.

Arilson_sp
Veterano
# nov/06
· votar


que facil
=~

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06
· votar


Em banda, a equalização que faz uma guitarra se destacar mais no meio do som todo são os médios.

E mesmo pra sons mais pesados, eu sempre evito usar o Gain no maximo, ele mata a dinamica do guitarrista.

BaNdAiD
Veterano
# nov/06
· votar


zaqueu_grunge
Tenho um Boss DS-1,

Cara, o Kurt usou esse pedal muito tempo, depois mudou pro DS-2 mas com as mesma s configs do DS-1!! acho q vc deve saber disso... mas caso não saiba entra em www.kurtsequipment.com q lá fala tudo sobre os equipos do cara!!

pra adiantar, a config do DS-1 do kurt geralmente era tone 9-10 horas, dist no talo e volume no talo tb!!

Arilson_sp
Veterano
# nov/06
· votar


alem de saber tocar... e ter um equpamentobom como faço para o som ficar comparado a equalização de bandas como guns dead fish, nx zero e essas outras bandas com guitarra mais "trabalhada" e som limpo?
:)

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


Arilson_sp
ficar comparado a equalização de bandas como guns dead fish, nx zero e essas outras bandas com guitarra mais "trabalhada" e som limpo?
Man... ouça e tente equalizar de um modo parecido..

E outra, não copie... crie seu som..

Arilson_sp
Veterano
# nov/06
· votar


tipo agente quando tira musica quer tirar igual certo ?
ate para tocar nos ensaios e etc...
so queria saber... pq naoa dianta tirar as notas iguais, para ter uma emoção maior tem que ta igualzinho pô
ahuaha
mais valeu , esse "Crie seu som" foi inspirativo ;D

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


Arilson_sp
tipo agente quando tira musica quer tirar igual certo ?
errado, cada um pensa como quer..
tirar a musica corretamente é diferente de querer fazer o mesmo som..

so queria saber... pq naoa dianta tirar as notas iguais, para ter uma emoção maior tem que ta igualzinho pô
com o passar do tempo vc vai mudar de opinião man..
e emoção e a dinâmica da música virão dos seus dedos e da sua pegada..
ou seja, da sua forma de toca-la..

mais valeu , esse "Crie seu som" foi inspirativo ;D
É essa a intenção cara..

danilomagacho
Veterano
# nov/06
· votar


Arilson_sp

Mais é verdade... uma banda que seja exatamente COVER pode até querer tirar um som idêntico, mas se for só para tocar mesmo... já ví alguns bons guitarristas ligarem a guitar no amp, regular um timbre do gosto deles e tocar a noite toda sem mudar nada, só trocando o canal do amp e usando o volume da guitarra...

Eu acho sim que um guitarrista tem que ter o SEU som, que vai caracterizar a personalidade dele... excessões só em bandas COVER.

Arilson_sp
Veterano
# nov/06
· votar


taa bom taa bom :(
ahauhauhahua
foi so para saber...

Arilson_sp
Veterano
# nov/06
· votar


ahh so para saber eut ot entando tirar uma musica eu posso postar aqui para ver se alguem consegue tira-la ?
huaha

gsprs
Veterano
# nov/06
· votar


Arilson_sp
ahh so para saber eut ot entando tirar uma musica eu posso postar aqui para ver se alguem consegue tira-la ?
huaha

Posta...
Quem sabe a galera possa te ajudar...

Só não pode postar o audio original dela, é pirataria e o forum nao permite...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como equalizar uma guitarra?