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Leblues Veterano |
# mai/10
Bom, é o seguinte, tenho visto que ultimamente algumas pessoas tem dito que meus solos e de alguns outros está baixo em relação aos outros, mas ai está um grande equívoco, pois na verdade meu solo não está baixo, esta no volume da mix..... as pessoas (leia :guitarristas) acostumam a colocar o volume do instrumento lá em cima, e depois o ouvindo fica mal acostumado e o cara acha que o solo dos outros que estão condizente com a mix esta baixo.... Faço esse tópico para que vcs se policiem e aprendam a equalizar direito a guitarra com a mix, para que numa JAM fique tudo no mesmo patamar de volume, e vc não tome um susto quando entrar um solo histérico altasso!!!
Então lá vão umas dicas:
Na hora de gravar vc pode aumentar o som, ou diminuir, mas antes disso sempre marque a posição em flat em que estava o playback e o canal da tua guitarra.
Mude a posição na hora de gravar, as vezes a BT é muito baixa, ou muito alta, dai temos que ficar mexendo nela, mexa a vontade para ouvir teu solo na gravação e seja feliz.
Depois que vc gravou, VOLTE a posição dos tracks em flat, tire o fone da orelha e veja como ela soa ao som das tuas caixas, como se tivesse ouvindo uma música mesmo, depois disso coloque o fone novamente e vá equalizando e arrumando o volume do canal de guitarra (raramente mexa na BT), e a partir disso tente deixar tua guitarra o mais próximo possível do volume da BT, uma dica que dou é jogar levemente o solo mais pra direita do audio, isso vai deixar evidente a BT e vc poderá até aumentar o volume do canal do solo.
Enfim, sempre tire o fone e ouça pelas caixas como está a MIX, não deixe a guitarra soar muito alta, pense como uma música mesmo, se possível, importe uma m;usica com solo e veja como está a altura do solo em relaçao a MIx, assim vc parará com a mania de colocar a tua guitarra no 10 e encobrir a MIX, lembre-se, muitas vezes para um solo soar legal, a mix é extremamente necessária para dar tal efeito. =)
Ultima dica é colocar teu som no teu IPOd e ouvi-lo depois de um tempo que gravou, ouaça-o e compare-o com outros sons, assim pegará as manhas de volume fácil =)
Bom, é isso ai, espero ter ajudado um pouco e pelo bem das JAMS e dos teus ouvidos, seja a favor da música, guitarra alta é pra tocar no palco, nas gravações tem que ser comedido e bem equilibrado.
isso aew abrçs Rock on
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Vinícius Braga Veterano |
# mai/10
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Leblues
Quando vi o titulo, pensei que você tinha postado um som! Boas dicas, uma gravação bem feita faz com que dê mais gosto de ouvir.
Abraço
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makumbator Moderador
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# mai/10
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Leblues
Concordo totalmente. É mal de solista, que acha que a base é um mero karaokê lá no fundo, e o solo tem que tampar tudo. Prefiro muito mais que a linha melódica se integre e pareça vir do mesmo plano da base(ou no máximo um pouquinho acima). Muitas vezes, só o fato de estar em uma região mais aguda já é suficiente para destacar o solo, sem precisar subir o volume.
Acho que nesse ponto vale a mesma dica para aplicação de reverb na voz:
Quando vc achar que o reverb está bom, pare. Agora abaixe mais uns 2 db do mesmo, assim ele vai ficar no ponto.
No volume do solo pode-se aplicar a mesma regra:
Quando achar que o volume entre base e solo está bom, pare. Agora abaixe um pouco o solo. Aí sim vai ficar aonde deveria...
É curioso que se analisarmos a relação de volume entre solo e base da maioria dos discos profissionais com guitarra, vamos notar que o solo NÃO se sobrepõe à base. Pois os produtores e mixadores buscam o equilíbrio sonoro.
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Del-Rei Veterano |
# mai/10
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Aliás... acho que é mal de qualquer instrumentista.
Todos querem ouvir seu instrumento destacado.
Cada um puxa a brasa pra sua sardinha!
hehehehe...
Falou!!!
Um aceno de longe!!!
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As2P Veterano |
# mai/10
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Solo tem que tampar tudoo aoHEOHea
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Leblues Veterano |
# mai/10
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makumbator É curioso que se analisarmos a relação de volume entre solo e base da maioria dos discos profissionais com guitarra, vamos notar que o solo NÃO se sobrepõe à base. Pois os produtores e mixadores buscam o equilíbrio sonoro.
verdade, exatamente isso, tem que ter equilíbrio... o que mais canso de ouvir é nego falando que meu solo ficou baixo na JAM, mas é claro que ficou baixo, dentro de 5 solos estourando em cima da mix, o meu está dentro na mix, obviamente terão a sensação de que está baixo... o grande lance é comparar com uma música mesmo, ai verão o quão desproporcional o som está.
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GTotti Veterano |
# mai/10
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sem dar opinioes diretas, porque faz tempo q n acompanho as JAMS...
Acho que se for gravar uma MÚSICA sua, realmente, tem que estar tudo bem "equilibrado".
mas no caso das jams, acho que é até bom a guitarra estar um pouco acima do padrao... até pq a base é igual a todos, ninguem quer prestar atençao na "sua" base, quer ver sua execução, pegada, etc etc. o que um som um pouco mais elevado ajuda.
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The Root Of All Evil Veterano
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# mai/10
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GTotti porque faz tempo q n acompanho as JAMS...
Veado!
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Kyuss_Age Veterano |
# mai/10
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Leblues
Já falei com você sobre deixar tudo FLAT no som pra ouvir o mais fiel possível.
Qualquer EQ pra tentar melhorar a saída de audio nas caixas fode tudo.
Mixar é uma arte.
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Vinicius Nogueira Veterano |
# mai/10
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Leblues Mudei drasticamente minhas gravações, depois da aula do De Ros, percebi isso na hora.
Kyuss_Age
E outra coisa que influenciava, eu usava um plugin pro Windows, um EQ que abria um pouco mais o som em geral... Isso fazia minha guitarra estar sempre baixa, e na mix final falavam que meu volume estava muito alto.
Tirei todo e qualquer EQ, assim tive um parâmetro melhor de volume, aí que eu vi minha guitarra estourando. Tanto que nas 3 ultimas jams que participei já deu pra notar o volume mais trabalhado.
Esse tópico deveria ser fixo.
Avalie essa gravação: http://www.4shared.com/audio/MIJ1A6lI/Teste_Nogueira.html
Volume na medida perfeita.
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Kyuss_Age Veterano |
# mai/10
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Vinicius Nogueira
E outra coisa que influenciava, eu usava um plugin pro Windows, um EQ que abria um pouco mais o som em geral... Isso fazia minha guitarra estar sempre baixa, e na mix final falavam que meu volume estava muito alto.
Tirei todo e qualquer EQ, assim tive um parâmetro melhor de volume, aí que eu vi minha guitarra estourando. Tanto que nas 3 ultimas jams que participei já deu pra notar o volume mais trabalhado.
Eu tb te alertei sobre isso.
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Leblues Veterano |
# mai/10
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Kyuss_Age verdade, esse lance de deixar em FLAT é o esquema, da pra deixar um som bem profissa com isso, sabendo mixar bem.
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Minow Veterano |
# mai/10
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Leblues Deixar flat é exatamente o contrário de mixar.
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De Ros Veterano
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# mai/10
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Leblues
Parabéns velho, muito legal o teu tópico! ótimas dicas!!!
GTotti
Cara, entendo exatamente a tua posição, mas o problema, ao meu ver, é que tú está pensando que a base é uma coisa reta, que não tem músicos interpretando notas e ritmos em seus respectivos instrumentos.
As vezes, num solo, eu posso dobrar uma ideia do bumbo, da caixa, do baixo, ou qualquer outra coisa que interaja com a base. Se não estiver tudo no seu devido volume, inclusive o solista, ninguém jamais vai perceber isso.
Aliás, o problema da mix alta já vem quando o cara grava a guitarra alta!
Sabe o que acontece? Tu não dá pausas, não respira junto com a música, porque como a guitarra está alta, se tu parar, não vai ficar um respiro na música, mas sim um buraco na música, o que é bem diferente!
Esse é um dos motivos dos tão falados "guitarristas do youtube" tocarem tantas notas e não usarem pausas. Porque não estão acostumados a uma integração com a banda.
Provavelmente isso vai se tornar um novo conceito musical (tocar incessantemente), até que um revolucionário invente uma loucura - Usar pausas nos solos e tocar junto da banda! Já pensou que diferente vai ser? Hehehe!!
Abração!
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De Ros Veterano
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# mai/10 · Editado por: De Ros
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Minow
Deixar flat é exatamente o contrário de mixar.
Sem querer dar o contra, mas na minha cabeça deixar flat é não aplicar equalizações ou efeitos, e mixar é adequar o volume de cada instrumento.
Não são antônimos (na minha visão, lógico).
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Marc Snow Veterano
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# mai/10 · Editado por: Marc Snow
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É o leblues tem razão, mas eu querendo me preocupar com o ouvido dos outros ouvi de todo mundo que meu solo ficou baixo... Pois é...Primeiro voce! Depois o resto...
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Leblues Veterano |
# mai/10 · Editado por: Leblues
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Minow Lê o tópico, falo pra deixar flat o canal da BT e não da guitarra.
e como o De Ros disse, deixar flat diz respeito a EQ, volume é outra coisa.
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Leblues Veterano |
# mai/10
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De Ros valeu cara, roubei um pouco de informação que recebi de algumas pessoas, inclusive de vc e resolvi criar o tópico pra dar uma dica pra galera hehe
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MauricioBahia Moderador |
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
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A arte de mixar, portanto é o posicionamento e o movimento criativo destas figuras representativas (volume, efeitos, reverbs, etc.) de sons. Assim como um músico precisa explorar e se familiarizar com as possibilidades do seu instrumento, os engenheiros de mixagem devem estar cientes de toda a dinâmica possível que o equipamento do estúdio permite criar.
NOTA: Comparemos o engenheiro de mixagem com um escultor. Ambos trabalham em 3D. Na escultura, o artista trata de dar forma às imagens em um espaço tridimensional. Na fotografia e na pintura o artista lida com tonalidades de cores e a relação existente entre as várias cores que compõem um quadro ou fotografia. Na construção, o engenheiro civil cuida primeiramente da fundação. No Feng Shui, o consultante trata da colocação dos elementos em um espaço 3D. Aqui estamos tratando do Feng Shui de mixar... misturar sons.
A mixagem deve preencher a canção de forma que a mixagem seja transparente ou invisível. Ou então pode ser usada para criar dinâmicas musicais. É uma ferramenta que realça e destaca, mas pode criar tensão e caos. Um bom engenheiro usa a mixagem para ultrapassar os limites que já foram atingido.
fonte: A Arte da Mixagem pg. 70
Resumindo:
O engenheiro de gravação faz o relacionamento entre a dinâmica do equipamento e a dinâmica do trabalho musical. Esta é a arte de mixar.
fonte: A Arte da Mixagem pg. 6
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The Root Of All Evil Veterano
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# mai/10
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Leblues e como o De Ros disse, deixar flat diz respeito a EQ, volume é outra coisa.
Então teu título está errado, né? Visto que o título fala sobre EQ mas o post trata apenas sobre volume.
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Leblues Veterano |
# mai/10
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The Root Of All Evil sim, está errado mesmo rsrsrs escrevi rápido o título, pensei no sentido de volume e escrevi EQ.
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Minow Veterano |
# mai/10
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De Ros Sem querer dar o contra, mas na minha cabeça deixar flat é não aplicar equalizações ou efeitos, e mixar é adequar o volume de cada instrumento.
Sim, deixar flat é exatamente isso. Mas mixar não é apenas mexer nos volumes. É toda a espacialização da música, além dos volumes e panorâmicas, existem os filtros, compressores, reverbs e automações.
Leblues Entao, você tá falando dessas BTs prontas que usam pra gravar jams aqui no fórum, certo? Ok, aí eu até concordo em deixar flat, apesar de não concordar com o "não altere o volume da BT". Quem disponibiliza ela deveria abaixar o volume em alguns dB dependendo da BT, visto que muitas são limitadíssimas a um ponto que se você botar um espirro no meio ela clipa, impossível colocar um solo inteiro.
Outra coisa, sobre o que você tá falando. Volume nesse caso é menos importante que a compressão. O que dá a sensação de "punch" é ela.
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Leblues Veterano |
# mai/10
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Minow Entao, você tá falando dessas BTs prontas que usam pra gravar jams aqui no fórum, certo? Ok, aí eu até concordo em deixar flat, apesar de não concordar com o "não altere o volume da BT"
sim, exato.. mas eu disse lá em cima que em aguns casos pode-se mexer no volume da BT, mas para haver uma padronização na JAM, seria bom não fazer isso.
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Minow Veterano |
# mai/10
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Leblues Basta a pessoa que está disponibilizando a BT já disponibilizar ela mais baixa.
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The Root Of All Evil Veterano
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# mai/10
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Minow apesar de não concordar com o "não altere o volume da BT"
Quem disponibiliza ela deveria abaixar o volume em alguns dB dependendo da BT
Mas o "não altere o volume da BT" diz respeito a quem faz o download da BT, pra não ficar cada um com um volume diferente. É claro que o organizador tem liberdade e o dever de alterar previamente o volume, pra ficar mais adequado a estas situações que você citou ai.
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Leblues Veterano |
# mai/10
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Minow é, isso vai de quem está organizando mesmo...quando eu vejo que a BT está muito alta, eu tenho não alterar muito o volume, mas tento deixar de uma forma que não estoure no áudio.
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Minow Veterano |
# mai/10
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The Root Of All Evil Mas o "não altere o volume da BT" diz respeito a quem faz o download da BT, pra não ficar cada um com um volume diferente.
Eu entendo tudo isso.
É claro que o organizador tem liberdade e o dever de alterar previamente o volume, pra ficar mais adequado a estas situações que você citou ai.
Foi exatamente o que eu disse.
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The Root Of All Evil Veterano
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# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
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Minow Eu entendo tudo isso.
Mas por que você não concorda com o não altere o volume da BT?
Você tá se referindo a não concordar com a regra "Não altere o volume da BT" que tem em toda jam? Que diz para cada participanete não alterar o volume da BT.
Ou não concorda com, supostamente, o organizador da Jam achar que o volume que a BT vem é sagrado, ou seja lá qual o motivo. e então não alterar o volume dela antes de disponibiliza-la?
Eu não entendi muito bem pelo seu post.
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Minow Veterano |
# mai/10
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The Root Of All Evil Mas por que você não concorda com o não altere o volume da BT?
Lê direito o que eu falei lá em cima. Eu disse que em certas ocasiões o organizador pede pra não alterarem o volume de uma BT completamente comprimida no talo, sendo impossível colocar um solo por cima sem clipar a porra toda. Comprimir por cima não adianta, visto que vai ficar apenas o solo e a BT mesmo vai sumir lá atrás.
Mas de novo, eu não acho que o participante tem que alterar o volume. Nem sendo um volume pré definido, tipo -5dB. Tem gente que mal sabe gravar o solo e já tem muita coisa pra pensar, isso deveria ser trabalho do organizador (ou pelo menos da pessoa que vai mixar), caso seja necessário.
Sacou?
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The Root Of All Evil Veterano
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# mai/10
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Minow
Ah, sim, foi o que eu pensei. Só não tinha conseguido entender que foi isso que você quis dizer.
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