"Comprei um set de SD pra minha Golden" - Por que é melhor ter do que ser?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Thi_Lennon: Concerteza se for ouvir o pessoal daqui do forum qualquer um fica maluco tudo ta ruim pra eles

Cara, é uma meia-dúzia. Se você contabilizar é um 1 em 10! Em todo lugar tem um mais exaltado". Isso é normal. O que não justifica é chamar um equipo "x" de um merda ou que não presta pra nada. Palavras grosseiras pedem o bastãozinho "Denunciar". Nem responda, ignore-os!

Agora posta um video seu tocando NXzero cover pra vc ver, vai render como nenhum outro, realmente eu acho que o nivel do forum piorou bastante, eu gostava muito desse forum la pela epoca de 2005-2006, epoca do oziel etc... existiam muitas pessoas humildes por aqui, diferente do que exiete hoje.

Pô, mas o Michael Top tá por aqui, o De Ros MUITO participativo. Sinceramente, eu acho que tem muita gente bacana. Mais moderadores!!! :-)

O que acontece é que muitas gente usa o anonimato como uma armadura pra se proteger né... Aí, viram outras pessoas, descarregando algumas idéias ou mesmo frustrações nos outros. Isso é a internet: o céu e o inferno num mesmo lugar! hehe

Abs

Jinkxs
Veterano
# mai/10
· votar


Pompermayer

Acho que existe uma ligação entre o "fetiche" por equips. e a motivação pra aprender.... que desencadeia todo um processo. Explico:

Aprender um instrumento não é uma coisa fácil, e o início, principalmente, muitas vezes é frustrante. Você perde muito tempo treinando escalas, acordes, etc... normalmente os dedos não obedeçem, o som sai mascado, come-se notas, etc.. etc... Enfim, é uma bosta!!!

Pra chegar a tocar uma música decentemente demora algum tempo, e muitas vezes dá vontade de largar tudo. Quantas vezes isso não acontece???

Aí é que entra a forma com que a pessoa se relaciona com seu equipamento. Ela passa a ser fator motivacional que ajuda a atravessar essa fase complicada.

A busca por informações, o aprendizado sobre timbre, pedais, captadores, tipos de guitarras, amplificadores.... sobre as grandes marcas, sobre os ídolos e seus equipamentos, os ritmos, as músicas marcantes etc... etc... etc... são formas de compensar o esforço, a chatiçe, a frustração etc... etc.. que envolve o início do aprendizado.

E é natural que, conforme a gente acumula informações e conhecimento sobre tudo isso, vem a vontade de experimentar, testar, saber se aquele som que todo mundo fala que é mágico é realmente tudo isso.

Aí o cara entra nos sites, lê reviews, navega por Orkut, Youtube, ML, E-bay, FCC, vai no site da Fender, da Gibson, da Seymour, da Dimarzio etc.. etc... e vira presa fácil pro Marketing e pra publicidade das empresas.... que vão reforçar a vontade de experimentar e principalmente de TER.

E o cara que está começando normalmente é um guri, e os mais jovens são mais suscetíveis às armadilhas dos publicitários. Porque o McDonald's faz propagandas voltadas principalmente para o público infantil???

Bom.... acabamos de criar o monstrinho da GAS. E ele vai perseguir o cidadão pro resto da vida.... em maior ou menor grau.

Acredito que pode até haver uma discussão salutar sobre o tema, como está acontecendo nesse tópico, mas no fundo é uma discussão inóqua, pois esse processo está intrísceco em nossa sociedade. É natural e já nos acostumamos com ele.

Cabe apenas alertar, como estamos sempre fazendo, a respeito dos excessos, pois a GAS pode se tornar um vício.

Esses dias assisti uma comedinha inocente chamada "Os Sonhos de Consumo de Becky Bloom".... assistam. Filminho leve e descompromissado, mas bom pra refletir um pouquinho.

pscb
Veterano
# mai/10
· votar


Jinkxs

Quando eu comecei a tocar violão, aos 11 anos (1997), não me ligava em marcas. Tinha um Giannini e depois um Eagle. Eu me preocupava em fazer música. Hoje, ainda uso o Eagle para o violão erudito.

Com o tempo vi a necessidade de melhorar o equipamento, mas meu foco enquanto iniciante na música sempre foi a própria música. Hoje, admito que fico meses juntando dinheiro para comprar uma guitarra ou um violão novo (coisa que ainda não fiz porque ainda tenho algumas dúvidas), mas a minha maior satisfação ainda é tocar aquela peça erudita complicada, mesmo que seja no meu velho Eagle. Um dia vou trocá-lo por um violão com madeiras de 50 anos porque, apesar de não ser doutor no assunto, tenho alguns anos de estudo. Mas o triste é ver a gurizada querendo gastar horrores em equipamento e nada em ensino.

Jinkxs
Veterano
# mai/10 · Editado por: Jinkxs
· votar


Costa 85

Quando eu comecei a tocar violão, aos 11 anos (1997), não me ligava em marcas. Tinha um Giannini e depois um Eagle. Eu me preocupava em fazer música. Hoje, ainda uso o Eagle para o violão erudito.

Eu acredito que esse "fetiche" por equipamento é uma coisa mais visível na guitarra, talvez pelo fato de ser um instrumento elétrico, que necessita de amplificador (pelo menos até o fim dos anos 90 necessitava....) e outros componentes que interferem direto na tocabilidade em determinados estilos de música.

No violão, isso existe em menor grau...

Eu também começei no violão, lá nos anos 80.... quando passei pra guitarra (faz 2 anos) já tinha bastante habilidade em acordes e algumas escalas, e meus dedos já tinham um pouco daquela mobilidade que o instrumento exige, portanto o aprendizado foi menos sofrido.... daí acho que precisei menos dessa "muleta" do que precisaria se tivesse começado direto na guitarra.

Talvez o seu caso se assemelhe ao meu....

Mas o triste é ver a gurizada querendo gastar horrores em equipamento e nada em ensino.

Realmente.... mas o que acontece é mais culpa do "sistema" do que da própria gurizada.... como opinei acima.

Frankie
Veterano
# mai/10
· votar


Escrever esses textos ( que por sinal, com conteúdo aproveitável ), não adianta. - Por mais que falemos a importância de 'ser', os que realmente precisam ouvir essas coisas não dão muita atenção a isso.
-
Se cada pessoa 'iniciante' aqui dessem uma lida nos textos do Penta_Blues ( nem lembro como é o nick, mas acho que é assim... ), e dessem importância a tal, não fariam tanta burrada.
Infelizmente, antes de comprar a minha guitarra lixo da Strinberg, não chegou ninguem com esses textos enormes pra mim. - Acabei fazendo besteira adquirindo.
Mas enfim, segue a vida! Né por isso que você vai deixar de querer realmente aprender a tocar :D

JJJ
Veterano
# mai/10 · Editado por: JJJ
· votar


Galera, é o seguinte: certo ou errado, assim caminha a humanidade. As pessoas tem que trabalhar produzindo bens e serviços, que tem que ser consumidos, senão a roda da economia pára e vem desemprego, recessão e tal. Como disse o Jinkxs: é o sistema!

O único cuidado que temos que ter é de não estourar com o orçamento e cair em dívidas impagáveis por conta da nossa GAS. O resto é festa! Como diz o ditado: "homens são meninos grandes, só mudam os brinquedos." (por isso que minha mulher não entende pra que eu preciso de tanto equipo! rsrsrs).

Frankie
antes de comprar a minha guitarra lixo da Strinberg

Cara, tu gosta cada vez menos dessa guitarra! kkkk!!!

Começou dizendo que é boazinha e tal, custo x benefício...
Depois começou a achar que não era lá essas coisas...
Aí passou a se arrepender e achar que devia ter guardado mais grana e comprado uma CLPII de cara...
Agora, a coitadinha já virou "lixo"!!!

Que dureza, hein? huahuahuaha! Eu continuo com a mesma opinião: não é nenhuma maravilha, mas pelo preço que custa, não dava pra esperar mais.

Frankie
Veterano
# mai/10
· votar


JJJ

Naquela época, nem sabia da existência da CLPII-S. Eu queria pegar a Nashville, da Shelter.
Mas pá, pra 500 mangos ela é até legalzinha. - Mas, hoje, eu quero uma Lespa de 'verdade'.
Braço colado, 45mm, No-basswood, Trastes melhores, tarraxas melhores, captação melhor... TUDO! '-'
No inicio, eu só reclamava das tarraxas. Hoje em dia, é tudo! TUDO! HEIUHEIUHE - Se eu pudesse, jogava fora :/

Konrad
Veterano
# mai/10 · Editado por: Konrad
· votar


Um mau marceneiro culpa suas ferramentas. (geralmente, claro)

Kyuss_Age
Veterano
# mai/10
· votar


Ou entao vc cria um topico para aprender a trocar captadores, regular tensor, ponte etc... ai vem os Luthiers aqui do forum e simplesmente falam "leva pra um luthier regular, nao mexa comisso" (como se um dia eles tambem nao sabiam , ou nasceram sabendo??) , o negocio e o seguinte ou ajuda ou nao responde vcs concordam?

Aí o usuário cria outro tópico perguntando:

"Minha guitarra não sai som" ou "Minha guitarra está com som magro" - pq será?

De Ros

Assino embaixo o que você postou.

Pompermayer
Veterano
# mai/10 · Editado por: Pompermayer
· votar


é o sistema!

A gente não pode usar isso como desculpa, se o sistema nos impõem algo "errado" a gente luta pra mudar o sistema.

Hoje parece mais legal ter uma gibson 57 molhada pela enchente do que saber tocar. A gente entra no forum e, enquanto (com algumas exeções) os tópicos de vídeos, de reviews, de dicas estão com uma página e meia dúzia de comentários, os de "comprei uma floyd gotoh pra minha memphis" estão lotados de páginas. Não dá pra dizer que esse tipo de compra motiva o aprendizado já que o resultado que proporcionará será mínimo. Por que esperar que um cara que não sabe timbrar um Warm Music 108 timbre melhor um Vox AC50?

O que me parece é que quando se fala: "eu sou guitarrista e tenho uma Gibson" a pessoa passa do patamar "UM cara" pro patamar "O cara", é melhor ser conhecido por "o cara que tem ma gibson" do que "o cara que toca pra caramba". E mais, ainda é capaz do segundo ser menosprezado pelo primeiro.

elciojoe
Veterano
# mai/10
· votar


Um pouco de bom senso é fundamental.

Comprei a minha basicona acho que faz uns dois meses, na loja eu a testei em um amp muito phoda, não me perguntem qual porque eu não lembro o nome. Depois que eu comecei a fazer pesquisas aqui no fórum eu percebi que muitos aqui já compraram guitarras do mesmo nível da minha, mas que em seguida trocaram os caps. Pesquisei sobre caps e hoje sei qual seria o kit que tem o melhor custo x benefício para a minha guita, portanto, eu não vejo a necessidade de trocá-los uma vez que estou plugando a guita no PC, pois ainda não tenho um amp. Refletindo: Por que eu deveria trocar os caps ao invés de comprar um amp? Só porquê muita gente aqui postou que tais caps são ruins e talz? QUE NADA!!! Estou estudando, estudando e estudando. Não tenho um professor por vários motivos, mas quando eu encontrar um professor "sério" e que faça um preço acessível a minha pessoa, eu pagarei pelas aulas. Depois que eu sentir que evolui nos estudos, e tiver grana disponível para adquirir um equipamento melhor, ah sim, isso eu farei. Já presenciei caras mandando ver em guitarras de baixo custo.

Abraços

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Aliás, tenho algo a acrescentar à discussão.

Eu quando me cadastrei aqui, passei a usar muito a ferramenta de busca para procurar informações. Li muito, e ainda leio, tirei dúvidas muitas vezes sem subir ou abrir tópicos, aprendi bastante coisa interessante... enfim.... ams sempre na busca.

Por quê?

Porque de alguma maneira, o Fórum perdeu muita qualidade nos últimos tempos. Os tópicos são orientados para compra ou são twitter style. Só isso. Poucas são as discussões úteis e focadas.

Parece-me que o Fórum tem hoje um objetivo comercial muito maior, e assim sendo, tem como foco adolescentes....

GOREFESTA
Veterano
# mai/10
· votar


Pompermayer
Hoje parece mais legal ter uma gibson 57 molhada ela enchente

Mas tem que ser molhada pela agua de Nashville, pq o sustain e timbre da agua de la é melhor, se for agua da china não presta

é melhor ser conhecido por "o cara que tem uma gibson" do que "o cara que toca pra caramba". E mais, ainda é capaz do segundo ser menosprezado pelo primeiro.

Olha, só aqui no forum que isso poderia acontecer, isso se ja não acontece. Afinal, o que importa é que a Gibson perdeu uma les paul de 52. Como todos os guitarristas do mundo vão viver com essa perda? Sera que vamos conseguir compor alguma coisa novamente depois desse baque?

elciojoe
Veterano
# mai/10
· votar


GOREFESTA

Afinal, o que importa é que a Gibson perdeu uma les paul de 52. Como todos os guitarristas do mundo vão viver com essa perda? Sera que vamos conseguir compor alguma coisa novamente depois desse baque?

Hilário. Rsrsrsrs

Na minha opinião, os guitarristas do mundo não perderam nada com isso. Quanto a Gibson...

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


Pompermayer
Esse tópico foi inspirado no nosso amigo Maidenmaniaco?

Pra mim (como já falaram aqui) cada um deve fazer a sua escolha..... Não acredito que ninguém seja vazio a ponto de se sentir bem não tocando nada em uma Gibson, (mas melhor pro cara se isso bastar pra fazer a cabeça dele)..... Pra mim essa parada do consumismo desenfreado só é ruim quando leva alguém a gastar mais do que tem condições de pagar..... E quando alguém perde dinheiro sempre tem alguém ganhando em contrapartida, no fim das contas o cara que comprou a gibson pode não vir a tocar melhor mas pelo menos vai contribuir pra aumentar a arrecadação e movimentar a economia...... Infelizmente os valores da sociedade em que vivemos são meio deturpados mesmo, mas fazer o que? Podemos expressar inconformismo mas infelizmente não podemos mudar de mundo..... Se não me engano foi o Tim Maia que disse que "A humanidade só vai ter jeito quando acabar o dinheiro, mas que não me falte nenhum enquanto não terminar"

Pompermayer
Veterano
# mai/10
· votar


Bigtransa

Foi inspirado num tópico em que o CrenteLouco postou uma gravação e ninguém comentou, somado com o fato de eu estar puto por causa de um ensaio mal sucedido. Mas não vou negar que o usuário citado contribuiu com uma parte dos meus posts...

Esse negócio de dinheiro é complicado demais...

Stan Mallone
Veterano
# mai/10
· votar


O que eu fico mais puto, é que esse pessoal que compra vários equipos gastam muito dinheiro, que podeira ser útil em muitas outras coisas. Simplesmente com a finalidade de ter uma boa guitarra, um bom amp, uma boa pedaleira... Aí o kra pega tudo isso e vai se amostrar para os amigos, ou vai tocar alguns covers por aí.

Nunca vi nenhuma banda que tocasse cover que já teve oportunidade de gravação, ou de shows grandes.

Eu gastei uma puta grana com meus equipos, e vou gastar mais, mas eu sonho em viver disso, corro atrás todos dias, estudo, tenho pessoas ao meu lado que têm o mesmo pensamento que eu, e minha banda tem sonoridade própria.

Enfim, se for pra ter uma Les Paul do preço de um carro usado, somente pra brincar, prefiro o carro que me é mais útil.

Jinkxs
Veterano
# mai/10 · Editado por: Jinkxs
· votar


No post que fiz lá em cima (18/mai/10 09:32) tentei fazer uma abordagem de um tema acadêmico transposto para a realidade proposta pelo tópico.

Digo tema acadêmico porque existem pessoas que estudam o comportamento das massas. Os economistas já fazem isso desde Adam Smith, e mais recentemente os profissionais de Marketing.

Quando coloquei a palavra "sistema" me referi ao modo de vida capitalista.... porque o fenomeno do consumismo não é exclusivo do mundo da guitarra. Por isso citei o filme que assiti....

As empresas pesquisam o tempo todo, e investem bilhões tentando entender o que leva as pessoas a esse comportamento, e exploram isso ecomomicamente.... e no fundo, se analisarmos o coletivo, isso é positivo, pois impulsiona a economia, gera empregos e renda.

Se analisarmos individualmente, vamos encontrar diversos casos, desde as pessoas mais conscientes e equilibradas, que não se deixam afetar por esse fenomeno, até casos problemáticos, onde a pessoa adquiri o vício de comprar.... que exige tratamento psicológico.

Claro, citei apenas os extremos.... e entre eles é que se encontram a maioria das pessoas, e isso podemos observar aqui no próprio FCC. Se os moderadores tivessem como atribuir tags pra cada tópico criado, poderíamos ter uma estastística que revelaria o perfil de cada usuário e do FCC como um todo.

Acredito que no final, descobriríamos que o FCC não é diferente de qualquer outro fórum, e estaria dentro da média de comportamento da sociedade.

Portanto, acho inóquo ficar reclamando, xingando, dizendo que o FCC está assim, ou assado.... mas entendo a indignação de alguns. E acho importante o debate, desde que seja de alto nível, e focado em idéias e criticas construtivas, como vários foristas fizeram.

E olha que já vi uma pá de tópico falando desse assunto (e suas variáveis) que descambaram pra uma discussão sem fim e foram fechados. É isso que temos que evitar. No mais.... ótimo debate para todos, e reflitam... se possivel.

Pompermayer
Veterano
# mai/10
· votar


Jinkxs

Sim sim.... isso é um assunto pra um bom debate. O mundo está tão inserido no captalismo, que parece absurdo dizer de qualquer outro sistema. No entanto é inegável que o captalismo trouxe consigo muitos problemas, talvez suficientes pra fazê-lo inviável, mas é completamente improvável que seja descartado.

O que podemos fazer é começar a lutar pra que as pessoas se conscientizem que coisas que consideram naturais muitas vezes são prejudiciais não só à sociedade mais ao próprio indivíduo. Uma delas é essa sede de ter tudo o que vê pela frente.

pscb
Veterano
# mai/10
· votar


Stan Mallone

Enfim, se for pra ter uma Les Paul do preço de um carro usado, somente pra brincar, prefiro o carro que me é mais útil.

Carro tem IPVA, seguro, gasolina, além do trânsito que tá cada vez pior e nada mais anda no fim da tarde.

Com a guitarra, o governo não cobra imposto por ter a guitarra, ao menos :-)

JJJ
Veterano
# mai/10
· votar


Frankie
hoje, eu quero uma Lespa de 'verdade'.

Eu também. mas "lespa de verdade" é Gibson!... só umas... hummm... 20 vezes o preço da Strinberg? E aí?...

Não se iluda, cara! Quando você tiver a CLPIIs vai acontecer a mesma coisa. No início você vai achar duca, depois legal, depois legalzinha, depois... "pô eu quero uma lespa de verdade!". E aí, my friend... é Gibson! Tá no tema do tópico, tem a ver com GAS, sim, tem a ver com consumismo, sim! Mas também tem a ver com qualidade mesmo. A Gibson é 20 x melhor que a Strinberg ou 10 x melhor que a CLPIIs? Muito provavelmente, não. Mas é melhor com certeza! E é a "coisa real". Então esse vai ser sempre o alvo a atingir: a melhor. Tá... tem quem se contente com menos, tipo "tá tocando direitinho, então tá bom". Eu sou assim com carro por exemplo, tá andando direito, então tá bom. Claro que gosto de carro novo (quem não gosta?), mas não preciso ter carro zero todo ano. Mas guitarra eu gostaria sim de ter "a melhor" (não, não tenho uma Lespa "de verdade" também. Mas um dia eu chego lá! hehehe).

JJJ
Veterano
# mai/10 · Editado por: JJJ
· votar


Tem mais uma coisa: se vocês acham que aqui o pessoal é exageradamente consumista, dêem uma olhada no htforum!!! Eu sou membro lá também (outro nick - tem tempo que não entro), entrei pra poder discutir sobre TVs Plasma/LCD e upscalling de dvd.

Amigo... lá a coisa é barra pesadíssima!!! Desisti. Tens uns lá que só se satisfazem se o aparelho for ultra high tech de dezenas de milhares de $$$...

E o agravante: a gente aqui compra uma guitarra boa por, digamos, 2000 reais, mas fica com ela a vida toda (e ainda passa pros herdeiros!!!). Lá tem quem troque de TV (pelos mesmos 2000 reais OU MUITO MAIS) sempre que aparece uma novidadezinha boba qualquer!

Dá uma olhada nesses cabos... e imagina o resto (TVs, players, etc.):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137826755-cabo-hdmi-supra-hf100 -made-in-sweden-com-15-metrs-v-13c-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143431321-cabos-de-conexo-rca-s upra-sword-made-in-sweeden-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143188682-cabo-de-caixa-nordost -baldur-_JM


Nossas GASes aqui são fichinha, meus amigos...

De Ros
Veterano
# mai/10 · Editado por: De Ros
· votar


edit

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


JJJ
Cara o marido da minha prima é DJ o cara gasto uma fortuna em cabos e equipos que são praticamente descartáveis!

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


JJJ

Boa!! Campanha pela Gas Consciente e Sustentavel já!!!

Eu tenho Gassss?? Sim. Mas é consciente e sustentavel. Sei o que estou fazendo, pq quero e ainda reconheço os riscos.

Gas indiscriminada predadora sem noção!! Não! ahuehuha


Obs: Muito café da nisso!!!

JJJ
Veterano
# mai/10
· votar


Sir.Paulo
o marido da minha prima é DJ

pelo menos tá gastando com o trabalho dele... rsrsrs

JJJ
Veterano
# mai/10 · Editado por: JJJ
· votar


ogner

Não me entenda mal. Não estou defendendo que se gaste de forma desenfreada, muito pelo contrário! Lá em cima já tinha falado: o que não pode é o cara se endividar, deixar de comprar comida, roupa, sabão, papel higiênico, cuidar dos filhos, etc. pra comprar equipo!!! Mas, estando dentro da realidade financeira de cada um, faz parte da vida. É isso.

cornholio!!! hehehe

ogner
Veterano
# mai/10
· votar


JJJ

Exato. Concordo com vc!! Gas Consciente e sustentavel...Oras!!
Hehehe..

SK8Boy
Veterano
# mai/10
· votar


JJJ
Kra, conheço um kra q montou um home theater de qse 20,000 dolares...isso é tenso, to fora disso, rsrsrs...

Concordo com um post aí do Jinks falando q é o sistema. Existem mtos conhecidos meus q acham mto pagar R$800,00 num guitar, já pra mim é um valor razoavel.

Mas eu num tenho noia: um instrumento construido por um luthier sob minhas especificações é minha meta, ou no máx uns dois(uma mod. PRS e outra Strato HSS).

Frankie
Veterano
# mai/10
· votar


JJJ

Existe várias Les Paul's de alta qualidade por ai. CLP II-S, CLP 5, estão entre, IMO.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Comprei um set de SD pra minha Golden" - Por que é melhor ter do que ser?