"Comprei um set de SD pra minha Golden" - Por que é melhor ter do que ser?

Autor Mensagem
Pompermayer
Veterano
# mai/10


Ia lançar uma JAM hoje (depois de muito tempo), mas tive um problema com a bt e então vou gastar meu tópico com essa pergunta que me perturba.

Por que é melhor ter do que ser?

Como assim?

Por que é melhor ter milhões de equipamentos, colecionar guitarras, inventar modas e mais modas do que aprender a tocar? Gastar uma porrada de dinheiro em modificações as mais descabidas possíveis em vez de dedicar o seu tempo a estudar e o seu dinheiro a qualquer outra coisa mais produtiva?

Proponho ainda outra pergunta. Porque é tão difícil ver comentários nos tópicos de músicas que postamos e tão fácil achar posts em tópicos de pessoas mostrando o tamanho da sua GAS, colocando seymour duncan na guitarra de 200 reais que acabou de comprar, floyd rose gotoh, braço fender e até a pintura do Iron Maiden?

Tamehiro
Veterano
# mai/10
· votar


Acho que a JAM teria sido melhor.

Soul Wyx
Veterano
# mai/10
· votar


Eu ultimamente nem posto mais no forum! Tenho meu Condor GX35R e minha Viva Gold... Sou feliz com os dois! Estou procurando primeiro a aprender a tocar pra depois começar a comprar as coisas, cuidado pra não generalizar! E as vezes a guitarra não passa de um hobby! Eu sempre gostei de explorar timbres, mas nunca tive $$$ para isso! Então... sentar e tocar...

BaNdAiD
Veterano
# mai/10
· votar


Porque sim. Ninguém quer saber do quanto vc é criativo ou não, a não ser que vc seja famoso...

As pessoas vivem os seus sonhos através das outras. O cara que não pode ser um rock star, admira o cara que é, e não o outro que tb não é...

Me parece que o mundo é assim, e poucos escapam a essa lógica.

Andy Viper
Veterano
# mai/10
· votar


BaNdAiD
Taí, a verdade nua e crua.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


hum.... Bom, cada um faz o que acha mais importante. Seja comprar ou tocar.

Não vejo isso como um problema.

Iommi Young
Veterano
# mai/10
· votar


O povo só faz isso porque o pessoal do FCC sempre fala assim:
"Sua guitarra é boa mas tem caps e tarrachas ruins, seria bom ums Ups nela.. blablablabla"

Ae o cara já fica mei atordoado e acaba criando tópico dizendo:
"Qual cap é melhor na minha Memphis MG32?"

Ae bota entre as opções Seymond Duncan, Dimarzio e etc, querendo até EMG's, ou seja, acabam querendo fazer algo que custa mais que a guitarra por conta dos comentários. Mas é claro que nem sempre é assim né.

Respondido?

Iommi Young
Veterano
# mai/10
· votar


E sobre estudar VS compra de equips.

Vai fala se você tivesse um monte de dinheiro, num compraria tudo aquilo que sonha ter? Só Floyd explica!

JJJ
Veterano
# mai/10 · Editado por: JJJ
· votar


Ter não é melhor do que ser...

Mas que guitarrista não gostaria de ter uma Gibson Les Paul ou uma Fender Stratocaster ou outras guitarras tão boas e famosas quanto essas?

Não vejo problema nenhum em sonhar ter instrumentos maravilhosos... e também aprender a tocá-los cada vez melhor. Não há contradição.

pscb
Veterano
# mai/10 · Editado por: pscb
· votar


Eu cheguei ao FCC por meio de pesquisas sobre equipamentos. "Mas Costa, por que tu tava pensando em gastar dinheiro em vez de estudar?" Porque as dúvidas sobre música eu tiro com meu professor.

Aqui, aprendi muito sobre madeiras, captadores, tarraxas, pontes... Também encontrei alguns materiais para estudo, mas meu início no fórum foi por informações de equipamentos.

Desde que comecei a ler o fórum, muito tempo antes de me cadastrar, eu já via que "guitarra nenhuma prestava". Falava em Squier ou Epiphone, nem pensar. Ibanez Gio, menos ainda. Aí falava em Cort: ah, caps bons mas tem que trocar as ferragens. Aí vem a adorada Condor CLP2S: excelente, mas precisa trocar os caps. Gibson LP Custom? Não, no Brasil é cara demais. Aí o cara fala: vou fazer num luthier. A resposta: não vale, porque o valor de revenda é baixo. Mas aí o cara fala de novo "bem, então vou comprar uma Gibson LP Custom". E a resposta: "Não, é muita cara, faz num luthier". E por aí vai.

Enfim, o próprio fórum criou essa idéia de que todo instrumento precisa de melhoras. E é verdade. Se não fosse pelo fórum, eu teria comprado uns equipamentos bem fuleiros. Foi importante aprender porque uma guitarra custa R$250,00 e outra custa R$8000,00.

Acho importante cada um melhorar o equipamento que tem. Não sugiro colocar Seymour Duncan em Golden, Memphis, Eagle... acho melhor trocar a guitarra inteira, nesse caso. Mas, a meu ver, enquanto continuarem dizendo "troca as tarraxas, troca a ponte, troca os trastes, troca os captadores, troca o escudo", o pessoal vai continuar perguntando se vale a pena colocar tarraxas Schaller de R$300,00 numa Memphis de R$300,00.

Vinicius Nogueira
Veterano
# mai/10
· votar


Pompermayer

Não. Prefiro MUITO mais uma tonante + Atomic Drive, e o cara ter pegada, vibrato e bends fodas, do que geladeiras sem fim nas mãos do Chimbinha.

O chato é que o bom muitas vezes não fica para quem sabe realmente.

Foda, vermos mulequinhos que o pai gasta milhares de reais na guitarra, o garoto toca 2 meses e larga o negocio ali como se nao valesse nada, já vi alguns desses.

De Ros
Veterano
# mai/10 · Editado por: De Ros
· votar


TER OU SER? - ERICH FROMM

Esse foi um dos melhores livros que li na vida. Recomendo!

Mas não critico mais o consumismo que norteia o fórum, tive uma explicação legal num outro tópico e compreendi (de novo...) que pessoas diferentes, escolhas diferentes. Só isso.

A minha escolha eu já fiz.

testemunha
Veterano
# mai/10
· votar


Não. Prefiro MUITO mais uma tonante + Atomic Drive, e o cara ter pegada, vibrato e bends fodas, do que geladeiras sem fim nas mãos do Chimbinha.
é isso ai!

JJJ
Veterano
# mai/10
· votar


...e lá vai o Chimbinha pagar o pato mais uma vez...

rsrsrs

Pompermayer
Veterano
# mai/10 · Editado por: Pompermayer
· votar


Vinicius Nogueira

Foda, vermos mulequinhos que o pai gasta milhares de reais na guitarra, o garoto toca 2 meses e larga o negocio ali como se nao valesse nada, já vi alguns desses.

É disso que to falando...

Iommi Young

O povo só faz isso porque o pessoal do FCC sempre fala assim:
"Sua guitarra é boa mas tem caps e tarrachas ruins, seria bom ums Ups nela.. blablablabla"

Ae o cara já fica mei atordoado e acaba criando tópico dizendo:
"Qual cap é melhor na minha Memphis MG32?"


Mas se você tá tocando e tá achando o som bom, por que vai trocar os caps? Só porque te falaram pra fazê-lo? Estranho, não?

Pompermayer
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros

Mas você não acha estranho um garoto começar a tocar, comprar uma guitarra e um mês depois já sentir necessidade de trocar os captadores da guitarra sem nem mesmo aprender ritmo primeiro? Querer trocar braço por causa de sustain, coisa que gente que toca a anos ainda tem suas dúvidas sobre o assunto?

----------------------

Uma coisa é o cara ser igual o Eric Jonhson e o Vai nas suas loucuras de lixar nut, de empenar o braço, mas ter o conhecimento pra aplicar nisso. Outra coisa é ter um conhecimento básico de acordes, estar aprendendo a regular os equipamentos e antes de tentar tirar o melhor do que tem, já querer dar upgrades.

Acho que até faz mal, falando a respeito de aprendizado. Em vez de aprender a regular sua sx com caps chineses, no X V-AMP ligado no Warm Music e tirar o máximo dalí, aí sim, se sentir necessidade trocar algo, agora a moda é já trocar os captadores, trocar isso e aquilo, comprar Line 6 spider e aí não aprender a tirar o máximo do equipamento.

Só uma opinião pra catalizar o debate.

Vinicius Nogueira
Veterano
# mai/10
· votar


Pompermayer

Muitas vezes, esse garoto teve essa informação de um outro, que ouviu falar de um outro que falou do outro...

Então já viu né, como o "telefone sem fio" é muito constante aqui.

Trocar caps de uma MG32, se não for utilizá-los em uma futura guitarra com qualidade, pra mim é perda de dinheiro.
Quando vejo tópicos tipo "Rocktron ou Onerr", já vejo a novela que passei quando ficava comprando pedalzinho barato, não vale a pena.

Tento ajudar essa garotada iniciante para que nao fiquem gastando na coisa errada, mas parece que não ouvem, não querem.

Eu entendi o intuito do seu tópico.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
Legal a sua citação do Fromm. Esse cara "fez a minha cabeça" nos anos 80, em um livro muito interessante: "Meu encontro com Marx e Freud"
Pompermayer
Seu tópico é crítico e muito importante, pois toca em uma questão generalizada hoje em dia: O consumismo, que (pelo menos para mim), é fruto da ignorância e do vazio existencial. Mas temos que dar um desconto, pois a maioría dos frequentadores desse fórum é de garotos, que, aos poucos vão descobrindo as coisas. Se não......
Bem, ao menos aqui podemos compartilhar opiniões e experiências, e...porque não, ensinar um pouco (sem pedantismos...).
Abçs

carecaslash
Veterano
# mai/10 · Editado por: carecaslash
· votar


Amigão na boa , acho que vc ta com depressão , uhahuua !!

Comprar equipamento , trocar , experimentar é uma rotina normal em guitarristas famosos , profissionais e amadores pelo qual é quase 80 % dos membros aqui !!

Sendo assim quem tem mais grana compra equip para testar e curtir suas musicas com amigos com mais qualidade , os dois seguem junto equipamento e musicalidade , quanto mais vc melhora sua tecnica mais vc fica exigente em Timbres e Sonorização !! Isso é normal !!

Veja a historia da maioria do grandes guitarristas , sempre buscava diferenciação e experimentos !!

Mas é verdade que tem gente que só compra pra se amostrar , de qualquer forma Nunca generalize !!

Pompermayer
Veterano
# mai/10
· votar


Vinicius Nogueira

Tento ajudar essa garotada iniciante para que nao fiquem gastando na coisa errada, mas parece que não ouvem, não querem.

Pois é...

Muitas vezes, esse garoto teve essa informação de um outro, que ouviu falar de um outro que falou do outro...

Então já viu né, como o "telefone sem fio" é muito constante aqui.


Como diz meu pai, isso é coisa de índio.

Lá na minha avó aconteceu algo parecido: a pilha do controle acabou, mas aí fulana viu na casa de ciclana que o led tava com defeito e quando mexia funciona. Resultado, ao invés de trocar a pilha, mexeram no led até quebrar a solda. Meu pai refez a solda, colocou a pilha e agora o controle tá lá funcionando.

Aqui rola mais ou menos a mesma coisa. Algum indivíduo trocou os captadores de sua Tagima 635 e conseguiu uma baita guitarra, aí o amigo dele viu e já quis trocar o da 735 achando que teria o mesmo som, aí postou no forum o resultado (menos efetivo que o original, mas ainda assim bom), logo depois veio um dono de uma T735S e trocou também... por fim o amigo dele que acabou de comprar sua Memphis by Tagima, vai querer trocar também.

É de certa forma comum que isso aconteça, a vontade, mas não o valor que é dado a isso.

Quando vejo tópicos tipo "Rocktron ou Onerr", já vejo a novela que passei quando ficava comprando pedalzinho barato, não vale a pena.

Graças a Deus o único pedal que eu comprei na vida foi o Argos, o pedal que eu sempre quis ter. O resto aprendi na X V-AMP...

Pompermayer
Veterano
# mai/10
· votar


Sendo assim quem tem mais grana compra equip para testar e curtir suas musicas com amigos com mais qualidade , os dois seguem junto equipamento e musicalidade , quanto mais vc melhora sua tecnica mais vc fica exigente em Timbres e Sonorização !! Isso é normal !!

Não é disso que to falando.

Mas é verdade que tem gente que só compra pra se amostrar

Nem disso

To falando de gente que não tem conhecimento suficiente pra querer comprar equipamentos gastando toneladas de dinheiro em captadores, amplificadores que não saberão usar. Eles não vão saber experimentar esses timbres, já que não têm conhecimento pra isso. Entende?

Mauricio Luiz Bertola

O consumismo, que (pelo menos para mim), é fruto da ignorância e do vazio existencial.

Não queria colocar dessa forma, mas concordo. Não entra na minha cabeça gente ter 10x mais do que precisa e outros não terem nem o vital. Enfim...

MauricioBahia
Moderador
# mai/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Ontem tava numa festinha de criança e o animador tocando com um violão daqueles sem corpo, feio demais na minha opinião. Mas percebi que o cara carregava 500 coisas. Pô, ele precisa de algo leve e barato. Numa festinha de criança as chances de um cachorro quente ser arremessado em sua direção é grande! hehe

Aí que tá a questão. Afinal, quem é você? Eu sou um cara que toca no quarto/estúdios e não vivo de música. Música é meu passatempo. Eu gasto dinheiro em meus equipos e eles não me trazem qualquer retorno financeiro. Se fosse profissional, minhas necessidades certamente seriam outras.

Acho legal colocar captadores "x" em guitarras "y", braço de uma no corpo da outra (fetiche? hehe) ou comprar pedais caros e baratos pra conhecer. Mas eu tenho completa noção que estou trocando meu tempo de aprendizado por experimentação. O que vejo aqui no FCC é muita gente sem noção alguma do que está fazendo.

Enfim, o problema, na minha opinião, é o cara que não sabe o que está fazendo. Abre um tópico perguntando coisas elementares que indicam seu desconhecimento do assunto e já toma as opiniões como verdades e, muitas vezes, acabam fazendo um mau negócio. Por isso digo em voz alta: GUITARRISTAS INICIANTES, leiam pelo menos o tópico do Penta_Blues antes de comprar sua primeira guitarra e tenham noção do que estão fazendo! ;-)

Abs

Marc Snow
Veterano
# mai/10 · Editado por: Marc Snow
· votar


Pompermayer
Pefeitas suas perguntas

BaNdAiD
Ninguém quer saber do quanto vc é criativo ou não, a não ser que vc seja famoso...

Pior que isso tambem acontece muito

Costa 85
Desde que comecei a ler o fórum, muito tempo antes de me cadastrar, eu já via que "guitarra nenhuma prestava". Falava em Squier ou Epiphone, nem pensar. Ibanez Gio, menos ainda. Aí falava em Cort: ah, caps bons mas tem que trocar as ferragens. Aí vem a adorada Condor CLP2S: excelente, mas precisa trocar os caps. Gibson LP Custom? Não, no Brasil é cara demais. Aí o cara fala: vou fazer num luthier. A resposta: não vale, porque o valor de revenda é baixo. Mas aí o cara fala de novo "bem, então vou comprar uma Gibson LP Custom". E a resposta: "Não, é muita cara, faz num luthier". E por aí vai.


É isso mesmo. Sempre vai ter um defeito

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Pompermayer

De Ros

Mas você não acha estranho um garoto começar a tocar, comprar uma guitarra e um mês depois já sentir necessidade de trocar os captadores da guitarra sem nem mesmo aprender ritmo primeiro? Querer trocar braço por causa de sustain, coisa que gente que toca a anos ainda tem suas dúvidas sobre o assunto?



Isso eu não acho estranho. Acho bobagem, e das bem gordas!!!

Se alguém desse bola para o meu conselho, esse seria:

Gaste grana com aulas.
Gaste tempo praticando o que o teu professor te passou.
Nas horas vagas, pesquise sobre técnicas de guitarra, harmonia, teoria, leitura e solfejo.
Ouça muita música. Muita. Sempre.
Tire as músicas que tu mais gosta.
Aprenda a cantar, não para virar um cantor, mas como mais uma ferramenta para desenvolver o teu ouvido.
E se, depois disso tudo, sobrar tempo para trocar os captadores da tua guitarra, ok!

Mas nunca esqueça das tuas prioridades. Que para mim é "SER" e não "TER".

Abraço!

Iommi Young
Veterano
# mai/10
· votar


Mas se você tá tocando e tá achando o som bom, por que vai trocar os caps? Só porque te falaram pra fazê-lo? Estranho, não?

Pompermayer

Pois é, felizes os que acham que esta bom e continuam com o mesmo, mas e o resto? que as vezes antes de comprar a guitarra ja querem comprar caps?

GOREFESTA
Veterano
# mai/10
· votar


De Ros
Gaste grana com aulas.
Gaste tempo praticando o que o teu professor te passou.
Nas horas vagas, pesquise sobre técnicas de guitarra, harmonia, teoria, leitura e solfejo.
Ouça muita música. Muita. Sempre.
Tire as músicas que tu mais gosta.
Aprenda a cantar, não para virar um cantor, mas como mais uma ferramenta para desenvolver o teu ouvido.
E se, depois disso tudo, sobrar tempo para trocar os captadores da tua guitarra, ok!


É... na boa, acho que poderia abrir um topico ja "stickado" com isso que o De Ros disse. O nome do topico poderia ser "Quer trocar o captador, braço, escudo, parafusos, pintura ou quer trocar sua ponte floyd rose por uma fixa? De uma lida aqui antes!"

Iommi Young
que as vezes antes de comprar a guitarra ja querem comprar caps?

Tão ruim quanto isso é aquele cara que compra uma guitarra x e ja abre topico aqui assim "Tenho guitarra x, vale a pena trocar os caps e as tarraxas?". Ora, me diz vc!

Costa 85
Desde que comecei a ler o fórum, muito tempo antes de me cadastrar, eu já via que "guitarra nenhuma prestava". Falava em Squier ou Epiphone, nem pensar. Ibanez Gio, menos ainda. Aí falava em Cort: ah, caps bons mas tem que trocar as ferragens. Aí vem a adorada Condor CLP2S: excelente, mas precisa trocar os caps. Gibson LP Custom? Não, no Brasil é cara demais. Aí o cara fala: vou fazer num luthier. A resposta: não vale, porque o valor de revenda é baixo. Mas aí o cara fala de novo "bem, então vou comprar uma Gibson LP Custom". E a resposta: "Não, é muita cara, faz num luthier". E por aí vai.

Quando tudo isso não se aplicar em alguma guitarra, culpe a madeira e/ou a quantidade de emendas do corpo

Thi_Lennon
Veterano
# mai/10
· votar


Concerteza se for ouvir o pessoal daqui do forum qualquer um fica maluco tudo ta ruim pra eles( nem precisa citar nomes)

Outra coisa, criar topico mostrando seu trabalho, seus videos, pra vc melhorar e aceitar criticas nem funcionam, quase ninguem posta.

Agora posta um video seu tocando NXzero cover pra vc ver, vai render como nenhum outro, realmente eu acho que o nivel do forum piorou bastante, eu gostava muito desse forum la pela epoca de 2005-2006, epoca do oziel etc... existiam muitas pessoas humildes por aqui, diferente do que exiete hoje.

sem mais

flow

Thi_Lennon
Veterano
# mai/10
· votar


Ou entao vc cria um topico para aprender a trocar captadores, regular tensor, ponte etc... ai vem os Luthiers aqui do forum e simplesmente falam "leva pra um luthier regular, nao mexa comisso" (como se um dia eles tambem nao sabiam , ou nasceram sabendo??) , o negocio e o seguinte ou ajuda ou nao responde vcs concordam?

Pompermayer
Veterano
# mai/10
· votar


up

De Ros
Veterano
# mai/10
· votar


Thi_Lennon

Olha, eu não concordo...

Eu sei fazer pequenas regulagens e pequenos ajustes porque alguns amigos luthiers me ensinaram. Mas ensinar a regular um tensor num fórum de guitarra eu jamais faria, porque tem uma boa chance do cara acabar piorando a regulagem ou até inutilizando o instrumento.

Se eu tenho uma gripezinha, uma dor de estômago, eu até me auto-medico. Mas se aparece algo mais grave, vou ao médico.

Se preciso trocar cordas, ajustar uma ponte, levantar ou baixar a ação de uma guitarra, eu posso fazer, mas se for o caso de uma retifica nos trastes, para dizer o mínimo, levo a guitarra "no Doutor".

Agora, se tu quer aprender de verdade, faz um curso, ou aprende ao vivo, com alguém que possa de fato tirar as tuas dúvidas.

Tem coisas que em dez minutos de conversa tu aprende mais do que lendo trezentas páginas na internet.

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Comprei um set de SD pra minha Golden" - Por que é melhor ter do que ser?