Guitarra não sai som! Epiphone special

Autor Mensagem
thiago do acordeon
Veterano
# mai/10


Amigos, podem achar que já existe muito desse tipico de tópico mais eu preciso que me ajudem!

Um amigo meu me deu uma guitarra dele, esta parada a uns 5 anos, ele me deu pra ficar comigo e dar uma arrumada.

Ela é uma Epiphone Special, é a guitarra mais simples que já vi.. mas não importa se é boa ou não. O desafio é faze-la funcionar.

Liguei e ela não dá som! Desmontei a parte do jack de saída e a parte dos potenciometros, aparentemente tudo normal. Liguei o plug direto sem o jack e também não dá som..
Ainda não mechi com os captadores porque não tive tempo..

O que pode ser? Será que tenho que refazer a parte elétrica dela?

Mais uma coisa, os parafusos estão muito enferrujados pra tirar tá muito dificil.. como tiro mais fácil?

Desde já obrigado

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


Leva em um luthier, a guitarra que eu tenho aqui tava parada também lá na minha igreja, quando me emprestaram ela ela nem saia som de jeito nenhum, tive que levar em um luthier ele ajeitou ela e tudo agora ela tá 100%. Gastei uns 50 contos no luthier mas valeu a pena. Leva num luthier que talvez você possa fazer cagada. Ah, se chegar alguem falando que a guitarra é ruim, nem liga, toca ela do jeito que quiser, afinal, já viram as guitarras do Jack White?

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


É por isso que a gente dá essa guitarra, rs.
Ela foi vendida muito há uns 10 anos atrás.
hoje em dia, uma guitarra dessas de 10 anos, no mínimo tá com o plugue desgastado, a entrada com os parafusos enferrujados, as roldanas froxas porque a madeira é compensada, todas as partes de ferro com um pouco de oxidação, e talvez o braço empenado ou necessitando troca de traste.
eu ainda paguei R$ 100 pra colocarem um plug novo nela, antes de eu 'vender' ela por R$ 50 - pra uma amiga que insistiu em querer pagar. Levou o case dela que era rígido e que talvez valhesse mais do que o resto da guitarra, que tava nas condições citadas acima.

thiago do acordeon
Veterano
# mai/10
· votar


Outra coisa... se alguém tiver o esquema da parte elétrica dela e tiver como me mandar fico grato.

Lembrando que ela é daquelas que tem dois captadores humbuckers, dois volumes (um pra cada captador) e uma chave de 3 seleções..

thiago do acordeon
Veterano
# mai/10
· votar


LeondelFefon O único luthier de confiança que eu levava todos meus instrumentos morreu há uns 2 meses.. :( Ainda não achei um por aqui.

T-Rodman Essa guitarra é de 2001, eu até achei ela bonitinha.. rs.. Nunca toquei em uma, mais o negócio é colocar pra funcionar..

Desde já obrigado

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


Tirando a troca das coisas enferrujadas, se o orçamento não ficar acima de R$ 200, talvez compense a troca de trastes, refazer a parte elétrica, fazer justes e trocar o plug de entrada.
É disso que em tese uma LE-S de 2001 precisa. E foi nessas condições que eu vendi a minha guitarra pra amiga.

amplexos

T.

ThiagoGasb
Veterano
# mai/10
· votar


thiago do acordeon
procure um luthier por ae e a leve, nao tente tu arrumar nao,q pelo visto vc eh aventureiro.

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Se teu amp tá funcionando normalmente e teus cabos também, só pode ser problema da guitarra mesmo.

Cara... quando a guitarra fica muito tempo parada é bom revisar a parte elétrica.

Vc disse que a guitarra é de 2001. Então, os potenciômetros,jack e switch têm quase 10 anos, cara!!!
E nessas guitarras as peças não são da melhor qualidade não... então, troca tudo.

Se depois disso ainda não funcionar, troque os captadores.

Se não funcionar, joga fora.

August Zakk
Veterano
# mai/10
· votar


cara tenta da uma olhada nos captadores refazer a parte elétrica,ou testa-la com outro captador (isso se vc manja de guitarra)
Se nao conseguir leva num luthier

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


Verdade, capacitor chinês dessa época costumava a estufar/vazar.
Quem é que não perdeu PCs por aqui com esse mesmo problema!

marcioguita
Veterano
# mai/10
· votar


Nunca será...

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


marcioguita

?

Sir.Paulo
Veterano
# mai/10
· votar


Esquemas eletricos para guitarras com Humbuckers
http://www.guitarelectronics.com/category/wiringresources.2_pickup_dia grams/

thiago do acordeon
Veterano
# mai/10
· votar


T-Rodman O problema dela é só parte elétrica mesmo, os trastes e o resto estão muito bons, estão novos.


Del-Rei e August Zakk É vou dar uma olhada, deve ser coisa boba. Se for complicado levo pra um luthier mesmo.


marcioguita O que é esse "nunca será..." ?


Sir.Paulo Eu até já olhei nesse site, mais não achei um esquema que desse certo.. não achei um esquema que fosse para dois capitadores, dois volumes e uma chave.


Ela estava com um pouco de zinabre no jack de saída, talvez os fios dela (que com certeza não são tão bons), não devem estar passando corrente direito, acredito que refazer com calma e trocar os potenciometros e captadores vai dar certo.

Desde já obrigado, sempre que preciso vocês me ajudam. Vou começar a mexer nela segunda feira, esse final de semana tem show e eu não vou ter tempo. Depois conto o resultado, e qualquer dúvida conto com vocês.

thiago do acordeon
Veterano
# mai/10
· votar


*Capacitores.. tem uma grande diferença ai... rs

Del-Rei
Veterano
# mai/10
· votar


Depois que tu resolver conta pra gente ae... e posta uns samples!

carecaslash
Veterano
# mai/10
· votar


Luthier meu filho , luthier !!!

Quebre sua cabeça em tocar !! uauhhuauh

marcioguita
Veterano
# mai/10
· votar


O nunca será é ironia em relacao a essa guita.Já tive uma e me livrei rápido[u][/u]

ThiagoGasb
Veterano
# mai/10
· votar


thiago do acordeon
talvez os fios dela (que com certeza não são tão bons), não devem estar passando corrente direito,

fiação pode descartar,eh a ultima coisa q vai dar problema, se vc parar e observar quase todos os fios usados em guitarras e etc sao os "mesmos" e com a mesma qualidade. Com certeza o teu jack ja era ou quebrou os potenciometros

kairi
Veterano
# mai/10
· votar


Problema de junta.





hahuahuahuahuaha

Ramsay
Veterano
# mai/10
· votar


T-Rodman
Vc tá equivocado!!
Capacitores de guitarras, não estufam nem vazam, pq não são eletrolíticos!!

kairi
Isso não existe!!!

thiago do acordeon
O problema deve ser o seguinte:
Devido a falta de uso e a oxidação ambiental, o problema é na chave comutadora dos captarores que não está dando o contato que deveria e daí não sai som!!
Então, é só trocar esta chave comutadora que a guitarra vai voltar a funcionar nos conformes!!

xExLucasx
Veterano
# mai/10 · Editado por: xExLucasx
· votar


Isso que é fo** no fórum...

Tem uns caras que só sabem falar mal dos equips dos outros


Aff
Vai cuidar do seu rabo

Se ele gosta da guitarra deixa ele porr*!

T-Rodman
Veterano
# mai/10
· votar


huh, não sei onde li mas eu respondi sobre capacitor porque alguém tinha mencionado antes, huh... (pensando bem, acho que só quem usa captação ativa poderia ter capacitor, rs. - well whatever).

Se quiser dar uma olhada nas ferragens da guitarra, tome um pouco de cuidado porque a madeira compensada pode fazer os parafusos girarem em falso. Para os lugares que o parafuso girar em falso talvez um pouco (só um pouco!) de durepoxi ou araldite devem ajudar. Era o que eu fazia com os parafusos das tarrachas que viviam se desprendendo.
Tem um tópico ativo recente que tem dicas disso aí:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/233523/

amplexos

T.

kairi
Veterano
# mai/10
· votar


xExLucasx
Realmente, isso é muito chato mesmo. Desanima qualquer um.

Mas eu não estava falando que o equipamento era ruim. Apenas achei cômica a situação de não acharem a fonte do problema.

Mas nada que um Magic Berthola não resolva.

Abraços. ;)

kairi
Veterano
# mai/10
· votar


T-Rodman
Acho que qualquer guitarra que use circuitos tem capacitores, como um esquema de captadores ativos, amplificação, chorus interno, Fernandes Sustainer, etc...

A Epi Special dele é compensada também?

Abração.

T-Rodman
Veterano
# mai/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


A Epi Special dele é compensada também?
Sim. 10 anos, chinesa, deve ser a mesma que eu tive, e por isso relatei os problemas que eu tive com uma Epiphone dessas, que eu dei embora esse ano.
Na época era a única guitarra 'de nome' que custava entre R$ 400~600 entre muitas chinesas tipo Cort (que era mais caro) e as Channel (que eram as baratas). Eu tive a Channel e depois essa Epiphone. A Channel tá com um primo meu. Tem captação horrível, mas funcionalmente estava melhor do que a Epiphone LE-S.

O Motoboy From Hell fala em outro tópico sobre a construção da guitarra:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/233473/

Bertola falando sobre a Epiphone Special:
Toda vez que escrevo alguma coisa neste fórum é por experiencia profissional, pois sou luthier a dez anos aqui no RJ.
As guitarras Epiphone Special são guitarras de baixa qualidade, principalmente pelo preço que cobram por ela. O corpo da grande maioria destas guitarras é de compensado e o braço, embora bem acabado, utiliza um maple sêco quimicamente que se torna quebradiço. Já reparei uns 3 braços destas guitarras que quebraram por pequenos choques e já refiz corpos de uma duas porque os donos estavam frustrados por sua guitarra ser de compensado.
No site consta Alder. Alder o que? Compensado de Alder (sim, aliás ele pode ser feito até com jacarandá!), Pedaços de Alder, sobras de outras coisas coladas?
O termo "hardwood body" é um termo genérico, pode querer dizer um monte de coisas, assim como "laminated wood", que não significa "madeira laminada", mas traduz-se corretamente por compensado. As fábricas colocam o que querem lá.
O fato é que estas guitarras, como outras, são apenas guitarras para iniciantes, não são profissionais, e me espanta que alguém não busque uma informação sobre algo que vai comprar (ou o papai vai), mesmo sabendo que existem guitarras muito melhores até mais baratas, pois compra-se pela marca, pela fama ou para imitar o guitarrista "bola da vez".
Isto não é determinante para o som que o cara faz, pois já ví sujeitos com Gibson LesPaul antigas e raras tirando som de "casa de marimbondos", E caras com Washburn Lyon, de compensado, "tirando leite de pedra" e tocando p/ c...
Não se iludam. Se sua opção é por uma guitarra assim porque vc quis ou porque foi o que pode pagar, ótimo. Agora dizer que uma guitarra é boa, não sendo... Aí já é outra coisa.


kairi
Veterano
# mai/10
· votar


T-Rodman
Gio da Epiphone.

RSKD
Veterano
# mai/10
· votar


som não sai mesmo,só sai barulho

thiago do acordeon
Veterano
# mai/10
· votar


Meus amigos obrigado por tudo escrito até agora. Eu quero deixar bem claro que eu não compraria uma guitarra dessa de jeito nenhum, ela é sim de compensado, e um compensado muito ruim. Quando os parafusos são retirados abre um "rombo" na madeira. Se você forçar os potenciometros eles rodam... rs.

O desafio mesmo é colocá-la pra funcionar.

Ontem de manhã eu peguei nela, fiz a experiencia de passar um pouquinho de bom bril nas ligações dela.. Resultado? ELA DEU SOM!
Só que tem um problema, deu som, funcionou até bem. Quando fui soldar o jack de saída e com tudo no lugar ela parou de funcionar de novo. Conclusão? Zinabre. Os fios dela estão com Zinabre, e num é pouco não.
Estou pensando em refazer todas as ligações dela (que não são muitas). Ela é uma guitarra simples, num deve ser dificil.

Eu fico bobo como as pessoas tem o velho hábito de dizer a simples frase: " Leva pra um Luthier".
Eu acho que: Luthier é uma pessoa igual a nós mesmos e que um dia começou a estudar, a mecher e aprendeu. Se nunca tivermos o interesse nunca vamos aprender.. Quem sabe num dá certo? Se não fosse por essas experiências nenhum de vocês poderiam ajudar tanta gente aqui no fórum.

Bom domingo.

thiago do acordeon
Veterano
# mai/10
· votar


Consegui resolver o problema.

Uma simples limpeza em todos os contatos, passei bom bril, e uma solução de limão com sal para tirar o zinabre. Após secar passei um pouco de óleo para não deixar o ar entrar em contato com as ligações para não oxidar.
Os parafusos que estavam soltando também foram resolvidos, comprei novos parafusos e os buracos eu os enchi de madeira de novo e deu certo.

O som dela? Você sabe que num é tão ruim nada.. gostei dela, depois que coloquei um chorus e um reverb ficou bom demais..

Obrigado a todos vocês que me ajudaram.

A Epiphone Special modelo Gibson foi ressucitada! \o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra não sai som! Epiphone special