Tutorial:Como fazer uma faxina nas Ferragens

    Autor Mensagem
    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/10


    As peças da sua guitarra estão oxidadas?
    Deixar um tempo em um recipiente com Coca cola tira toda ferrugem?
    A sua ponte é dourada e desgastou com o tempo?
    Você utiliza produtos anticorrosivos em tudo?
    Existem produtos específicos para limpar peças de guitarras?
    Já tentou de tudo e sua guitarra parece mais envelhecida do que nunca?

    Seus problemas acabaram!

    Ter bom senso e tomar alguns cuidados essenciais tornará suas cansativas jornadas de Reconstituição das ferragens em momentos de puro brilho.

    A gordura do suor das mãos, poeira, umidade são grandes aliados da deterioração nas Tarraxas, ponte, captadores, cordas, trastes, molas e componentes eletrônicos de uma guitarra. Quanto mais tempo se acumulam no instrumento, pior o aspecto e mais difícil fica para fazer uma boa limpeza.

    Faça você mesmo à faxina de suas peças! É fácil, prático, barato e eficiente! Mas não limpe Agora! Leia atentamente todas as sugestões para obter o brilho desejado do seu conjunto de Hardware e garanta uma vida nova a sua guitarra...

    Tarraxas e Pontes

    Existem produtos próprios para limpeza de ferragens (como tarraxas e pontes) de instrumentos musicais de diversas marcas, todos importados, que cumprem seu papel.

    Além desses, há limpadores específicos para instrumentos de sopro. Uma boa opção por não ser tão Abrasivo quanto os destinados para guitarras. Isso se deve ao fato dos instrumentos de sopro ter uma camada protetora de verniz que envolve o metal que configura o instrumento.

    Necessitando assim de um produto que não agrida esse revestimento que protege o metal.

    A cera automotiva também é bastante utilizada para polir as peças.
    O óleo de máquina, além de limpar sujeiras superficiais, lubrifica a engrenagem no caso da tarraxa, por exemplo.

    Para limpa-las por completo, é necessário desmonta-las e umedecê-las em uma solução anticorrisiva (como o WD40) por um tempo.

    Mas atenção: dependendo do estado do seu hardware, esses produtos não fazem milagres.

    Apenas deixam as peças com um aspecto polido e brilhante, dentro dos limites de desgaste das mesmas.

    Peças douradas geralmente perdem rápido suas características e não recuperam sua cor após um polimento. Neste caso, só a folheação ou a compra de novas peças manteriam o visual original do instrumento.

    Existem comentários sobre limpeza de metais com Coca cola. A verdade é que limpa sim.
    No próprio site da marca existe uma seção de mitos e verdades sobre os usos alternativos do produto. Seu líquido possui um ácido que dissolve gorduras, ferrugens etc. O único empecilho desse tipo de tratamento é o nível de acidez que acaba corroendo a peça depois de um tempo, diminuindo sua vida útil.


    Parafusos

    Ao retirar os parafusos do escudo, da junção do braço com o corpo, das tarraxas, da ponte você percebe que ele está totalmente enferrujado? Mas se eles estavam na madeira, porque a ferrugem?
    Neste caso o problema é mais embaixo. Um bom parâmetro para saber se a madeira de um instrumento está verde é, depois de um tempo, retirar os parafusos e avaliar seu grau de deterioração.
    A umidade da madeira é transferida para o parafuso que acaba enferrujando dentro da mesma. Para limpá-lo e prevenir sua oxidação, passe o anticorrosivo na peça e retire os resíduos com uma escova de aço. Depois de secá-lo, passe sabão neutro na rosca para evitar a transferência de umidade por um tempo.

    Molas

    Já as molas, uma vez deterioradas, são totalmente substituíveis. Portanto, não é muito eficaz ficar passando óleos quando as mesmas já possuem desgastes e sinais de oxidação. Elas acabam perdendo seu desempenho. O que se pode fazer é retirar resíduos com um pincel ou escova esporadicamente para evitar que enferrujem.

    Captadores

    Para realizar a limpeza dos pólos, primeiro é importante isola-los. Com uma lixa d'água 400 umedecida com um pouco de óleo de máquina, limpe-os individualmente em movimentos circulares suaves. Seque com um pano limpo para evitar que o óleo escorra para a bobina. Finalize com um pedaço de palha de aço.

    Componentes eletrônicos


    O Jack também sofre problemas de oxidação e corrosão causando ruídos e grande parte desse problema é ocasionada pelo próprio plug do cabo que leva umidade e sujeira para dentro do instrumento.

    Com uma haste que alcance sua parte interna (pode até ser uma chave Phillips ou um palito comprido, por exemplo) envolvida por uma lixa 400 em sua extremidade também umedecida com óleo de máquina, faça a limpeza. Com um cotonete, retire o excesso de unidade deixada pelo óleo.
    Potenciômetros e chaves podem ser limpos com o álcool isopropílico, injetado a partir de uma seringa plástica para retirar ferrugens e ruídos. Como esse tipo de álcool acaba ressecando a pista de deslizamento do circuito interno desses componentes, podendo prejudicar seu desempenho, aplique uma gota de óleo de máquina para lubrificá-la.

    É importante saber que tomar medidas preventivas com freqüência contribui para uma vida maior do seu instrumento, o que pode até influenciar no desempenho do mesmo.

    Passar um pano seco em todas as peças retira o excesso de umidade e resíduos. Evitando assim o surgimento de oxidação nas mesmas.
    Sempre que remover as ferragens de sua guitarra para uma faxina, lembre se de deixá-las secar por um tempo. Produtos ¬ mesmo que para limpeza ¬ acumulados por muito tempo nas peças têm o efeito contrário de incentivar o surgimento de novas ferrugens e oxidações.

    Portanto, faça já uma faxina em suas ferragens!

    Fonte:Guitar Mind

    Vagabond
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    \O/ creio que acabou com duvida de mta gente ^^

    ogner
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Tirando a elética, eu não limpo nada!!

    Sou vintage e to na moda!!

    Bom topico

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Vagabond
    ogner

    Valew!!!

    ogner

    Só vc mesmo cara!!!!

    Konk
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Konk
    · votar


    Depois de secá-lo, passe sabão neutro na rosca para evitar a transferência de umidade por um tempo.

    Acho que entendi, primeiro eu pego, lubrifico e limpo, depois deixo secar, depois disso passo sabão neutro na rosca pra evitar a transferencia de liquídos que possam danifica-lá ?

    Pelo que notei também, tem que esperar a madeira ficar "madura". se tiver "verde" fode tudo, correto ?

    Por acaso você já testou isso pra ver se é verdade ? Digo, sobre a madeira "madura".

    Abraços.

    RennanRdC
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sir.Paulo
    Não sei se tem haver mano, mais poderia me ajudar?
    Tipo, quando eu alavanco, minha ponte range...
    Será que são as molas ou eh a ponte mesmo?

    ( o barulho parece aqueles de rede num armador velho)

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/10
    · votar


    Sir.Paulo

    Ainda não li seus últimos mega tópicos, mas só pela iniciativa já merece um parabéns. :-)

    Vlw!

    Kyuss_Age
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sir.Paulo

    Como esse tipo de álcool acaba ressecando a pista de deslizamento do circuito interno desses componentes, podendo prejudicar seu desempenho, aplique uma gota de óleo de máquina para lubrificá-la.

    Óleo de máquina em potenciômetro? Tem certeza?

    Konk
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    MauricioBahia

    MauricioBahia
    Moderador

    Eita... ?



    RennanRdC
    Qual é a ponte ?

    Del-Rei
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sir.Paulo

    Muito bom, cara!!!


    ogner
    hehehehehehehehehehehehe

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Kyuss_Age: Óleo de máquina em potenciômetro? Tem certeza?

    Pode crer hein... Estranho. Pra mim, seria álcool isopropílico ou aqueles sprays limpa contato.

    Konk: Moderador, Eita... ?

    Desde Fevereiro!

    Abs

    Kyuss_Age
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Kyuss_Age
    · votar


    MauricioBahia

    Kyuss_Age: Óleo de máquina em potenciômetro? Tem certeza?

    Pode crer hein... Estranho. Pra mim, seria álcool isopropílico ou aqueles sprays limpa contato.


    Esse negócio de pegar informação da internet e sair colando em fórum é perigoso. Isso pq eu só li esse pedacinho. Óleo de máquina acumula uma sujeira violenta.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    Del-Rei
    MauricioBahia

    Muito obrigado!!!


    Konk
    passe sabão neutro na rosca
    Exatamente mas tem ser só sabão neutro!


    RennanRdC
    Provável mente é falta de lubrificação sim!


    Kyuss_Age

    Cara eu te fiz alguma coisa?
    Não sei por que todo tópico que eu crio você vem e faz criticas negativa, caso não goste dos meus tópicos, por favor, nem comente ta bom?

    Esses são só apenas dois exemplos

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/233387/#6781786
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/232298/p0#6750895



    Esse negócio de pegar informação da internet e sair colando em fórum é perigoso.

    Pelo menos eu tenho a iniciativa de querer contribuir com o fórum e não ficar jogando pedra nos tópicos dos outros.

    ogner
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Kyuss_Age
    Sir.Paulo

    Sem entrar na peleja, mas nesse ponto acho que não é legal colocar oleo de maquina nos pots ou qualquer componente eletronico tb não. Eu pelo menos não coloco, justamente por acumular sujeira como o Kyuss_Age falou...

    Seria bom tirar essa duvida com o Mr. Bertola

    Kyuss_Age
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Kyuss_Age
    · votar


    Sir.Paulo

    Cara eu te fiz alguma coisa?
    Não sei por que todo tópico que eu crio você vem e faz criticas negativa, caso não goste dos meus tópicos, por favor, nem comente ta bom?


    Não fiz crítica negativa nenhuma, estou ajudando com uma informação que estava equivocada no seu post principal.

    Preste atenção no que você posta antes de sair colando. Imagina se todo mundo do fórum sai jogando óleo de máquina no potenciômetro, legal isso não? Bela contribuição.

    Informe-se primeiro antes de postar, procure quem realmente sabe, esses blogs, orkut e etc - são a nata da informação errada.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Como esse tipo de álcool acaba ressecando a pista de deslizamento do circuito interno desses componentes, podendo prejudicar seu desempenho, aplique uma gota de óleo de máquina para lubrificá-la.

    Kyuss_Age

    Cara sinceramente não tenta achar pena em ovo tutorial fala apenas uma gota depois do Álcool Isopropílico uma gota!!!

    Caso não tenha gostado do tutorial não faça esse tipo de limpeza!

    Mas também quero agradecer sua contribuição e quero pedir desculpas se fui grosseiro com você ta bom!

    Kyuss_Age
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sir.Paulo

    O problema não é o Álcool Isopropílico, essa parte está OK.

    O óleo de máquina é que acumula sujeira, mesmo que seja 1 gota, e com o tempo vai virando uma "gosma".

    Você não foi grosseiro, fique frio.

    Abs

    leonardobarcelos
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Se eu lê-se o conteúdo abaixo e outro lugar...

    Konk
    Depois de secá-lo, passe sabão neutro na rosca para evitar a transferência de umidade por um tempo.

    Acho que entendi, primeiro eu pego, lubrifico e limpo, depois deixo secar, depois disso passo sabão neutro na rosca pra evitar a transferencia de liquídos que possam danifica-lá ?

    Pelo que notei também, tem que esperar a madeira ficar "madura". se tiver "verde" fode tudo, correto ?



    R: Se seguir esse passa-a-passo acho que a "rosca" não danificará.


    Por acaso você já testou isso pra ver se é verdade ?

    R: Deus que me livre!

    Brincadeiras a parte,

    Na boa muito bom o tópico e foi muito útil para mim.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    Kyuss_Age
    Blz cara valew mesmo!!!

    Eu só resolvi postar essa matéria porque ela foi feita por um luthier ai eu pensei que fosse realmente confiável.

    leonardobarcelos
    Muito obrigado valew!!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Bom, eu prefiro comprar sprays ou líquidos lubrificantes e limpadores de contado. São feitos pra isso. Não gosto de óleos ou WD-40 pq temo que isso não seja o indicado. "Só quero saber do que pode ar certo...", hehe.

    Eu compro pela internet, não custa muito e dura pra caramba! Pronto, falei!

    Abs

    Sir.Paulo
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    MauricioBahia
    O louco eu paguei o dobro em um mês passado!!!

    valew pelo link!!

    jimmy vandrake
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Sir.Paulo

    Muito bom o tópico, apenas lembrando que materiais que recebem acabamento cromado dependem da qualidade do material. Na maioria dos casos a impureza contida nos materiais acaba gerando o que chama-se cárie sob a camada do cromo, e neste caso não há nada que possa ser feito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tutorial:Como fazer uma faxina nas Ferragens