Guitarra em linha no P.A. - som horrível!

Autor Mensagem
Niandra Lades
Veterano
# abr/10


E aí galera!
dei uma sumida, mas agora to com um problema, preciso da ajuda dos brothers!

Seguite, la na igreja agente tocava com amp. microfonado e tudo, mas agora a galera resolveu implantar fones e retirar os amps. para dar mais controle de volume no P.A.

RESUMINDO!

Quem não tem um bom pre-amp na pedaleira, como eu e um outro cara que tem pedais fica um som tosquíssimo, fraco, xôxo, ridículo, principalmente nas distorções.
Eu quero algo para "esquentar" o som, mas algo que realmente funcione

Conheço esse pre amp da Behringer, mas não sei se ele vai fazer exatamente isso.
http://www.foxtrot.com.br/Interno/ImgProdutos/05080290234001m.jpg

Oq mais vcs conhecem com essa função?!

Abraços!

thmenezes_RJ
Veterano
# abr/10
· votar


Niandra Lades

Cara... não é esse o equipo que vc precisa. O que vcs precisam é de um simulador de amps, um simulador de gabinete e um direct box.

Grande parte das pedaleiras hoje em dia já vem com essas funcões. O simulador de amps é comum hoje em praticamente todas. É o que vc chama de preamp, mas esse da behringer que vc mostrou é pra microfones. Vc precisa de um pra guitarra. O mais famoso deles em forma de pedal é o Sansamp GT2 e seus clones (GDI, simulamp, GTAmp, prodrive e outros...).

Só o pré já melhorará bastante o som. Além disso, é bom usar um simulador de gabinete, que simule as frequências de um falante de guitarra, pois os PAs, fones de ouvido, não são os ideais para essa função. Alguns exemplos são: EFX Cabinet Simulator, Fuhrmann CABINET SIMULATOR, behringer GI100 (sendo que este último já é um direct box também).

Um bom direct box termina o serviço casando as impedâncias entre o sinal que sai da guitarra e o sinal da mesa, e possui saída balanceada também. Há muitos no mercado.

Eu toquei muito na noite... agora que estou parando, mas toquei em um monte de lugares durante 4 anos com banda de baile, ligando a guitarra nos mais diversos locais... e muito, muito raramente no amp. No caso, uma pedaleira a meu ver é atualmente indispensável pra quem passa por essa situação.

Abraço

Niandra Lades
Veterano
# abr/10
· votar


thmenezes_RJ
Esse pré da Behringer que eu mostrei tem uma chave seletora que eu posso escolher, mic, guitar e uma pá de coisa, to com vontade de testar pra ver como é pq tem um parado lá na igreja, eu ía usar ele domingo mas não achei a fonte! affee

então cara, mas vc tem certeza da necessidade do Direct, ou ela vem por causa dos simuladores??? oq eu conheço de diferenças de impedancia se dá mais para o teclado e o bass que tem sinal forte.

abração!

Minow
Veterano
# abr/10
· votar


Niandra Lades
oq eu conheço de diferenças de impedancia se dá mais para o teclado e o bass que tem sinal forte.

Qualquer coisa que você vá plugar na mesa vai ter uma impedância ligeiramente diferente, o DI serve pra arrumar isso. Dá pra plugar direto, mas se você tá usando um pedal ou pedaleira antes ela provavelmente já faz o papel de um DI.
Mas um pré, como já disseram, não vai fazer o que você quer. Provavelmente o que tá te incomodando é a falta de um simulador de gabinete mesmo.
Eu tenho esse da Behringer aí, ele funciona legal, você pode plugar direto na mesa sem se preocupar com mais nada.

thmenezes_RJ
Veterano
# abr/10
· votar


Niandra Lades

Cara, existe diferença de impedância na guitarra também. Mas dos 3 itens que eu disse, o direct é o menos importante. Na verdade quem deveria ter um é o técnico de som.

Olha o pré da behringer que vc mostrou até pode dar um gás no som... porém, ele é um amplificador de potência, pelo que eu entendi dele. Ele é valvulado e já quase comprei pra usar aqui em casa pra gravar microfones. O problema aí é que ele não simula os amps. Muito provavelmente ele não interpretará o sinal da forma que o guitarrista espera. Mas aí não posso dar certeza, ainda não testei o aparelho.

Lembrando que ainda há o problema da simulação de caixa... mesmo vc usando a saída line out de um amplificador e ligando na mesa, o som não ficará legal (embora vc esteja usando o pré do amp, saca?). Isso é porque o falante do PA é diferente do amp de guitarra, como o tatus muito sabidamente me explicou nesse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/222069/ .

Se vc tem o pré da behringer lá de bobeira parado, testa ele sim. Tire suas próprias conclusões, pois estou falando com base em suposições, não em fatos, ainda não o testei.

Abraço, boa sorte.

Minow
Veterano
# abr/10
· votar


thmenezes_RJ
Não compra esse pré não, é uma bosta. Compra um Tube Pre que é baratinho e 10x melhor.

JJJ
Veterano
# abr/10
· votar


Niandra Lades
Esse pré da Behringer que eu mostrei tem uma chave seletora que eu posso escolher, mic, guitar

Tem não, cara. O que tem é o MIC200. Eu tenho um e acho ótimo, mas não tem nada a ver com distorção ou overdrive. É um pré clean.

Bombastik
Veterano
# abr/10
· votar


Niandra Lades

meu pitaco:

já experimentei várias formas de ligar guitarra direto na mesa, analógico e digital e eu recomendo uma pedaleira digital que simule tudo, pra mim o som ficou mais legal assim. vc liga ela direto e rola sempre uma beleza, mesmo uma pedaleira não tão nova como uma V-amp da vida.

direct box pra mim rolou melhor com violão, pra guitarra nem o GT-2 me salvou. mas vale experimentar, quem sabe vc consegue bons resultados.

outra alternativa e que tb funciona legal é usar a saída de linha de algum amp, mesmo um pequeno de estudo. não precisa nem deixar o volume alto pra competir no palco, é só pra fazer a "ponte" da guitarra pra mesa.

De Ros
Veterano
# abr/10
· votar


Niandra Lades

A primeira resposta do thmenezes_RJ resolveu toda a questão.

Abraço.

Bigtransa
Veterano
# abr/10
· votar


Niandra Lades
já ouvi gente dizer que usa esse preamp da behringer com guitarra e que fica bom...... pessoalmente não ouvi

erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Niandra Lades
O negócio é POD. Um Pocket POD pode ser que resolva a parada.

ogaitnas
Veterano
# abr/10
· votar


A solução mais barata é um direct box com simulador de caixa, o ultra-g da behringer é um deles, a efx se não me engano tb tem um e a furhumann tb faz simuladores de caixa, são simples, mas dão um timbre decente, eu tenho um ultra-g e curti o som dele.

Pre-amp de mic, pode até dar uma esquentada no som, mas não vai simular falantes e o som vai continuar esquisito...

André Marques
Veterano
# abr/10
· votar


cara
sou cristoa tb
e tive q aprender a amar os tecnicos de som da minha igreja
q nao manjam NADA
colocaram fones, tiraram amps
e falaram q eh o mesmo ligar DIRETO na linha do q microfonar meu VOXAC15....
enfim..

de verdade? compra um amp de 5, 4w valvulado, vira ele e manda a ver.
Ouu como mtas igrejas fazem, inclusive a hillsong, colocam embaixo do palco um buraco com amp e microfone e tampam
fic aperfeito
tem varias solucoes
tem caixas de acrilicos com um buraquinho pro cabo q ajuda mto.....
o q nao falta é criatividade

mas de verdade?
NUNCA AO DIGITAL hahaha

eu ja fui o cara mais digital do mundo
tive line 6 por 5 anos.....xt, xt live e x3 live...

distorcao pesda ateh q sai legal
mas o overdrive crunchado de um bom vlavulado nada simula

thmenezes_RJ
Veterano
# abr/10
· votar


André Marques
mas o overdrive crunchado de um bom vlavulado nada simula

hum.... vc precisa ouvir uns sons da tonelab Le...

André Marques
Veterano
# abr/10
· votar


ja ouvi...
meu amigo tem....as pedaleiras vox sao as melhorzinhas pra esse tipo de som...mas pecam em efeitos, delays, reverbs legais...

vc precisa ouvir o som de um voxac15 handwired no talo no TOP BOOST =P

EternoRocker
Veterano
# abr/10
· votar


Eu ligo minha Les Paul na Zoom G2.u, jogo na mesa e da mesa mando pras caixas.

Não é um valvulado, mas fica muito bom se bem regulado.

Existem várias soluções... mas as melhores são as que cabem no bolso.

bluesmanjf
Veterano
# abr/10
· votar


Meu processo é quase o do EternoRocker:

Ligo minha LP na g2.1u, ela eu ligo no input do amp.
Do SEND do amp, eu mando pra mesa, e dela pro pc.

André Marques
Veterano
# abr/10
· votar


nao to flndo q nao existem solucoes...
tenho um EGNATER um amp valvulado com saida simulada de falante
tem um som legalzinho até.....

mas nao tem jeito......a melhor de todas é um amp valvulado de baixa potencia microfonado..
nao sei se vc ja ouviu Chris Tomlin, mas ele qndo toca guitarra em vez de violao usa um Blues Jr! haha serio......

tem um vox de 4w , q inclusive to querendo trocar pelo meu egnater
pq eh MTO mais timbre
custa 199 dolares o head!!! e o combo 250 dolares!
vale MTO a pena
e ele tem regulagem de 0,25w, 1w e 4w!!! e eh som de vox

andregui7
Veterano
# abr/10
· votar


Pod X3Live

daniel_guitar
Veterano
# abr/10
· votar


não é caro, pequeno e eficiente: http://www.efxpedais.com/cabinet.html

Bog
Veterano
# abr/10 · Editado por: Bog
· votar


Niandra Lades

Puxa, eu estava pensando em fazer um tópico exatamente sobre isso.

Eu sempre me vejo às voltas com a necessidade de tocar direto plugado no PA (no meu caso, o problema é a portabilidade). Já testei dúzias de opções. Tenho o preamp que esse Behringer aí clona (da ART). Antes de tudo: como já disseram, este preamp não vai fazer o que você precisa. Ele serve para "esquentar" o som e balancear o sinal, e se aplica principalmente a violões, microfones e guitarras JÁ TIMBRADAS. Ele ajuda a balancear e encorpar o sinal da guitarra, mas antes disso você precisa de algo que dê o timbre e remova abelhice.

Para isso, você precisa de um simulador de amps OU preamp de guitarra, além de um simulador de gabinetes. Aí, você tem as muitas e muitas opções:

1. Pedaleiras digitais: apesar de muitos considerarem heresia, bem reguladas podem soar bem, vêm com montes de efeitos no mesmo pacote, e a grande maioria já faz tudo o que você precisa, servindo como DI box e tendo simulações de amps e gabinetes para plugar em linha.

2. Simuladores analógicos: os mais conhecidos são os da Tech 21, como alguém já disse. Os SansAmp Character Series têm a vantagem de já terem compensação de falantes embutida - para usar um GT2 em linha você precisa de um simulador de falantes ou de uma boa paciência para equalizar.

3. Preamps valvulados: não, não estou falando de preamps transparentes como o que você citou. Estou falando de preamps que realmente colorem o timbre da guitarra. Exemplos incluem o Blackstar HT-Dual, Hughes & Kettner Tubeman, e o Mesa V-Twin. Costumam ter a distorção menos áspera que os simuladores e preamps digitais e transistorados. Mesmo assim, nenhuma dessas opções (1, 2 ,3) realmente dá a sensação de se estar tocando em um valvulado - nem o preamp. Mas todas as 3 funcionam a contento quando bem exploradas. Até as pedaleiras digitais.

4. Em breve, vou testar uma abordagem não-convencional: um mini head valvulado com simulação de falantes e dummy load. Se quiser entender melhor, procure por um tópico que eu fiz recentemente.

5. Claro, sempre existe a opção de pegar um amp e microfonar. Mas sinceramente, isso é menos simples do que parece: o som muda bastante dependendo de coisas como o ambiente e a posição do mic. Um técnico de som competente resolve isso com um pé nas costas, mas se você não tem um à disposição, talvez não seja a melhor idéia.

T-Rodman
Veterano
# abr/10
· votar


Testei aqui pra você, uma guitarra no amp, no pre-amp, na mesa direto, e na pedaleira digital, pra você ter idéia.


erico.ascencao
Veterano
# abr/10
· votar


Niandra Lades

Há um tempo atrás vi um vídeo do U2B postado aqui no FCC no qual um cara toca com uma X3L plugada numa caixa ativa com falantes Selenium. Todo mundo do tópico pagou um pau para o som do cara.

Bog
Veterano
# abr/10
· votar


T-Rodman

Opa, legal o teste cara. Só acho que você devia ter colocado um bom drive aí. O motivo é simples: a falta que faz um simulador de gabinetes salta aos ouvidos quando tem distorção - ela fica extremaemente abelhuda se não houver nenhum tipo de filtro. Acho que aí a diferença ficaria mais evidente. ;)

T-Rodman
Veterano
# abr/10 · Editado por: T-Rodman
· votar


é. Em termos de som puro, amp é amp, mas pedaleira + pré-amp dá um resultado até que bom/aceitável em mesa de som se assim for o caso.
Certamente ligar a pedaleira e o o pré-amp no amp soa melhor ainda, pois é assim que eu brinco aqui em casa com o Fender 112+, enquanto eu uso o Vox com seus emuladores de amps vintage e distorções sozinho.
Outro jeito que eu uso é a pedaleira direto na interface de som pra gravar. ex:
http://www.4shared.com/audio/6zXS2jMz/20100425-closer.html
Tem 3 guitarras junto aí, e foi só com o amplitube3 + Logic Studio.
- se notar, eu não sou muito da distorção e sim dos delays, rs.

amplexos

T.

SK8Boy
Veterano
# abr/10
· votar


Niandra Lades
Minha dica: compra uma pedaleira da Line 6, ou se num tiver grana, vai de Vamp(pode ser a 2 msm, a azul), e manda direto pra mesa...fica "supimpa".

André Marques
Veterano
# abr/10
· votar


com a grande d um x3 live vc pode comprar um amp valvulado de 7w do ACEDO que é OTIMO....ou o vox 4w...
sei la
eu ja usei por mais de 5 anos da minha vida tudo q foi postado...
era fanzasso de pod e ainda usava um WOMANIZER da damage controle com 2 valvulas q trabalham a 250v ......
mas nunca consegui tirar o som q tiro hj...com pedais boostando a valvula, sem mto drive e delays..

Bog
Veterano
# abr/10
· votar


André Marques

Talvez lhe interesse:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/232372/

Em especial, o último post que eu acabei de mandar. :)

(em tempo: já brinquei com o AC4TV, e ele parece um brinquedo perto do Night Train!)

André Marques
Veterano
# abr/10
· votar


ps: compra e ainda sobra 800 reais...

André Marques
Veterano
# abr/10
· votar


entao mas nao quer 15w =/
tenho um 15 hand wired aqueles banquinhos de aniversario d 50 anos
entoa ja eh perfeito pra mim....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra em linha no P.A. - som horrível!