Ajuda - qual a diferença técnica entre um PA e um falante de amp para guitarra ?

    Autor Mensagem
    thmenezes_RJ
    Veterano
    # dez/09


    Bem, tive uma discussão hoje com um técnico de som (que se diz engenheiro de som) que vai fazer o som em no qual eu vou tocar sábado. O cara simplesmente fica inventando mil desculpas pra não microfonar meu amp, diz que vai usar o line out porque não faz diferença.

    Bem, eu sei que o PA não interpreta o sinal da guitarra bem, como faz o falante do amp. Eu sei muito bem disso, mas não sei explicar tecnicamente. Fiquei sem argumentos pra discutir com o cara, que só fazia dizer que ficava ótimo no lineout do amp, que o som ficava sempre uma maravilha e tal.

    Será que alguém poderia me dar um auxílio técnico ?

    Nerferus
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    cara não sei lhe dizer a resposta
    =/
    mas tipo
    quem vai tocar é você
    então manda ele microfonar a p$%#%# do amp
    se ele vier dizer
    não no line out fica bom também
    tu fala
    cumpade o músico aqui sou eu
    eu quero assim e pronto
    onde já se viu
    oO

    guilhermebarros
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Nerferus

    Boa...
    kkkkkkkkkk

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    thmenezes_RJ: Fiquei sem argumentos pra discutir com o cara, que só fazia dizer que ficava ótimo no lineout do amp, que o som ficava sempre uma maravilha e tal.

    A mesma coisa não é, até pq dependo do microfone e sua posição a sonoridade varia. Agora, não sei dizer se o esforço pra microfonar vale essa variação. De repente, ela é tão pouca que o line out resolve tranquilamente e sem esforço.

    Como estou longe de ser entendido no assunto, também aguardo opiniões.

    Abs

    macaco veio
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    o tecnico esta certo em tentar evitar mais um microfone no palco, quanto menos melhor porem dizer que o som e' o mesmo, claro que nao e', dependendo da situacao pode ser que com o microfone o som pode ficar ate pior do que no direct out. Acho que voce deve preocupar mais com a e aqualizacao que ele vai fazer na mesa de forma que fique proxima da que voce faz no Ampli. Ele vai dizer que esta colocando Flat e que como o sinal esta saindo do direct out a equalizacao e' mesma do seu Ampli, parece que e' porem nao e' porque no seu ampli esta equalizado para o falante do seu ampli e o conjunto de falantes do PA e' outro.

    emaniox
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    O falante da guitarra corta as frequencias mais altas.
    O falante do PA nao cortas as frequencias mais altas
    O line out tem um sinal com frequencias altas.
    Se colocar ele direto no PA, o som nao vai ficar bom.
    O ideal seria colocar entre a saida do amp e a entrada da mesa um emulador de caixa, que vai cortar as frequencias mais altas.
    Nao sei se seria possivel obter o mesmo efeito somente com equalização.

    tatus
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    kakaka, que f.o.d.a!!!
    Acho que todos estão certos, mas o Nerferus esta mais certo de todos, política e poder, rsrs
    Longe de eu ser um especialista, trabalhei em banda de baile 6 anos e lá a guitarra sempre foi microfonada, ao contrário do baixo, o que tem lógica pois o falante era de 15" e não conseguia reproduzir os graves, em compensação se não soubesse timbrar bem os médios e agudos estragavam o som, parecendo sintético, metalizado saca.
    Para guita o negócio é o ataque e dinâmica, principalmente nos médios; se você pega o ataque do falante e reproduz na PA, ela acaba respeitando o conjunto e fica até mais fácil timbrar o resto dos instrumentos, inclusive a voz.
    Se ligar direto na PA e não for um exímio timbrador ou não usar nenhum programa que simule a curva de respostas de algum amplificador decente, mata o som.
    Sacaneia ele, rsrss: deixa o ampli no carro, liga direto na medusa (multi-cabo) e fala: ''TIMBRA A GUITARRA AGORA INFELIZ!!!'' (que maldade)
    Ele vai suar, rebolar, te xingar todo por dentro, pior de tudo, não vai conseguir timbrar porra nenhuma.
    Ele vai falar que assim perde qualidade (se ele for humilde) e você fala que microfonar da mais qualidade ainda pois respeita o conjunto que um monte filhos da puta estudaram anos para desenvolver.
    Dai você busca seu ampli no carro, microfona ele e diz:
    "Deixa em FLAT essa bosta, só mexe no ganho seu corno!!!"
    Agora, se você for tocar só base nas musicas do Frank Sinatra, daí não precisa.
    Menezes, leve em consideração que todo som reproduz harmônicos em diversas frequências, um harmônico em 1Khz tem um segundo harmônico em 2K, e assim vai, sendo que o mesmo som reproduz vários harmônicos e sempre no dobro de seu valor, perdendo a intensidade conforme dobra(2Khz,4Khz,8Khz etc...).
    Se você joga a guita direto na PA os falantes dela vão reproduzir várias dobras de harmônicos p. ex: 400hz, 2.45khz, 550hz, etc... dessa forma, você terá dobras de notas graves junto com dobras das notas médias, junto ainda com os médio-agudos da guita.
    O famoso falante legend 1028 da eminence por exemplo começa a "tesourar" harmônicos a medida que vão passando de 4Khz, ou seja, os que passam um pouco vão ser pouco atenuados, os que passam muito vão ser muito atenuados, a curva é descendente.
    Já o lilbuddy também da eminence começa essa atenuação a 5.5Khz.
    Agora veja o ataque de um e de outro, o lengend é bem melhor para rock, o lilbuddy é bem melhor para jazz.
    Um segundo ou terceiro harmônico que são perceptíveis e que batem a 5Khz serão claramente percebidos no lilbuddy e no legend nem tanto.
    Já na PA vários harmônicos que não eram para estar ali vão estar! Isso porque não é toda mesa que tem corte em 4K, 5K, e mesmo se tivessem a curva descendente não seria a mesma, seria necessário um equalizador de várias bandas para tentar simular um alto falante de guitarra e respeitar o ataque dos harmônicos ou tesourar na mesma intensidade se necessário.
    Se a mesa dele for digital ajuda, mas mesmo assim não creio que vá respeitar a dinâmica que você vai se esforçar para dar à musica e que vai sentir no ampli ao seu lado.

    Nerferus
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    tatus

    cara belo texto
    merece ate +1
    shuahsuahsuahsuahsu

    Practus
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Practus
    · votar


    kakaka, que f.o.d.a!!!... ...no ampli ao seu lado.

    Depois desse texto todo, se o "engenheiro de som" ainda achar que não precisa microfonar a guitarra, troca de "engenheiro"... rsss...

    Abraços,

    wiskeria
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    se o amp for muito bom, como valvulados. deve-se sempre microfonar, agora em amps meia boca pode ser feito das duas maneiras. Microfonar da um som mais natural, principalmente com distorções.

    paulinho pc
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    wiskeria

    esses dias um cara me disse q se usarmos a saída do amp e ligarmos direto na mesa,e usarmos a distorção do amp,é perigoso dá zica na mesa....isso é verdade msm?

    DotCom
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    paulinho pc
    esses dias um cara me disse q se usarmos a saída do amp e ligarmos direto na mesa,e usarmos a distorção do amp,é perigoso dá zica na mesa....isso é verdade msm?
    Nada a ver... Seu amigo viajou.

    Sobre microfonar vs. line out:
    O falante "amacia" o som, dando uma limada nos agudos. A forma como ele faz isso é bastante irregular, e é por isso que os simuladores mais avançados que existem ainda não conseguiram copiar com fidelidade o amplificador. (repeti o texto do tatus, só que com menos palavras...)

    No mais, se ele falar que é a mesma coisa, manda ele fazer o teste: puxa um cabo do line out e bota o microfone. Depois manda ele ficar ouvindo um e o outro.
    Aí quando ele ver que TEM DIFERENÇA, você manda ele praquele lugar... :D

    thmenezes_RJ
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    hehehe

    Bem galera, primeiro, sobre o lance de mandar o rapaz da mesa pra onde ele merece, prefiro primeiro a política da boa vizinhança. Alguns anos tocando em banda de baile à noite me ensinaram que se cara da mesa quiser, ele fode a banda...

    Dessa vez não será o caso, vou tocar com a minha banda de rock, se fosse a de baile eu nem me importaria de tocar até mesmo direto na mesa, usaria a simulação da G2. Mas pra tocar sério, é outra coisa.

    Valeu pelas respostas de todos, especialmente aotatus, muito esclarecedor o lance dos harmônicos.

    abirex
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Olha depende da mesa, eu quando vou mixar algo, prefiro sim direto no line out, porque não tenh um microfone de qualidade para o amp da guita.
    Com uma mesa staner que tenho aqui, digo, o som fica um porcaria, por causa da equalização, fica estilo abelheiro, já quando uso uma behringer que tem mais equalização e low cut e tals, consigo um timbre muito bom, que tem um monte de guitarrista que baba.

    Vai mesmo de quem equalioza e claro do guitarrista conhecer sua pegada, seu timbre e saber o que quer do seu som.


    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda - qual a diferença técnica entre um PA e um falante de amp para guitarra ?