Tenho 26 anos e toco mal. Tenho salvação?

Autor Mensagem
lgapontes
Veterano
# mar/10


Fala galera. Esse tópico não é sobre técnicas, pedais nem nada disso. Só queria uma opinião de vocês... sem muitos esculachos, por favor.
Eu comecei a tocar guitarra com 18 anos. Treinava muito, toquei em banda desde então, tive alguns professores ruins e poucos bons, sendo que o melhor deles, precisei sair por causa da grana. Sempre toquei mal, mais saia alguma coisa legal, cheguei a ganhar até uma graninha fazendo showzinhos, abrir alguns shows legais para bandas maiores, e tals.
Mas enfim, sempre consegui conciliar minha vida na música com estudo, namorada e trabalho. Até que o trabalho tava ruim e precisei me dedicar mais no estudo. Resultado: fiquei dois anos parado. A última vez que tinha tocado foi no final de 2007, um showzinho fulera, que foi minha despedida da banda.
Agora, início de 2010, já com um trabalho melhor e um estudo legal, resolvi, enfim, voltar pra música e quem sabe voltar com banda e tentar alguma coisa mais profissa.
O problema é: estou péssimo na guitarra. Estou tocando muito pior do que eu tocava (alias, que já era uma bosta).

Então... só tenho tempo para treinar 2 horas por dia no máximo. Pensei em até procurar um professor de novo... pra ver se fluía melhor... o que vocês acham? Eu tenho esperança?

Desculpem pelo tópico idiota, mas queria a opinião de músicos... é só porque às vezes bate aquela deprê: "pow, sou péssimo guitarrista, é phoda".

Mosrite_Yoseph
Veterano
# mar/10
· votar


lgapontes
Pô cara 8 anos de guitarra é um bocado e 2 hs por dia ja tá bom pra treinar legal!

se vc tiver meio desanimado , tenta outra coisa , batera ou baixo , sei lá!

todos nós temos dom da musica mas cada um pra um instrumento!

tenta outra coisa pow , num desanima nao!

Vlw!

Socomegaton
Veterano
# mar/10
· votar


Cara, sei lá.

Minha intenção não é criticar muito menos esculachar você, mas acho que você está equivocado com o que busca na música. Não só na guitarra, mas na música mesmo.

Eu já tenho prá lá de trinta anos... mas faz de conta que você não leu isso haha.

O que eu posso te falar, por experiência (quer dizer... grande bosta a experiência de um cara com mais de trinta haha... mas faz de conta que você não leu isso de novo) é que um cara que toca menos que outro pode vir a agradar aos demais e a si mesmo, mais do que este que toca mais.

É só uma questão de se descobrir qual objetivo a atingir, e qual o caminho a se traçar.

Porque música é isso, é uma energia que traz sensações. E isso não se mede por quantidade de notas por segundo, nem com arpejos invertidos em two hands feito com a guitarra nas costas.
Tudo isso está mais para show circense do que pra música.

John Lennon não era um Eric Johnson na guitarra, mas olha só o que o cara "aprontou" na história da música.

Esse descontentamento seu está acontecendo porque você está se espelhando em alguém (ou "alguéns" :-P) que tenha uma tecnica mais desenvolvida que você, e aí você está estabelecendo nisso a sua bandeira de conquista. Algo como:

"Eu tenho que atingir o mesmo nível tecnico que este cara, do contrário não serei feliz".

Cara, música é uma arte que, de tão rica, influencia no psicológico das pessoas de várias maneiras.
O Jorge Benjor não toca, tecnicamente, mais guitarra que o Malmsteen.
Mas tem pessoas (eu inclusive) que não trocaria trinta segundos da guitarra do Benjor por duas horas de Malmsteen fritando.

Não sei explicar bem o porquê, mas o bacana é isso. É o mistério da sensação musical.

Prenda-se a isso quando você for estudar música. No prazer da sensação de uma bela melodia, uma bela harmonia.

"Mente quieta, coluna ereta, e o coração tranquilo"

Acho que esse é o segredo.

Também toco mal pra caramba, mas na hora H eu dou um sorriso e conquisto o coração das pessoas hahaha (nossa, que frase gay... passou passou).

Abraços!

r2s2
Veterano
# mar/10
· votar


Cara, se isso te consola, eu garanto que sou pior do q vc.

Se não consola, há sempre uma esperança.

Skider
Veterano
# mar/10
· votar


Kra; quando a gente fica muito tempo sem tocar, volta pior mesmo; normal;
Os dedos nao respondem, a coordenação ja nao é a mesma, fora a Pegada;
eu toquei 3 anos estudando guitarra, auto-didata... Saia umas coisinhas tbm...
Parei de tocar por 3/4 anos, e voltei agora, a um mês atrás..
50% do que eu conseguia executar, hj eu nao consigo mais, e esqueci bastante coisa tbm... Fora que meus dedos tao começando a calejar novamente, imagina na hora de executar uns bends de 1 tom e meio...
Mas, isso é normal... a Questao é vc disponibilizar um tempo para recuperar o pouco que tinha, e melhorar ainda mais.... bolar um conograma de estudos, e levar isso a sério... e tocar em uma guitarra com cordas altas...

Unica coisa que mudou pra melhor, foi a percepção e amadurecimento...

lgapontes
Veterano
# mar/10
· votar


Mosrite_Yoseph
Vlw pela força...
Em alguns lances na banda, algumas vezes eu tocava teclado, mas só de sacanagem em ensaio msm (tipo a intro de mr. crowley, ou alguns lances de U2).
Mas assim... tocar guitarra é uma das melhores coisas que já fiz na vida... tenho vontade de ser guitarrista msm.

vlw

lgapontes
Veterano
# mar/10
· votar


Socomegaton
Eu já tenho prá lá de trinta anos... mas faz de conta que você não leu isso haha.

heh heheah haehaheehhehehe

Pow caramara.... show de bola ... show mesmo cara... vc tem razão.
Agente as vezes fica frustrado porque vê caras mandando musicas bonitas e bem executadas com 12, 14, 20 anos, e pensa que agente não tem chance mais... sendo que na verdade o que acontece é exatamente isso que vc disse...

Eu por exemplo prefiro "30 segundos" de George Benson do que "2 minutos" de Malmsteen (nada contra esse tb, tá galera, só opnião msm)...

pow cara... obrigado...

Marc Snow
Veterano
# mar/10
· votar


lgapontes
O Ardanuy começou com 16 (dois anos de diferença). Não desiste não, cara

Carregando
Veterano
# mar/10
· votar


Socomegaton

Poxa vida, eu nunca fiquei desanimado com guitarra, e esse teu texto ai, me animou mas ainda, ehuehue

Monsfogueri
Veterano
# mar/10
· votar


lgapontes
pô cara, estuda guitarra, nunca é tarde..

um exemplo é o Edu Ardanuy. Ele tocou dos 15 aos 20 anos sem estudar nenhuma técnica, só dp disso começou a se virar..

Eu nem curto mto o cara não, mas é só um exemplo..

viniciusra
Veterano
# mar/10
· votar


Simplesmente não tem como ser ruim com 8 anos de guitarra, ou vc ta esperando DEMAIS de si mesmo não ?

Mais uma boa é traçar metas, assim vc ve sua evolução no instrumento.

axleWs
Veterano
# mar/10
· votar


lgapontes
Você precisa me ver tocando, seu ânimo e auto-estima voltam num segundo o/

É como o Socomegaton disse, depende em quem você se espelha. Eu tive a infeliz ideia de gostar muito de Dream Theater.. Aí já viu, só frustação como guitarrista, hehe.

lgapontes
Veterano
# mar/10
· votar


r2s2
hehehehehehehehehe

Skider
É tipo... coisas como: obsercar mais a palhetada, as grandes diferenças de timbre que uma regulagem no pot de volume fazer, rítmos diferentes (como groove), etc... estão fazendo mais sentido agora... e estou tentando estudar desdo início com uma video aula do mozart mello...

Marc Snow
heheh... lembrei agora de um lance curioso... quando eu comecei a tocar, fiz contas baseando-se no kiko... ele começou com 13 anos. Eu começei com 18. Se eu tocasse alguns anos por 12 horas por dia e tocasse algumas madrugadas (como já aconteceu em alguns shows que tinha feito) eu ia alcançar ele em tantos anos.... heheheheheh... q loucura... né...
Treinar 12 horas por dia é inviável... eu fiz uma vez na minha vida. Muito difícil, vc satura tanto o músculo que no outro dia os links saem que é uma beleza... mas não consegui fazer isso outras vezes.

vlw galera...

lgapontes
Veterano
# mar/10
· votar


axleWs
Poisé cara... Dream Theater nunca conseguimos levar na banda... quase saía ...mas em show nunca foi... mas isso a 3 anos atrás ... agora cara... agora tá foda... não sai mais nada... mas Socomegaton tá certo... aliás vcs todos... tenho que focar no que eu quero... e é isso que eu vou fazer... (droga, se eu não estivesse no trabalho agora ia tocar guitarra pra caralho, mas hj é só à noite msm ... hehehe)

lgapontes
Veterano
# mar/10 · Editado por: lgapontes
· votar


axleWs
Só pra complementar... tocar Dream Theater na guitarra é impossível (p mim... hehehe). Agora, tocar Dream Theater com a banda completa (batera principalmente)... bixo... na moral... tocar igualzinho... é muito impossível (hehe). E o teclado!! caraca! Sinistro.

[EDIT] Aliás, é nesse mês que eles vem... haha... já comprei meu ingresso.

Pena que eu não tenho vídeos aq comigo... se não eu ia mostrar uns "antes/depois" pra vcs verem como ficar um tempo sem tocar faz com um guitarrista.

cao fofo
Veterano
# mar/10
· votar


abre uma borracharia

não precisa ter capricho nenhum

e se brinca ainda pega uma mulherada

Socomegaton
Veterano
# mar/10
· votar


lgapontes

É isso aí, brother.
Fico contente de ver que patrocinamos um ânimo extra pra ti.

Abraços!

Charge
Veterano
# mar/10 · Editado por: Charge
· votar


lgapontes

Cara, acho que não deveria ficar deprê, por não estar tocando o satisfatório. Você ficou uma data parado e pra qualquer coisa que façamos, depois paramos... no retorno a gente sente a dificuldade.

Bom, tenho a mesma idade que vc, toco desde os 15, mas não sou um guitarrista que pega o instrumento com afinco e descasco o braço da guitarra durante 8 horas ou mais, mas nem por isso me acho um péssimo guitarrista, pq tenho que fazer as mesmas coisas q vc. Estudar, trabalhar, namorar, sei lá...

Agora, se vc quer aumentar seu nivel com mais velocidade, procure um professor, sim! Faça uma aula, que passará a curtir mais seu instrumento. Não acho que buscar outros instrumentos seja uma alternativa plauzível, afinal, vc só quer melhorar na guitarra, certo?

Abraços!! Pense positivo!

lgapontes
Veterano
# mar/10
· votar


Socomegaton
É sim cara... obrigado mesmo.

Charge
Tipo... é um pensamento ridículo meu, eu sei, mas sei lá, ficou meio "sem graça" de procurar um professor, sendo assim, mais velho...
mas acho que vou procurar um mesmo né? A parte teórica eu não esqueci não, mas a "pegada" parece que sumiu... isso ele vai me ajudar né...

Charge
Veterano
# mar/10
· votar


lgapontes

Procura sim, precisa ter vergonha disso, não! Isso só vai somar na sua vida de musico. Depois, é só sucesso!!! Abração, cara!!!

Skider
Veterano
# mar/10 · Editado por: Skider
· votar


Róger Franco começou com 20 anos.... e hj pra mim está no top10 brasileiro;

NFA_METAL
Veterano
# mar/10
· votar


a idade em nada influencia na capacidade do musico....

mas axo que vc nao deve nunca desanimar.. pq se vc num acreditar em tu msm, quem vai fazer isso por vc?....

e nao mude de instrumento......vc pode conciliar 2 ou mais instrumentos, mas nao deve desistir nunca.....

e presta atençao no que o Skider falou..... ele mostrou a prova de tudo que vc queria saber...

De Ros
Veterano
# mar/10
· votar


Socomegaton

Adorei teu texto! Concordo contigo, gosto de ouvir muita música que não tem nenhum desafio tecnico, só é bonita (e isso é mais que o suficiente para mim).

Abraço!

lgapontes
Veterano
# mar/10
· votar


Charge
Show... vou voltar a fazer aula de guita!

Skider
caraca, não sabia dessa. legal.

NFA_METAL
Na verdade eu nunca pensei em trocar de instrumento não. Só toco uns lances de teclado de sacanagem.
Hoje só dedico minha 2 horinhas à noite na guitarra mesmo.

Charge
Skider
NFA_METAL
Show de bola gente...

lgapontes
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros
Poisé... citando um pouco o que o Socomegaton falou, reparei que eu curto bastante caras virtuosos (ah, sim, inclusive vc De Ros... curiosidade: é vc que tinha uma música do morzart na guitarra ou estou enganado? se não for me desculpe, devo ter confundido), mas tipo, um dos solos mais bonitos que já escutei é muito simples de ser executado... o de "Who want to live forever" do Queen.

axleWs
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros
Acho legal esse seu gosto pelo simples. Mas acho que para pessoas como o lgapontes e eu que não tem tanta técnica como você tem (não estou criticando, longe disso), fica meio uma sensação de "imposição" de aprender a fazer isso ou aquilo para ser um guitarrista melhor ou mais bem "formado".

lgapontes
Veterano
# mar/10
· votar


axleWs
Tipo.. O que acontece comigo é o seguinte... não quero sair "Malmsteen-ando" por ai. É porque, na hora do improviso, vem a melodia na cabeça... e não sai executada da forma como devia... é um pouco o que eu ouvi uma vez o Frank Solari dizer: "a técnica tem que servir para vc produzir sua musicalidade". Acontece que isso não funciona comigo... heheheheh. Fico me sentindo um "mudo" na guitarra, pois às vezes não consigo expressar minha intensão musical.... entende?

axleWs
Veterano
# mar/10
· votar


lgapontes
Claro, mas o mesmo acontece comigo... Nem que minha intenção musical seja pequena, ou simples, minha técnica se torna insuficiente. Mas relaxa, o Soco (apelidado devidamente :P) foi feliz em dizer que é mais importante conseguir o que procura dentro dela. Quando estou bem triste musicalmente, me lembro do meu objetivo quando comecei no violão, era tocar musiquinhas, pra um dia tocar em uma roda de amigos. Isso já sou capaz, aí minha tranquilidade volta (ou não, hehe).

Abraços

lgapontes
Veterano
# mar/10
· votar


axleWs
Saquei...

Socomegaton
Veterano
# mar/10
· votar


De Ros

Valeu!

Um elogio de um artista como você, ganhei meu dia.
Vixe, que agora eu vou ficar chaaaato rsrs.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tenho 26 anos e toco mal. Tenho salvação?