"Já procurei na BUSCA e não achei nada", então...

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# fev/10 · Editado por: Penta_Blues


Boa tarde!!!
Gostaria de saber se os colegas já perceberam que a moda agora é avisar que já usou a ferramenta de BUSCA e que não encontrou nada "satisfatório" para tentar justificar o porquê de mesmo assim abrir um tópico repetido para assuntos já debatidos.
Será que já usou mesmo ou percebeu que ninguém, ou pouca gente aqui, aguenta mais ler tópicos repetidos sendo criados a todo instante?
Será que ao invés de abrir um tópico, não seria mais conveniente (para o bem organizacional geral do Fórum) fazer a pergunta no tópico que já está aberto mas que eventualmente não tirou a dúvida?
Não ficaria este tópico mais completo e o Fórum mais organizado?
Não daria menos trabalho localizar um determinado assunto, já que não haveriam páginas e páginas falando quase a mesma coisa?
Me pergunto qual será a próxima "Moda" no Fórum, principalmente aqui no de Guitarra...
Valeu!!!

makumbator
Moderador
# fev/10
· votar


Penta_Blues

Pois é, fica até parecendo que a busca não tem utilidade. Mas eu já aprendi e li muita coisa usando a busca, e sem postar nada nos tópicos antigos(porque não vi necessidade). Em suma, procuro, leio,pesquiso e saio sem postar nada, porque na maioria das vezes realmente não precisa.

Mas imagino que muita gente use a busca como eu também.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Faço o mesmo que o makumbator.

E esta justificativa aqui já é meio velha, já vejo ela faz tempo e muitas vezes é mentira do cara.

Konk
Veterano
# fev/10 · Editado por: Konk
· votar


Outro problema é o pessoal não ler nada além do título... Procuram, mas não lêem mais que 3 postagens por "falta de informação no tópico".

Acho que com a sua idéia vários tópicos voltariam dos mortos... Mas é uma idéia válida, bem melhor do que ter 300 tópicos criados...

Edit: makumbator, um exemplo para o fórum ! Eu faço o mesmo, hehe.

Carregando
Veterano
# fev/10
· votar


eu só uso a busca, sem faser perguntas, e sempre consigo achar oque procuro

makumbator
Moderador
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

E esta justificativa aqui já é meio velha, já vejo ela faz tempo e muitas vezes é mentira do cara.

Sinceramente deve ser mentira em uns 98% dos casos...hashash!!

1% deve ser gente que até procurou, mas ficou só nos primeiros resultados da busca, e se tivesse consultado mais a fundo encontraria o que quer.

1% deve ser verdade mesmo, e não encontrou porque realmente não existia no fórum...

ThiagoGuitar
Veterano
# fev/10
· votar


Penta_Blues

Concordo cara.. mas o problema é que o pessoal ou tem preguiça ou nao tá nem aí pra procurar oq precisa.. apenas abrem topicos repetidos e falam que ja usaram a busca..


The Root Of All Evil
E esta justificativa aqui já é meio velha, já vejo ela faz tempo e muitas vezes é mentira do cara.

verdade

JuninhoCac
Veterano
# fev/10
· votar


Então galera, pra não fazer outro tópico eu usei a busca e encontrei uns 5 tópicos antigos com o assunto desejado! Maravílha!
Fui advertido por postar neles! Agora não sei se agi certo ou errado?
E depois que posteino tópico que já existia, teve gente que aconselhou eu abrir um novo para o que eu postei! Hehe...
Mas assim a gente se diverte!
Abraços...

Prometherion
Veterano
# fev/10
· votar


Teve um cara perguntando sobre Modos Gregos hoje, só naquela parte sobre tópicos relacionados tinha 5 falando do mesmo assunto.

O problema (ou não) é que tem umas boas almas que ainda respondem o cara.

ThiagoGuitar
Veterano
# fev/10
· votar


JuninhoCac
Então galera, pra não fazer outro tópico eu usei a busca e encontrei uns 5 tópicos antigos com o assunto desejado! Maravílha!
Fui advertido por postar neles! Agora não sei se agi certo ou errado?
E depois que posteino tópico que já existia, teve gente que aconselhou eu abrir um novo para o que eu postei!


Po cara, uma vez eu upei um topico do Tomate que era de 2002. :S .. acho que era pra eu ter aberto outro topico sim.. por causa do tempo.

O negocio é que há casos e casos.. fica a seu criterio pensar se é melhor abrir outro topico ou nao... use o bom senso e seja feliz

abç

makumbator
Moderador
# fev/10
· votar


JuninhoCac

Hsahsah...esse é um problema. Mas acho essa recomendação que alguns sugerem, de NUNCA postar em tópicos antigos errada. Acho mais produtivo(até por aproveitar e reunir no mesmo ponto o que já foi discutido)upar o tópico antigo, MAS com questionamentos realmente novos, ou para levantar a situação na atualidade.

Penta_Blues
Moderador
# fev/10
· votar


Boa tarde!!!

makumbator
The Root Of All Evil
Konk
Carregando
Vcs tocaram em pontos muito interessantes e que concordo.
Não digo que não se pode mais fazer perguntas; acho até legal pesquisar e achar o que procurava. A questão é que eu acho que se não há uma resposta exatamente para o que se procura, mas há assuntos similares, por que não se perguntar ali mesmo?
Talvez porque o que realmente acontece seja o que vcs mencionaram: ou se mente dizendo que usou a BUSCA ou só se lê o título e os três primeiros posts dos tópicos...
Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Grande Penta_Blues!!!

Eu acredito que muita gente deve usar a busca, encontrar respostas e sequer criar tópicos para tirar dúvidas. Esse grupo de pessoas, provavelmente, não teremos como identificar.

Agora, tem um pessoal que diz usar a busca. Eu acredito que estes tenham tentado a busca realmente, porém não estejam usando com eficiência.

A Busca avançada é ótima para buscar por títulos relevantes e ordenar por no. de respostas, data de postagem e outras relevâncias.

Há o grupo dos preguiçosos... também! hehe

Abs

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Penta_Blues
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Penta_Blues
é que eu acho que se não há uma resposta exatamente para o que se procura, mas há assuntos similares, por que não se perguntar ali mesmo?

Cada caso é um caso.
As vezes, mesmo sendo de assuntos similares a pessoa pode na verdade querer uma discussão sobre o assunto e para isto seria preciso criar um novo tópico.

Por exemplo, eu criei recentemente um tópico com justificativa do Malmsteen para usar cordas calibres baixos.

Eu poderia ter colocado esta informação num tópico que tratasse sobre o assunto (já existem vários), no entanto, eu queria uma discussão sobre o assunto e sobre a pinião dele, por isso criei um novo tópico.


Por outro lado, se o cara queria apenas informações sobre os calibres das cordas, ele deveria postar num tópico já usado.

Penta_Blues
Moderador
# fev/10
· votar


Boa tarde!!!

JuninhoCac
ThiagoGuitar
A questão é que tem gente que acaba generalizando tb e acha que todo mundo é "coveiro"...rs
Uma coisa é postar num tópico de 2000 falando sobre o "lançamento" da guitarra Slambers; outra coisa é desenterrar um assunto que diz respeito a uma técnica que não mudou desde que surgiu, o que não se trata de voltar a um assunto velho, pois mesmo sendo antigo ainda é válido.

Prometherion
O duro é quando abusam da caridade alheia...rs

Valeu!!!

Prometherion
Veterano
# fev/10
· votar


Sobre ressuscitar tópicos antigos eu só vejo reclamação quando são casos como ESSE

De resto acho que não reclamam não, eu pelo menos não me importo.

Konk
Veterano
# fev/10 · Editado por: Konk
· votar


Penta_Blues
Cara, acho que além da "vagabundeagem" do pessoal, isso se dá também à falta de informações quanto as regras... Te pergunto, meu amigo, quem tem saco pra ler as regras ? Qual Membro Novato vai lá pra ler as regras ? Acho que pouquíssimos, isso é, se não for zero...
Eles escrevem (as vezes de um modo vergonhoso) clicam em "Postar" e dane-se, não é mais com eles...

Deveria ser incentivada a leitura das regras de algum modo.

Esse problema é gerado por dois fatores:
1- Serem vagabundos.

2- Sem querer falar do país, mas... O pessoal que escreve do modo "vida loka manu braum" não é muito de se ler (acho que analisando o modo de escrever deles já dá pra ter uma idéia), e como o nosso país não incentiva tanto assim a leitura, eles acham que não é necessário saber as regras, ou acham que a busca, pesquisa e leitura é uma perda de tempo e criar um tópico vai deixar todos felizes e economizar muito tempo...

Acho que é isso... Hehe.

Skider
Veterano
# fev/10
· votar


Penta, se a essencia do seu topico for usem a Busca, entao, http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/85716/
rs

Em relaçao ao modismo de tópicos com o titulo "ja usei a busca", isso é fato... eu mesmo ja criei um.. mas, antes usei a busca de verdade..kkk.. mas a maioria nao usa mesmo... abrço..

makumbator
Moderador
# fev/10
· votar


Penta_Blues
A questão é que tem gente que acaba generalizando tb e acha que todo mundo é "coveiro"...rs
Uma coisa é postar num tópico de 2000 falando sobre o "lançamento" da guitarra Slambers; outra coisa é desenterrar um assunto que diz respeito a uma técnica que não mudou desde que surgiu, o que não se trata de voltar a um assunto velho, pois mesmo sendo antigo ainda é válido.


Muita gente cria tópicos porque acha que o fórum tem que responder EXATAMENTE a todos os detalhes de seu caso muito específico. Afinal, realmente não tem na busca se o fulano de tal tem que comprar tal guitarra com tantos reais.

Tem gente que quer uma consultoria particular muito profunda(e rápida). E não conseguem decidir por elas próprias, mesmo havendo muitos tópicos com situações semelhantes na busca, e que serviriam de base para a decisão, sem precisar citar o SEU caso particular.

Penta_Blues
Moderador
# fev/10
· votar


Boa tarde!!!

MauricioBahia
The Root Of All Evil
Pois é. Eu concordo que existem casos e "casos" e que o que vemos pode até não ser a regra, mas também não deixa de ser comum e frequente.
Agora há pouco, acabei de ler um tópico criado por um garoto que está em dúvida sobre dois modelos que eu mesmo tive oportunidade de opinar em outro tópico...
Como diria um certo ex-presidente: "Assim não pode; assim não dá"...rsrs
Valeu!!!

Carregando
Veterano
# fev/10 · Editado por: Carregando
· votar


e deve ter muito novato que fica com "medo" de criar, ou upar topicos, porque em quase todos tem gente reclamando.. eu digo sobre duvidas, porque topico de equipamento ja deu...

ThiagoGuitar
Veterano
# fev/10
· votar


Penta_Blues

Concordo contigo em número, grau e gênero.

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Penta_Blues

Já comuniquei as "autoridade" a necessidade de se criar um tópico explicativo as diversas formas de se USAR a busca, dando exemplos, usando palavras chave, usando a busca avançada, a diferença entre se procurar em "títulos de tópicos" ou "tópicos, mensagens e usuários"....

Resumindo, nunca acredito quando o título possui, ja usei a busca ou então a primeira frase do post consiste nessa frase ae!!!

makumbator
Moderador
# fev/10
· votar


Konk
Sem querer falar do país, mas... O pessoal que escreve do modo "vida loka manu braum" não é muito de se ler (acho que analisando o modo de escrever deles já dá pra ter uma idéia)

Concordo totalmente. E ainda dão a desculpa que "escreveram rápido" ou "na escola eu escrevo certo" ...hashsasa...então tá, né! Na verdade são é analfabetos funcionais...nunca vão ler as regras(entender então está fora de questão).

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
Agora, tem um pessoal que diz usar a busca. Eu acredito que estes tenham tentado a busca realmente, porém não estejam usando com eficiência.

A Busca avançada é ótima para buscar por títulos relevantes e ordenar por no. de respostas, data de postagem e outras relevâncias.


Exato pra variar essa molecada não sabe usar " a ferramenta"
ahuehuahua.....Carlão???

Penta_Blues
Moderador
# fev/10
· votar


Boa tarde!!!

Skider
Pois é. Eu tive a paciência de além de procurar, ler o que encontrei.
Se vc der uma lidinha naquele tópico, o enfoque era para se usar a BUSCA e não sobre dar a desculpa de que já usou tal ferramenta para abrir outro tópico repetido. Fora o monte de post sem nada que se aproveite, não é não?!...rs
Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


ogner: Resumindo, nunca acredito quando o título possui, ja usei a busca ou então a primeira frase do post consiste nessa frase ae!!!

São justamente esses os mais visados, e que uso a busca pra verificar se está dando uma de "engraçadinho".

já comuniquei as "autoridade" a necessidade de se criar um tópico explicativo as diversas formas de se USAR a busca, dando exemplos, usando palavras chave, usando a busca avançada, a diferença entre se procurar em "títulos de tópicos" ou "tópicos, mensagens e usuários"....

Ótimo. Precisamos da ajuda de todos pq o fórum é nosso!!!! Somos uma comunidade, certo? :-)

Abs

Skider
Veterano
# fev/10
· votar


Penta_Blues
heheh... er, eu só quis te dar um alfinetada (d)... kkk
mas, é isso... Geral coloca isso no titulo mesmo nao usando a busca.. abç

Hugo Queiroz
Veterano
# fev/10 · Editado por: Hugo Queiroz
· votar


Bem, eu confesso que uso o sistema de busca, criei apenas dois tópicos até agora. Mas a questão não é essa, isso é apenas uma dúvida minha e não necessariamente uma sugestão, só quero entender algo.

Por que é uma coisa ruím abrir um tópico sobre um assunto que já foi previamente discutido? O que isso prejudica o fórum? Sim, gasta mais espaço de disco (provavelmente irrisório, já que vocês mesmo dizem que 98% do pessoal não usa), mas em contrapartida dá mais audiência e post counts para o fórum.

Sem contar que a comparação de 2 anos, 6 meses, 3 meses atrás pode não condizer com a realidade de hoje. Então além de ter que pesquisar por tópicos parecidos o usuário tem que saber se a data, preço, modelo, estilo, cor são os mesmos. Caso contrário já caracterizaria "tópico inédito". Convenhamos, ele não vai fazer isso, ele quer tirar uma dúvida imediata, o mais rápido possível na realidade dele e não em uma realidade parecida.

Não estou sugerindo abolir essa regra de "use a busca!", estou apenas querendo saber como não usar o sistema de busca prejudica o fórum.

Bem, posso apenas falar por mim, vou continuar respondendo com educação todos os tópicos que saiba a resposta mesmo que seja repetidos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Já procurei na BUSCA e não achei nada", então...