Dúvida Simples sobre Intervalos! (Procurei e não achei em outros Tópicos)

    Autor Mensagem
    TheWesleyAndradeExperience
    Membro Novato
    # out/17 · Editado por: TheWesleyAndradeExperience


    Boa noite!
    Eu tenho uma dúvida quanto aos intervalos quando a nota Fundamental é Sustenido ou Bemol.
    Tem alguma regra diferente quando a Fundamental for # ou b?
    Como funciona os Intervalos de C# em relação a nomear como Bemol ou Sustenido?
    O Intervalo de C# seria assim?
    Tenho dúvidas em quando aplicar o # e o B na escrita!

    Fundamental: C#
    Segunda Menor: D
    Segunda Maior: D#
    Terça Menor: E
    Terça Maior: E# ou F?
    Quarta Justa: F#?
    Quarta Aumentada: G
    (Quinta Diminuta): Ab??
    Quinta Justa: G#?
    Quinta Aumentada: A
    (Sexta Menor): Bb?
    Sexta Menor: B
    Sétima Maior: B#
    Sétima Maior: C

    OBRIGADO DESDE JÁ!!!!

    Filippo14
    Veterano
    # out/17
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    TheWesleyAndradeExperience

    Seguinte, a regra principal numa escrita é que só pode ter uma LETRA de cada e TODAS devem aparecer.

    Além disso, se o intervalo começa com 2, então a escrita se da pela próxima letra após a letra da fundamental e assim por diante.

    No seu caso, C# é a nota fundamental, ou seja, tem a letra C, certo?

    Dessa forma:

    2a menor - D
    2a maior - D#
    2a aumentada - D## (duplo sustenido)

    Se fosse uma 3a, teriamos que usar a letra "E", ficando:

    3a menor - E
    3a maior - E# (sim, E#, lembre das regras acima)

    Se for uma 4a, ficaria:

    4a menor - F
    4a justa - F#
    4a aumentada - F## (mais uma vez, duplo sustenido)

    E assim por diante.

    A escala de C# é correta de ser escrita da seguinte forma:

    C#-D#-E#-F#-G#-A#-B#

    Se fosse Db, ficaria:

    Db- Eb- F-Gb-Ab-Bb-C

    Abração

    TheWesleyAndradeExperience
    Membro Novato
    # out/17 · Editado por: TheWesleyAndradeExperience
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    Filippo14, obrigado mesmo, tirou minha dúvida!!
    E quanto ao C, eu aprendi assim:

    C
    Db
    D
    Eb
    E
    F
    F# ou Gb se for diminuto
    G
    G# ou Ab se for Sexta menor
    A
    Bb
    B
    C

    Está correto? Eu estou aprendendo via Youtube nos principais canais de música... Então a tabela de C# eu não usaria o b em nenhuma hipótese mesmo seguindo essa regra acima?

    TheWesleyAndradeExperience
    Membro Novato
    # out/17
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    Será que estou aprendendo de maneira errada?
    É importante mesmo memorizar todos os intervalos?
    Obrigado mesmo!!

    Filippo14
    Veterano
    # out/17
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    TheWesleyAndradeExperience

    Médio errado, porque o que você está falando não tem muito sentido. Dependendo da escala que estamos falando teremos D# ou Eb, ou G e F##, depende do que é.

    C lídio dominante tem F# e Bb, enquanto um C diminuto tem Gb e Bbb ou um C aumentado, sendo o 3o grau da menor harmônica tem G# e um C menor frígio tem Ab. Depende da escala que voce esta falando, você escreve pelos INTERVALOS de cada escala, não é algo pre-determinado por "Letra" como você esta colocando.

    Tem apenas que seguir as regras anteriormente passadas:

    - Cada nota escrita deve usar uma das 7 letras existentes

    -Apenas uma nota da escala pode ser representada por determinada letra

    - A cada aumento de uma "unidade de intervalo" (do 2o p/ o 3o, do 1o p/ o 2o) deve-se usar a proxima letra dentro da ordem.

    Abraço

    Obs: Essas regras funcionam para TODAS as escalas com exceção da hexafônica (tons inteiros) e a dom-dim (dominante diminuta)

    TheWesleyAndradeExperience
    Membro Novato
    # out/17 · Editado por: TheWesleyAndradeExperience
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    Acho que estou começando a entender...
    Eu estava estudando por aqui: http://www.descomplicandoamusica.com/diminuta-aumentada-justa/
    Comecei pelo vídeo... Mas estava aprendendo errado =/
    Obrigado por me ajudar!!

    Ismah
    Veterano
    # out/17
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    Tem alguma regra diferente quando a Fundamental for # ou b?

    Sempre se presa por usar o menor número de alterações possíveis.

    Partindo de C, temos o ciclo de quartas com bemóis

    C -> F -> Bb -> Eb...

    E os ciclo das quintas com sustenidos

    C -> G -> D -> A...

    Isso aqui é um baita troço para fazer um quadro.

    Filippo14
    Veterano
    # out/17 · Editado por: Filippo14
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    TheWesleyAndradeExperience

    Acho esse site muito bom! Recomendo sempre para meus amigos.

    Você se confundiu pq de fato eles colocam uma forma mais "simples" da coisa, pensando em casos menos extremos e com menos exceções, mas existem outras nomenclaturas que não sejam as que eles colocaram, como 2a (9a) aumentada, 7a diminuta, entre outras. Contudo, eles são muito bons, de fato descomplicam muita coisa e os quizzes pós módulos dão um bom guia se você entendeu o assunto. Existe só uma resposta errada eu acho no quiz do módulo 11 ou 12, não lembro, mas de resto, site muuuuito bom.


    Ismah

    Nem sempre, usar a menor quantidade de sustenidos ou bemois mataria a existencia de duplo sustenido e duplo bemol e não é correto. A regra é que existe apenas um Mi, um Fá, ou a nota que seja na escala. Não podem ter dois Dós na mesma música. Se fosse esse o caso de usar a menor quantidade de acidentes possíveis C# teria F e F# e não E## e F#.

    Abração

    Ismah
    Veterano
    # out/17
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    Oi?! Eu não falei NADA de " matar " dobrado sustenido ou dobrado bemol... Isso foi por tua conta. rsrs

    Só respondi a questão que tu pulou: usar sustenido ou bemol?

    Normalmente vamos ter uma REFERÊNCIA TONAL, da qual se parte a escrita... Então, se usaremos sustenido ou bemol, e por consequências suas dobras, o referencial a usar a menor quantia de acidentes possíveis NA ESCALA m que referencia a escrita.

    No exemplo citado a cromática de C#, vai envolver apenas sustenidos e dobrados sustenidos, nunca bemol ou dobrado bemol. Apenas isso que eu disse.

    PS.: Lembre que a diferença entre o pinheiro e o gaúcho, é que o primeiro leva 30 anos para ser considerado grosso. To com preguiça de reescrever, mas parece que estou irritado, o que não procede.

    Ismah
    Veterano
    # out/17
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    Se fosse esse o caso de usar a menor quantidade de acidentes possíveis C# teria F e F# e não E## e F#

    Maior de C#: C# D# E# F# G# A# B#
    Cromática de C#: C# C## D# D## E# E## F# F##...

    Não entendi sua colocação.

    Hammer
    Veterano
    # out/17
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    Filippo14
    A regra é que existe apenas um Mi, um Fá, ou a nota que seja na escala
    acho que no caso da escala blues com blue note haveria uma exceção...
    (se é que entendi certo meus estudos)

    TheWesleyAndradeExperience
    É importante mesmo memorizar todos os intervalos?
    apesar de eu não ter memorizado ainda, acho que é importante sim se vc quiser montar acordes de imediato
    Minha dica é pensar em tons ex: 2ª menor = meio tom facilida a memorização

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
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    Porque na escala blues, se tem um cromatismo, e isso sempre cria problemas...


    I II bIII bIV bV #VI VII
    C Db Eb Fb Gb Bb B


    TheWesleyAndradeExperience
    Membro Novato
    # nov/17
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    Ismah, Filippo14 e Hammer, vocês estão me ajudando muito!!!
    Então qual é a fórmula que devo usar aprendendo os intervalos?
    Tipo, eu quero muito gravar isso na minha cabeça, venho estudando igual um condenado, e sabe... mesmo com tantas dúvidas eu não tenho medo de errar e perguntar pois sei que pessoas iguais a vocês ajudam e entendem aqueles que estão começando! Obrigado mesmo!

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
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    Não faz sentido o que tu pergunta... A fórmula (se isso se refere a usar sustenido ou bemol), depende apenas da tonalidade em que se escrevendo.

    No caso do cromatismo, creio que preza o bom senso, e vá-se usar o acidente que já está em uso. Se nenhum está em uso, meio que tanto faz...

    TheWesleyAndradeExperience
    Membro Novato
    # nov/17
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    Ismah, obrigado por responder!!! =)

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