N Zaganin LP Custom + Orange = timbre estranho

Autor Mensagem
pscb
Veterano
# jan/10 · Editado por: pscb
· votar


geniogovan

Ir a Cachoeirinha é demorado pra quem não tem carro, mas qualquer dia acho que vou lá na Ledur conhecer como funciona. Só vencer a preguiça. Eu já vi uma Cheruti bem acabada (http://www.youtube.com/watch?v=e2GLTKOI8Ic), mas não sei se foi a Ledur que adicionou esse caráter rústico ou se já era assim na Cheruti. Vou ver o que o Francisco fala das minhas solicitações e avaliar o preço.


Kyuss_Age

Eu estou pensando exatamente igual a ti. Os modelos Ledur que eu vi são bem diferentes dos tradicionais (só a strato deles achei mais padrão e me agradou), além da preferência deles por exibir os modelos "cor de madeira" (parecem um móvel que tenho aqui na sala), o que não são a minha preferência. Então, economizar para sentir que falta algo mais seria complicado. Vou esperar o preço do Zaganin. Tem várias no site (telecaster e outras) que custam pouco mais de R$4000,00. Não que seja pouco, mas o padrão Zaganin seria algo pra competir Gibson top de linha ou estou exagerando?

Acho que foi tu que me disse quando eu comentei o preço de uma Tagima Infinity Custom (R$3000,00), que estaria cara pela marca. Eu cheguei à conclusão de que se é para pagar tudo isso, seria melhor buscar algo artesanal. O problema cai no acabamento Ledur (que estou tentando negociar algo mais ao meu estilo) ou no preço alto Zaganin. Quem sabe tenha uma terceira via.

ogner
Veterano
# jan/10 · Editado por: ogner
· votar


Costa 85

Cara essa Zaga vai ser mais de 5.000,00.....Não se iluda!!

EDIT: Opa, vi que ja comentaram sobre o preço dela na pagina anterior...

pscb
Veterano
# jan/10
· votar


ogner

Por isso eu tenho a Ledur na manga, caso a Zaganin seja impraticável (e acho que vai ser).

A Ledur é legal que tem consórcio. Dá para fazer em até 50 meses sem juros. O problema é que pode levar 50 meses para ser o sorteado no consórcio :-)

geniogovan
Veterano
# jan/10
· votar


Costa 85
Fora o mogno é uma política da empresa dar preferência as madeiras nacionais, mas se vc não quiser uma guitarra com um visual digamos "diferente" vc pode mandar pintar como a Black Beauty ou branco como a Les Paul do The Edge (U2).
As ZAGANIN são lindas, mas por menos de 5K acho difícil.

pscb
Veterano
# jan/10
· votar


geniogovan

Eu pedi orçamento para pintura em vinho. Mas de repente uma preta fique legal mesmo.

Aproveitando: comparando tua Ledur com guitarras "de marca" que tu já tenha tocado, colocaria a Ledur no nível de qual modelo das de marca?

geniogovan
Veterano
# jan/10
· votar


Costa 85
Cara eu já toquei com algumas guitas tipo Gibson studio, Washburn N4, Ibanez JS1200, Peavey Wolfgang além de tagima J1 e K1 e uma Ibanez 570. Não tive todas essas guitas mas passei um bom tempo com elas e te digo que é uma guita que não fica devendo em nada, claro que uns vão dizer que nem se compara, mas tocando lado a lado com uma JS1200 que custa mais que o dobro ela não ficou devendo em nada assim como a N4.
Realmente o visual pode não agradar muito, mas guitarra de luthier existe pra ser moldada ao gosto do cliente.

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Costa 85

Cara, a única vez que vi uma Zaganin Les Paul, foi a primeira, uma na cor Ambar que estava pra vender na Two Tone, eu cheguei a tocar nela, é uma ótima guitarra, mas custava 9mil reais.

pscb
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix

Provavelmente a LP Custom Top Plus seja algo categoria AAA. Será que o Zaganin não faz uma LP só categoria A? Porque ele tem umas strato bem bacanas por 4 mil e poucos. Até algumas teles por 3 mil.

Será que compensa pedir um orçamento com o Seizi Tagima?

Alex Vaughan
Veterano
# jan/10
· votar


Tanto a guitarra quanto ampli são ótimos.
Posso garantir que se o careca não tivesse tido pressa em gravar, e tivesse microfonado direitinho a parada, este tópico nem existiria.

Kyuss_Age
Veterano
# jan/10
· votar


Costa 85

Será que compensa pedir um orçamento com o Seizi Tagima?

Tagima? Pára, já estou achando que você está zoando.

pscb
Veterano
# jan/10
· votar


Kyuss_Age

Falo da Seizi Custom Shop... não é uma boa?

geniogovan
Veterano
# jan/10
· votar


Seizi é legal embora dele só conheço strato e superstrato
acho que a Ledur e Seizi são as mais em conta
Zaganin e Castellis são facada na certa
tem também a music maker mas não é tão em conta

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


Costa 85
Provavelmente a LP Custom Top Plus seja algo categoria AAA. Será que o Zaganin não faz uma LP só categoria A? Porque ele tem umas strato bem bacanas por 4 mil e poucos. Até algumas teles por 3 mil.

Não faço idéia, as que eu vi eram sempre nessa faixa 8500-9500 dependendo da captação.

masc073
Veterano
# fev/10
· votar


Em dezembro, a NZaganin estava vendendo uma LP Custom Vinho com corpo em mogno brasileiro, tampo e braço de maple por R$ 5900. Realmente vai ser mais cara que a Ledur, mas é mais guitarra.

Eu tenho uma NZaganin Tele Custom Plus e a guitarra tem um acabamento perfeito e som excelente. Uma Tele é legal porque é mais barata. A Les Paul é o modelo mais custoso, sem dúvida. Uma outra ótima opção para quem quer humburckers são as guitarras Flow, acredito que devam ter um custo semelhante a uma Tele. Sem dúvida é um modelo de superstrato que agrada bastante, com um design mais moderno.

Hamateen
Veterano
# fev/10
· votar


Costa 85

Caso queira eu tenho fotos de duas Lpr, muito Show. é só passar seu e-mail.

thiaguinhu
Veterano
# fev/10
· votar


N Zaganin são legais as SERJ
(sergio buss signature)

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar




Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades
Cara... vejo que esse timbre estranho aí não é culpa da guita não e sim do drive do amp, talvez a qualidade de gravação tbm não ajude e tal.. é complicado tirar conclusões por um vídeo desse.

Mas a guita é mais do que boa!

abraço

nichendrix
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades

Eu cheguei a pegar nessa lespa da Two Tone, mas ela foi vendida por quase 9mil reais na época.

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


nichendrix
poxa.....
ja peguei em uma Tele e um Bass deles.. realmente a qualidade é animal!

nichendrix
Veterano
# fev/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Niandra Lades


Cara, eu acho as Zaganins guitarras ótimas, mas muito caras pela qualidade que entregam. Tipo se vc converte o preço pra dolar, eles cobram o preço de Guitarra Custom americana, mas não entregam a mesma qualidade e todo mundo só acha que vale a pena porque as Custom de lá chegam aqui pelo dobro outra triplo do preço que é cobrado no país de origem.

O lance é que com certeza a N.Zaganin está bem acima das guitarras de série (que chegam aqui por preços absurdos e comparáveis com os dela), mas ele ainda não chega nas custom. Essa Les Paul é um exemplo, elas são melhores que as Les Paul de série, mas não chegam numa Les Paul da Gibson Custom Shop, se muito daria pra comparar ela com uma R8 que é a guitarra mais barata da Custom Shop da Gibson e mesmo isso é com uma certa dose de boa vontade.

O mesmo vale pras Stratos e Teles dele, as feitas de Ash e Alder que são as tops, com boa vontade dariam pra concorrer com as linhas mais baixas da custom shop da Fender.

Aí vai a pergunta... uma R8 custa 3300 dolares... essa Zaganin custa no minimo isso (usando o preço de 5900 que deram aqui), essa do video custou quase mais de 4500 dolares... ou seja o preço duma R9 (a top das Les Pauls da Custom Shop da Gibson), por uma qualidade similar a uma R8 (a mais simples da mesma linha).

Enfim... eu acho caro, especialmente pq boa parte do custo dessa guitarra é por usar Mogno, que é muuuuuuuito mais barato aqui que nos USA (e nem entrei no fato de que a Gibson tem nome).

Enfim, Zaganin são guitarras excelentes, com um preço um tanto overpriced.

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


nichendrix
verdade né cara..


Por isso que meu objetivo é viajar para fora e comprar uma Fender Custom Shop lá mesmo! ;D

masc073
Veterano
# mar/10 · Editado por: masc073
· votar


O lance é que com certeza a N.Zaganin está bem acima das guitarras de série (que chegam aqui por preços absurdos e comparáveis com os dela), mas ele ainda não chega nas custom. Essa Les Paul é um exemplo, elas são melhores que as Les Paul de série, mas não chegam numa Les Paul da Gibson Custom Shop, se muito daria pra comparar ela com uma R8 que é a guitarra mais barata da Custom Shop da Gibson e mesmo isso é com uma certa dose de boa vontade.

Você não está querendo demais para uma guitarra de R$ 6000? Querer comparar com Gibson Custom Shop R8, que custa mais que o dobro? Você tem que comparar com a Gibson Standard e, nesse caso, a Zaga é superior, feita à mão por luthiers experientes (não são máquinas, que fabricam várias peças com problemas até que alguém note o defeito - mas daí já era e essas peças com defeitos vão ser vendidadas de todo jeito). Além de que permite ao cliente escolher componentes melhores, além de ser em mogno brasileiro (o mogno utilizado nas Gibson Vintage reais anos 50 também era brasileiro, não hondurenho). Só o finish dos caras é coisa fina, nível de PRS mesmo, que todos sabem ser superior e mais cuidadoso que o finish da Gibson.

Se vc quiser uma Gibson no nível da R9, com todos os componentes vintage, eles fazem. Mas irão cobrar mais caro. Aí tem que ver se compensa o investimento. Melhor ter uma guitarra de alta qualidade e deixar ela se tornar vintage um dia :)

masc073
Veterano
# mar/10 · Editado por: masc073
· votar


O mesmo vale pras Stratos e Teles dele, as feitas de Ash e Alder que são as tops, com boa vontade dariam pra concorrer com as linhas mais baixas da custom shop da Fender.

Sei não cara, essas desses vídeos aqui mesmo, são iguais à minha e tem o corpo em cedro (que tem um som encorpado) com um tampo REAL de flamed maple (para dar uns agudos mais ricos). Essa foi uma grande sacada da NZaganin, em vez de fazer uma tele com um corpo apenas em ash (que sinceramente tem um agudo extremamente irritante). Essa guitarra é mais equilibrada, tem belos agudos, mas ainda mantém ótimos médios e graves, ao contrário da tele em ash da Fender.





Esse mesmo usuário posta uns vídeos com uma PRS. Daí dá para sacar o nível de uma Zaga. Não é nem para comparar com a PRS, mas para sentir que a guitarra que eles fazem não deve nada às melhores marcas estrangeiras.



nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


masc073
Você não está querendo demais para uma guitarra de R$ 6000? Querer comparar com Gibson Custom Shop R8, que custa mais que o dobro?

Eu comparo com o preço de Gibson Custom sim, afinal eu fui cliente da luthieria quando morava em Sampa, e ele sempre vende as guitarras dele comparando com as Custom de fora. Até no preço se compara, uma R8 nos USA é 3700 dolares, aproximadamente o menor preço que o Zaganin cobra por uma Les Paul, o maior preço que ele cobra por elas é em torno de 9000 reais, que é aproximadamente o preço de uma R9 nos USA.

Se você contar que a passagem São Paulo-Orlando ou São Paulo-NYC semana passada tava saindo por 1560 reais na TAM, quem tem 6mil reais pra dar nela, com certeza não teria problemas em ir lá e trazer, mesmo pagando os 50% de imposto de importação, você traria uma R8 pelo preço da Zaganin mais cara.

A diferença é que a Les Paul Zaganin mais cara não chega na mesma qualidade da R8. Está bem próximo, mas falta um pouquinho e não tenho duvida que daqui a alguns anos essa diferença não vai existir, mas ao menos na que testei (uma de 9000 reais que tinha na Two Tone e que foi uma das primeiras dessa série), colocando lado a lado com as R8 e R9 de lá, elas ainda não chegava, mas tenho toda confiança que em alguns anos ele vai chegar.

O mesmo vale pras Stratos, ele cobra preço de Custom Shop, mas não entrega a mesma qualidade, também está perto de entregar, mas novamente ainda não chegou lá.

Então porque eu não deveria comparar 2 guitarras do mesmo modelo e que estão na mesma faixa de preço? Só porque o importador mete a mão e cobra 3x o que deveria por ela?


Outro fator é que ele tem acesso à matéria prima de primeira por uma fração do preço que uma fabrica americana tem, ou seja ele tem custo menor, mas cobra o mesmo preço. Enfim, hoje só é possível o Zaganin vender guitarra a esse preço, porque os importadores metem a faca na caveira sem dó nem piedade, se eles cobrassem um preço mais justo, os preços delas caiam rapidinho.

Além de que permite ao cliente escolher componentes melhores, além de ser em mogno brasileiro (o mogno utilizado nas Gibson Vintage reais anos 50 também era brasileiro, não hondurenho). Só o finish dos caras é coisa fina, nível de PRS mesmo, que todos sabem ser superior e mais cuidadoso que o finish da Gibson.

Rapaz, customização é uma maravilha, mas eles não estão igualando nem com Gibson Custom, imagine com PRS das tops que é 2x, 3x até 5x o preço das Gibson.

Se vc quiser uma Gibson no nível da R9, com todos os componentes vintage, eles fazem. Mas irão cobrar mais caro. Aí tem que ver se compensa o investimento. Melhor ter uma guitarra de alta qualidade e deixar ela se tornar vintage um dia :)

Rapaz, eu nem imagino o preço que ele cobraria por uma da qualidade da R9, já que uma com qualidade levemente inferior à das R8 ele já cobra 9mil reais e com a desvantagem que se você for vender depois não recebe nem 5mil de volta, na R8 ou R9 vc valoriza lega.

Digo isso pela minha SG '61 da Custom Shop, eu comprei a minha em Orlando por aproximadamente de 5mil reais em 2000 (tempos bons de dolar baixo e guitarras bem mais baratas que hoje em dia), vendi em 2006 por mais que o dobro do que comprei e o comprador ainda achou que tava fazendo um negócio maravilhoso, já que nas lojas seria muito mais.

Se fosse uma Zaganin eu seria sortudo se vendesse pela metade.

pscb
Veterano
# mar/10
· votar


Aproveitando a volta do meu tópico, olhei esses dias o site do luthier Eliezer Lara, que parece oferecer instrumentos de alto nível. Lá tem os preços de alguns possíveis modelos.

http://www.eliezerlaraguitars.com

Talvez seja para competir com o Zaganin. Deixo essa para quem conhece os dois.

No mais, vale a pena olhar o site.

masc073
Veterano
# mar/10 · Editado por: masc073
· votar


nichendrix
Mas você testou na twotone. Lá sempre sai um tanto mais caro. Tem um cara que tem uma dessas primeiras, ele encomendou e se não me engano saiu por R$ 7500. Os modelos deles mais compatíveis com os Custom Shop estrangeiros são as "Especiais". Já viu a do André Christovam? Corpo em freijó e um braço de grumixava de "apenas" 40 anos...







masc073
Veterano
# mar/10
· votar


Outra, nem acho que seja tão interessante assim fazer uma guitarra 100% igual a um modelo clássico. É Custom Shop e o interessante é colocar alguma originalidade no instrumento. No caso da tele, acho que eles são campeões nisso. Saiu uma com corpo em mogno, topo em flamed maple, braço em pau marfim trigado e escala de rosewood. Um espetáculo. A foto dela está lá na sessão em estoque. Anunciaram e vendeu em poucos dias.

Essa coisa de valorização, hoje ainda não ocorre. Mas o tempo passa e essas guitarras têm uma tendência de se valorizar.

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


masc073
Já viu a do André Christovam? Só para começar, tem um braço de grumixava de 40 anos...

Não só conheço a guitarra, como conheço o dono dela, o antigo guitarrista da minha banda é amigo dele desde os anos 70, nunca toquei nesta específica, mas já toquei nas das André Christovam signature que são um mix de Strato e Tele.

Eu testei a primeira Les Paul da linha de produção da N.Zaganin na Two Tone porque a primeira foi feita para o dono de lá, que depois vendeu a guitarra, e pelo menos as 5 seguintes foram feitas especialmente para lá.

masc073
Essa coisa de valorização, hoje ainda não ocorre. Mas o tempo passa e essas guitarras têm uma tendência de se valorizar.

Rapaz, eu realmente duvido muito que no médio prazo as Zaganin comecem a valorizar, talvez daqui a 15 ou 20 anos se eles manterem a produção e subirem um pouco de nível, aí talvez valorizem, mas é um talvez com um T bem grande.

Já vi diveras vezes o pessoal comprar as Zaganin, Cheruti, Seizi Tagima, DiCastellis e afins para na hora da revenda não conseguir nem metade do investimento que fizeram na guitarra. Eu mesmo tenho uma guitarra feita pelo Seizi do tempo que ele ainda controlava uma parte da marca (parte que foi vendida pro Zaganin por sinal) e que paguei bem mais caro que a maioria das Fender justamente para sair do jeito que eu queria, braço one-piece em grumixava bem figurada, corpo em mogno, acabamento natural em nitro, ferragens gototh e captação Fender Custom Shop Tele Texas Special, pots CTS etc, mas se eu for vender hoje, eu não recebo nem metade do que paguei no instrumento.

Eu realmente não preciso ser ensinado o quanto essas guitarras são boas, mas sei que se pegar esse valor que se paga nelas e for pros USA, trago uma guitarra bem melhor do que pegaria, especialmente que uma vez que tenho um certo fluxo de amigos que moram lá e estão sempre vindo para cá e que podem trazer facilmente o instrumento sem pagar imposto e mesmo que pagasse o imposto ainda chegaria na faixa de preço dos instrumentos tops da maioria dos Luthiers tops nacionais.

Se tu fosse gastar 7500-10000 em uma guitarra, tu ia pegar uma Zaganin ou uma Fender Natural Rosewood Telecaster com acabamento Thin Skin?

Tu daria numa Zaganin Les Paul ou em uma R7, R8 ou R9???

É isso que eu estou tentando dizer, que a menos que tu queira um instrumentos 100% customizado, vale mais a pena viajar e pegar uma guitarra custom lá fora, porque tu vai pagar a mesma coisa por um instrumento de maior qualidade.

nichendrix
Veterano
# mar/10 · Editado por: nichendrix
· votar


masc073

Rapaz, essa grumixava de 40 anos é que nem o Jacarandá de 120 anos que ele tinha uns 10 anos atrás, que ele comprou uma comoda de Jacarandá de 120 anos, desmontou, fatiou ela todinha e usou pra fazer escalas para os instrumentos dos clientes vips dele. Agora eram caaaaras pra caralho as guitarras com essas escalas, comparável com o preço de algumas PRS top.

Agora, como disse, dos luthiers nacionais é o mais próximo das custom americanas e pra guitarristas feito o André é bem interessante. Eu não sei se ele ainda tem Dereka, que foi uma das primeiras Stratos feitas pela Fender Custom Shop, quando era chefiada pelo John Suhr e que foi feita como presente ao andré como uma cópia da Dorothy, uma Strato '61 matching headstock que especula-se seja a única na cor Olimpic White que ainda esteja em condições de tocar (e que ele vendeu para um colecionador do Rio). Para ele que tem uma renca de instrumentos e amps vintage, é mais jogo ter uma guitarra e um amp customizados que ele possa levar pra estrada, do que levar instrumentos e amps vintage.

Daí nasceu a parceria dele com Zaganin e com a MG Music, sem contar que o irmão do Zaganin, o Fábio Zaganin foi baixista da banda do André por muito tempo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a N Zaganin LP Custom + Orange = timbre estranho