Posso usar minha Strato sem abaixadores de corda?

Autor Mensagem
Sgt. Eddie
Veterano
# jan/10


Galera, eu tô querendo tirar o locking nut da minha guitarra, para ela ficar mais parecida com uma Fender clássica

Aqui vão umas fotos pra vocês entenderem:

http://img63.imageshack.us/img63/5545/dsc04896c.jpg
http://img521.imageshack.us/img521/1386/dsc04893g.jpg

Para tirar o locking nut é só desparafusar. Mas para isso, eu teria que tirar todas as cordas da guitarra e por novas (já tô com um novo set de Ernie Ball aqui para ser usado). Isso pode desregular minha guitarra? Ela é uma ponte Kahler, copiando a Floyd Rose, mas a regulagem é mais parecida com uma ponte tremolo padrão.

A questão é, posso deixar ela sem abaixador de corda? Pelo menos até eu instalar um? O que pode acontecer de ruim com a guitarra?

Abraços!

thegreen-eyedmonster
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie

Acho melhor que não.

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie
Cara, descansa das ideias de mexer nela e se acostuma com ela assim pô. Quando você mandar num Luthier você ve o que faz. Eu não tiraria, deixaria ela 100% original.
Abç.

LeandroP
Moderador
# jan/10 · Editado por: LeandroP
· votar


Sgt. Eddie

Você pode tirar e fazer um teste.

Se as cordas escaparem da pestana, então precisa abaixar elas.

Existem jogos de tarrachas onde as alturas dos postes abaixam gradualmente, e naturalmente abaixa as cordas também.

Outra opção é um baixa-cordas roletado, muito comum nas Fenders.

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie

Se tem aponte flutuante (Kahler ou Floyd) não eh bom tirar, se não vai desafinar muito co as alavancadas

Posta uma fot do ponte pra ter certeza

Se for um tremolo de strato normal, so vai ter que colocar um nas cordas e, B pras cordas não ficares "soltas", nas cordas G ; D eh falcultativo, parece

Sgt. Eddie
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarHome
Eu mandei pra um luthier recentemente, mas eu não tinha essa ideia na época. Essa alteração que eu quero fazer é simples, e reversível. É só para deixar o mais próximo de uma Fender Stratocaster normal, porque essa é da série Contemporary.


Ian Anderson
Eu não vou mais usar a alavanca. Aqui tá a foto:
http://img704.imageshack.us/img704/1152/dsc04895r.jpg

Note que a ponte não flutua, ela está quase fixa, diferente da ponte tremolo da Strato e da Floyd Rose. Quando dou alavancada, a ponte sobe, e quando faço ao contrário, ela desce pouco.

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Sgt. Eddie

Posso usar minha Strato sem abaixadores de corda?

R= A não ser que vc queira que a strato de um timbre xôcho,pode sim. Acredite já fiz o teste,mata o timbre !!!!!

EDIT A guitarra perde o peso do som !!!!!!!

EDIT2 E se não me engano...este locking nut tem roller. E é um dos melhores que já ví,pois pega todas as cordas.
O que seria interessante,era vc mandar instalar uma pestana de osso e mante-la bem lubrificada com pó de grafite. Aí fica show !!! Ah,e nos sadles também,pó de grafite .

Sgt. Eddie
Veterano
# jan/10
· votar


buddy guy
Meu luthier disse que a pestana já era de osso, de boa qualidade, e tava presa ao braço da guitarra por um modo diferente (e melhor) do que é feito ao trocar o nut. Esse pó de grafite pode ser tirado de grafite de lapiseira? É só eu dar uma "rabiscada" no nut, onde vão as cordas?

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Sgt. Eddie

buddy guy
Meu luthier disse que a pestana já era de osso, de boa qualidade, e tava presa ao braço da guitarra por um modo diferente (e melhor) do que é feito ao trocar o nut. Esse pó de grafite pode ser tirado de grafite de lapiseira? É só eu dar uma "rabiscada" no nut, onde vão as cordas?


Então é só lubrificar com o pó de grafite nos sulcos da pestana. Este pó de grafite,vc pode achar em lojas de vidraçaria de carros ou até em papelarias,é barato,não é caro não !!!

EDIT Este pó de grafite,geralmente o pessoal usa para lubrificar as canaletas dos vidros dos carros,quando os vidros estão"pesados" para subir e descer. Forçando assim,as máquinas dos vidros !!!

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie

Grafite é bom, e um simples talco também serve.

grafite em pó

buddy guy
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie


LeandroP



grafite em pó



É exatamente esse que o camarada Panucci mostrou,este tubinho !!!

Rafa-Ban
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie
kra não me leve a mal ,mas vc tem um puta guitarra,com uma puta ponte,dessas que não se acha fácil nem barato por ai,e ta doido pra estragar? kra desencana disso! vc vai gastar grana a toa se quer uma fender próxima das originais compra uma boa squier deluxe ou fender mexico qdo puder! ao inves de ficar com ideia boba aproveita essa strato excelente e estude kra
abç e no hard feelings hein?

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Sgt. Eddie


Outra coisa,se eu tiver me enganado quanto a este locking nut. De ele não ter roller,se a caso não tiver,lubrifique por baixo dele,justamente onde passa as cordas com vaselina em pasta. Que também é barato e vende em farmácias ou em auto peças também !!!

EDIT Não precisa de excesso de pasta não,só um pouquinho já resolve !!!

Sgt. Eddie
Veterano
# jan/10
· votar


buddy guy
O que seria holler?

Rafa-Ban
Sim, eu estou aproveitando ela. Colocar abaixadores de corda não é estragar a guitarra, porque se eu tirar o locker nut, eu posso por de volta, e se eu puser os abaixadores, o locker nut vai anular a ação deles. E é "no harsh feelings". Hehehe...

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Sgt. Eddie

buddy guy
O que seria holler?


Roller,como o própro nome sugere,são rolamentos. Uma espécie de rodinhas com canaletas,onde apoiam as cordas. Servem para reduzir o atríto.

EDIT Procure observar por debaixo deste locking nut,se não tem umas roldaninhas onde as cordas apoiam !!!

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Sgt. Eddie


Agora que eu ví. Vc sabe esta foto da sua ponte que vc postou? Pois é,roller são justamente o que tem nos sadles da sua ponte. Exatamente isto que são os rollers !!!!

EDIT E mais um detalhe,esta ponte é uma baita ponte boa. É todinha roletada onde apoiam as cordas. E detalhe: Tem bastante massa de metal nela. Contribuindo bastante no sustein !!! Os rollers,são estas roldaninhas douradas dos sadles da sua ponte. Pode usar alavanca nesta ponte tranquilão,sem medo de desafinar. Lógico,sem exageros que muitos cometem. De querer suspender a guitarra pela alavanca !!!! Aí não tem ponte que aguente mesmo. Alavanca é para ser usada de forma sutíl !!!

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


buddy guy

não seria Roller?

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Ian Anderson
buddy guy

não seria Roller?




Bem lembrado,é assim mesmo que escreve,viajei . Obrigado por lembrar !!!

EDIT Beleza,já dei os edits nos Hs e coloquei agora da forma certa,com R !!!

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


buddy guy

Eu quase fiz os carrinhos da minha ponte com as "bolinhas" das cordas... Mas ía dá um puta trampo e tomar um tempo que eu não tenho... Talvez mais pra frente.

Sgt. Eddie

Sua ponte é muito louca, com microafinação. O sistema mecânico da sua guita também é show de bola. Ou seja, deixe como está. Mantenha sempre bem regulada e lubrifique com grafite em pó, sem exageros.

buddy guy
Veterano
# jan/10
· votar


LeandroP
buddy guy

Eu quase fiz os carrinhos da minha ponte com as "bolinhas" das cordas... Mas ía dá um puta trampo e tomar um tempo que eu não tenho... Talvez mais pra frente.



Dá um puta trampo mesmo !!!!

kiki
Moderador
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie
voce pdoe arriscar, mas eu acho que nao vai dar certo. o abaixador é necessario pra pressionar a corda contra a pestana. sem eles as cordas mais distantes (as agudas) podem soar estranhas quando tocadas soltas, com um chiado.

as fenders tradicionais tem abaixadores de corda tipo "borboletinha", pra isso, elas nao ficam sem nada.

mas voce pode testar e depois devolver se for o caso. só cuidado pra não espanar o furo.
não rosqueie nem desrosqueie copm força. não repita a operação muitas vezes.

caso o furo espane, coloque um pedaço de palito de dentes ou de fósforo no biraco e parafuse de novo
isso serve pra qualquer furo de parafuso em madeira, faz milagres. já usei até pra roldana de correia!

Gasparzim
Veterano
# jan/10
· votar


cara realmente esse abaixador é feio! hehehe

porém, é vintage po!!!!

deixa isso aí rapá

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Sgt. Eddie


Ah, e tem outro detalhe: Esta ponte além de não ser fácil de achar,creio que não custe menos que uns 600,700 pila !!! É coisa tóp de linha mesmo !!!!

EDIT Uma coisa que se vc quiser fazer,é mandar seu luthier(veja bem, luthier) instalar um Nut com Roller da fender,no lugar desta sua pestana de osso. Claro,se vc achar que deve. Só dei uma idéia !!! Que assim sendo,fecharia "o pacote" de rollers !!

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie

Cara... tua ponte tem microafinação. Acredito que se você tirar o Locknut e por abaixadores comuns vai zoar o bagulho..... não vai ter afinação que se mantenha.

Aí você vai ter que travar a ponte, mas mesmo assim com a microafinação atuando de um lado e as tarraxas livres atuando de outro, é quase certeza que vai ficar uma zica.

Quer um conselho.... deixe como está (a ponte é fuderosa.... uma das melhores que tem) ou troque a ponte por um vintage tremolo Fender comum.... ahhh e se for vender a Khaler, fala comigo antes de por no ML falou????

buddy guy
Veterano
# jan/10
· votar


Jinkxs

Cara... tua ponte tem microafinação.



Aquilo não são micro-afinadores,são os parafusos para movimentar os sadles,para frente ou para trás. Fazendo assim,a regulagem das oitavas !!!

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


buddy guy

Tem certeza??? Porque se for então eu comi bola e o Panucci também....

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Jinkxs

buddy guy

Tem certeza??? Porque se for então eu comi bola e o Panucci também....



Yes,pode reparar melhor. Aqueles parafusos pretinhos,estão diretamente ligados aos sadles !!! Justamente para fazer regulagem de oitavas,substituindo os "famosos parafusos philips"dos tremulos comuns !!! Que no primeiro caso,facilita na hora de ajustar. Ajustando-os com os dedos e não com chaves !! Pode observar. Micro-afinação é só em ponte Floyd Rose,por justamente existir no nut pestana,claro destes tipos de guitarras que às usam,um trava cordas na pestana. E assim sendo,vc afina primeiro com ela solta e depois trava,depois dá o ajuste fino na micro afinação !!! Sacou ?

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


buddy guy
Caramba você deu EDIT em todos os posts do tópico, e mania!!! ahuauhauuaua!! Mas foi por uma boa causa !!!!

Abração

Ian Anderson
Veterano
# jan/10
· votar


buddy guy

Acho que isso eh o micro afinador

buddy guy
Veterano
# jan/10
· votar


GuitarHome


buddy guy
Caramba você deu EDIT em todos os posts do tópico, e mania!!! ahuauhauuaua!! Mas foi por uma boa causa !!!!

Abração



Hehehe... é pra deixar tudo em ordem e mais claro possível ...heheh... pelo menos acho que sim !!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Posso usar minha Strato sem abaixadores de corda?