Abaixadores de corda quantos?

    Autor Mensagem
    Will Bejar
    Veterano
    # nov/09


    Qual a diferença de uma guitarra (no meu caso Stratocaster) que tem 2 abaixadores pra outra que tem 1???

    Konrad
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Konrad
    · votar


    Inclinação da mão?
    Altura do nut?
    Altura das tarraxas
    (hipóteses)

    MatheusFarage
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: MatheusFarage
    · votar


    no meu caso, minha guitarra tinhaa 2 so q um arrancou com a pressao das cordas mais pesadas. nao faz falta nenhuma, dizem q sem eles a afinaçao e mais estavel

    JowR
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Will Bejar
    Qual a diferença de uma guitarra (no meu caso Stratocaster) que tem 2 abaixadores pra outra que tem 1???

    A diferença é que a sua tem 2 a outra tem 1.

    Nao sei porque, eu já vi uma custom shop com um retainer roller.

    Nerferus
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    por favor me corrijam se eu estiver errado
    mas tenho quase certezaque isso tem muito haver com a pressão exercida pelas cordas sobre o braço
    no caso das stratos como elas tem um headstock reto sem angulação toda a pressão fica no meio do braço o que pode ocasionar um enpenamento
    os abaixadores de cordas servem para tirar essa pressao do meio do braço e transferir para a pestana.
    por isso que guitarras com headstock angulado como as gibson nao tem esse artifício
    espero ter ajudado
    vlw

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    JowR
    A diferença é que a sua tem 2 a outra tem 1.
    Bela tentativa, mas não que minha tinha 2 ou 1...hehehehe...

    Nerferus
    mmm...pode bem ser isso mesmo...

    JowR
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Will Bejar
    ;)

    marcos.
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    as minhas cordas ja entortaram tudo esse metalzinho (';')

    sera que tem problema?

    JowR
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    marcos.
    as minhas cordas ja entortaram tudo esse metalzinho (';')

    sera que tem problema?


    Usa encordoamento 0.52?
    geez

    Codinome Jones
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Talvez não precise mesmo. E é melhor que não precise, porque o abaixa-cordas influi de forma negativa na estabilidade da afinação. Eu mesmo só uso um, e roletado, pras duas primeiras cordas mais finas.

    Post do panucci sobre..

    marcos.
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    JowR
    0.10 :]

    MMI
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Que eu saiba, os abaixadores servem para dar pressão no nut. Penso que a pressão no braço existe com ou sem abaixadores.
    A minha Fender Custom Shop não tem nenhum abaixador, vem com tarrachas com travas específicas para não se usar abaixadores. Isso para reduzir o atrito e melhorar a afinação nas alavancadas. Assim, nenhum, 1 ou 2 abaixadores dependem do projeto e das ferragens que você usa.
    A Sperzel é uma das marcas que fazem essas tarrachas com trava e com uma pequena canaleta para stratos sem abaixadores. Excelentes tarrachas, diga-se de passagem.

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Bom, tenho uma Fender Jaguar e uma Fender American Traditional que tem 1 abaixador e uma Squier Deluxe que tem 2.

    Era só curiosidade mesmo...eu acho que com 1 fica menos "poluído", mas eu queria entender qual a influência de 1 ou 2 no projeto...

    Vamos ver se aparece alguém com certeza sobre o assunto, ou uma maioria concorde com algumas das hipóteses!!!

    MMI
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Will Bejar
    Com certeza, serve para dar pressão no nut, mas me parece que mudar a tensão no braço não é bem a razão de ser. Com certeza também deixa a afinação mais instável nas alavancadas, especialmente se for 2 abaixadores, mas aumenta a sustentação das notas.
    Na minha, sem abaixador, a tarracha tem que puxar a corda para baixo também, fazendo o papel de "afinador" (ou tensionar a corda na extensão) e puxar a corda contra o nut. É assim:
    foto (desculpe, não dá para ver direito, mas é a foto que eu tenho do headstock)

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    MMI
    Ah, saquei!!! Qual modelo é a sua???

    Tava vendo que nas tarraxas da Ezinha e B não tem a arruela, só a porca que faz a pressão...aí nesse caso a corda fica "mais pra baixo" dispensando o uso das "gaivotas", certo???

    MMI
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Will Bejar
    São menores sim, mais baixas. Pena que não estou com a guitarra aqui para tirar uma foto e mostrar melhor. Eu emprestei para um amigo meu.
    Mas é mais ou menos assim... O pino da tarracha onde enrola a corda tem uma canaleta bem pronunciada para a corda ficar firme e não desenrolar, escapando. São 3 tamanhos (alturas) diferentes para que o ângulo da corda com o nut fique adequado para dar pressão no nut.
    Achei umas fotos em alguns sites, dá uma olhada e vê se você entende. Nesse site as fotos são melhores e tem uma explicação legal. Nesse outro tem os dois modelos de locking. Outras marcas também tem essa proposta, mas como a minha é Sperzel e é bem conceituada, tá aí, acho que dá para entender.
    Minha strato é uma Fender Custom Shop NOS, umas fotos dela para você (o flame do braço não dá para ver direito, é dificil tirar foto de flame...)
    http://img687.imageshack.us/img687/162/fender.jpg
    http://img29.imageshack.us/img29/8157/dsc0161ct.jpg
    http://img29.imageshack.us/img29/5909/fenderx.jpg

    Codinome Jones
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Caralho que guitarra linda..

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Will Bejar
    · votar


    MMI
    NOS
    O que significa NOS???

    Parrudona a parte de trás dessa tarraxa, hein?!

    Konrad
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Konrad
    · votar


    Will Bejar
    NOS

    New Old Stock.

    Algo feito há algum tempo, mas jamis ou pouco usado.

    Edit: http://en.wikipedia.org/wiki/New_old_stock

    MMI
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    NOS= New Old Stock. Seria um "old stock", ou seja um estoque antigo, feito no padrão bem antigo, mas nova, zero, sem nunca ter sido tocada antes.
    Não é que a parte de trás é "parruda", aquilo é a trava.

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    MMI
    brunoliam
    opa, valeu...não entendia quando diziam NOS.

    MMI
    Não é que a parte de trás é "parruda", aquilo é a trava.
    ah, é mesmo...eu sei lá, sou muito tradicionalista pra certas coisas, tipo tarraxas, eu acho mó bonitas as estilo Kluson vintage...hehehehe...tento deixar as guitarras ao máximo no projeto original, não mudo muita coisa...só na minha Fender me senti na obrigação de trocar os captadores pq os da minha Am. Traditional são cerâmicos.

    Abrassss

    Will Bejar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ressuscitando o tópico:

    Tem um amigo meu que é canhoto, mas ele aprendeu a tocar no meu violão (como destro), então agora ele tá a fim de comprar uma guitarra pra canhoto e colocar as cordas pra destro (estilo Scandurra)...

    Nesse caso, os abaixadores vão funcionar da mesma maneira para as cordas grossas???

    Jinkxs
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Will Bejar

    Cara... eu toco assim e minha Tagima T-735 tem 2 abaixadores tipo gaivota e funcionam direitinho tanto com os bordões quanto com as primas, mesmo eslas estando invertidas. Não tem problema nenhum não.

    Mas vai ter que inverter o Nut.

    Sioux
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Se você usa o tremelho recomendo tirar o abaixador.
    Porque com eles o atrito da corda é maior e nunca volta ao ponto certo, um saco isso rs.

    Abrs

    Tassoni
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sioux

    tremelho

    Que?

    Will Bejar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Jinkxs
    Ah, beleza...pensei que pelo fato das cordas serem mais grossas precisaria fazer alguma coisa (sei lá o que...rs). O nut eu já sabia...mas isso é baratinho. Vc só INVERTEU ou TROCOU o nut?

    Sioux
    Sobre o "tremelho" (rs) eu acho que ele não vai usar...mas pegando o ensejo, tirando a gaivota não faz diferença nenhuma, certo?

    Jinkxs
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Will Bejar

    Cara... só inverti, porque o nut da minha Tagima (de latão) é simétrico.

    Se o nut tiver aquele "chanfro" arredondado pro lado de trás da escala aí tem que trocar mesmo

    Will Bejar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Jinkxs
    Ah, é mesmo...bele...


    Galera, Obrigado pela ajuda!!!

    Symptom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eu já li em algum lugar que a quantidade de abaixadores tem a ver com a curvatura da escala (o radius).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Abaixadores de corda quantos?