Abaixadores de corda após luthier

    Autor Mensagem
    Davi Meira
    Veterano
    # jul/09


    Bom, eu mandei minha guitarra para o luthier, para regular, colocar corda 010, abaixar açao, etc, a guitarra veio perfeita, muito macia, etc. Porém, percebi que o luthier nao usou o primeiro abaixador de cordas, no caso o da quinta e quarta corda.

    O jogo de corda está enferrujando, e irei trocar o encordoamento, ai nao sei se devo colocar a corda no abaixador, ou nao. O que me dizem?

    Abraços!

    secol
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Me desculpa a falta de conhecimento...

    Mas o que seria um "abaixador"?

    Abraço!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Davi Meira

    Talvez não precise mesmo. E é melhor que não precise, porque o abaixa-cordas influi de forma negativa na estabilidade da afinação. Eu mesmo só uso um, e roletado, pras duas primeiras cordas mais finas.

    Davi Meira
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Secol, sao aquelas borboletinhas que tem no headstock de stratos e afins

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu tinha uma strato. Eu usava apenas o abaixador de cordas das duas primeiras cordas também, as mais finas. E curtia assim, pois como o LeandroPanucci o abaixador de corda pode influir na estabilidade da afinação.

    kiki
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    os abaixadores servem pra aumentar o angulo das cordas contra a pestana (nut).

    a melhor forma de saber se precisa é ouvindo o som das cordas soltas. quando o angulo nao é suficiente, as cordas ficam meio soltas no sulco da pestana, e o som delas sai meio "frouxo". sai um chiadinho na pestana.

    nem sempre é necessario, talvez o luthier tenha achado que nao era necessario apos a regulagem.
    existem ate algumas guitarras que só tem 1, ao inves de 2.

    ou talvez tenha esquecido. voce pode tentar perguntar pra ele tambem.

    kiki
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    GuitarHome
    LeandroPanucci
    nao entendi isso da estabilidade da afinação, explica?

    ele faz cair a afinação?

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    kiki
    Por causa do atrito...

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    kiki
    O atrito da corda com o abaixador de corda pode fazer com que a corda não volte na posição em que estava antes entende? Ela pode "emperrar" mesmo que for um pouquinho por causa do atrito ou até alguma rebarbinha (se tiver) fazendo com que ela desafine...

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    kiki
    E como o Panucci disse, o abaixador dele é roletado que na minha opinião é melhor, e acho que uma boa lubrificada nos mesmos podem fazer a diferença.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    GuitarHome

    Mesmo sendo roletado eu utilizo um pouco de grafiti pra lubrificar. Nesse caso não precisa ser grafiti em pó. Basta esfregar a ponta de um lápis que é suficiente e não faz aquela sujeira.

    thanatos
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    A minha veio com abaixador só nas cordas 5 e 6, mas as cordas faziam um barulho estranho nele qdo eu afinava, como se tivesse alguma quina "prendendo"...daí soltei as cordas dele, e hoje uso sem...as cordas tão meio altas no headstock, mas nem percebi diferença no som, nem tenho probs com afinação...no máx a 5a corda desafina um pouco qdo brinco mto com a alavanca =|

    lindoso
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    na minha strato,esses abaixadores vieram nas cordas MI,SI,SOL,RE

    mas tive essa duvida tambem, se esses abaixadores são mesmo necessarios

    vou tirar o que prende as SOL E RÉ pra ver como fica
    um grafite acho que resolve o problema de afinação

    mmayorca
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    minha tele tb têm abaixadores, talvez o Bertola sai responder pra gente se é bom usa-los ou não...

    kiki
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Marcosrcf
    GuitarHome
    LeandroPanucci
    saquei...

    vou grafitar os meus tambem

    se bem que acho que minhas tarrachas nao justificam tanto cuidado
    =p

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Abaixadores de corda após luthier