Solos bem construídos - Reviews

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# jan/10
· votar


Curly

Pô, que honra ser citado nesse tópico! Fiquei super feliz! Grande abraço e muito obrigado pelos elogios!

Leblues

Valeu! Era uma das mais pedidas nos shows!

fill.zanchez

Tivemos 2 CDs gravados, um na europa e outro aqui no Brasil, mas a banda já acabou...


buddy guy

Valeu velho, grande abraço!!

MauricioBahia

Brigadúúúú!!! (qualquer semelhança com Fábio Jr. é mera coincidencia... hehehehe)

Juh_Cruz

Valeu! No segundo CD tem outra balada bacana também!

gian.s

Vaelu cara, é muito legal trocar idéias com quem tem a mesma paixão por música e guitarra!

Abraços gerais!!

André Maciel
Veterano
# jan/10 · Editado por: André Maciel
· votar


dois solos acho super bem construídos são esses aqui (só não esperem um review profundo, não tenho nível pra tal):
Georgy Porgy - Toto (Steve Lukather)

o solo começa aos 2.40 e termina aos 3.25... ele é "relativamente simples", sem muito malabarismo mas que casa perfeitamente com a música...

No Way Out - Jefferson Starship (Craig Chaquico)

aqui a festinha inicia aos 3.11 e encerra em 3.34 e é super simples, porém as frases são (ao meu ver) disposta de uma maneira diferente (comparada aos padrões do estilo) e são bem gostosas de ouvir... inclusive nunca vi comentarem aqui no fórum sobre o Chaquico... o cara tem um trabalho bem legal c/ o Jefferson Airplane/Jefferson Starship/Starship e fora isso, ainda tem uma carreia solo c/ álbuns acústicos de Smooth Jazz que é imperdível... se tiverem interesse, procurem: Jazz Noon, Cafe Carnival e Autumn Blue que são músicas excelentes ;D


De Ros
ow De Ros, pq vc não posta uma transcrição do solo da Dove? seria massa =D
ah sim só pra completar... vc é o cara *.*

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


Curly

Minha modesta contribuição ao tópico, que aliás.... gostei bastante. Boa iniciativa



Essa música do Zappa é considerada como um de seus melhores e mais melódicos solos. A base é simples, e fica se repetindo pro FZ desenvolver o tema em cima dela.

Não sei analisar a estrutura harmônica e melódica do solo, nem sei se o próprio FZ tem ele escrito ou se faz de improviso, porque em cada gravação ele toca de um jeito, mantendo apenas o tema principal.

O que mais me impressiona é a forma como ele utiliza os graves, atacando os bordões em paletadas e bends, dando uma atmosfera única pro solo. Coisa rara de se ver.....

Fora o timbre.... nunca ví nada parecido, quase um clean....

Enjoy.

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


Mais um,

"I Smell Trouble" ao vivo 1971, Ike & Tina Turner

Na gravação de estúdio desse fantástico Blues, Albert Collins gravou a guitarra, fez um grande trabalho, mas nessa versão ao vivo, Ike Turner resolveu mostrar quem é... Poucos sabem da importância desse cara, basta dizer que ele foi o descobridor da maioria dos Mestres de Blues que hoje conhecemos e que foi também o primeiro a gravar o Rock'n Roll com a música "Rocket 88"... Ike tem o comando absoluto da guitarra Blues, o vibrato dele é tão expressivo que só pode ser comparado ao do BB King ou Otis Rush, o solo que ele faz é incrível, uma aula de guitarra Blues, destaque para a aplicação das notas percussivas e para o chicken pickin' aos 2:53, o cara podia ser um espancador de mulheres mas sabia tocar o Blues...



lipe_2104
Veterano
# fev/10
· votar


De Ros

Animal o solo, incrível sem mais, nem tenho palavras pra descrever o solo/ficoumeiogaymastudobemhaha

sem mais

Abç

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# fev/10 · Editado por: _Felipe_Rock_n_Roll_
· votar


O solo do De Ros foi demais. Curti muito o timbre, pegada, execução... muito bem bolado ^^

Um solo que eu adoro (na verdade, são 3) é o da música Time After Time.

Os dois primeiros solos são mais puxados pro Rock and roll/Metal, apresentando bastante técnica mas sem se tornar uma coisa sem sentido. Créditos pro Edu.

O terceiro solo tem uma melodia muito bonita e técnicas interessantes , me lembrou o do nosso colega forista, mesmo talvez nem tendo muito a ver. Talvez tenha lembrado dele exatamente pela mesma qualidade, tanto no feeling/melodia quanto na técnica





De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


lipe_2104


Valeu velho! Muito obrigado pelo elogio!!!


_Felipe_Rock_n_Roll_


Bah, me comparou com o Edu! Ganhei o dia!!!

Valeu velho, mas o Edu é um mestre, eu sou só um guitarrista que tem muito o que aprender ainda! Mas fiquei tri contente!

Abraços!

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


André Maciel


Desculpe não te responder antes, só agora que vi que tu pediu uma transcrição do solo de Dove.

O dia que eu tiver tempo e vontade (que anda bem escassa ultimamente...) eu posto eu escrevo a tab do solo, ok?

O pior que tem uma parte do solo que não consegui tirar quando toquei com o Akashic pela ultima vez, então vou escrever algo parecido, mas não 100%.... Vê se pode!!!


Abração!

Jinkxs
Veterano
# fev/10
· votar


Bom... aquii vai mais uma contribuiçãozinha para o tópico.

Jimi Hendrix, em uma música pouco conhecida, gravação rara, chamada "Mensage from the 9 to the Universe".

A música é praticamente um solo gigante.... quebrado apenas por um solo de bateria no meio e uma levada funky no fim.

Bom... o que posso dizer..... o cara usa nessa música todas as técnicas até então conhecidas, todos os efeitos, vários timbres diferentes, clean, distorção, fuzz, sabe-se mais lá o que. Fica até difícil de explicar... só ouvindo mesmo.

Reparem na criatividade que ele usa pra explorar cada tema que o baixo e a bateria delineiam repetidas vezes.

A música é grande, são mais 8 min. Mas vale a pena ouvir até o fim. Não tem o vídeo, apenas uma sequencia de fotos.... mas o que vocês vão ouvir compensa.

Não é a toa que ele é considerado o grande gênio da guitarra. Um monstro.

Enjoy.



The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Tava aqui viajando na madrugada e lembrando algumas coisas que eu ouvia, dai me deparei com esta música que eu gostava pra caramba e que cabei esquecendo ela pela vida.
A música se chama Unity e é da banda Rage (que eu deletei a discografia porque tinha umas 2 músicas boas só [o problema é que elas começam foda, riffs fuderosos e SEMPRE no refrão fica aquele METAL ALEGRE, que ninguém, ninguém merece!])

Como é instrumental tem mais de um solo, todos interessantes, o primeiro que eu acho fodíssimo é aos 1:40, frases extremamente originais e o uso do whammy de maneira bem criativa e musical.

Aos 2:53 tem outro solo muito foda, a música deu uma mudança drástica em todos os aspectos, ao vivo o Smolski toca este solo em outra guitarra, que fica num apoio e tal, o efeito desta parte eu não sei qual é, mas lembra algum synth, um som meio de voz... este solo é perfeito, mais uma vez, muito original, tanto as frases do solo quanto o arranjo da música.

Depois uma frase de Synth mesmo... e ai a música fica agitada novamente, e aos 3:30 temos mais um solo fodástico...
Bem melódico também, como o anterior, porém mais agressivo!
Feeling total, manolo, a frase dos 3:50 aos 3:55 sempre me dá arrepios.
Como os outros solos, este também é bem original, nada de frases requentadas usadas exaustivamente na história da guitarra.

Ouçam ai queu recomendo, a música é toda foda, pena que o Rage não explora todo o potencial que tem e o seu guitarrista fodão Victor Smolsky (filho de uma maestro Russo, teve formação clássica desde pequeno) e fica fazendo musiquinhas de quinta categoria:

Versão do cd:


Demonstração ao vivo:


The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Sem contar o uso do Killswitch, muito foda :)

Bigtransa
Veterano
# mai/10 · Editado por: Bigtransa
· votar


Eu ia postar o solo de "you shook me all night long" do AC/DC por ser um dos meus preferidos...... mas infelizmente não tive a manha de comentar...... ia acabar escrevendo "frases de penta seguidas de mais frases de penta, terminando com ótimas frases de penta".... ainda assim acho o solo genial

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Bigtransa
ia acabar escrevendo "frases de penta seguidas de mais frases de penta terminando com ótimas frases de penta"

UIASHUDSIAHASUDIHUADSIHUAISHUIASHUIASDHUISDAHUDSAHUASD

FAP
Veterano
# mai/10 · Editado por: FAP
· votar


A intenção deste tópico é ótima, parabéns!
Não me aguentei e resolvi contribuir também \o/

Música: In The Healing Garden
Autor: Vinnie Moore
Álbum: The Maze (1999)
Solo: a música inteira... brinks ;P entre 3:31 e 4:40
Estilo: rock instrumental



Cara... eu já ouvi esse solo aproximadamente 49862 de vezes, mas continua me dando arrepios... Talvez não aconteça o mesmo com você, mas esse é bem o tipo de música que eu gosto, então é inevitável.

Aos 3:31, começa um tipo de pré-solo, que prepara o prestigiado ouvinte. Aqui o freaseado é MUITO BOM. Tem um violãozinho no fundo e tals, parece tudo calmo, mas é bem pra pegar o camarada desprevenido mesmo.

4:02. Aí entra a fúria da bateria! Seguuura piããão!
"O ministério da saúde adverte: ouvir Vinnie Moore faz mal ao auto-estima." (tá bom, exagerei uhauha)
Na frase que abre o solo propriamente dito, percebe-se que o cara pôs feeling pra caramba. Vibratos e bends na medida.

O que foi aquele pedal point aos 4:08? Bem limpo, notas muito bem escolhidas. Termina com um vibrato que quase arrebentou a corda hehe

Aos 4:14, os arpeggios descendentes se encaixaram legal aqui, e são seguidos por uma bonita frase típica do Vinnie Moore, que explora muito bem os modos lídio, frígio, mixolídio e eólio, respectivamente (corrijam-me se eu estiver errado, pois acho que estou hehe).

Espere, ainda não acabou! Surgem dois arpeggios ascendentes (extremamente limpos, diga-se de passagem) aos 4:19, seguidos por uma leve subida de escala para preparar...

...uma modulação absolutamente animal! Aqui eu diria que é o ápice do solo. A base se alterna entre lídio e mixolídio, causando uma sensação bastante agradável. Aproveitando o momento épico, Vinnie Moore mescla uma boa melodia com a adrenalina de rápidas ligaduras que poucos conseguem fazer nesse planeta (ou não).

Aí (infelizmente) vem o final do solo. 04:35 - Alguns arpeggios (muito bonitos, na minha opinião) fecham o clima hercúleo, mas que logo já se mesclam com o refrão da música.

É isso aí, espero ter sido imparcial (haha) e que tenha sido um bom review. Agradeço a quem escutou a música e leu até o final. E quem não fez isso, aposto que não vai se arrepender :)

EDIT: lanço um desafio pros manolos: fazer um cover dessa música. Não porque ela é difícil (nem é tanto pra alguns daqui), mas porque nunca vi ninguém tocá-la, e é uma de minhas músicas preferidas. Quem se dispor, eu tenho a BT aqui.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


FAP

Ótimo solo, gostei bastante (ps pulei direto pro solo, por isso postei apenas 3 minutos depois de você)

FAP
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
UHahuauha, imaginei

Aquele Victor que tu postou ali manda muito. Ele toca com muita segurança, mas realmente é como tu falou, o cara tem talento de sobra, poderia estar criando umas músicas mais interessantes no Rage... já ouvi alguns trechos das músicas deles e parece meio clichê, mas essa daí até que é legal.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/10
· votar


FAP

Na carreira solo ele já gravou um cd só com músicas eruditas, com orquestra.
Nunca achei pra baixar, mas já ouvi no youtube, bem legal.

E ele era, pra mim, a única atração no Rage, eu ficava ouvindo a música esperando a hora do solo.

Ricardo.N.B
Veterano
# jun/10 · Editado por: Ricardo.N.B
· votar


Mark Knopfler > puta intimidade com a guitarra esse cara tem.
timbre, feeling e tudo mais...
1º solo aos 04:12 / 2º solo 05:35 frases lindas por toda musica.



abraço

rafa_rovero
Veterano
# jun/10
· votar


up!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Solos bem construídos - Reviews