Solos bem construídos - Reviews

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# jan/10 · Editado por: Curly


Falamos pouco aqui sobre construção de solos então criei esse tópico para comentarmos os grandes solos e seus detalhes, nada melhor do que isso para aprendermos boas lições...
----------------------------------------------------

E vou começar comentando o solo do nosso virtuoso colega forista De Ros na música "Dove", do Akashic. O solo de guitarra começa aos 3:48. A música em si, uma bela balada com influências progressivas, já prepara o ouvinte para o climax que vem com o solo de guitarra.

Trabalhando muito bem a dinâmica do solo, ele começa usando suaves "volume swells" (modula o ataque das notas usando o botão de volume da guitarra, criando um som meio que de instrumento de sopro), passando depois a tocar usar um fraseado muito melódico e termina aplicando sua impressionante alternada na velocidade da luz, tudo isso sem que em nenhum momento o solo perca o interesse ou canse o ouvinte. O interessante no desenvolvimento desse solo, além da dinâmica crescente, é como ele mescla elementos melódicos com técnicas mais avançadas, que são por vezes maçantes mas aqui são aplicadas com muito bom gosto. Um solo de mestre !



Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


Que música foda!!

fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


Curly
Putz velho!!! que banda massa!!! e eu nem conhecia...


O interessante no desenvolvimento desse solo, além da dinâmica crescente, é como ele mescla elementos melódicos com técnicas mais avançadas, que são por vezes maçantes mas aqui são aplicadas com muito bom gosto. Um solo de mestre ![2]

ótima avaliação do solo!

fill.zanchez
Veterano
# jan/10
· votar


Curly
Akhasic

é... Akashic

ROo
Veterano
# jan/10
· votar


Gates of Babylon - Rainbow
Solo do Mestre Ritchie Blackmore. Um solo impressionante. O clima, a sessão de arpeggios mais no final do solo, as técnicas, as escalas exóticas, a pegada.
Técnica perfeita aliada à musicalidade e bom gosto. Mal da pra acreditar que os solos também eram improvisados nas gravações.


buddy guy
Veterano
# jan/10
· votar


Curly


Boa sacada camarada Curly,o nobre De Ros é um ninja mesmo. Muita bagagem na guitarra,experiência pura mesmo. E um grande coléga e amigo. Quanto ao solo,precisa comentar?....hehehehe..........

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


mais um:

Joelho de Porco - Rio de Janeiro City (intro)

Tenho quase certeza que o guitarrista que tocou isso foi o Mozart Mello. Isso foi gravado lá numa época que a guitarra rock no Brasil ainda meio que engatinhava, então supreende uma intro blueseira animal feito essa. A música é apenas um Blues rápido e são interessantíssimos os 4 primeiros compassos, ele toca uma frase, repete a mesma e então faz uma descida usando cromatismos criando um clima Blues mas fugindo dos clichês usuais. Vale a pena tirar esse pedacinho de ouvido. Interessante tambem a frase cromática que ele toca aos 0:22, bem como a frase de saída da intro. Muito bom !



MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


O currículo do De Ros é sinistro. Um monstro da guitarra. Sabe tudo o cara e ainda por cima, um "gentleman", super humilde. BRASIL!!!!

Belo post Curly!

Abs

ROo
Veterano
# jan/10
· votar


Curly
Boa! Joelho de Porco é uma banda muito foda! Meu pai tem todos os vinis :)
Bom post

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


ROo

pois é, eu queria comentar o solo de "O rapé", que muito bom, mas não tinha vídeo no y2b...

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Curly


Serve esse? Um solo dos maiores guitarristas do Brasil. O saudoso Wander Taffo !!!!!


http://www.youtube.com/watch?v=NAwKQIn0GtY

Juh_Cruz
Veterano
# jan/10
· votar


Nossa, música linda msmo do Akashic. Não conhecia essa banda não, e o De Ros, regaçou legal na guitarra! hahaha :D

erico.ascencao
Veterano
# jan/10
· votar


Música: Limelight
Banda: Rush
Álbum: Moving Pictures (1981)
Guitarrista: Alex Lifeson
Solo: 2:39 a 3:13



Não sou muito entendedor de teoria musical pra analisar o solo deste ponto de vista. O que me chama a atenção neste solo é sua estrutura esotérica. Notem que há uma boa sincronia de todos os instrumentos: a guitarra, o baixo, a bateria e o teclado começam com poucas notas; e aos poucos a complexidade do solo aumenta proporcionalmente aos arrajos dos outros instrumentos.

Vale comentar que a música fala sobre a relação da banda com a fama. O refrão da música fala justamente das coisas que vêm junto com a fama, e nele o arranjo ganha um quê glamour. Este glamour também é presente na malemolência do solo e nos arranjos de teclado de fundo (que é simples, composto por notas apenas).

Bigtransa
Veterano
# jan/10
· votar


Heheheheh.... Esse tópico me lembrou aquele programa da TV câmara onde o Arthur da Távola comenta as músicas...... provavelmente ninguém assiste....

Bigtransa
Veterano
# jan/10
· votar


"Quem tem medo de música clássica".... é o nome do programa

Bigtransa
Veterano
# jan/10
· votar


Curly
É o Mozart nesse vídeo sim.....

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


mais um:

Jeff Beck - Cause We've Ended As Lovers - versão original

um dos mais lindos solos já gravados por um guitarrista, um tema de stevie wonder interpretado em uma praia jazz/blues/soul com um feeling de arrepiar.

embora o tema seja todo instrumental, o solo propriamente dito começa aos 2:42, em cima de uma sequencia |Cm7|Abmaj7|Fm7|Gmaj7|

Ao invés de usar modos, como seria o mais lógico para a sequência acima, JB aplica uma intenção meio blues, usando um repertório impressionante de bends, inclusives bends compostas, criando um clima dramático, quase mesmo contando um estória, fazendo também um uso muito sutil das pausas... destaque para a surpreendente frase com uma descida cromática aos 4:15, que é o climax do solo



Curly
Veterano
# jan/10
· votar


Bigtransa

É o Mozart nesse vídeo sim.....

blz, o guitarrista original do JP era o Waltão, muito bom por sinal, mas sei que no disco lançado pela som livre ele não tocou. nesse disco o Mozart toca solos animais, quando eu ouvi, pensei: putz, quem é esse cara ?

buddy guy

a idéia era comentar os solos mano !

Bigtransa
Veterano
# jan/10 · Editado por: Bigtransa
· votar


Curly
Uma vez o Mauro Hector (que foi aluno do Mozart) me contou que levou esse disco do Joelho de Porco pro Mozart autografar. Quando o Mauro deu o disco na mão dele e pediu o autógrafo, o Mozart tomou um susto e perguntou por que deveria assinar o disco. Só depois que viu a foto na contracapa é que ele lembrou que tinha tocado.

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


Bigtransa


hehe, acredito, o cara já deve ter feito tanta coisa que nem sabe mais... Nesse disco (o da som livre) ele faz um solo incrível na música "O rapé", seu eu tivesse gravado um solo assim iria me orgulhar muito mas o cara sequer se lembra do que fez, hehe, quem pode, pode..

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Jeff Beck... Top 5 pra mim. Ninguém toca igual!

gian.s
Veterano
# jan/10
· votar


Que maravilha ter o De Ros como participante desse fórum conosco!
Parabéns, De Ros!

Konrad
Veterano
# jan/10
· votar


Bigtransa
Heheheheh.... Esse tópico me lembrou aquele programa da TV câmara onde o Arthur da Távola comenta as músicas...... provavelmente ninguém assiste....


Eu assisto!

Curly
Jeff Beck

Comente o GoodBye Pork Pie Hat, por favor, senhor encaracolado. ;)

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


Mais um:

Johnny Winter - Self Destructive Blues

Gravação de 1976, com o Mestre ainda no auge da forma. Esse solo é interessante porque o Mestre aplica nesse típico texas blues todos os seus signatures licks matadores, criando uma pressão incrível, destaque para os double stops e as linhas inspiradas no estilo de slide guitar do próprio JW, embora a música não tenha slide !



Curly
Veterano
# jan/10
· votar


Konrad


Comente o GoodBye Pork Pie Hat, por favor, senhor encaracolado. ;)


se tiver vídeo da gravação original no y2b comento sim, inclusive toco essa música e tenho uma bt dela quase perfeita !

Raizen
Veterano
# jan/10
· votar


Seria de grande valia se pudessem também falar sobre a construção do solo. Tom e escala utilizada por exemplo.

Konrad
Veterano
# jan/10
· votar


Curly
se tiver vídeo da gravação original no y2b comento sim, inclusive toco essa música e tenho uma bt dela quase perfeita !

Matre mea..... bt dela? onde achou? Tenho procurado por ela feito louco...

Curly
Veterano
# jan/10
· votar


Konrad

http://www.4shared.com/file/22843819/e1f2c73f/BackTrack_Goodbye_Pork_P ie_Hat.html

Konrad
Veterano
# jan/10
· votar


Curly

Obrigado! Você quem a fez?

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Curly

buddy guy

a idéia era comentar os solos mano !



Ah tá,blz. Pensei que a idéia era apresentar uns solos legais e "perfeitos". Mas traquilão,vou ficar de olho neste tópic. Idéia bacana Curly. Abração !!!!


EDIT Curti muito este do Jeff,feeling monstro !!!

Jeff Beck - Cause We've Ended As Lovers

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Solos bem construídos - Reviews