O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?

Autor Mensagem
Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


Zero Zen

Quer dizer que uma Ferrari F-50 não tem qualidade?

Quem tá dizendo isso é você..... claro que a F-50 tem qualidade. Mas são qualidades inuteis para um cara que vive de carregar areia.

Esse cara vai comprar uma D-20.

Te faço uma pergunta:

Alguem gastaria mais de U$5.000.000,00 numa Ferrari só porque ela tem qualidade????

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil

Que coisa horrível....Ó, vai tomar um Ban..Pare de desvirtuar o tópico.

Zero Zen
Veterano
# jan/10
· votar


Jinkxs

De tudo que você expos, me parece evidente que você reconhece a qualidade, porém não está disposto mas não quer pagar por ela .

Sabe que ela existe mas não vê necessidade na despesa ou tem outras prioridades . Sei lá.

Ela existe por si só, mas por uma razão ou outra, inadequada aos seus propósitos/pretensões.

Portanto, elas não são a mesma coisa !

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


Jinkxs


A questão da relatividade não tem como objetivo botar uma Tonante e uma Gibson no mesmo patamar.... nem dizer que a Tonante é um instrumento de qualidade.

pode até não ter esse objetivo, mas ela coloca no mesmo patamar, pelo seguinte: segundo a tua tese, se vc não pode afirmar de forma categorica que algo não tem qualidade, vc também não pode afirmar, de forma categorica, que algo tem qualidade..a relatividade que vc sugere, presumo, valha para os dois lados...
Porque segundo a sua tese, a qualidade está diretamente associada às exigencias do consumidor...nesse sentido assim como eu não posso afirmar que uma Tonante não tem qualidade, eu também não posso afirmar que uma Gibson tem qualidade.
segundo a sua tese, pelo menos

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


Na minha cabeça adequação do produto (Pessoal/individuo) não pode ter nada a ver com qualidade....Isso é subjetivo...Até pq ( nao tenho certeza) mas os selos de ISO de qualidade não levam isso em consideração...Outros pontos, além do produto em sí, como o Niche colocou posts atras tudo bem.... mas adequação "pessoal" acho uma tremenda viajem...Um produto tem qualidade indiferente se serve pra mim ou pra vc....

Manubio
Veterano
# jan/10
· votar


Zero Zen
Eu jamais compraria uma Ferrari.

Eu realmente acho ela uma bosta, é um carro bonito, mas do ponto de qualidade, um porsche é muito melhor, além de mais barato e normalmente tão confortavél quanto.
Corre tanto quanto um, só custa 1 milhão a mais.

Do mesmo jeito que as Lamborghinis, que tem parte do processo manual, ou seja, bem menos preciso. E digo na parte mecanica, não na perfumaria.

Você sabia disto? Porque vc considerava a Ferrari de qualidade então? e a Lamborghini?

São marcas muito mais ligadas ao passado do que ao presente, famosas no passado por causa do que fizeram, mas nada justifica comprar uma hoje, a não ser pelo status de falar que tem uma.

alfacorrea
Veterano
# jan/10
· votar


Na minha opinião, uma guitarra boa (veja bem, eu disse "boa", não falei "muito boa", não falei "excelente") deve ter:

1) boas madeiras (corpo e braço)

2) boa ferragem (tarrachas, capotraste, trastes, ponte, pots e jack)

3) bons captadores

Sou vidrado e super-fã de stratocasters. Acho que dá pra encontrar uma excelente guitarra strato por R$1.500,00 a R$2.500,00.

As primeiras séries das Stratocasters feitas no Japão (Fender Standard MIJ) são guitarras excelentes que têm um custo-benefício mais do que interessante.

Vejo boas opções nos modelos Highway 1. Não são guitarras excelentes, mas são bem bacanas também.

Tudo bem que uma American Deluxe é um sonho, mais acho que são guitarras muito caras pro meu bolso.

Acho que essa faixa de preço é boa: R$1.500,00 a R$2.500,00. Menos que isso, nunca vi nada muito bom. Mais que isso acho desperdício de grana.

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


ogner
Zero Zen


e o mais interessante é que segundo a tese proposta, que confere às exigencias do consumidor se algo tem ou não qualidade, assim como vc não pode afirmar que uma tonante não tem qualidade, vc tambem não pode afirmar que uma gibson tem qualidade...entendeu a sutileza da tese?

assim, se vc estivesse entrando hoje no forum e fizesse um tópico perguntando se uma tonante possui qualidade, vc obteria como resposta: teste porque isso é relativo.
e se isso é verdade, caso a sua pergunta fosse, uma gibson dot Reissue tem qualidade, receberia a mesma resposta, ou seja teste, porque isso é relativo..

ou seja vc reduziu duas coisas que comprovadamente estão em níveis absurdamente opostos em coisas absolutamente na mesma condição..uma especie de limbo inqualificável...hehehe

Zero Zen
Veterano
# jan/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


Jinkxs

Quem tá dizendo isso é você..... claro que a F-50 tem qualidade. Mas são qualidades inuteis para um cara que vive de carregar areia.

Esse cara vai comprar uma D-20.


Você tem memória curta ? heheheh

Quem foi que afirmou na página anterior ?

A resposta é que qualidade é uma questão de adequação.

Apenas demonstrei com meu exemplo que elas não são a mesma coisa.

Afirmo que qualidade é coisa distinta de adequação ! E ponto final.

Se em uma acepção ou visão empresarial se considera a Qualidade como algo mais amplo, agregando outros elementos para melhor avaliação do desempenho de um produto no mercado, isso é outro problema, que não se relaciona com a avaliação que o guitarrista faz do seu instrumento.

Se a conversa descamba para o Marketing e a inserção da guitarra no mercado consumidor como produto industrial, abre-se a porta para avaliações não musicais.

Seria o caso de, por exemplo, trazer ao debate Ecochatos defensores de uma preservação radical da natureza. Por certo, na opinião destes, que tenderiam a inserir a visão comercial/administrativa do conceito de qualidade num campo muito mais amplo.

O da manutenção do meio ambiente e das reservas florestais e redução do consumo de energia elétrica.

Considerada esta amplitude de enfoque, já que meio ambiente e energia são elementos fundamentais para a vida, acho que nenhuma guitarra poderia ser considerada como produto de qualidade, pois, sendo de madeira destruiria reservas do bioma e se de produtos industrializados consumiria insumos naturais em sua fabricação.

Manubio

Eu jamais compraria uma Ferrari.

Eu jamais comprarei, não tenho o numerário necessário !

Eu realmente acho ela uma bosta...

Certamente eu não partilho desta opinião ! hehehehe

Acho um exagero retórico e uma generalização desnecessaria.

Mas certamente a Ferrari construiu diversos carros campeões em várias categorias por ser uma BOST*, por possuir engenheiros incompetentes e mão de obra desqualificada, suponho !

Além disso o fato de Lamborghini, Porsche, McLaren, Cizeta e tantos outros possuirem qualidade, não tem o condão de retirar a qualidade de uma Ferrari. Lamento, seus argumentos não me convencem quanto a assemelhação da Ferrari com esterco.

Em minha modesta opinião o fato de ter passado (e um passado glorioso) só acrescenta a um bom produto.

De outra forma vamos começar a descartar e desqualificar as obras do Louvre pois foram feitas no passado. Afinal de contas Da Vinci, Renoir e Van Gogh não tem pintado nada que preste atualmente. Eles vivem de suas obras do passado !

Não é só o presente que importa.

T+.

Manubio
Veterano
# jan/10
· votar


Zero Zen
ah tah, esqueci, vc vai comprar um carro de fórmula 1, não uma ferrari de "linha", porque fora de um autódromo, ela tem muito menos qualidades geralmente que todos os seus concorrentes.

ogner
Veterano
# jan/10 · Editado por: ogner
· votar


ogner

Na verdade, falando comigo mesmo, me questiono e me corrijo em pensamento, traduzido nessas premissas a seguir.

Acho que existe a qualidade para o consumidor e a qualidade para o fabricante...Os 2 tem visões diferentes e se baseiam em fundamentos diferentes pra qualificar a qualidade....Pq se não fosse assim, a tonante nem fabricaria o produto.....Acho que o fabricante tem que pensar sim em adequação pra seu produto, claro...isso é meio que o nicho que o fabricante pretende atingir, ou publico alvo, que seja. E conseguindo atingir e vendendo, pronto o produto serviu ao fim, logo tem qualidade.......Enfim...

Novamente acho que pra nós, aqui no tópico, acho que a qualidade deve ser medida pela velha qualidade que conhecemos, aquela dos idos de 1960 ( sei lá), ahuhuahuhea......

Se tenho 1,000,000.00 pra comprar um carro, comprarei oq mais me agrada colocando na balança vários pontos, até se vou precisar dele pra carregar areia ou andar a 300km, ou seja uma caminhão ou uma ferrari....Mas não vai ser por isso que EU não vou reconhecer a qualidade de um ou de outro...Apenas um deles não vai me servir......Mas "desqualificado", não!!

lol

EDIT: Tive que pontuar, nem eu estava entendendo.

Zero Zen
Veterano
# jan/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


Manubio

ah tah, esqueci, vc vai comprar um carro de fórmula 1, não uma ferrari de "linha", porque fora de um autódromo, ela tem muito menos qualidades geralmente que todos os seus concorrentes.

Não ! Eu disse que jamais comprarei, pois não tenho verba para tal !

Ainda mais que para morar num país como o Brasil, que não tem "qualidade" de vida e segurança, ter um carro destes é só para se vestir de vítima do próximo assalto!

Quanto à Ferrari e sua disputa com a concorrência, pouco posso afirmar, mas uma coisa eu digo : Pouca qualidade ela não tem !

Os Porsches podem ter melhor custo benefício, as Lamborghinis podem ser mais luxuosas, as Cizetas podem ter o motor com mais cilindros, as Bugattis podem ter mais charme e exclusividade, mas, o que não falta nesta faixa de preço é qualidade intrínseca ao produto. Excelentes motores, freios espetaculares, desempenho emocionante e tudo mais.

Que bosta, que nada !

Vai andar de Gurgel BR-800 ! hehehe

T+

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


ogner

Os selos ISO não determinam por si só se o produto certificado é um produto de qualidade.

O detergente Archote é certificado ISO 9002.

A cerificação ISO só determina o estabelecimento de processos e procedimentos que garantem a conformidade do produto com relação à norma.

Na minha cabeça adequação do produto (Pessoal/individuo) não pode ter nada a ver com qualidade

Veja os posts do Nichendrix em que ele até cita a fonte.... são conceitos dados em faculdade. Pelo menos foi o que aprendi no MBA

Manubio
Veterano
# jan/10
· votar


Zero Zen
Quem dera todos andassemos, esta sim era uma empresa muito a frente do seu tempo.

Gurgel fabricou carros que andavam a base de óleo de mamona, além de carro a álcool, sabia? Foi quebrado graças a uma ameça das grandes fabricantes e da abertura dos portos.

Acho que a discussão, se levada para o nivel dos carros é a seguinte.
Uma mercedes classe E tem qualidade, e uma Ferrari tem qualidade, mas cada uma delas atinge um nicho, cada nicho poderia considerar o outro carro em questão um carro bem ruim, este considerar deve ser levado em conta ou não? Deve ser levado em conta o fato do próprio nicho achar bom ou ruim?

Isto me lembra muito as motos BMW, em que seus fabricantes reclamavam que a moto não freiava, simplesmente porque a BMW inovou tanto que fez as motos perderem aquela queda frontal que quase toda moto tem ao freiar.

Ou seja, ela tinha qualidade em excesso, mas seus clientes reclamavam por não estar esclarecidos deste fato, sendo que alguns até trocaram de moto devido a isto.

Jinkxs
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jinkxs
· votar


Zero Zen
rsf
ogner

Quanto a minha pergunta sobre a Ferrari, ninguém respondeu, então eu mesmo respondo.

R: As pessoas gastam U$5.000.000,00 numa Ferrari não pela sua qualidade, mas pela exclusividade.

São poucas unidades fabricadas anualmente e vendidas num valor exorbitante. Ter uma Ferrari é pertencer à uma clube exclusivo, seleto. Esse é o ponto mais importante. A qualidade está intríseca.... é evidente, mas não o fundamental.

O Fusca foi projetado na Dec. de 40 por Ferdinand Porche, um dos maiores engenheiros automobilísticos de todos os tempos, fundador da lendária marca. Foi projetado para combates no deserto, pois era refrigerado a ar. O motor era muito confiável e de fácil manutenção. Foi o carro mais vendido de todos os tempos, permanecendo em linha por mais de 50 anos.

Tecnicamente é um veículo de muito mais qualidade que uma Ferrari.... é só ver os dados acima. Além disso, marcou uma época.... virou ícone.

Esse exemplo define muito do que quero dizer.

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Jinkxs
Desculpem me intrometer no diálogo entre vocês.... mas é que tenho a impressão, lendo os últimos posts, que vocês estão discordando sobre a questão, mais por um problema de comunicação, do que sobre o conceito em si.

Eu concordo plenamente, até porque o conceito de qualidade dele, é uma parte do conceito de qualidade que eu estou tentando mostrar.

Zero Zen
rsf
porque do jeito que vc propoe, tudo tem qualidade, não existem guitarras sem qualidade

A única coisa que eu acho difícil de compatibilizar com o conceito de qualidade que abarca a percepção do consumidor como um dos seus elementos constituintes, é que a percepção pessoal está longe de ser uma medida exata, mensurável e passível de avaliação concreta.

Eu nunca disse que neste conceito de qualidade, tudo tem qualidade. Eu mostrei, ou tentei mostrar que o conceito de qualidade não pode deixar de fora a percepção e as necessidades do consumidor.

Em momento algum eu disse que isso é a única coisa a ser analisada no processo, aliás, acho que na primeira pagina eu falei que qualidade vc analisa em 7 pontos, das quais apenas 2 são diretamente relacionados com a percepção do consumidor.

Adequação ao uso e valor percebido pelo cliente, são dois pontos subjetivos e que determinam sim a qualidade, mas não são os unicos, excelência, especificações e regularidade (o que o rsf está falando o tempo todo), são outras variáveis dessa mesma qualidade. Da mesma forma que conformidade e custos da qualidade e não qualidade são outras variáveis que ainda nem sequer foram contempladas na discussão.

Qualidade é quando você junta tudo isso pra produzir algo, não quando vc tem um ou outro desses elementos e ignora completamente os outros.

Novamente vou fazer algumas analogias. Se eu fizer uma guitarra superior em tudo a todos os produtos similares, mas que ninguém compra, pode ser visto como um produto de qualidade? Se eu fizer uma Stratocaster com componentes e madeiras 0,0001% melhor que uma Fender American Standard, eu posso dizer que ela tem realmente qualidade superior se essa variação não representar nenhum benefício significativo e perceptível?

O que eu estou dizendo é que a qualidade tem sim alguns componentes subjetivos, que podem ser sim mensurados, mas não de forma exata, deterministica, apenas de forma probabilistica. Por exemplo, pegue uma guitarra X e dê pra 100 pessoas testarem, se 80 delas perceberem que ela se adequa ao uso e que o valor agregado dela foi alto, ou seja o quanto o benefício foi justificou o seu custo para tais clientes, eu posso dizer que 80% dos clientes tiveram uma percepção similar do mesmo produto, mesmo que as especificidades dessa percepção sejam subjetivas, elas foram o suficientes para que cada um, a sua maneira, manifestasse um conceito sobre esses parametros.

Com isso eu posso chegar para esses 80% e perguntar, o que pode ser melhorado? E posso chegar pra esses 20% e perguntar, porque você nesses quesitos você não concordou e o que eu poderia fazer para que ela lhe agradasse? E a partir daí modificar as especificações ou mesmo criar um produto novo de forma a atender essas necessidades.

É por isso que você segmenta o mercado, porque permite um maior entendimento de um grupo de consumidores, com isso você é capaz de atender melhor suas necessidades, agregando tanto qualidade percebida quanto valor a tais produtos.

Aliás, é justamente esse valor percebido que permite alguns instrumentos ou produtos no geral, chegarem a preços altissimos, não é um custo efetivo dos insumos, etc e etc, mas o valor percebido pelos clientes, pois se eles não percebessem que uma Benedetto vale 30mil dolares ou uma Gibson Jimmy Page Signature VOS feita pelo Tom Murphy valesse 25mil dolares. Se não houvesse a percepção pelo cliente que elas valem isso, eles fariam esses instrumentos por um valor menor. E se o cliente percebe é porque a pequena melhoria lá nas especificações foi percebida, já que se não fossem, eles provavelmente nem pagariam.

Então eu não disse que toda guitarra tem qualidade, eu disse que a qualidade não é absoluta, ela é relativa porque tem alguns componentes que a definem que são subjetivos, mas que outros componentes, são objetivos e podem influênciar a avaliação final.

Por isso que eu pude dizer que uma Fender dos anos 60 ou uma Les Paul 1959 dessas pode ser considerada como sendo qualidade, porque embora em vários dos princípios elas tenha uma qualidade superior (e nem preciso dizer por que), em alguns outros principios, como conformidade com especificações, regularidade, indice de defeitos e afins, elas seriam facilmente reprovadas.

Cabe ao consumidor e ao produtor, avaliar quais desses quesitos são realmente importantes. Por isso que quando eu digo que Fender tem qualidade, o Bertola vem e diz que não tem, porque dentro desses fatores objetivos e subjetivos que compõe a qualidade de um produto, eu priorizei alguns e ele outros.

É só isso que eu estou tentando dizer, eu não disse em momento algum que qualquer coisa tem qualidade ou que só a percepção do cliente é que conta, eu só disse que não se pode desprezar ela nesta equação.

E eu dificilmente conseguiria responder isso em tão poucas palavras quanto o Jinkxs, no primeiro post da página 10 ou que o De Ros no ultimo post da pagina 9.

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


ogner
Por isso que eu tenho logo que ser o Rei!!!

Cabeças vão rolar!!!!


As dos meus dedos foram as primeiras... hehehehehe

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


caraio, o Bahia virou modera????

que foda!!!

GuitarHome
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Olha só que chique!!!! hehehe

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Leblues
GuitarHome

:-)))

Abs

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

Moderador?

puts...pelo jeito a administração do forum aderiu à tese do nichendrix...

...essa eu não preciso lengendar, né?

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


rsf: puts...pelo jeito a administração do forum aderiu à tese do nichendrix...

auhhuahua! Não li não, mas deve ser longa hein! hehe

abs

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
mais uma vez vc não entendeu minha ironia..
legendando...

a tese do nichendrix: tonante = qualidade
tese da administração: mané = moderador...



MauricioBahia
nichendrix
a proposito- esse post pretende ser uma piada, portanto, apenas riam....

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


rsf: mais uma vez vc não entendeu minha ironia..

Eu entendi, mas eu não li todos os posts do Nichendrix rapá!

Malandro é malandro, mané é mané... ;-)

Flw!

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

sucesso aí na empreitada....vc merece...

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


rsf

Obrigado! Alías, tô pensando num X-Tudo desde aquele post... É sério! O Bob's aqui da esquina tá em obras.

Sobre o tópico, vou deixar aberto mais um pouco pq só te, uns 3 dias, apesar do "sucesso" no número de páginas. :-) Quando completar 1 semana eu vejo o que faço e depois começo o tal artigo maluco. hehe

Abs!

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia

Uma vez que esse tópico levou minha tendinite a tal nível que estou a beira de pedir aposentadoria pro invalidez, acho que vou mandar a conta da fisioterapia pra moderação... ehehehehheheheheehhe

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
A tradição do fórum diz que cada membro que conquistar o cargo de moderador deve passar seus equipamentos para outro membro.

abrç

Konrad
Veterano
# jan/10 · Editado por: Konrad
· votar


Jinkxs
R: As pessoas gastam U$5.000.000,00 numa Ferrari não pela sua qualidade, mas pela exclusividade.


É o que eu acho que permeia a compra de muitos instrumentos (e muitas outras coisas, afinal, é o cvapitalismo, aliás, é a natureza humana) por ai. Só não me havia manifestado por que sei que a ideia desagrada.

Penso que a qualidade não é um factor meramente subjectivo. Mas já o sonho e o ideal de status o são, e se imiscuem na análise de muita gente quando se poem as cartas à mesa, tanto é que sempre surgem aqueles que dizem "ah... se você diz isso você está adizer que Tonantes e Fenders podem a vir a estar no mesmo nível", e suas paráfrases.

Paga-se caro por produtos de qualidade, custom, tailor made, ou seja o que for. Certamente paga-se um tanto quanto pela história da marca que ele porta. Eu diria que uns 40% do preço final. Isso é bom ou ruim? Pergunta idiota. Cada um paga o que puder/quiser pelo que bem entender. O problema é que geralmente começa-se a ver qualidades exarcebadas em pontos não muito claros, a velha história das King's new garments. O mesmo acontece no outro extremo na forma da história da raposa e das uvas.

Enfim, a mim me apraz mais a ideia de montar um instrumento com partes de qualidade real e visível. Vai sair mais barato e de certa forma fujo de uma capitalização pontual.

a.y.o
Veterano
# jan/10
· votar


que esse tópico queime no fogo do inferno.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?