O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?

Autor Mensagem
Jinkxs
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jinkxs
· votar


Vou dar um exemplo bem elucidativo sobre a questão da qualidade:

Você tem 2 marcas de detergente:

Ypê e Archote

É senso comum falar que o Ypê tem mais qualidade que o Archote, porque o Ypê limpa melhor usando menos produto e custa pelo menos 30% a mais por embalagem de 500ml.

Mas tecnicamente não existe "mais" ou "menos" qualidade. Existe "qualidades diferentes"....... ou seja, o Ypê tem qualidades diferentes do Archote. Ele rende mais, faz mais espuma e limpa melhor, enquanto o Archote faz menos espuma e demanda maior esforço na limpeza, mas é 30% mais barato.

As "qualidades" do Ypê são ideais para quem quer uma limpeza mais rápida e fácil, sem esforço e pode pagar mais por isso.

As "qualidades" do Archote são ideais pra quem tem pouca disponibilidade monetária e precisa controlar o orçamento, mesmo tendo que fazer mais esforço e gastar um pouco mais de tempo para obter resultados satisfatórios.

Ambos têm seu mercado cativo. Ambas as marcas pertencem a mesma empresa. Ambos são ótimos produtos para seus respectivos públicos-alvo.

EDIT: Por analogia, podemos aplicar o mesmo preceito no mercado de guitarras. Não existe "mais" ou "menos".... existem guitarras com qualidades diferentes, cada uma voltada para um segmento. A qualidade é tão boa ou tão ruim na medida da exigência do consumidor. O consumidor é o ponto de referencia..... o resto é relativo.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


The Root Of All Evil: Ainda mais com o nichendrix escrevendo
um livro por post.


Ele é uma "Nichpedia" mesmo!! hehe

Abs

Manubio
Veterano
# jan/10
· votar


Jinkxs
Você está falando exatamente a mesma coisa que o nichendrix

E concordo completamente.

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


Manubio

Verdade.... mas em menos linhas..... hehehe.....

Opsss.... desculpa aí Nichpédia.... ;b

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10
· votar


Jinkxs

Sintetizar é uma arte.

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


Manubio
Você está falando exatamente a mesma coisa que o nichendrix

Exato...

Mas esse ponto, realmente não me apetece na discussão proposta do tópico em sí, lse adotarmos essa definição de qualidade, findou-se a questão..

Tonante - Sim tem ótima qualidade visto que tem um preço de acordo e o publico alvo é o iniciante sem noção.

Fender Custom Shop - Sim tem ótima qualidade visto que tem um preço de acordo e um publico alvo com conhecimento e sabe oque quer.

Isso!? Cade a graça!?!?

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


De Ros

Matou a pau.....

Zero Zen
Veterano
# jan/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


De Ros

Jinkxs

Insisto !

Mas se, hipotéticamente, todos os leitores do textos do nichendrix forem pessoas semi-analfabetas e só avaliarem a qualidade dos textos pelo número de toques. É só um exemplo, gente !

E se os consumidores do produto Archote ignorarem que ele afeta mais o meio ambiente de forma negativa por não ser completamente biodegradável... É só um exemplo, gente ! (2)

Enfim, se a percepção foi corrompida pela ignorância, campanha de consumo, desinteresse, etc...

Como avaliar a qualidade diante desta possibilidade de manipulação ?

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


ogner

Isso!? Cade a graça!?!?

A graça tá que se tudo é relativo, e cada coisa é aquilo que é determinada apenas pelo ponto de vista do observador (teoria da relatividade, por A. Eisntein) nunca vai haver acordo sobre nada.... e a discussão permanecerá infinita.

Tem coisa mais legal que isso???

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


Jinkxs

HeheheheA graça tá que se tudo é relativo, e cada coisa é aquilo que é determinada apenas pelo ponto de vista do observador (teoria da relatividade, por A. Eisntein) nunca vai haver acordo sobre nada.... e a discussão permanecerá infinita.

Tem coisa mais legal que isso???


Por isso que eu tenho logo que ser o Rei!!!

Cabeças vão rolar!!!!

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


Zero Zen

A resposta é que qualidade é uma questão de adequação. Você pode comprar gato por lebre, mas vai perceber isso com o uso..... aí vai se sentir lesado e a imagem que você tinha da marca e do produto vão pro espaço.

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10
· votar


ogner

Por isso que eu tenho logo que ser o Rei!!!

Cabeças vão rolar!!!!


O Bahia Virou!

auzenph
Veterano
# jan/10
· votar


Jinkxs
Então....foi que falei...
...se ler meu post....vai perceber...concordo com vocês e com a literatura do assunto a respeito.

abaixo a ditadura! =p

Jinkxs
Veterano
# jan/10 · Editado por: Jinkxs
· votar


auzenph
The Root Of All Evil
ogner

A coisa tá ficando perigosa aqui....
Logo mais o Bahia aparece e ban.......

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


ogner
Mas esse ponto, realmente não me apetece na discussão proposta do tópico em sí, lse adotarmos essa definição de qualidade, findou-se a questão..

Tonante - Sim tem ótima qualidade visto que tem um preço de acordo e o publico alvo é o iniciante sem noção.

Fender Custom Shop - Sim tem ótima qualidade visto que tem um preço de acordo e um publico alvo com conhecimento e sabe oque quer.

Isso!? Cade a graça!?!?


é exatamente isso que eu estou tentando dizer há 10 páginas..hehehehehee

como eu disse no meu post anteirior...essa abordagem dá xeque-mate no tópico...tudo é bom e o mundo é uma maravilha..

auzenph
Veterano
# jan/10
· votar


rsf
Isso!? Cade a graça!?!?

é exatamente isso que eu estou tentando dizer há 10 páginas..hehehehehee


Ah tah, então vc deveria ter encurtado o sofrimento e dito:
"Vcs estão certos, só achei que não tem graça discutir assim"

ai sim...outro ponto subjetivo...quem acha graça no que.

mas vc fez parecer algo assim:
"Vcs estão errados e alem disso a discussao ficaria sem graça"

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


rsf
ogner

Pra que discutir.....

Basta analisar o produto por performance, ou seja, aquele desenvolvido para o high-end.

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


auzenph
Ah tah, então vc deveria ter encurtado o sofrimento e dito:
"Vcs estão certos, só achei que não tem graça discutir assim"



Ótemo!!! Huahuehuahuhuahuhea.......

Essa retórica, viu!! E lele!!

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


Monster Topico! Tô frito pra ler isso tudo e entender tudo... ai, ai, ai...

auzenph
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
Mas, apesar de algumas discussões chatas (incluindo minhas)...
seu post vai render algumas coisas boas...
incluindo discussoes a respeito do conceito de qualidade.
=p

Manubio
Veterano
# jan/10
· votar


rsf
Cara, o que o nichendrix e o Jinkxs falaram é exatamente o que eu penso, como disse alguns posts atrás, eu realmente prefiro minha Tagima atualmente em relação a uma Fender, pelo menos as que testei, exatamente por causa da adequação. Segundo este conceito de qualidade, ela atende a minha necessidade, diferente da Fender.

Eu me sinto muito melhor tocando nela, e isto torna ela para mim algo de qualidade, afinal, afina bem, tem bom som, bom hardware, acabamento. Pode não ser tão bom como os da Fender, mas ela me satisfaz como nenhuma Fender até agora fez.

E ai está um ponto importante, a qualidade é algo extremamente relativo no ponto de vista do cliente, e mais do que o ponto de poder pagar ou não, eu poderia vender meus instrumentos e comprar uma fender, só vendendo as duas epiphones provavelmente, mas não tenho esta vontade, exatamente por ela não me impressionar tanto quanto a maioria.

Ou seja, se a Fender tem tudo que a minha guitarra tem, mas eu não consigo me adequar a ela, ela para mim deixa de ser um instrumento de qualidade. Assim como as ibanez, vc tem duvida que uma ibanez Jem é feita com ótimos materiais? Eu realmente jamais me adequaria a ela, eu odeio braços de ibanez, e isto acaba com qualquer qualidade instrinseca de material, hardware e captadores. Eu olho para ela e na minha cabeça vem, nossa legal, dimarzio, floral, monkeygrip mas é uma bosta este braço.

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


auzenph: seu post vai render algumas coisas boas...
incluindo discussoes a respeito do conceito de qualidade.


Com certeza. Estou achando espetacular o tópico. Alto nível. Mesmo nos arranca rabos a coisa flui. :-)

Abs

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


auzenph

Ah tah, então vc deveria ter encurtado o sofrimento e dito:
"Vcs estão certos, só achei que não tem graça discutir assim


eu não disse que concordo, apenas disse que a abordagem do jeito que vcs propoem acabam com o tópico, em razão de que tudo possui qualidade, segundo a tese de vcs...
e, na boa, com todo o respeito, nego-me a concordar com quem defende uma tese a qual nos leva a concluir que Tonante é uma guitarra com qualidade.

Feliphph
Veterano
# jan/10 · Editado por: Feliphph
· votar


Cara,
Isso depende VÁRIOS fatores, como estilo musical, gosto entre outros...
Mas vou citar várias características de uma boa guitarra.
Primeiro, deve-se saber que cada parte da guitarra exerce influencia no timbre...

Madeiras:

Não existe isso de "melhor tipo de madeira", mas sim a mais indicada, de acordo com o timbre que você quer alcançar.
Por exemplo, se você um timbre mais agudo "ardido" o alder é a melhor opção.
Se você quiser alcançar um timbre médio (nem tao grave "encorporado", nem tao agudo "ardido") o Basswood é a mehor opçao porque além da característica do timbre médio, é uma madeira que te da muito conforto em relação a peso, (resumindo, ela é leve).
E se você quer um timbre mais grave "encorporado" (ps:nem sempre um timbre grave é incorporado) o mogno é a melhor opção, mas um pouco desconfortável em relaçao ao peso (é pesado).

Pontes:

As ponte basicamente se diferenciam pela forma com que são fixadas ao corpo da guitarra. Existem as fixas, as que possuem sistema de alavanca (divididas em dormentes e flutuantes) e ainda as que equipam as guitarras acústicas. Quanto mais "grudada" for a ponte ao corpo da guitarra, melhor será a transmissão da vibração das cordas para este. Pontes flutuantes como as Floyd Rose são extremamente eficientes nas alavancadas, mas chatas para manutenção e afinação, não sendo muito recomendadas para principiantes.Também existem as Trêmulo Standard, nao tão eficientes nas alavancadas mas tem menos influencia no problema de desafinação e manutenção, são bem melhores nesse aspécto. Nas pontes com alavanca é importante observar a espessura do bloco que prende as cordas pois quanto maior for, melhor será.

Nut:

Juntamente com a ponte, é um dos mais importantes itens a se verificar, pois ambos são os apoios das cordas e os responsáveis por transmitir a vibração das mesmas ao corpo da guitarra e receber a ressonância deste. São vários os materiais: o osso é o mais tradicional e possui um som macio e oferece baixo atritamento; grafite quase não oferece atrito, mas o timbre tende a ser apagado; o latão é dos metais o mais usado para nut e seu timbre é aberto, claro e agudo; o plástico é utilizado normalmente em guitarras de baixo custo.

Captadores:

Algumas características determinam o comportamento do captador e conseqüentemente seu timbre. Muitos se preocupam somente com a saída do captador, mas existem outras características tão ou mais importantes que esta, já que alguns podem até ter saída maior mas não necessariamente volume maior.
Captadores de baixa impedância deixam o som mais agudo e brilhante, com graves percussivos e definidos. Os de alta impedância são ricos em médios, com graves encorpados e bons para serem usados com distorção.
O metal de que é feito o ímã de um captador influencia o timbre seja pelo material em si, seja por suas propriedades magnéticas e a perda desta capacidade com o passar do tempo. Os de Alnico trabalham de maneira mais equilibrada todas as freqüências, são mais agudos e seus harmônicos mais destacados, enquanto os Cerâmicos possibilitam maiores saídas e som mais macio.
A característica mais importante de um captador é o seu tipo de construção.
Existem os Single Coil que são captadores de uma única bobina. Proporcionam timbre cristalino, bem definido, limpo e claro, porém sem muito peso e um característico ruído chamado de "Hum".
Os Humbuckers são captadores de duas bobinas criados para eliminar o "problema" do Hum nos Single Coil. Possuem mais volume e ganho, mas perdem em agudos e definição. Seu timbre é mais encorpado e grave, com mais ataque e sustain.

Bem...Eu citei algumas características (principais) das guitarras.

Espero que tenha ajudado,
Valeu.

Zero Zen
Veterano
# jan/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


Jinkxs

A resposta é que qualidade é uma questão de adequação. Você pode comprar gato por lebre, mas vai perceber isso com o uso..... aí vai se sentir lesado e a imagem que você tinha da marca e do produto vão pro espaço

Qualidade é adequação ?

Quer dizer que uma Ferrari F-50 não tem qualidade pois não tem espaço para carregar 1 tonelada de areia como uma camionete D-20 ? Ela não é adequada, logo não tem qualidade ?

Um relógio Omega, Breitling, Cartier, não tem qualidade pois você não pode apontar um prego como rotineiramente se faz com um martelo ?

Qualidade e adequação não são a mesma coisa, MESMO !

A adequação do produto pode até ser um item de consideração na avaliação da qualidade total, mas o que você afirma, jamais.

Quanto a perceber que foi lesado... Bem, você já disse tudo ! Você precisa perceber o aspecto negativo do item.

E se o consumidor do alto da sua ignorância e suscetibilidade quanto ao marketing e às opiniões pouco embasadas de seus amigos e de suas relações não conseguir perceber ?

Manubio
Veterano
# jan/10
· votar


Zero Zen
Quer dizer que uma Ferrari F-50 não tem qualidade pois não tem espaço para carregar 1 tonelada de areia como uma camionete D-20 ? Ela não é adequada, logo não tem qualidade ?

Pra um cara com mais de 2 metros de altura a ferrari é uma bosta, ele num consegue entrar nela.


Um relógio Omega, Breitling, Cartier, não tem qualidade pois você não pode apontar um prego como rotineiramente se faz com um martelo ?

Mas se ele não couber no seu pulso, num importa nem se ele é feito de ouro, ou se ele foi feito com materiais tão bons que pesa 3 kg, quem iria usar?

Ai que está o ponto, nem sempre algo que é feito com muita coisa de qualidade é bom para o consumidor.

Jinkxs
Veterano
# jan/10
· votar


rsf

Cara.... você não tá pegando a essência da coisa.....

A questão da relatividade não tem como objetivo botar uma Tonante e uma Gibson no mesmo patamar.... nem dizer que a Tonante é um instrumento de qualidade.

É entender que o conceito de qualidade tem conotações muito pessoais. Ele aborda uma série de fatores que vão desde a percepção de valor agregado até o sentimento de auto-realização.

Trocando em miúdos.... guitarra de qualidade pra mim tem que ter uma série de fatores que pra você podem ser apenas perfumaria, ou vice-versa.

Pra mim, um instrumento deve ter afinação estável, braço confortável e não pode ser muito pesado (tenho dor nas costas). Tem que ficar com boa tocabilidade com encordoamentos mais pesado (uso 0.11 ou 0.12) e a ação das cordas ajustada pra privilegiar a pegada.

E principalmente não pode custar mais de R$1.500,00.... porque mais que isso fica complicado pra mim (divórcio na certa).

Quantas marcas e modelos podem se ajustar a essas necessidades???? Oras.... muitas. Pode ser SX, Tagima, Condor, uma Epiphone SG G400 usada, Cort, Ibanez, Schecter, Walzack Fender MIM usada, etc.... etc.... Strato, LP, Superstrat, SG, Semiholow etc....

São produtos que se enquadram no meu perfil como consumidor, e possuem uma qualidade dentro do meu padrão de exigência.

Ora, pra que ter uma PRS ou uma Gibson se não tenho um valvulado, nem mesmo pegada pra extrair um timbre condizente com o preço que vou pagar por uma??? Pra que ter uma Ibanez Prestige se toco apenas em casa???

Essa é a minha realidade.... e meu senso de "qualidade" é baseado nisso.

Pra uma pessoa que toca em banda, que vive da música, pode ser que nenhum desses exemplos acima seja condizente com a "qualidade" necessária para ela. Isso só ela pode responder.

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Jinkxs
e não pode ser muito pesado (tenho dor nas costas).

http://www.musical-express.com.br/img/pw_prod/Musica_accessories/corre ias/dare5.jpg

A Planet Waves se uniu ao designer de produtos Troy Dare para desenvolver a patenteada correia Dare. Diferentemente das correias convencionais, a correia Dare permite que você distribua igualmente o peso do seu instrumento nos dois ombros. Ótimo para instrumentos pesados ou músicos com problemas no pescoço ou na coluna. Clique nas imagens abaixo para ver a correia Dare sendo utilizada!

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


deu tudo errado...fui editar e deu novo post...

Zero Zen
Veterano
# jan/10
· votar


Manubio

Pra um cara com mais de 2 metros de altura a ferrari é uma bosta, ele num consegue entrar nela.

Tenho a certeza que não, ele vai reconhecer a qualidade do produto, mas também reconhecerá que ele não tem adequação ao produto, como tudo mais na vida de pessoas que estão fora do padrão. Pela teoria de alguns, estar fora do padrão, ser diferente daquilo que o mercado procura é não ter qualidade.

Analisando reversamente, este cidadão de mais de dois metros não teria qualidade !

Mas se ele não couber no seu pulso, num importa nem se ele é feito de ouro, ou se ele foi feito com materiais tão bons que pesa 3 kg, quem iria usar?

Relógio de pulso com 3kg ? Absurdo de falta de qualidade ! Nãos e presta ao fim a que se destina, ser carregado no pulso.

Além do mais, pulseira não é relógio. Seria como avaliar a guitarra pelo comprimento da correia ! hehehehe

Eu desconheço relógio que não possua regulagem na pulseira ! Sempre tem uns elos a mais para maior adequação.

T+.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O que é uma guitarra de qualidade e qto pagaria por ela?