Fender lança linha nova de baixo custo, o que deve vir?

Autor Mensagem
Zero Zen
Veterano
# jan/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


Este tipo de tópico acaba tendo um destino bem previsível.

Foristas descendo a ripa na Fender e outros defendendo. Que chatice.

Parece que não sabem avaliar as diferenças do mercado norte americano e do mercado brasileiro.

Lá, a Fender concorre com diversas outras marcas e em várias faixas de preço e apresentações, pois o público consumidor americano é extremamente conscencioso, gosta de variedade e valoriza cada centavo e "feature" agregado ao instrumento.

Em razão disso o fabricante se esforça para ter em sua linha os mais variados modelos com diversas variantes, para atingir o mercado da forma mais ampla.

O mercado tupiniquim é bem diferente. Marcas endeusadas, impostos absurdos e absoluta falta de contato com o produto, seja para testes, comparações e avaliações. A maioria dos guitarristas tem pouca experiência com variedade numa loja e acaba comprando no escuro. Fora do eixo rio-sampa a coisa é bem pior. Fender e Gibbo só pela internet.

Da mesma forma a comparação entre SX e Fender é absolutamente ridícula. Ainda que existam SX bem acabadas, o risco na aquisição é bem elevado, pois estou cansado de ver guitarras desta fabricação extremamente mal trasteadas. Coisa de chorar mesmo. Como se o trastes tivessem sido limados por um idiota alienado com pouca habilidade.

Isso é absolutamente improvável em uma Fender nova. Já ví instrumentos de marcas renomadas possuirem defeitos, mas jamais com a freqüência e agudeza que eles ocorrem nestas marcas econômicas.

Claro que tem diferença de preço, mas é como diz o ditado: Quem paga com amendoins acaba contratando macacos, principalmente.

Madeira de qualidade, estocagem, ferragens, ferramental de precisão e tudo mais tem custo. Quanto mais qualificado for o produto, geralmente é mais caro. Exceções ocorrem, mas são raras.

O mesmo ocorrre com a mão de obra. O operário/luthier mais capacitado vai exigir melhor salário, vai custar mais para o fabricante. Em compensação o resultado de seu trabalho pode ser melhor. Ele recebe mais, mas dele será exigido um produto mais qualificado.

A velha história de comprar uma guitarra baratinha, com pequenos problemas e peças a substituir pode funcionar no Brasil, onde os serviços de luthieria ainda são razoavelmente baratos.

Mas nos EUA e outros países desenvolvidos a mão de obra especializada de um luthier qualificado não é tão em conta assim, pois os reparos em uma SX mediana, para torná-la um instrumento satisfatório alcançariam mais que o preço da guitarra lá fora. Várias vezes seu preço, até !

Em um dos tópicos deste forum foi afirmado que no Japão um Refret pode custar até U$ 500 , ou seja, o valor de cinco kits SX com amp, corrreia e cabo. O valor de uma Fender MIM.

Ainda que sua SX não precise disso, ela certamente carece de um ajuste ou substituição no NUT, algum nivelamento/rebatimento de trastes e outras "cositas mas".

Se aqui no Brasil você consegue estes serviços por um preço adequado, isto não acontece lá fora.

Assim concluímos que as soluções, opções e as vantagens na compra de um ou outro instrumento, quando confrontados com os custos médios de manutenção destes instrumentos, podem ser interessantes para um local e completamente despropositadas em outros.

A SX pode ser um bom negócio no Brasil, eis que os seus defeitos podem ser corrigidos de forma econômica, mas lá fora, ela seria um péssimo negócio, a não ser para um guitarrista bem iniciado em luthieria.

Não há nenhum culto à marca Fender, ou um nome importante no headstock. Há apenas o reconhecimento de que se trata de um instrumento bem acabado, corretamente montado, com peças de qualidade satisfatória que já vem pronto e, via de regra, isento de defeitos.

Não cabem comparações entre os instrumentos Fender e SX. IMHO

T+.

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


Zero Zen

Não há nenhum culto à marca Fender, ou um nome importante no headstock. Há apenas o reconhecimento de que se trata de um instrumento bem acabado, corretamente montado, com peças de qualidade satisfatória que já vem pronto e, via de regra, isento de defeitos

o impressionante, é a dificuldade que alguns aqui têm para entender algo tão simples...

e o que é pior...falam como se essas caracteristicas fossem encontradas em qualquer guitarra...e que fender e gibson não fizessem nada para conceder a seus produtos esse nível de produção....como se essas caracteristicas não existissem nessas marcas, negando esse fato que é, ao menos para quem conhece, inquestionável...são guitarras bem construidas, com peças e partes satisfatórias, cujo resultado é um ótimo instrumento..e não estou fazendo apologia a essas marcas, apenas reconhecendo que são instrumentos com qualidade e que não se limitam a "um logo no headstock"...são caras no Brasil? são, mas isso é outra história que não tem nada a ver com a qualidade das guitarras, mas a um problema associado à cultura economica brasileira...de meter a mão impiedosamente (talvez, como vc disse, para abarrotar cuecas e meias de "excelências" que cagam e andam para quem quer que seja)
é impressionante como a critica feita é rasa e desprovida de qualquer bom senso...é a critica pelo simples prazer de criticar...pelo menos é o que eu achava...mas de uns tempos para cá, já to achando que é a coisa é recalque mesmo...
"já que não posso ter, então é uma merda...."
de fato, é cansativo.

Zero Zen
Veterano
# jan/10 · Editado por: Zero Zen
· votar


rsf

Tem de tudo !

Tenho um conhecido que odeia stratocasters. Acha o modelo mais horroroso do mundo ! Pode ? É para internar no São Pedro !

É uma questão de respeitar a Lei das Probabilidades.

- Quem tem produzido boas guitarras e bons modelos, já mostrou sua capacidade e provavelmente terá condições de continuar neste caminho.

- Quem, regularmente produz instrumentos de qualidade razoável, com defeitos freqüentes, certamente tem a tendência de continuar dando estas escorregadas.

Não é tão fácil sair do lodo e ficar limpinho de primeira. A Fender já deu suas cabeçadas, mas tem anos de história e de contribuição para o mundo da guitarra.

Marcas mais jovens estão fazendo as sua burradas. Talvez aprendam com elas, ou talvez os fabricantes apenas lancem outra marca, deixando aquela que se queimou de lado. Mas elas tem muito caminho a percorrer.

A Fender já chegou lá, possui um padrão e uma história. Isso é impossível de negar.

E olha que eu tenho uma SX. Não é esnobismo, não mesmo.

T+

MMJr
Veterano
# jan/10 · Editado por: MMJr
· votar


Zero Zen
Valeu brother...
Ja tentei explicar essa parada varias vezes....e, agora acho que esse seu texto vai ajudar muita gente a entender melhor como funcionam as coisas....

Uma outra coisa que se nota entre os mercados Brasileiro e Americano e que o cidadao brasileiro sempre compra o mais barato....e isso faz com que os fabricantes facam coisas cada vez mais baratas e piores....enquanto que nos estados unidos o cidadao americano evita as coisas mais baratas forcando os fabricantes melhorar a qualidade e diminuir o preco devido a concorrencia sem limites...

Este quadro infelizmente nao vai mudar tao cedo... para nao dizer nunca...

Quanto a comparacao entre SX e Fender eh o que eu costumo dizer:
Daqui 20 anos uma Fender vai continuar sendo uma Fender....E a uma SX vai ser o que????

Valeu...

Valeu...

buddy guy
Veterano
# jan/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Zero Zen
rsf
MMJr


Senhores,+ 1 na conta de cada um. Os Srs ilustraram muito bem a coisa. Realmente é desse jeito que a banda toca mesmo. De um lado maquinários de ponta e funcionários bem remunerádos e de outro maquinário ruim ou ausênte e mão de obra escrava. De um lado povo com poder aquisitivo e conciência ao gastar seu suado dinheirinho e do outro países emergentes e com povo explorado e mau remunerado. Nesta parte vale mais um adendo: Lá no U.S.A,produto ruim não fica "na prateleira" por muito tempo,o povo lá além de ser exigente,esta antenado com as coisas que o mercado tem a oferecer com qualidade à preços competitivos. Ao contrário de muitos países emergentes e com carga tributária elevadíssima,onde o governo é o seu maior sócio (e parasitas por sinal) . Onde só quem trabalha é vc ,e do outro lado teu maior sócio,que nada faz para te ajudar e só te suga. O que muita gente também não para pra pensar, que fora este fatores dantes citados, a fender vai muito além de um nome de headstock ou um ícone que consagrou a guitarra startocaster no mundo. E isto,não se deve tão somente a grandes músicos que empunharam suas stratocasters e empunham ainda ou tão bem elaborada estratégia de marketing. Tem muito mais coisa envolvida por trás deste sucesso. Um,a cabeça de um gênio de um lado,que fez a coisa certa no momento certo e a história do outro, que também pesa e muito para este sucesso. Abração !!!!

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


MMJr

Uma outra coisa que se nota entre os mercados Brasileiro e Americano e que o cidadao brasileiro sempre compra o mais barato...

aqui no forum essa sua frase é traduzida como: "relação custo x beneficio"...é mais ou menos assim: é uma merda? é. mas pelo menos é barata...logo (a conclusão é que fode)..é um bom negócio...
mais negocio do que pagar muito caro por algo reconhecidamente bom....

É evidente que há uma distorçao nos preços cobrados por aqui.. ..mas isso não é culpa dessas marcas, mas à fome tributária do governo brasileiro..Nos EUA, tanto fender quanto gibson possuem preços adequados ao mercado e à competitividade....

Enquanto por aqui....
Eu sou um mané assalariado que tem a pretensão de querer ter bons produtos...e apesar de viver em um país que costumeira e reiteradamente fode com os manés que querem ter um bom produto e como não viajo para o exterior e sou um cidadão cumpridor dos seus deveres, inclusive tributários, conclui que a compra/importação dá quase no mesmo do que comprar por aqui.. (considerando=frete, impostos federal e estadual), e sem garantia,..Na contramão da "inteligencia" deste forum, eu investi em algo que realmente, pelo menos na minha visão, vale a pena...paguei bem mais que vc pagou ai, com toda a certeza...mas, hoje, tenho um produto com a qualidade que acho que mereço..hehehehehe....se toco bem ou não é outra história.. Além disso, acho uma tremenda babaquice alguem intuir que quem compra fender, gibson prs no brasil o faz tão somente por esnobismo, para "jogar" na cara de quem não pode o "logo do headstock"...o dia que eu comprar alguma coisa para me achar ou fazer parecer que sou alguem melhor do que quem não tem o que posso ter, dá um tiro na minha cabeça e diz que foi suicidio..tá autorizado....hehehehe...alguem se achar melhor porque possui uma guitarra ou seja lá o que for....puta que pariu...é suprassumo da idiotice sem limites...
é o cumulo do desperdicio existencial... é viver para nada...
alguém já disse que muitas vezes o que "achamos" que os outros pensam, na verdade, é o que pensamos....logo.....

talvez vc não compreenda o "entusiasmo" desse meu post..mas é que enche o saco esse papo de que fender e gibson são apenas "um logo no headstock..."


Daqui 20 anos uma Fender vai continuar sendo uma Fender....E a uma SX vai ser o que????

respondendo a sua pergunta daqui a vinte anos: "o que é uma SX?"

Mosrite_Yoseph
Veterano
# jan/10 · Editado por: Mosrite_Yoseph
· votar


Sgt. Eddie

Cara São lindas , mas como alguem ja disse ae são 1099 , a nao ser q esse seja o preço de fábrica mermo.

quem nao viu o vídeo:



The Fender American Special is a new line of American made instruments crafted in the USA for the working musician an instrument by the people, for the people. At the start of a new decade, Fender has created a line of instruments that speak to the needs of the todays player. The superior quality of U.S. craftsmanship, extraordinary playability, and all of the features guitarists demand are fused in an instrument that speaks to the needs of todays musician. When you pick up a Fender American Special, you will be astounded not only at the inherent quality of these guitars, but you will also be amazed at the price tag. At under $800, you can have an American made Fender guitar of exceptional value. The Fender American Special line of guitars includes a Stratocaster, an HSS Stratocaster, and a Telecaster. All of these instruments will demand respect, no matter what the playing situation whether it is on stage, in the studio, or just playing in the garage after work. The Fender American Specials are instruments that speak to the needs of todays discriminating guitarist. -

olha o termo em negrito , acho q alguem ae disse , fabricado no méxico?



A HSS Preta é muito Linda!!!
VLW!!!

erico.ascencao
Veterano
# jan/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


[edit] Não tinha visto o segundo vídeo...

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


rsf: bom mesmo é sx com caps malagoli e condor limão com drops regulada pelo bertola....o resto é só um logo no headstock..é foda.

Tá sacaneando minha guitarra né?

Ta bom. Vai fundo!

Zandor
Veterano
# jan/10
· votar


O que eu quero é uma guitarra barata e ergonomica produzida na ásia

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


rsf
respondendo a sua pergunta daqui a vinte anos: "o que é uma SX?"


A minha vai ser MUITO vintage, timbre matador...Meus caps GFS Texas vão estar "maturados" a madeira sequinha e vai valer uma baba!!! Guarda essa!! hehehehehe.....

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


MauricioBahia

Tá sacaneando minha guitarra né?

Pô, mané, tu é que tá de sacanagem com a minha.. ...hehehehehe


ogner

pow, bluseiro, tu é foda também...o que te salva é que tu toca para caralho (no bom sentido)... heheheehe

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


rsf

Tenho uma Fender tb....Tenho conhecimento de causa...E ultimamente tenho tocado em varias outras graças a amigos músicos....Minha opinião e discernimento sobre o assunto estão cada vez mais "maturados" e embasados tb....Alem de tocar pra caralho...ahuehuahe...no bom sentido!!!

Abço.

Bruh_figura
Veterano
# jan/10 · Editado por: Bruh_figura
· votar


Fazer o que se tem mt gente que gosta de pagar marca ?
Fazer o que se tem mt gente que acha q tendo uma guita de 2\3mil ela vai tocar sozinha?
A vida continua..essa linha da fender continua e MT cara pra pelo menos metade desse forum. E infelizmente utiliza empresas maquiadoras mexicanas...
O fato é que tem gente que perde tempo de tocar guitarra sonhando com o logo Fender em seu headstock...
abs

Bruh_figura
Veterano
# jan/10
· votar


MMJr

Uma outra coisa que se nota entre os mercados Brasileiro e Americano e que o cidadao brasileiro sempre compra o mais barato....e isso faz com que os fabricantes facam coisas cada vez mais baratas e piores....enquanto que nos estados unidos o cidadao americano evita as coisas mais baratas forcando os fabricantes melhorar a qualidade e diminuir o preco devido a concorrencia sem limites...

Ei pera ai culpa dos brasileiros se as coisas vem pra ca superfaturadas ???
Eu sempre escolho a de melhor qualidade..e tenho crtza que muitos fazem o mesmo agora quase ninguem aqui tem rios de dinheiro para gastar 10\20 mil em um hobby.
abs

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


Bruh_figura

algumas pequenas correções....


Fazer o que se tem mt gente que gosta de pagar marca ?

tem gente que é exigente....

Fazer o que se tem mt gente que acha q tendo uma guita de 2\3mil ela vai tocar sozinha?

não são 2/3 mil....são cinco mil... guitarras, boas ou ruins, não tocam sozinhas..mas é muito mais facil tocar em uma guitarra boa do que em uma guitarra ruim....

A vida continua..essa linha da fende continua e MT cara pra pelo menos metade desse forum..

o que não quer dizer que é uma merda porque vc ou metade desse forum não podem ter uma....

O fato é que tem gente que perde tempo de tocar sonhando com o logo Fender em seu headstock...

não sei de onde vc tirou isso....mas um dia vc aprenderá que o mundo real é foda e que ele não fica melhor negando a realidade..

nichendrix
Veterano
# jan/10 · Editado por: nichendrix
· votar


Bah, eu até ia entrar nessa contenda, mas eu passo, eu desisto de discutir com meninos de 13 anos donos de PRSs e Mesa Boogie ou senhores entendedores que entendem que uma SX com captadores Malagoli em um Warm Music é tão boa quanto uma Fender Custom Classic em um Marshall.

nichendrix
Veterano
# jan/10
· votar


rsf
mas um dia vc aprenderá que o mundo real é foda e que ele não fica melhor negando a realidade.

Eu não queria rir, mas essa foi foda... ganhou +1.

rsf
Veterano
# jan/10 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

sem graça (ao teu primeiro post)....hehehehehee

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


nichendrix

que entendem que uma SX com captadores Malagoli é tão boa quanto uma Fender Custom Classic.


Adoraria que vc desse sua opinião, como sempre fez com muita maestria e conhecimento. Mas dessa vez vc pegou o bonde andando e o ponto não esse.

Na minha opinião o ponto é: Até quanto a marca Fender é significado de qualidade indiscutível??? Essa qualidade se estende a todos os modelos?? Como eu disse antes brincando, mas serve de exemplo pro meu ponto, se me desse um American Standard nova hoje, eu jogaria fora. Fender que eu coloco a mão no fogo, só usadas ( dependendo do modelo e ano) e as Custom shop...

O resto, não sei....A china esta acabando com tudo que acredito!!! hehehehehe...

Bruh_figura
Veterano
# jan/10 · Editado por: Bruh_figura
· votar


rsf
Analisando alguns pontos:
tem gente que é exigente....
O fato é que essas guitarras são supervalorizadas e chegam aqui cheia de impostos..Elas não valem o valor que são cobradas. Ser exigente não significa comprar uma guitarra de 5 mil. Ser exigente é procurar qualidade dentro de otras possibilidade e tirar da guitarra o seu melhor. O timbre vem da madeira da construção, não da logomarca.
o que não quer dizer que é uma merda porque vc ou metade desse forum não podem ter uma...
Quem disse que é uma merda ?
não sei de onde vc tirou isso....mas um dia vc aprenderá que o mundo real é foda e que ele não fica melhor negando a realidade..
Tirei do dia a dia mesmo..tem mt gente aqui do forum e fora dele que tudo que faz é procurar uma guitarra nova mais cara e mais bonita do que a que ele ja tem em casa..o consumismo é tanto que em um fórum de musica a muito tempo não vejo um debate interressante ou alguem publicando um novo metodo ou um novo exercicio de guitarra é só olhe essa guitarra ou modelo A x modelo B. Agora me responda uma coisa que mundo real é esse ? o que todos estão preocupados com a procedencia de seus produtos e com a arte que eles vão fazer com ele? ta brincando com a minha cara neh ?
abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


ogner
Na minha opinião o ponto é: Até quanto a marca Fender é significado de qualidade indiscutível???
A muito deixou de ser... Exceto as Custom Shop.
O fato é que vc encontra guitarras tão boas quanto, e mais baratas atualmente.
A Fender vive de mídia, de produtos de qualidade padronizada (e mediana) e do inegavel brilhantismo das concepções do grande Léo Fender....
Abç

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Agora fodeu!!!!!!!!!

hauheuhauheuhuahue!!!!!!!!

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


ogner

O resto, não sei....A china esta acabando com tudo que acredito!!! hehehehehe...

hoje saiu o ranking....maior exportadora do mundo, passando por cima dos alemaes...a chinesada tá pegando pesado..

, se me desse um American Standard nova hoje, eu jogaria fora.

nem vou perguntar o que vc faria com uma sx com caps malagoli..hehehehehee

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


ogner
se me desse um American Standard nova hoje, eu jogaria fora
Isso é um exagero absurdo; até porque vc não faria isso....

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


rsf
nem vou perguntar o que vc faria com uma sx com caps malagoli..hehehehehee

hauheuhauhua.. Boa!!!

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Isso é um exagero absurdo; até porque vc não faria isso....

...agora concordo com vc..hehehehehehe

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
rsf

Gente, ainda sublinhei lá!!...BRINCANDO, só pra ilustrar meu posicionamento na peleja!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/10
· votar


ogner
Ok então. Sorry!
Eh,eh,eh,eh,eh..........

rsf
Veterano
# jan/10
· votar


ogner

bluseiro...to de onda na ronda..relaxa..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender lança linha nova de baixo custo, o que deve vir?