Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
ViniciusB
Veterano
# ago/10
· votar


Oi Seiji e Bertola...
Conforme falei em outro post, gostaria de saber se os caps Seymour Duncan JB + Jazz Model em comparação aos caps originais da Jackson fariam boa diferença final no timbre da minha guitarra Jackson King V JS30... ou seja: os Seymour são tão bons assim ou não compensa investir neles? Muito obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Emogotic
Stellfner Neodymiun "hard"
iRock
Sua guitarra precisa é de uma visita a um luthier competente...
ViniciusB
Cara, só comprando e instalando pra saber.... E não é má vontade não, é que dificilmente se tem uma noção exata de como um capt vai se comportar em uma guitarra, só temos os parâmetros que muitas vezes são forecidos pela própria fábrica, e como cada guitarra (ou tipo) é uma guitarra.....
ricardobj
1) Não faço a menor idéia..... Acho que qualquer um de boa qualidade serve.
2) Tem um monte de boas marcas no mercado cara, tem uma nova de o grande Marcos DeRos recomenda.
Abçs

DINO EK
Veterano
# ago/10
· votar


pqpq, eu tava passando alcooll nela cara, eu vi que tava ficando mais ressecada a madeira, mas era isopropilico. pqpq agora acho que devo passar um lustra moveis para hidratar ela neh!

DINO EK
Veterano
# ago/10
· votar


ah mai suma cois,a falante da peavey, de 12" 100w é bom? vou pegar ele no PY por 300 reais, vcs acham que vale a pena? (nao tenho condicoes de testar!)

iRock
Veterano
# ago/10 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

A guitarra ja está regulada, pórém o buz só acontece nas primeiras 5 casa das cordas mias graves, será que é a altura do locking nut? É verdade que a altura da ponte não deve estar muito acima ao nível da madeira pois se estiver ao dar alavancadas existe a chance de danificar a madeira?

Silas Hammett
Veterano
# ago/10
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Gostaria de saber si voces ja tiveram com uma Epiphone SG G400 em maos para me dizer a respeito da contruçao,ferragens e captador.Estava pensando em comprar uma mas estou meio cabrero sobre os detalhes tecnicos dela!

emachado
Veterano
# ago/10
· votar


explorer necktrhru em mogno e marfim

Bertola


Junto coma peça de mogno comprei também uma de cedro rosa.
Depois que limpei esta peça descobri alguns furos de 3mm que trespassam a madeira. Creio que sejam cupins.
Este cedro deve ser inutilizado para projetos futuros ou há como extinguir a infestação?

Já está há um mês junto com o mogno e, como vou levar algum tempo ainda para iniciar a construção (quero madeiras e hardware de 1ª), pode haver a contaminação da prancha de mogno?

Como posso proteger estas pranchas?
O pessoal aqui do fórum não recomendou o Jimo Cupim. Existe algum produto com bons resultados?

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


DINO EK
Dá pra passar óleo de linhaça clarificado (mas escurece com o tempo); porém, o ideal seria que a escala estivesse envernizada.
Veja com o seu luthier quanto sai pra ele fazer esse serviço pq se passar óleo ou lustra móveis que tenha silicone na composição fica difícil de envernizar depois.

iRock
A guitarra ja está regulada, pórém o buz só acontece nas primeiras 5 casa das cordas mias graves, será que é a altura do locking nut?
Não é a altura do nut pois se fosse isso teria problema apenas com a corda solta, é provável que precise soltar um pouco o tensor e/ou de nivelamento dos trastes.
Pode ser que melhore se você levantar a ponte mas se o problema está nas primeiras casas precisa levantar muito e pode ficar muito ruim pra tocar.
É verdade que a altura da ponte não deve estar muito acima ao nível da madeira pois se estiver ao dar alavancadas existe a chance de danificar a madeira?
Existe um limite mecânico para a altura da ponte e outro limite pra permitir a tocabilidade; dentro desses limites não conheço a lógica que possa prejudicar a construção do instrumento.

Silas Hammett
Eu já estive com 2 mas o ano de fabricação era muito diferente e ambas eram muito diferentes na qualidade da construção.
Se for nova a construção é boa (não excelente) mas os captadores são ruins.

emachado
Você encontrou pó de madeira granulado caído da prancha de cedro?
Se sim, pode comprometer o mogno.
Mas como vc disse que são furos de 3mm (de cupim geralmente são vários furos menores) é provável que tenha sido feito por broca (larva de besouro) e se a prancha estiver seca ela não deve mais estar por aí.

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E aí Bertola! Alguma vez eu já te perguntei porque não se encontra instrumentos com escalas escuras (rosewood, jacarandá, pau ferro, ébano) envernizadas, enquanto instrumentos com escala clara envernizada é bem mais fácil de encontrar.

Eis que descubro que os Rickenbackers 4003 têm escala escura e envernizada: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151161629-baixo-rickenbacker-40 03-fireglo-novo-2010-entrega-em-1-dia-_JM

guitarg3
Veterano
# ago/10 · Editado por: guitarg3
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eu tenho um violão que está regulado para corda 0.10
eu comprei corda 0.13.. na regulagem do tensor eu teria q soltar ele ou apertar mais? pq com o calibre mais grosso o braço irá se curvar para dentro certo? ae no caso eu teria que apertar um pouco o tensor pra compensar a açao das cordas?

no caso eu devo afrouxar as cordas antes de girar o tensor ou eu posso girar ele com as cordas afinadas msmo?

B.Frusciante
Veterano
# ago/10
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Opa amigos, vocês por acaso sabem aonde eu posso encontrar à venda o Bloco para ponte de stratocaster?

GRRS
Veterano
# ago/10
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola



E aí caras, eu queria saber se existe alguma diferença de timbre ente os captadores Intruder, intruder pro e Little Intruder da Sound...

E outra coisa, esses caps junto com os traditional texas dão um bom timbre pra tocar desde um blues até um heavy metal?

emachado
Veterano
# ago/10 · Editado por: emachado
· votar


explorer neckthru em mogno e pau-marfim

Seiji e Bertola


Obrigado desde já pelas respostas, de fato os buracos eram de broca.

Fiz uma ferramenta (raio de 12 para escala) de garapeira e achei bastante "trabalhável". Como é uma madeira comum por aqui, ela pode ser usada com bons resultados para o braço e para top?

Estou indo para São Paulo em breve e vou tentar encontrar pau-marfim, ipê e/ou ébano no Gasômetro. Existem outros locais apropriados?

E para o hardware, penso em ir na Santa Ifigênia e na Teodoro. Vale a pena?

Estou próximo à praia e selecionei algumas conchas e ostras. Vou trabalhá-las e ver se apresentam resistência suficiente para as marcações. Vocês já utilizaram estes materiais?

Na parte do headstock é adequado utilizar o mogno colado na angulação desejada (economia) , sendo o braço também de mogno?
No caso de braço em mogno, qual seria uma boa combinação de camadas/filetes/longarinas? Madeiras mais duras?

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


B.Frusciante
Nunca vi essa peça sendo vendida aqui separadamente, é mais provável que você encontre usada com algum luthier.
É possível mandar fazer mas precisa gastar com alguém que trabalhe com usinagem de metais (torneiro ou coisa do tipo).

GRRS
Existem diferenças sim, se você fizer uma busca vai encontrar bastante informações a respeito ou você pode enviar um email para o Érico.

emachado
Dá pra usar Garapeira pra braço sim, pra escala também.
Para top só se for uma peça bonita, senão não tem motivo de se dar ao trabalho de calibrar e colar a madeira.
Não compre Ébano no Gasômetro!
Se você encontrar, serão peças muito rachadas de Macassar, com pouquíssimo aproveitamento e absurdamente caras.
Também não arrisque comprar Jacarandá por lá; o que você vai encontrar para escala deve ser Pau Ferro (muito bom mas caro) e outras madeiras mais comuns como Ipê, Jatobá, Roxinho e etc.
Blanks de escala aqui em SP vc deve encontrar com o João Cassias (joaocassiasAgmail com).
Hardware tem muita coisa na internet mesmo, mas não custa dar uma pesquisada nas lojas, só não espere preços baixos.
Conchas para marcação precisam ser relativamente grandes para ter material aproveitável, já usei bastante e devo avisar que o material é tóxico.
Você pode colar o headstock com angulação mas a colagem precisa ser muito bem feita com as superfícies bem planas.
A colagem de mesma madeira geralmente é melhor e se forem tiradas da mesma prancha melhor ainda.
Mas se a guitarra vai ser neckthrough você vai ter, pelo menos, 4 cm (espessura do corpo) para inclinar o headstock; se você colocar um pouco mais de folga (uns 5 ou 6 cm) dá pra inclinar o headstock em 13 ou 15 graus (dependendo do tamanho do head).
Você pode combinar as madeiras que quiser para longarinas.
Se você nunca fez esse tipo de colagem é bom ficar esperto pois não é fácil; as longarinas não podem sair do plano, nem do paralelo e nem do perpendicular durante a colagem.

renanguitar777
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bom dia Bertola
Vi algumas pessoas dizendo que os captadores cabrera perdem a força em pouco tempo de uso, pode me dizer se isso realmente ocorre?
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


DINO EK
Sim, é.
Silas Hammett
Concordo com as palavras do Fábio Seiji
guitarg3
Cara, o tensor deve ser apertado.
B.Frusciante
www.guitarfetish.com
renanguitar777
Nunca ouví falar disso...
Abçs

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
B.Frusciante
www.guitarfetish.com

Boa dica, aprendi mais uma!

ricardobj
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

amigos um de voces 2 conhecem algum luthier bom aki na minha cidade Belém/PA, ja levei minha guitarra em varios luthies mas nenhum alinha ela bacana, vcs tem algum pra me indicar??

obrigado

marcosshrp
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Alguem pode me informar algum lugar de confiança onde posso comprar algumas 6l6 (gc axo) pro meu tremendão?!

Grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


marcosshrp
http://www.altanatubes.com/
http://valvestate.fateback.com/
ricardobj
Infelizmente não conheço.
Abçs

tuliovfarias
Veterano
# ago/10
· votar


estou com um problema muito estranho com minha guitarra, jah procurei na internet e num acho nem mesmo a razão do meu probema. começando: troquei as cordas da minha les paul de 09 pra 010 (q dah um timbre bem melhor). 2 dias depois de trocar, percebi que em alguma casas (necessariamente mais pro final) em certas codas naum dava som. mas deixei pra lah, pois iria mandar prum luthier regulá-la. ele regulou minha guitarra TODINHA (tensor, 8ª, ponte etc) mas quando fui tocar o problema persistia! ele ateh tentou me explicar o que estava acontecendo mas naum entendi nada! ele falou algo sobre os trastes ou o braço estar "amassado" ou coisa assim, e falou q podia ateh lixar mas nao era mto bom, podia aumentar o problema, ele me disse q o jeito era trocar o braço da guitarra! agora parece q ele viajou e eu naum tenho o tel dele! help me!! q ploblema eh esse? o q eu faço?!!

Fábio Santiago
Veterano
# ago/10
· votar


Olá luthiers não sei quem está online

mas a memphis mlp modelo les Paul tirando a parte de ferragens e captadores o madeiramento desta guitarra construção, vale apena?
Pq captador e ferragens eu poderia trocar c/ o passar do tempo, se se a construção e as madeiras foprem ruins pulo fora,

na loja não deu pra ter uma boa noção de som pois o vendedor ligou a guitarra numa caixinha da meteoro de 15w q não daqva pra ouvir nada.

emendas no corpo so consegui ver uma no meio do corpo pode ter mais, mas não pude notar na hora me de a opnião por favor

emachado
Veterano
# ago/10 · Editado por: emachado
· votar


Olá Fábio Seiji

Muito obrigado pelas dicas

A prancha de mogno que consegui tem apenas 35mm e penso em um top de 20mm para compensar em projeto de explorer neck-thru empau-marfim.
Encontrei muiracatiara, mas estou preocupado se não ficará muito aguda, o que não é do meu interesse.

Pretendo pintá-la com PU, assim, a figuração da madeira não terá importância.
Entre pau-marfim, garapeira, marupá, cedro qual me daria um timbre bacana?

Ou compensa encontrar outra prancha de mogno para colar?

O neck-thru em pau-marfim vai "puxar" para o agudo? Por isso minha preocupação com o timbre.

Já encontrei uma peça de jatobá bem escura de 8 x 15 x 111cm. No topo ela tem os veios assim

10
8cm (((((((

Porém, não tenho visto o pessoal comentando sobre escalas nesta madeira. É uma boa opção em termos de timbre e durabilidade.
Vou usá-la como longarinas no braço neck-thru.

Valeu.

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


peço a ajuda dos mestres e demais interessados:

guitarra de acrilico?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/240658/p1#7002828

iRock
Veterano
# ago/10 · Editado por: iRock
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Deixar o braço levemente curvado para tras(concavo ou convexo?) é normal? è prejudicial ao instrumento?

Symptom
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola ou Seiji

Andei vendo uns esquemas de ligação para minha SG e notei que todos os diagramas mostram o capacitor de 0.022uF ligado com uma perna na perninha do meio do pot de tone a outra perna ligada na perninha em que se liga o hot do captador no pot de volume. Notei que na minha guitarra o capacitor é ligado com uma perna no meio do pot de tone e a outra no terra, em cima do pot de tone... Isso é normal? consegui explicar direito?

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


parece que nao acontece mais, mas antes quando chegava na página 100 ficava mais lerdo o topico.

se alguem sentir isso, avise via central de ajuda, que a gente faz um novo topico.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar


ricardobj
tb não conheço, sorry!

tuliovfarias
Experimenta levantar um pouquinho a ponte, depois volta aqui pra dizer se mudou algo.

Fábio Santiago
Ainda não cheguei a ver essa guitarra mas não espere muito das Memphis.
Pode ser que você encontre alguma bacana mas é questão de sorte pois o controle de qualidade dessas guitarras é ruim.

emachado
Não tem como classificar madeira por grave/médio/agudo, isso varia de acordo com as dimensões e só dá pra dizer algo se comparada com alguma outra coisa (com algum padrão que ainda não existe).
Escolha uma madeira leve para o corpo pois as explorer's são grandes e a espessura entre 35 à 40mm (não me lembro exatamente qual a medida da Gibson mas é mais fina que uma strato).
Se a peça de madeira está assim ((((((( é pq o corte na face é radial, o Jatobá funciona bem como escala e braço e pode ser usado em longarina também.
Segundo o relatório 22770/85 do IPT é a segunda madeira mais parecida com o Jacarandá (dentre as que eles testaram).

kiki
Vou dar uma olhada lá no tópico.

iRock
O braço precisa ficar levemente curvado para frente (côncavo pela face da escala).
Senão pode trastejar no meio do braço.

Symptom
Sua guitarra está normal, existem formas diferentes de se fazer essa ligação.

erico.ascencao
Veterano
# set/10
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Minha pergunta passou em branco na outra página...

Alguma vez eu já te perguntei pro Bertola porque não se encontra instrumentos com escalas escuras (rosewood, jacarandá, pau ferro, ébano) envernizadas, enquanto instrumentos com escala clara envernizada é bem mais fácil de encontrar.

Eis que descubro que os Rickenbackers 4003 têm escala escura e envernizada: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151161629-baixo-rickenbacker-40 03-fireglo-novo-2010-entrega-em-1-dia-_JM. Isso é verdade mesmo? E porque não se costuma envernizar escalas escuras?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


tuliovfarias
Leve sua guitarra a outro luthier, posto que esse não sabe que retificar trastes (ou apenas "rebatê-los") é um procedimento comum e normal...
Fábio Santiago
É uma Les Paul "baixa-renda"... Instale capts Sound/Malagoli nela ( www.captadores.com.br ).
Symptom
Sim, é.
iRock
Como assim? O braço tem que estar (quase) reto, e não curvado...
Abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)