Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
dnreis
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela ajuda, bertola.

RMafe
Veterano
# set/10
· votar


Dsculpa perguntar, mas vo perguntar pq não vo conseguir encontrar um topico q seja tao especicfico qnto preciso.
Tem um conhecido vendendo Washburn N2 com captador Seymour Duncan* por 1500. O estado de conservação é mais ou menos, nenhum dano na estrutura, pequenas marcas na madeira, e na ponte.

Quero uma guitarra para rock, com versatilidade p outros estilos . E ponte floyd pq ponte strato q não desafine* provavelmente só acima de uns 1800.

* Não sei qual o modelo especifico
*Quanto as pontes sei q teoricamente tds desafinam.

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


Willyans
Pickup são os captadores????
Em termos de guitarra e baixo, sim!

nofear
Bom custo beneficio.

RMafe
A sua dúvida é se vale à pena pegar a N2?

ithalode
Veterano
# set/10
· votar


aew veio tava afim de comprar uma striberg clg 60 ela é ruim boa mais ou menos?

e queria saber o peso dela se vc souber e quanto ela mede

victorhab
Veterano
# set/10 · Editado por: victorhab
· votar


Tenho uma RP355 e uma SX SST57...
Não disponibilizo de muito dinheiro pra comprar um amp bom (valvulado)...
Seria de mesmo aproveitamento uma Caixa Ativa(ou algo do genero) que um transistorado?

..Eric
Veterano
# set/10 · Editado por: ..Eric
· votar


Bom,

vou trocar aquelas tarrachas comuns da gibson da minha sg (Gibson SG Special ) por umas grovers e tenhos algumas dúvidas já que vou trazer elas de fora;

Eu pretendia comprar direto do site da gibson :
http://store.gibson.com/Products/Hardware/Tuning/Machine-Heads-Gold.as px

mas terei que comprar na amazon mesmo, e lá eu não acho esse modelo exato ( que vem na embalgem da gibson e tal) então queria saber qual desses aqui seria mais parecidos com o linkado a cima e teria uma melhor desempenho na guitarra.


http://www.amazon.com/gp/product/B0007ORM0K/ref=s9_simh_gw_p267_i1?pf_ rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_s=center-2&pf_rd_r=042V4THZXCPQXMQNQVX9&pf_rd _t=101&pf_rd_p=470938631&pf_rd_i=507846

http://www.amazon.com/Grover-Tuning-Machines-Nickel-Rotomatic/dp/B000E EMA6O/ref=sr_1_58?s=STORE&ie=UTF8&qid=1283653172&sr=1-58

http://www.amazon.com/Grover-Original-Rotomatics-Machine-Nickel/dp/B00 06ZSR5E/ref=sr_1_61?s=STORE&ie=UTF8&qid=1283653172&sr=1-61

http://www.amazon.com/Gibson-Guitar-Grover-Machine-PMMH-030/dp/B002XTB AKK/ref=sr_1_4?ie=UTF8&s=musical-instruments&qid=1283652674&sr=8-4 (ultimo recurso, já que são pretas e minha guitarra é vermelha)


E,

Ultima dúvida, pra instalar esse tipo de tarracha será necessário aumentar os buracos no headstock?


Agradeço desde já.

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


ithalode
Bom ou ruim é muito relativo, ela é uma guitarra de baixo custo e por isso não dá pra esperar muita coisa mas já vi piores (infelizmente).

victorhab
Faz uma busca que eu lembro de ter visto alguma coisa sobre esse assunto.

..Eric
Desses que você listou 2 são exatamente iguais, um deles muda a precisão de 14:1 para 18:1 (e o acabamento em cromo) e o outro é preto apenas.

ogaitnas
Veterano
# set/10
· votar


victorhab

até eu já respondi isso em uma dúzia de tópicos... para pedaleiras, caixas stereo full range são a escolha... vc não perde nada nos efeitos stereo e não ganha coloração indesejada no timbre da pedaleira...

Fábio Santiago
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


e

Fábio Seiji

Olá luthier, Boa Tarde, uma duvida que gostaria que vcs me ajudassem.


sabemos q a maioria das guitarras feitas na china como Phoenix, strimberg, michael, stagg, dolphin, cruiser, groovin, shelter, entre outras

tem o corpo feito de varios pedaços de madeira tendo até 7 emendas na horizontal do corpo,

em algumas sei q as madeiras são diferentes entre sim como no baixo phoenix de meu colega de banda, q tirou a pintura, e cada madeira tem uma tonalidade diferente, tendo no mesmo corpo basswood, aghatis e poplar,

o que acontece nesse caso c/ o timbre do instrumento tendo varias madeiras diferentes?

li em outros topicos q as emendas influem pouco no som, mas o ideal seria qto menos melhor,

mas existe uma deferença sonora notalvel em uma guitarra de 7 peças de basswood, comparadando c/ uma guitarra de apenas 1 peça?

se fosse comprar uma guitarra c/ varias emendas q tipo de modelo seria melhor o que sofre menos perda de timbre (se realmente as emendas influem no timbre) Les Pau c/ braço colado, ou strato, ou modelos c/ floyd rose todos de braço parafusado?

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# set/10 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
· votar


Fábio Seiji
Voltou cara? Aonde estava? Eu nem te conhecia e olha que ja to faz um tempinho aqui no forúm. Prazer.

Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Olha, gostaria de saber se as molas da Floyd-Rose podem estragar de tanto regular a ponte e também, gostaria de saber, se o tanto de molas que tem na minha guitarra podem aguentar por um bom tempo (é que eu uso MUITO a floyd-rose), a Floyd-Rose é Floyd-Rose Special, que dizem que é original, mas fabricada na china, ao invés de ser fabricada na Alemanha daonde vem as autenticas mesmo. E tipo, vieram 3 molas na guitarra, e como eu uso muuito a floyd, ja ta dando uma desregulada (tenho a guitarra não faz nem um mês), enfim gostaria de saber se essas molas desafrouxam facil mesmo, ou se ta desafrouxando muito rapido, se sim, tem algum acessorio que posso colocar que impeça a desregulada. Haha, pode ser dificil de entender esse texto, se não der eu tento dar uma resumida.

Konk
Veterano
# set/10
· votar


LeondelFefon
Alemanhã
Aaaaaaai meu pâncreaaaaaaaaas!

Quanto a sua pergunta do acessório... Tem um acessório que faz isso sim... Eu não me recordo do nome dele, mas me lembro do preço: 80 dólares.
Se eu achar o nome te mando via recado.

A outra pergunta eu deixo para os mestres responderem... Hehehe.

iRock
Veterano
# set/10 · Editado por: iRock
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

As medidas dos locking nuts (41, 42 e 43mm) é a largura ou a altura deles? AS tre3 mesdidas podem ser colocadas em qualquer guitarra?

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# set/10
· votar


Konk
Beleza, kkk, ve se acha ai, eu to muito preocupado com essas molas. Tipo, são meio baratas de se comprar separado (acho que uns 20~50 R$) mas se começar a desafrouxar muito ferra.

angus.young1991
Veterano
# set/10 · Editado por: angus.young1991
· votar


Queria saber se vale a pena pegar a Les Paul da Phoenix.
Aqui na minha cidade ela está custando uns 570 reais.
Bom, ela seria boa para uma guitarra que eu ficaria durante alguns anos, pra fazer talvez pequenos shows com minha banda. Eu toco mais hard rock, tipo Led Zeppelin, AC/DC, Ozzy.
E, se ela for um bom custo-benefício, queria saber se vocês tem alguma ideia de bom captadores para este meu estilo, pois falam que os dela são fracos.
Espero resposta! ^^

EDIT: Eu não tenho um equipamento dos melhores, tenho um amplificador Atomic Drive da Meteoro e o pedal Zoom 505II, antigo, faz 4 ou 5 anos que tenho esse equipamento!

RMafe
Veterano
# set/10 · Editado por: RMafe
· votar


(Editado p mim msm pq com pressa, postei no topico errado...)

maspn
Veterano
# set/10
· votar


qual é a media de uma pintura dessas?
http://i85.photobucket.com/albums/k71/Pushead_cic/IC/89LPC_12.jpg

maspn
Veterano
# set/10
· votar


http://i82.photobucket.com/albums/j265/Stryke-Azrael/gibsonod5.jpg

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


Fábio Santiago
Existe diferença de timbre inclusive entre instrumentos feitos com a mesma espécie de madeira, algumas variam menos, outras mais.
A qualidade da colagem e do restante da construção (seleção, secagem e etc) também vai influenciar no timbre.
Mas essas são coisas que eu considero impossíveis de medir por isso não tenho com associar um determinado modelo com as possíveis perdas sonoras devido à quantidade de colagens.

LeondelFefon
Opa, o prazer é meu!
Como tudo nesse mundo a ponte floyd rose também possui uma vida útil que vai variar de acordo com a qualidade, o uso e conservacão.
Existem acessórios como o Trem-setter entre outros que ajudam a manter a afinação e comprar molas boas também ajuda.

iRock
A diferença é na largura mas precisa ficar atento com o sistema de fixação se é por parafusos na traseira do braço ou pela frente.
O ideal é que a peça seja equivalente com a largura mas apesar de ficar feio é possível instalar um nut menor num braço mais largo mas o contrário não.

angus.young1991
Pessoalmente eu não gosto dessa guitarra; nessa faixa de preço eu te indicaria uma Shelter.

maspn
Média de preços?
Aqui no fórum não discutimos preços de serviços, tente se informar com um luthier de sua região.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# set/10
· votar


Fábio Seiji
Valeu! E se eu for comprar esse Trem-setter, tem alguma marca que você recomenda?

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


LeondelFefon
Tem vários tipo de estabilizadores para tremolo mas é difícil de encontrar por aqui, inclusive tô tentando comprar um da Ibanez pra testar.
Dá uma olhada nesse link que ele faz um review dos tipos principais:
http://joe.emenaker.com/TremStabilizers/

angus.young1991
Veterano
# set/10
· votar


Vlw Seiji, eu vou juntar um pouco mais de din din, pois pesquisei melhor e vi que realmente não é tão boa quanto eu pensava, para o uso que quero fazer!
Fui!

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


angus.young1991
Vlw Seiji, eu vou juntar um pouco mais de din din, pois pesquisei melhor e vi que realmente não é tão boa quanto eu pensava, para o uso que quero fazer!
Sempre às ordens!

Fui!
Pode ir, mas volte para compartilhar sua experiência aqui no fórum.

Heaffy
Veterano
# set/10
· votar


Bom dia!!
é verdade q não se pode usar numa msma guitarra um captador feito de cerâmica e outro feito em alnico???

angus.young1991
Veterano
# set/10
· votar


Fábio Seiji

Tá certo, cara!=]
Se der, eu posto um sonzinho dela quando comprar (o que pode demorar =/)

stratosonicaster
Veterano
# set/10
· votar


seiji e bertola,

entao senhores.

tenho uma SX les paul. gostaria de saber se existe a possibilidade de eu instalar captadores P90 modelo soapbar nela ou se tem que alterar alguma coisa no corpo, simplesmente porque nao gosto do design dos P90 humbucker sized (p94, shp90, etc)

abraco!

emachado
Veterano
# set/10
· votar


explorer neck-thru em mogno e marfim

Bertola e Seiji

Olá.

Estou pesquisando sobre colas e não encontrei nada conclusivo.

Com a cola branca, amarela nacional ou tite importada, ou mesmo as de base epoxy, qual daria melhores resultados para junção do neck-thru com as laterais do corpo?

Se o critério for a rigidez e pouca perda de vibrações não seria ideal as epoxy de cura mais demorada?

Aproveitando ... 5mm de imbuia chega a ser muito para top sobre peça de mogno? Não perderia resistência?
Pergunto porque desta forma consigo 43mm de espessura para o corpo, o que considero bacana.
Não tenho os desenhos da guita,pretendo fazer na "raça" (e uma limazinha também ajudará em cada décimo a tirar). Pretendo aprender e com certeza erros acontecerão, mas se puder evitá-los...

Um abraço

Obrigado

Havok
Veterano
# set/10 · Editado por: Havok
· votar


Bertola quero que você me ajude com aquele velho problema da ponte edgeiii,da alavancada e desafina,se n tiver bem regulada.tem algum jeito de solucionar?

Abravador
Veterano
# set/10 · Editado por: Abravador
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Vocês saberiam me dizer qual e a ponte da guitarra ibanez rg 560 modelo do ano de 1990. eu tenho o manual mas la não fala mas mesmo se fala eu não saberia( e todo inglês) a unica coisa que sei e que ela e de alavanca de pressão e esta com a ponte orginal da guitarra.

Achei a série dela: F9 35152

(OBS: daqui uns 10 anos ela vai ser vintage neh?)

abraços.

--Abravador--

ithalode
Veterano
# set/10
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

mas ela é muito pesada?

pq eu toquei na guitarra do meu amigo só q ela é pesada demais e eu tenho problema de coluna

Haven
Veterano
# set/10
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola


Dúvida simples, porém pesquisei e não consegui uma resposta universal. Procurei no site da eagle (tenho um CH888) mas também não fala. Acho que vocês podem me ajudar.
Qual é o material daquele escudo em violões folk?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)