Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


erico.ascencao
E porque não se costuma envernizar escalas escuras?
Porque não é necessário....
Abç

Symptom
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Muito obrigado pelas respostas. Sabem me dizer qual a diferença entre fazer a ligação assim como está a minha e do outro jeito?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


Symptom
Nenhuma...
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


erico.ascencao
Achei que você tinha feito apenas um comentário e nem me liguei na pergunta.
Geralmente as escalas escuras são feitas em madeira mais densa que as claras e devido à coloração a sujeira aparece menos também.
Além disso algumas madeiras escuras possuem óleos e/ou resinas que protegem (até certo ponto) a madeira.

buddy guy
Veterano
# set/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji


Boa tarde !!! Srs.,por gentileza,daria para os amigos darem uma ajudinha neste aqui:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/241209/

Para mim é muito importante o parecer de vcs,valeu?


Desde já agradeço pela atenção.Forte abraço !!

erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Olá amigos, tenho umas dúvidas:

Tenho uma Les Paul branca (Shelter Nashiville) e quando comprei ela depois de uns 3 meses deu uma descascadinha na tinta no haedstock, agora ela deu também deu o mesmo problema no final do braço onde é colado com o corpo (braço colado), começou a descascar mas parece que está rachado, será que o braço da minha guitarra pode estár rachado ou é so a tinta mesmo? O que devo fazer ?

Outra coisa é que gostaria de saber se tem algum produto de limpeza que eu posso passar, pelo fato dela ser branca tenho medo dela começar a dar aquela cor de encardido meio amarelado, atualmente so passo uma flanela seca.

erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar


Desde já muito obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


erick_guitar
Consulte seu luthier sobre essa rachadura.
Não há o que fazer se a pintura começar a "amarelar"
Abç

erick_guitar
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi, beleza obrigadão cara.

Abadia
Veterano
# set/10 · Editado por: Abadia
· votar


Ola bertola e serji

qual é o modelo do violao que o richie sambora esta usando... voce sabe algum lugar no brasil que posso encontrar, nao precisa ser da mesma marca. ou vale mais a pena mandar um luthier fazer?



iRock
Veterano
# set/10
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

Exatamente, quase reto, mas um pouco para tras(convexo). Mas porque para frente? se estiver para frente não trastejara nas extremidades do braço?

Fábio Seiji
Luthier
# set/10 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


iRock
Exatamente, quase reto, mas um pouco para tras(convexo). Mas porque para frente? se estiver para frente não trastejara nas extremidades do braço?
Se regular direitinho, não!
A corda vibra apoiada no nut (ou no traste) e na ponte (forma o desenho de uma bola de rugby alongada), e como a vibração é maior no meio se faz necessária essa pequena curvatura que chamamos de "relief" (alívio).
Você se questiona o pq pra frente mas não se questiona o pq pra trás???

NoAlarms
Veterano
# set/10
· votar


Amigos da lutheria ou quem quer que conheça a guitarra,

estou com uma oportunidade muito boa de pegar uma guitarra Condor Semi acustica JC 601. Gostaria de saber o que vocês acham dela e se vale 800 reais. Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


NoAlarms
Sim, vale.
Abç

NoAlarms
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado pela resposta.

Amanhã devo me encontrar com o rapaz para ver a guitarra, e gostaria de algumas dicas do que devo olhar na guitarra pra ver se tá tudo certo. Sei que deve ser difícil responder isso, mas alguma dica rápida que fosse pertinente pra eu lembrar de observar?

Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


NoAlarms
O estado geral dos trastes, bem como se há empeno do braço, rachaduras e chiados ou maus-contatos na parte elétrica.
Abç

lukef
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O amplificador landscape predator 65 tem falante de 10'' e 65W, e há a possibilidade de conectá-lo em uma caixa landscape pdt100 com 1 falante de 10'', aumentando a potencia para 100W. A questão é, o timbre da guitarra vai ficar diferente pq agora serão 2x10'' (falantes) ?
Valeu abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


lukef
Diferente, não. Haverá maior SPL, aumentando a sensação de volume.
Abç

xanderayes
Veterano
# set/10
· votar


Fala, Bertola!

Eu tenho uma pergunta meio boba, mas...
As chaves dpdt e 2pdt são a mesma coisa?
Grato.

dnreis
Veterano
# set/10 · Editado por: dnreis
· votar


Olá, Bertola. Olá, seiji.

Qual guitarra com floydrose você recomenda, para tocar metal e derivados, até 2000 ? ouvi falar sobre rg 350....

Drive30
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Fala bertola, blz? cara eu vou usar esse topico para uma pergunta que acho que ja fizeram mil vezes, usei a busca tive algumas respostas mas nenhuma definitiva de alguem com mais experiencia.

Eu vou precisar mudar a afinacao de uma les paul para C# Standard ou D Standard, isso pode empenar a guitarra? (ela sempre foi afinada em E com 0.10) .

Outra pergunta, se eu mudar para 0.11 mesmo usando essas afinacoes que dao menos tensao no braco precisa regular tensor? (afinacoes mais frouxas x corda mais pesada)

Obrigado

NoAlarms
Veterano
# set/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado!

Willyans
Veterano
# set/10
· votar


Me endicaram esse topico, e me disseram para pedir ajuda ao fabio ou o Bertola, mas aceito ajuda de qualquer um... o problema é o seguinte:
Tinha feito um topico dizendo que ia compra uma Dolphin telecaster, mas antes de fechar o negocio, to esperando um colega conectar o circuito, apesar de ele ter conhecimento, tá passando por apuros. É o seguinte... de cada captador, sai 1 fio preto, 1 branco e 1 vermelho... Ele soldou os fios brancos e pretos... fazendo assim com que o captador Single funciona- se mas o hambucking não... Então agora ele ta em duvida sobre o que deve fazer com os fios vermelhos, a idéia dele é soldar os dois vermelhos no terra pra fechar o circuito, o soldar um vermelho no outro... E ai alguem pode ajudar...?

PS: Usei a busca e não encontrei nada que pudesse ajudar...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


Abadia
Não conheço.
Feito por um luthier, um instrumento como esse, sairá bem caro...
xanderayes
2PDT é chavinha de tipo "liga-liga"
dnreis
Cara, as opções são muitas... Eu gosto muito das Schecter Omen 6 FR.
Drive30
Não empena, mas é preciso refazer a regulagem de tensor e de entonação.
Willyans
Cara, seu amigo é um luthier habilitado ou um mero curioso?
Abçs

Willyans
Veterano
# set/10 · Editado por: Willyans
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, seu amigo é um luthier habilitado ou um mero curioso?

Não ele não é Luthier, mas como ja fez esse tipo de serviço antes, e tem bons conhecimentos na area, (mesmo não sendo profissional) achei que seria uma boa, tambem pelo fato de que não ia me custar nada... Fiz mal em permitir que ele conecta-se o circuito?

Alguem pode me dizer como se monta esse circuito?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/10
· votar


Willyans
http://www.guitarelectronics.com/category/wiring_resources_guitar_wiri ng_diagrams/
Abç

Drive30
Veterano
# set/10 · Editado por: Drive30
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Nao empena o q? descer a afinacao simplesmente com 0.10 mesmo (de fabrica) ou descer a afinacao e junto mudar para 0.11?

Obrigado pela atencao

Fábio Seiji
Luthier
# set/10
· votar


Willyans
Sem saber quais são os captadores fica muito difícil de te ajudar.
Se já foi feito alguma ligação e não funcionou é melhor testar os captadores antes.

Willyans
Veterano
# set/10 · Editado por: Willyans
· votar


Mauricio Luiz Bertola

obrigado repassei o site pra ele,por não entender muito do assunto, esse site é muito completo, sobre o assunto, ahh tenho uma duvida agora meio infantil (me perdoem sou novato no forum) mas Pickup são os captadores????

nofear
Veterano
# set/10
· votar


Algum dos luthiers tem algo a dizer sobre as Cort? Principalmente as Custom. Estou afim de pegar uma KX Custom e queria alguma referencia!

Obrigado

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)