Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

seguinte eu tinha te perguntado sobre os potenciometros para humbuckers e vc me aconselhou a ficar com os 250k ate ai td bem!

agora o lance é outro eu instalei hj os caps na minha tele e percebi que da uma diferenca animal na altura do som!
o do braco tem output=95(nao sei oque) e o da ponte tem (300)
tem como deixar esse som mais equilibrado?

Ian Anderson
Veterano
# ago/10 · Editado por: Ian Anderson
· votar

Figueira
não, isso vai da pegada e regulagens tmb
=D

japaubatuba
caraca véi

uma coisa q pode fazer eh subir o captador do braço e descer o da ponte

parei de pertubar nas respostas =P

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/10
· votar

Ian Anderson

pois é veio nao eu fiz isso mas ainda assim é animal é como se eu tivesse duas guitarras! rsrs

com distocao fica tudo e msm coisa pq satura, o bicho pega com o clean!

Hammer
Veterano
# ago/10
· votar

PERGUNTA- GUITARRA STRATO qual a diferença que se dá no timbre ao instalar o captador do meio com a fase invertida? Sei que as fenders strato tradicionais nao usam o captador do meio c/ fase invertida ..sei que algumas custom vem com a fase invertida...
Na pratica sei que a fase invertida reduz a quantidade de ruidos, porém o que eu gostaria de saber de quem possui conhecimento a respeito as diferenças entre o timbre que se produz... alguem ae saberia me informar?? Grato

AugustoDamned
Veterano
# ago/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta, Bertola!
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar

AugustoDamned
Thank you, man!
Pode ser que você encontre um Seymour Duncan SHTI mas se não encontrar é possível pedir no Custom Shop.
Se puder ser "não tão réplica" acho que o CustomV cairia bem.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar

Figueira
Meu colega fica me dizendo que não consigo timbre Les Paul+ Marshall com uma Les Paul Standard Traditional e um Marshall Haze, ele esta certo?
Ele está correto mas também está errado, tudo depende do nível de apuro do ouvido de cada um; pode ser que alguém consiga esse timbre com um equipo totalmente diferente e pode ser que mesmo com uma LP + Marshall considerem que o timbre não é de uma LP + Marshall. Isso é relativo portanto não se preocupe com esse tipo de comparação.

Ian Anderson
Aee o Seiji voltou, bem vindo de volta
Obrigado!

Qual a diferença entre as floyds de 1º trava e 2º travas
até achei algumas dicas em ingles, mas fiquei boiando mais ainda

Nunca ouvi falar desse tipo, será que não se trata dos Single Locking e Double Locking?

japaubatuba
o do braco tem output=95(nao sei oque) e o da ponte tem (300)
tem como deixar esse som mais equilibrado?

Se os captadores não forem do mesmo fabricante esqueça esses valores pois cada um mede de uma forma diferente.
É normal que o captador do braço seja mais fraco que o da ponte pois ele está numa região onde a corda vibra com maior amplitude mas se existe muita diferença quando se chaveia de um para outro (que a regulagem de altura não dê conta) precisa instalar volumes independentes para cada captador ou trocar por um set balanceado.

Hammer
O que acontece quando se inverte a fase da bobina e a polaridade do magneto é que (quando combinado com outro "não invertido") com a eliminação do ruído ele leva junto algumas freqüências mais altas (e algumas coisinhas mais) deixando o timbre ligeiramente abafado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar

japaubatuba
Cara, se vc já abaixou bem o capt da ponte e essa diferença continua....Troque o capt.....
Hammer
Se a fase não ficar invertida o som fica baixo, e sem "corpo", parece radinho de pilha...
Ian Anderson
Qual a diferença entre as floyds de 1º trava e 2º travas
até achei algumas dicas em ingles, mas fiquei boiando mais ainda

Também gostaría de saber....
Abçs

ricardobj
Veterano
# ago/10
· votar

preciso de uma guitarra versatil, pra tocar varios estilos. O que é melhor?? shelter sst 62 (R$500) + Malagoli Multi-Tone (R$370) ou uma guitrarra de R$ 1000? se for a guitarra de 1000,qual a escolha correta, qual guitarra?

obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar

ricardobj
Cara, a SST62 é uma guitarra boa pelo que se paga por ela. Teste várias até encontrar uma que "soe" melhor, e depois leve a seu luthier para a regulagem geral inicial e a instalação de captadores e uma pestana de osso. Se vc não usar alavanca, bloquei-e a ponte, se for, o ideal é trocar por uma ponte de qualidade, bem regulada e com 5 molas novas.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar

Fábio Seiji

:-) Que bom te ver por aqui!

Abs

scared
Veterano
# ago/10
· votar

aos amigos luthiers que puderem me ajudar..

gostaria de saber se tem como colocar um humbucker em Minha guitarra.. na verdade ela tem configuração 2 sinlges e 1 humbucker..

assim teria de abrir mais o espaço do da ponte..

seria viável?

Obrigado.

segue fotos da mesma..

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAHHjhQ4_R8sDaKQXqjURFKIastMlK nxjq0Ujds66s99x8D08RVzGu8gs5STmx199LNxrwMy8X8mjzfPOYpIBnfAAm1T1UF2T5Oq UkOqifQj0vUubgWsFBG5I.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar

scared
Se vc quer colocar um Hb NO BRAÇO, sim, pode ser feito. Consulte seu luthier.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar

MauricioBahia
É bom estar de volta, meu amigo.

scared
Além da sugestão do Bertola, ainda é possível instalar um humbucker em formato de single, tipo hotrails, jb jr, lil 59 e etc.

ogner
Veterano
# ago/10
· votar

Fábio Seiji
Aeeeee!!! Voltou!! Muito bom!!

Valeu, velho!!!

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar

ogner
Eu é que agradeço!

MMI
Veterano
# ago/10
· votar

Fábio Seiji
Aeeeee!!! Voltou!! Muito bom!!

Valeu, velho!!!

:-) Que bom te ver por aqui!

(2) !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar

scared
Além da sugestão do Bertola, ainda é possível instalar um humbucker em formato de single, tipo hotrails, jb jr, lil 59 e etc. (2)
Bem lembrado Seiji!
\o/

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

bom os caps sao da dimarzio area t e o air norton(ambos para telecaster) mas vlw já resolvi o problema!

AugustoDamned
Veterano
# ago/10
· votar

Fábio Seiji
Pode ser que você encontre um Seymour Duncan SHTI mas se não encontrar é possível pedir no Custom Shop.
Se puder ser "não tão réplica" acho que o CustomV cairia bem.

Muito obrigado pelas dicas, Seiji.
Meio osso achar esses caps, mas vou tentar com certeza.

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar

AugustoDamned
Cara, como eu disse acima, qualquer bom capt com magnetos de AlNiCo 5 serve bem...
Abç

Ian Anderson
Veterano
# ago/10
· votar

Fábio Seiji eMauricio Luiz Bertola
Single Locking e Double Locking

isso. =D

Fábio Seiji
Luthier
# ago/10
· votar

MMI
Valeu !

japaubatuba
Ok, melhor ainda!

AugustoDamned
Por nada!

Ian Anderson
Single locking não tem aquele bloquinho na ponte pra travar a corda, geralmente trava a bolinha e o Double trava tanto no nut quanto no bloquinho da ponte.

A Single costumava ser mais barata mas como os preços das Floyd foram baixando nos últimos anos ela acabou ficando mais rara pois a Double mantém melhor a afinação.

ricardobj
Veterano
# ago/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
mas vc me aconselharia a compra a sst62 com os captadores ou alguma guitarra de R$:1000, n tenho como testar moro em belem, aki n tem muitas guitarras de qualidade, por isso dependo de opinioes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar

ricardobj
Sim, vc não leu o que eu escreví?
Abç

ricardobj
Veterano
# ago/10
· votar

n havia entendido :D

valews

daniel_guitar
Veterano
# ago/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Gostaria de saber se uma LP 100 da epiphone é boa, eu vi que é braço parafusado e tudo mas lembro de um vídeo do Bigtransa que usava uma dessas e tinha um timbre bom..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar

daniel_guitar
Uma Shelter Nashville é bem melhor.....
Abç

daniel_guitar
Veterano
# ago/10 · Editado por: daniel_guitar
· votar

Mauricio Luiz Bertola
não tem essa na loja que eu vou, só no centro mas aí para a pessoa que tá me devendo ir lá vai ser complicado, vou na loja sábado Bertola to indo sem compromisso de modelo, tem uma condor ctx 100 que achei muito bonita, thinlinne da squier, SG 400.... vou dá um pulo lá sem pensar na LP 100 testar todas e vê qual me agrada e dá pra cobrir a dívida.... o problema e que sempre usei guitarras mais ´´modernas`` mas tava querendo algo mais tradicional para variar um pouco o timbre também...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar

daniel_guitar
Cara, esqueça essa LP100...
Teste as outras e decida. Dos modelos Les Paul, eu indico a Shelter mesmo...
Abç