Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
emachado
Veterano
# ago/10
· votar


Olá, estou colhendo materiais para iniciar a construção de uma explorer semelhante à Gibson.

Encontrei em Sampa uma prancha de mogno bastante seco (estava esquecida nos fundos da madeireira), mas que tem apenas 40mm de espessura. Considerando a disposição dos veios da madeira estes estão bem paralelos ao corte e o preço foi interessante (R$70,00 uma prancha de 22 x 120 x 4cm).

Assim, penso em colocar um top de aprox. 15mm de Pau-marfim (ou graviúna) mesmo sendo "neckthrough" (é o braço inteiriço???) também em pau-marfim.
Isto pode ajudar no timbre final ou vai ficar muito próximo da sonoridade de uma strato?

Assim, pouco seria usado em mogno, apenas as laterais.

Outra opção, mas necessito de uma prancha com maior espessura, é o braço "inteiriço" também em mogno.

Gostaria que pudessem me ajudar os luthiers.

Guitar_L
Veterano
# ago/10 · Editado por: Guitar_L
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Para resolver terá que ser feito um enxêrto de madeira nessa região e a re-furagem do buraco do pivô. Isso implicará em re-acabamento de toda a guitarra.
Entendi! Mas no caso, os pivôs ficam bem dentro da cavidade da floyd e se alguma imperfeição na pintura ocorresse, a ponte talvez cobriria, refazer o acabamento provavelmente acabaria com o fotoflame do top. É um serviço muito complicado? Aí posso pensar nos luthiers que eu posso contar. Se for muito perigoso, aí só em são paulo mesmo. Devo me preocupar muito?
Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


emachado
40mm é uma espessura insuficientepara o corpo, o ideal é 45mm. Você pode fazer um tampo de 5mm em imbúia ou em mogno mesmo. As laterais do corpo podem ser confeccionadas em cedro-rosa colado à parte central em mogno. Gibsons utilizam a técnica de braço colado, e não "neck-trhu". Braço aparafusado também funcionaría bem. O braço pode ser confeccionado em mogno ou mesmo marfim e escala em ipê.
Guitar_Luppi
Sim, nesse caso é bem complicado por conta do acabamento que deverá ser refeito.
Cara, como eu falei acima, o uso de dispositivo tipo "Floyd-Rose" tem seus custos.....
Abçs

igor.schecter
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola e Seiji, quando custaria as peças pra fazer um pedal? é muito caro essas peças?

igor.schecter
Veterano
# ago/10
· votar


Outra pergunta, sai muito caro colocar um floyd , fazer o furo numa les paul de ponte fixa? quanto em média cobra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


igor.schecter
Tem vários tópicos sobre isso...Mas não aqui. Dependendo, é bem barato sim.
Abç

igor.schecter
Veterano
# ago/10
· votar


Opa, valeu, é que eu pensei que era aki! e em questão da Floyd?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


igor.schecter
Geralmente não se pode colocar pontes tipo "Floyd-Rose" em Les Pauls. No máximo ponte tipo Kahler, E isso é caro e só pode ser feito por um luthier habilitado.
Abç

Abadia
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola,
voce sabe algum lugar que vende captadores baratos?
e qual seria uma boa madeira paraa fazer o corpo e o braço e a escala duma guitarra les paul,
qual é a diferença da jaguar p/ a les paul
onde vende captadores bons e baratos
Grato

iRock
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Dentre essas 3 guitarras, qual compensa mais?

LTD MH100
Cort X-11
Jackson DX10

E aproveitando, qual a diferença entre a Cort X-6 e a X-11?

igor.schecter
Veterano
# ago/10
· votar


Cara pesquisei aqui e num vi diferença grande entra a floyd e a Kahler

igor.schecter
Veterano
# ago/10
· votar


Condor Clp2 e Shelter Sx GG1 Std são de mogno compensado? eu achei muito baixo 800 pra uma guitarra em mogno :s

AugustoDamned
Veterano
# ago/10
· votar


igor.schecter
Reveja seus conceitos, amigo.
Já tocou em uma guitarra com Kahler?

Pesquise no youtube um video de comparação entre Kahler e Floyd Rose.

igor.schecter
Veterano
# ago/10
· votar


Vou ver Augusto :D eu achei aqui tem uns Kahler que tem furo na ponte fixa algo parecido
é que eu joguei no google images a pareceu qualquer bosta
:D

Abadia
Veterano
# ago/10
· votar


vale a pena comprar algum destes captadores?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147848207-captador-humbucker-ib anez-novo-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147437461-captador-original-iba nez-humbucker-black-bridge-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150142195-kit-captadores-h-s-s- retirados-de-uma-ibanez-sa260-fm-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147562046-captadores-ibanezgoto h-humbucker-bridgeneck-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150290368-seymour-duncan-duncan -desiged-hb102-b-pont-zerado-troco-_JM

preciso de um pra ponte e outro para o braço,
Grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Abadia
www.captadores.com.br
cedro-rosa para o corpo, pau-marfim para o braço, ipê para a escala.
iRock
São muito parecidas.
igor.schecter
Não são de mogno. São de nato e basswood respectivamente, e não são de compensado. Não existem mais guitarras de mogno verdadeiro no mercado.
Abçs

nicida
Veterano
# ago/10
· votar


tenho uma strato com ponte estilo tremolo vintage (6 parafusos), comprei uma ponte para substituir a da minha e quero saber se posso fazer eu mesmo a substituição.

a ponte nova é do mesmo tipo da velha, então acho que é só desparafusar uma e parafusar a outra, certo? tem algum grande segredo?

obrigado pela atençao,

abç

viniciusdiamantino
Veterano
# ago/10 · Editado por: viniciusdiamantino
· votar


Olá novamente!! Farei uma pergunta meio idiota, mas vai lá:

Um violão com a boca triangular como o da foto abaixo, tem o mesmo som de um com a boca redonda tradicional? Digo, tem alguma diferença sonora entre a boca triangular e a boca redonda? Se sim, qual?

Jack White's Guitar

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


nicida
Não, não tem. Apenas certifique-se de que os furos da nova ponte coincidem com os da antiga.
Agora, se a sua nova ponte tem um bloco de mesmo tamanho e peso da antiga, e confeccionado no mesmo metal; vc trocou 6 por meia/dúzia...
viniciusdiamantino
Não, não tem.
Abçs

emachado
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola

Valeu pelas dicas!!!

Neste projeto de explorer quais captadores humbucker seriam interessantes para uma levada de blues e hard rock?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


emachado
Qualquer um de boa qualidade, como os Cabreras, Sound/Malagolis ou GFS. Consulte os sites desses fabricantes.
Abç

nicida
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
a valeu pelo esclarecimento!

o motivo da troca é que a rosca onde se encaixa a alavanca espanou, então de qualquer jeito é uma boa troca...

Caike_bend
Veterano
# ago/10
· votar


Bertola, essa configuração é boa??

Madeira do corpo: Alder com flamed maple top
Madeira do braço: Maple
Madeira da escala: Rosewood


Valeu, Forte abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/10
· votar


Caike_bend
Bertola, essa configuração é boa??
Cara, qualquer madeira de qualidade (e um luthier competente) é boa...
Abç

Caike_bend
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Peguei uma groovin com essa configuração. Confesso que fiquei de CARA com a qualidade do instrumento. MUITO bom.

Proggg
Veterano
# ago/10 · Editado por: Proggg
· votar


...

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, você pode me dar a sua opnião sobre a Ltd Viper 50.

leo-guitar94
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Será que tem chance de dar algum problema se eu coloca uma floyd gotoh na minha Ibanez GRG270 ?

Joselitoo
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara se ja viu a 735 modelo atual mais com head invertido, ou é enganação ?

engtmir
Veterano
# ago/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vou começar a montar seu pedal, o mini fuzz... Primeiramente, quero saber se tenho tua autorização e em segundo lugar, como completo leigo no assunto, estou estudando a parte de eletrônica, mas gostaria de saber se existe alguma dica para a montagem do mesmo, isso claro, se tu me autorizar a montar ele...

Abraços

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)