Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
SayArtur
Veterano
# jul/10
· votar


Bertola

Estou querendo trocar os knobs do meu baixo, só por uma questão de estérica msm...

Os knobs originais são de metal, como esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150221614-knob-cromado-para-gui tarrabaixo-_JM

Não possuem parafusos... Como faço para retirá-los com segurança?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


cao fofo
Cara, trocar as tarrachas por outras melhores melhora mas não resolve. Para que as alavancas tipo "vintage" funcionem à contento, são necessárias alguns procedimentos:
1) Colocação correta das cordas
2) lubrificação dos sulcos da pestana com grafite em pó, cêra ou vaselina sólida.
3) Lubrificação dos "abaixa-cordas"
4) Molas novas e bem reguladas (usar 5, de preferência)
5) Bloco da ponte com o peso e o material correto (aço ou latão). A maioria das pontes de guitarras baratas tem blocos leves, finos e feitos de antimônio (metal vagabundo).
lyndell
Sim, cabe.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


SayArtur
Puxe-os com cuidado e com a ajuda de um pano.
Abç

RickBlues
Veterano
# jul/10
· votar


Quando ta no clean, normal, boto no botão da distorção fica só o som da guitarra, sem amplificação. Alguém sabe o motivo?

adrianno54
Veterano
# jul/10
· votar


Olá,
Preciso da ajuda de vocês.
Tenho uma guitarra Giannini Sonic X, Amplificador Voxstorm CG112 e uma X v-amp.
E estou querendo dar uma melhorada no meu som pra melhor.
O que me aconselhariam?
trocar os caps, trocar de guita, de pedaleira?
Obrigado

Igormusic
Veterano
# jul/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola, eu vejo que você entende muito da evolução e da história dos instrumentos nacionais.
Talvez possa ajudar...
Eu tenho uma Tagima Classic Strato, quem me vendeu disse que ela é de 1992.
Mas eu não acho nada sobre ela. Captação, madeira, ferragens.
As tarraxas dela são vintage. As ferragens estão muito boas, pois a ponte não escureceu nem enferrujou, está perfeita.
Sei que é uma ótima guitarra, pois toquei em uma Fender Mexicana (acho que de ~2000) e comparando com ela, não acho que ela perdeu em qualidade.
Você tem idéia da configuração dela?

Abç.
Obrigado!!!

SayArtur
Veterano
# jul/10
· votar


Bertola

Meu baixo possui dois caps EMG 45 DC, e estou querendo colocar um circuito EMG BQS System nele. É possível substituir o controle de balance desse circuito por uma chave de três posições, para que eu possa mudar rapidamente de captador, caso seja necessário? Dessa forma poderia "ativar" o da ponte, o do braço ou os dois?

Pergunto isso pq não vejo necessidade em mudar gradativamente de um captador pra outro. Com essa configuração eu mudaria de captador no meio da música sem precisar ficar girando o knob... é possível?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


adrianno54
Trocar tudo....
Igormusic
Essa série de guitarras foi construída pela Tagima, já sob o controle da Marutec, mas ainda sob a supervisão do Sr. Seiji. O corpo é em marupá, braço em marfim e jacarandá.
SayArtur
Cara, não conheço esse circuito específico não, porém, circuitos ativos dos EMG's geralmente vem em "pacotes fechados" e não podem ser mexidos com facilidade. Seria necessário um técnico em eletrônica especializado e familiarizado com esses circuitos. Eu, não faria...
Abçs

Igormusic
Veterano
# jul/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado ;)
A captação é Tagima mesmo? Algum modelo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


Igormusic
Sim, é da coreana WSC.
Abç

Igormusic
Veterano
# jul/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado!!!
O timbre dessa captação me pareceu mais encorpado que os originais da Fender Mexico...

Guitar_L
Veterano
# jul/10 · Editado por: Guitar_L
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tenho uma Fender MIJ 1996-1997 HSS com Floyd e resolvi trocar os captadores da mesma. O único problema é que vou comprar caps em alnico pra ponte e braço e não sei se precisarei trocar o do meio também (praticamente não uso, mas se for cerâmico, tenho medo dele desmagnetizar os outros 2). Minha dúvida é: os caps originais dessa guitarra são cerâmicos ou alnico? Já pesquisei sobre, mas não consigo encontrar uma resposta sobre esse modelo específico.
O serial é V+6 dígitos, daí as datas de fabricação.

Se ajudar am algo, fiz um review e tem fotos da guitarra aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/210961/
Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


Guitar_Luppi
Cara, é fácil de ver. Os capts cerâmicos tem uma ou duas barras (imãs) embaixo deles, os de AlNiCo os polos aparecem embaixo do capt.
Abç

Guitar_L
Veterano
# jul/10 · Editado por: Guitar_L
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ah sim, então é tranquilo.. Na próxima troca de cordas eu tiro o escudo e identifico. Muito obrigado!
Uma outra dúvida rápida: você ainda recomenda os caps da malagoli? Os que tenho em mente são o Custom Alnico Blues pro braço e o Custom 84 pra ponte.
Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


Guitar_Luppi
Sim, são muito bons.
Abç

Caike_bend
Veterano
# jul/10 · Editado por: Caike_bend
· votar


Bertola, você conhece a serie Siato da Groovin? O que você me diz dela quanto a madeiragem? Nunca vi dela por aqui, mas é bem parecida com essa (acho que é essa!): http://www.equipo.com.br/groovin/produtos/detalhes.asp?id=7&prod_id=34 40

joaum
Veterano
# jul/10
· votar


Bertola

Eu vou vender um violão meu e com isso consigo dinheiro pra trocar meus captadores, como já tinha perguntado aqui. Você recomendou os Stellfners. Eu comprei uma Squier California usada, o som dela me agradou mais do que a SX e até a tagima 635. Eu pretendo colocar os stellfners stellblind, mas eu queria aquele som limpo bem cristalino quando limpo e também gosto de um drive fraco mas bem encorpado, e ainda gostaria de poder executar bases um pouco mais pesadas, até um som tipo o do Van Halen. Os stellblind atendem a essas necessidades? Ou seria o caso de colocar um humbucker na ponte, tipo o Stellbucker soft?

Também quero trocar os caps da minha Condor CLP5. Queria captadores versáteis, que eu pudesse tocar algo tipo a banda Resgate, mas ainda ter um som limpo bonito, encorpado e que não seja abafado.

Acha que fica legal assim:
Les Paul: Cabreras Rock Pro na ponte e Classic 2 no braço
Squier: Rock Pro ou Stellbucker Soft na ponte e Stellblinds, Slights, ou Strators no meio e no braço?

Quero fazer a melhor escolha possível, pois ficarei com essa configuração por muito tempo, vários anos.

Muito obrigado pela paciência e que Deus te abençoe.
Abraços.

Gareth
Veterano
# jul/10 · Editado por: Gareth
· votar


Grande Bertola sempre ajudando o pessoal!

Bom chefe, é o seguinte.
Tenho uma Ibanez RG370DX Rubber Red, aquela emborrachada -> http://www.4shared.com/photo/2rzLSAlM/RG370DX_RRD_1P_02.html
e recentemente aconteceu de alguem derrubar/esbarrar na minha guitarra, eu não estava presente... e fez 2 machucados nela, eu passei esmalte vermelho e deu uma disfarçada...
Mas gostaria de saber o seguinte, caso eu queira dar um jeito nisso, seria possível remover a borracha e fazer uma pintura sobre o corpo? Ou algum trabalho do tipo...
E Outra pergunta, sabe que tipo de produto seria bom para a limpeza da mesma?
Obrigado!
Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


Caike_bend
Cara, nunca mexi numa guitarra dessas. As outras Groovins que tive em mãos (guitarras e baixos) eram muito ruins...
joaum
Para a Strato eu recomendo dois Strators no braço e meio e um Neodymiun para a ponte. Para a Lespa, esses Cabreras ficarão bem legais.
Gareth
Cara, eu não conheço essa guitarra, mas creio que pequenos amassados e riscos são contraproducentes em retirar, posto que exigiría o reacabamento de todo o corpo, o que é bem trabalhoso. Como não conheço o tal "emborrachado", não sei como limpá-lo...Talvez Veja Multi-Uso...
Abçs

cao fofo
Veterano
# jul/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
então desisti da ideia de trocar as tarachas, como vc disse, não ia adiantar nada, mas minha ibanez é a rg 170, vc acha q a rg 270 é boa?

e outra duvida, vi essa foto de uma na internet
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=148409782_6115.jpg&v=O

e vi a mizinha cruzada com a si
isso adianta alguma coisa?

joaum
Veterano
# jul/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado, Bertola :)
Foi bastante esclarecedor. Mas só pra ter certeza, o neodymiun da ponte seria o stack?
Agradeço mais uma vez.

Abraços.

iurycaculla44
Veterano
# jul/10
· votar


teria como eu colocar um falante de 12" em um meteoro nitrous drive 15 eu iria fazer outra caixa

Carlãooo
Veterano
# jul/10
· votar


Caro Bertola poderia me esclarecer umas duvidas...

Eh o seguinte, eu comprei uma guitarra nova, uma SG da SX, com akele case lindo...pelo que eu percebi ela veio com cordas 0.9 eu axo...mais estou com duas duvidas...

1) coloco cordas 0.11 na SG...sou acostumado com 0.9 na minha eagle strato mo podre ela mmais td bem sauhsuahsa....

2) percebi que esta trastejando em todas as cordas e das casas 1 ate a 7 por ae...como resolver isso?? eh problema na guitarra tenho que pedir pra trocala ou tem como arrumar regulando ela...

Desde ja agradeco obrigado...

tem email que eu possa entrar em contato com vc??

felipe_lago
Veterano
# jul/10
· votar


Eu comprei ontem uma Ibanez grx20, mas não consigo fazer a alavanca dela funcionar. Eu rosquiei ela mas quando puxo não faz efeito nenhum, nem da sinal. Que que pode ser? Desde já obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


cao fofo
Isso é uma "gambiarra" estúpida...
joaum
Sim, os Stellfners Neodymiuns são "stack" ou Hb's verticais, (neodymiun é a liga metálica do imã).
iurycaculla44
Em princípio, não. Terás que confeccionar uma nova caixa.
Carlãooo
Cordas 0.11 na SX e 0.10 na Eagle. Se a sua eagle for das antigas, com a "mão" com design Fender (pintado ou não), é uma guitarra legal, se for das novas...não.
Você já levou sua guitarra a um luthier habilitado? Se não, faça isso LOGO.
felipe_lago
Alavancas não se "puxam", se empurram.....
Abçs

felipe_lago
Veterano
# jul/10 · Editado por: felipe_lago
· votar


Eu falo do tremolo. E uma dúvida, qual é melhor? Ibanez grx20 ou Fender Squier California? Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


felipe_lago
São mais ou menos a mesma coisa, com ligeira vantagem para a Squier...
Abç

Proggg
Veterano
# jul/10 · Editado por: Proggg
· votar


Caro Bertola, estou querendo passar na sua oficina (casa?) pra colocar dois captadores e um potenciometro push-pull (tone) de 500k.

Minha dúvida: preciso tb comprar um potenciometro de volume de 500k ou posso continuar usando o q veio na guitarra (q provavelmente é de 250k)???

Pq ai eu vou ter q comprar um antes né :D

Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


Proggg
Mande um e-mail para tratarmos acêrca dos detalhes do caso.
Abç

Proggg
Veterano
# jul/10
· votar


Já mandei o e-mail pro hotmail.

abç.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)