Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


Will Bejar
Cara, são coisas distintas.
A rigor, qualquer madeira dura serve.
Iversonfr
Não se voce tem alguém pra trazer numa bag nas costas. Por isso inclusive a idéia de uma guita barata e usada
Aí não é importar não é, mas sim pedir pra alguém trazer...Bem mais fácil...
Pega uma Squier Standard o Fender MIM...
Tagimak1
Cara, basta vc dar uma olhada nos sites da Stellfner, Sound/Malagoli e da Cabrera. Tem muitas opções por lá.
Abçs

Bendsup
Veterano
# jul/10 · Editado por: Bendsup
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E aí cara,

seguinte, como te disse peguei uma tagima 635 nova, dessa brasileira, mandei instalar uns caps gfs alnico 2 premium 2. tambem to com um p100 china na mão e pensei em colocar ou no braço ou no meio dessa guita.

Esses caps gfs são legais? (comprei na escura)
vc acha que rola colocar esse captador p100 nessa guita? (eu tava afim de ter uma guita com essa captação!)

valeu, abraço!

carlosjunior
Veterano
# jul/10
· votar


Boa noite amigos,

Estou pra pegar uma EPIPHONE STANDARD, que teve um problema e foi reparado. Acredito que por causa de uma queda...

http://www.goldtop.com.br/index.php?productID=381

Quero saber se corro o risco disso aí soltar e ela me deixar na mão daqui uns anos, e se está $ salgado.

Abraço.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bele...mas vc acha que além da madeira seria útil trocar o bloco da ponte tb???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


Bendsup
Cara, que capt P100 é esse?
Os GFS são ótimos. Construí uma Strato tipo anos 70 para o Raphael (guitarrista da minha banda) com 3 GFS de alnico, e os capts são excelentes.
carlosjunior
Se foi reparado...Está legal... Só acho o preço alto demais para uma guitarra que não vale isso.
Abç

DanStorge
Veterano
# jul/10
· votar


Olá, Boa tarde a todos!

Há poucos dias um amigo me deu dois captadores de uma Ibanez japonesa. Não sei dizer muito bem qual o modelo dela, mais sei que é japonesa pois tem escrito atrás do headstock.
É uma guitarra bem antiga e tem as ferragens douradas.

Seria possível saber o modelo dela (parece muito com as RG 470)?

ah... !!! os captadores são bons, visto que é uma japonesa?

Fky
Veterano
# jul/10
· votar


Aew tem como me ajudar

Eu to fazendo uma guitarra do zero com o corpo e braço em mogno
o captador eu que estou fazendo tambem que será humcker, o carretel é de mogno com os 6 furos e ao invez de aço nos pinos e parafuzos eu vou usar ferrite 5.1 mm x 20mm eles sao usados no setor automotivo para tira chiados da rede elétrica,
sera que eles vao produzir o mesmo som de aço??
E vao reduzir os chiados da guitarra, sendo que tem essa função????

ja na parte eletrica da guitarra eu tenho os esquemas... mas qual o diametro e as especificaçoes que usa no fio de aterramento e no normal??? Eu creio que possa ser qualqr fio

Qual o potenciometro que posso usar que vai ficar com um som bom?? pois les paul usa 500k e strato 250k

E esse 250k é k oq??? Ohms???

e os capacitores no pot do tom, qual que eu tenho que usa pra nao abafa tanto o som eu uso 0.033uF?? de que material??? quantos amperes??

eu estou pretendentdo fazer uma guitarra com som grave estilo les paul

Fky
Veterano
# jul/10 · Editado por: Fky
· votar


Ah e para calcular o tamanho das trastes e o tamanho total entre a pestana e a ponte multiplicado por 17 e dividido por 18 neh??

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


DanStorge
Só por têxto, sem fotos ou designações; impossível responder. Os capts são legais.
Fky
Cara, fazer um instrumento como vc está fazendo é uma tremenda "roubada" se vc não for um luthier absolutamente experiente.
Recomendo que vc compre capts prontos também, e existem muitos de mui boa qualidade no mercado atual. Fazer capts "do nada", embora não seja difícil, geralmente não dá bons resultados.
Quanto ao braço, essa é a parte mais difícil de se fazer em uma guitarra, portanto, se vc não é um luthier experiente, recomendo que o compre pronto também. Caso intente em fazê-lo assim mesmo (repito, não é uma boa estratégia), use um programa de computador denominado "Fret Calculator", que vc "baixa" de graça, para proceder o cálculo dos trastes a partir de uma mesuração prévia (existem escalas "padrão" mais comuns para guitarra, respectivamente 24, 24,75, 25 e 25,5 polegadas - o próprio programa converte para milímetros).
Qualquer fio fino, inclusive esses de cabos telefônicos em cobre, serve.
Os potenciômetros são de 250, 300 ou 500K ohms, e os capacitores do pot de tone são de 0.022uF, 0.033, ou 0.047uF (poliéster), quanto maior o valôr, maior o "corte" de agudos.
Abçs

BaseGuitar
Veterano
# jul/10 · Editado por: BaseGuitar
· votar


Olá, Bertola, tudo bem ?

Graças ás suas indicações a usuários daqui do ML e a reviews de outros users, decidi pegar uma SX SST57, creme. A banda que toco tira vários tipos de covers, de Metallica a B 52's, passando por Creedence e Raimundos.

No momento, só poderei ter essa guita, devido a motivos econômico$, e preciso de versatilidade.

Na sua opinião, seria viável colocar na SX 3 singles de ganho diferente, por exemplo, um Malagoli Intruder Single na ponte, um Stellfner Strator Neody Stack no meio e um Malagoli Traditional Vintage no braço (no caso, proporcionalmente, vindo da ponte, captadores de ganho alto, médio e baixo), os quais, ao mudar a chave dos captadores, me proporcionariam a versatilidade que preciso ?

Caso achar inviável, gostaria de ouvir sua opinião sbre um eventual set mais viável e de bom custo-benefício (esse set que passei, na minha visão, já é bom na parte de custo, pelo menos rsrsrs)

Abraço e obrigado pela força !

Alec246
Veterano
# jul/10
· votar


Opa Bertola

Vem cá, chegou um pedal Fulltone pra mim que pedi no eBay, como é o meu primeiro eu não tenho fonte de pedal, a unica fonte que eu tenho aqui é a que veio no meu RolandMicroCube. Eu não espetei ela com medo de não servir, será que vc pode olhar essas especificações e me dizer se serve pra este pedal? Valeuuuuu

AC Adaptor ACR-120
Input 120V AC 60Hz 12W
Output 9V DC 500mA
Model D9500

Plug In Class 2 Transformer
Pino negativo de dentro

Se não servir, qual marca vc recomenda legal pra fonte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


BaseGuitar
Cara, versatilidade nada tem à ver em sí com os captadores, mas com quem toca. Creio que esse Intruder tem ganho demais, portanto eu recomendaría o Stellfnet Neodymiun "hot" na ponte e os Traditional "vintage"e Traditional "texas" respectivamente no braço e meio.
Alec246
Qual é o pedal?
Abçs

viniciusdiamantino
Veterano
# jul/10
· votar


Olá pessoal!
Gostaria de saber a opinião de vocês quanto à estes adesivos:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150222721-skin-adesivos-para-ca ptadores-varias-cores-e-efeitos-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147561248-marcador-para-escala- guitarras-acoouro-escovado-promoco-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150222718-seu-instrumento-como- zakk-wylde-bullseye-prs-tremonti-etc-_JM

Diz no anúncio que não danificam em nada a guitarra e que os adesivos de marcação também não atrapalham nem estragam nada. É verdade? Realmente posso colocar esses tipos de adesivos na guitarra sem me preocupar?

rafael_tagimapr
Veterano
# jul/10
· votar


Bom dia Bertola

Tenho uma Tagima Pr 100 azul e preta, comprei ela recentemente coisa de 1 mês. Ela estava com a corda muito alta e levei pro meu professor que a regulou. Ele baixou a ponte, mecheu no tensor e nos captadores. Ela ficou boa, cordas baixas e tudo. Ele falou que só de ano em ano dava uma reguladinha denovo pra um acertozinho ou outro. Mas após uns 15 dias ela voltou um pouco a ponte, e as cordas estão altas novamente. Isso é problema na ponte? Pois outra vez sem ninguém mexer peguei ela (antes da regulagem) e a ponte estava mais baixa mas depois voltou.

Abraço Rafael

Alec246
Veterano
# jul/10
· votar


Fulltone FullDrive 2

http://www.fulltone.com/FD2.asp

Esse do link ai, no manualzinho dele fala que a fonte tem que ser regulada também, não sei se essa do Roland é!

Fico no aguardo, [ ]sssssss

GRRS
Veterano
# jul/10
· votar


Cara, eu comprei uma Sx sst 57 e queria fazer umas modificações nela pra melhorar o som e a afinação, daí eu queria umas dicas pra saber o que fica melhor

Troca de nut: osso latão ou carbono?
String trees: são necessárias ou eu posso simplesmente tirar elas?
Tarraxas: queria saber qual marca é melhor, e se a tarraxa não for vintage vou ter que furar o headstock?
Cordas: Deixo cordas 0.09 ou ponho 0.10, 0.11, etc?
Captadores: Tava pensando em uns Fender hot noiseless, dá pra tirar blues e Hard Rock com eles, ou tem algo mais indicado pra isso?
Ponte: É fundamental trocar a ponte ou a original aguenta? Colocar 5 molas ajuda a segurar a afinação quando eu dou alavancadas?
Parte elétrica: A chave seletora e os pots aguentam ou precisam ser trocados? Blindar a guitarra é uma boa? Dá pra mudar alguma coisa na parte elétrica pra conseguir uma maior variedade de timbres?
Trastes: A partir da 12 casa há muito trastejamento, terei que trocar os trastes todos ou uma boa nivelação resolve meu problema?


Desculpa a ignorância e a quantidade de perguntas, é que eu não manjo quase nada de luthieria

desde já te agradeço cara...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


viniciusdiamantino
Péssima idéia....
rafael_tagimapr
Cara, isso pode ser desde mal armazenamento ou danos na ponte (pivôs), ou molas já gastas.
Alec246
Cara, uma fonte balanceada p/ pedais serve, como a Onner.
GRRS
Apenas troque a pestana por uma de osso. Os "abaixa-cordas" são necessários sim. Compre tarrachas Wilkinson tipo Kluson (no site Guitarfetish tem), se for colocar tarrachas blindadas, os furos terão que ser aumentados, coisa para um luthier fazer. Compre captadores Sound/Malagoli Traditional "Texas" (single-coils cerâmicos de alta saída), ou Stellfners Neodymiun (humbuckers verticais). Esses são de bom custo-benefício e vc não vai gastar o preço da guitarra toda em capts. Cordas 0.10 ou 0.11. A ponte não é lá essas coisas, e só funciona bem se fixa (o ideal é bloqueá-la). Não há necessidade de trocar coisa alguma, pelo menos no momento não. Essa questão de trastes é rebatimento ou nivelamento/polimento, mais um serviço para seu luthier.
Abçs

adrianno54
Veterano
# jul/10
· votar


Seria melhor eu fazer um corpo de uma flying v em mogno ou em jequitibá rosa[metade do preço]?
Grato!

Homem Guitar
Veterano
# jul/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual seria o preço justo pra um luthier trocar os trastes? um preço que não pareça que é feito de qualquer jeito e que não seja caro.


Perdi meu luthier aqui em Brasília. Ele vacilou com a guitarra de um amigo meu. Vcs conhecem algum luthier confiável aqui em bsb

Mythril
Veterano
# jul/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Ibanez RG 525 Roadstar II de 1986 toda original e gostaria de escalopar o braço dela, porém, penso em vendê-la futuramente para algum colecionador ou alguém que curta essa guita... considerando o aspecto histórico (24 anos de fabricação) vc acha que vale a pena fazer isso ou deveria pegar uma outra tendo em vista que tal modificação, embora possa melhorar a tocabilidade e tal, pode representar uma perda de preço na hora da venda?

Um abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


adrianno54
Para essa guitarra, cujo design é problemático ergonômica e timbrísticamente, o ideal é o mogno ou o cedro-rosa.
Homem Guitar
Eu NUNCA comento preços aqui.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/10
· votar


Mythril
vc acha que vale a pena fazer isso
Não.
Abç

Alec246
Veterano
# jul/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu Bertola! Minha preocupação é tacar uma fonte ruim num pedal desse nível que peguei. A própria Fulltone vende uma dela, que é dita como sem ruído algum, o problema é trazer essa belezinha pra ca, trabalhoso pra kct...

Vou dar uma pesquisada, mas não vou arriscar o pedal nessa fonte do MicroCube não

[ ]ssssss

adrianno54
Veterano
# jul/10
· votar


Vcs conhecem algum luthier confiável aqui em bsb
cara... moro aqui também.
Nunca precisei levar minha guitarra em um luthier, sempre resolvi meus problemas comigo mesmo heheae
mas nunca precisei trocar os trastes ehahe
olha, onde eu compro tudo pra minha guitarra [centro de taguatinga - Brasil musical] o cara me indicou um lá dentro de uma galeria que ele confia muito.
O nome dele é Elvis Estima

cao fofo
Veterano
# jul/10
· votar


oi, eu tenho uma ibanez rg 170, bem surradinha ja, ela nao tem micro afinaçao, e ponte simples
quando dou uma alavancada simples ela sobe a afinação de algumas cordas, e então estou pensando em eu mesmo comprar um jogo de tarrachas e instalar nela, ou arrumar um luthie aqui
vc acha q trocando as tarrachas vou poder usar a alavanca a la david guilmour?

obrigado

lyndell
Veterano
# jul/10
· votar


Olá bertola, preciso de uma resposta rapida, entao acho que vc pode me ajudar

Estou indo comprar um par de captadores pela internet, nos EUA, e que meu vo irá trazer de la...

São os seguintes captadores:
http://www.amazon.com/Seymour-Duncan-APH-2s-Alnico-Humbucker/dp/B003H0 D2MI/ref=sr_1_2?s=musical-instruments&ie=UTF8&qid=1280283394&sr=1-2

Ja tem o ponte e braço

Agora preciso saber, se ele cabe normalmente na minha guitarra, tenho um Les Paul Shelter SX com captadores Humbucker, desse tipo:
http://cachepe.samedaymusic.com/media/quality,85/brand,sameday/ant_hum bucker-13d91628d58b81ad65c07df0b21aa31a.jpg

Agora fica a pergunta, ele entra normalmente, vou ter problemas?

Aproveitando tbm, pode me falar se é uma boa escolha? Escolhi ele por causa do Slash, que é praticamente só oque toco, musicas do Slash.

Valeu (:

Bendsup
Veterano
# jul/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

peguei a guita hoje e adorei os captadores gfs, ótimo custo benefício!

o p-100 parece o p-90, estilo sabonetão bege...

abraço valeu!

RickBlues
Veterano
# jul/10
· votar


Minha pergunta:
Desejo dar uma regulada geral na guitarra, uma Shelter Nashville.
Aonde encontro ou Luthier? Moro em Porto Alegre/RS
Tenho ela há quase 2 meses, não sei exatamente

pscb
Veterano
# jul/10 · Editado por: pscb
· votar


RickBlues

E aí, cara, tudo bem? Aqui em Porto Alegre eu fui muito bem atendido e tive um bom serviço com o Alexandre Vieira (mais conhecido como Vieira), da General Rock. Ele atende ali segundas, quartas e sextas. Fica na Independência, 383 Sala 101. É uma galeria vizinha do cursinho Objetivo, ao lado do colégio Rosário. A General Rock fica bem no fundo.

Liga no 3227-0259 e vê com o Vieira, antes de levar, o que ele pode fazer na tua guitarra e quanto ele cobra.

RickBlues
Veterano
# jul/10
· votar


Costa 85

Liga no 3227-0259 e vê com o Vieira, antes de levar, o que ele pode fazer na tua guitarra e quanto ele cobra.

Brigadão ae.. vou ligar sim

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)