Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Muleki
Veterano
# jun/10
· votar


então como eu conseguiria afinar minha guitarra ?

só levando ao luthier pra ele dar um jeito ou tem alguma coisa que eu possa fazer ?

Abadia
Veterano
# jun/10
· votar


Ola bertola, estou querendo comprar uma guitarra,

Guitarra Classic Rock com braço colado, captadores humbucker e ponte Tune-O-Matic, feeeragem dourada, cor PRETA. Stagg, é a marca dela, quanto ela vale? em media, usada
 Corpo - Solid alder
 Braço - Hard maple
 Escala - Rosewood
 Ponte - Tune-o-Matic
 Captadores - 2 x Humbucker
 Tarraxa - Die-cast (Blindadas)
 Controle - 2 Vol, 2 Tone, chave de 3 posições
 Feeeragem - Dourada
 Cores: black (BK)

bicinh
Veterano
# jun/10
· votar


Bertola, preciso de sua ajuda mais uma vez...
o parafuso tensor da minha guitarra, está espanado..
e então, surgiu a oportunidade de comprar um braço da jennifer, o qual parece está todo ok..

valeria a pena, colocar esse braço na minha guitarra? (Condor RX-20)

obrigado, desde já.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Abadia
Não sei.... Consulte no ML para ter uma referência.
bicinh
um braço da jennifer
NÃÃOOOO!!!
Abç

Galattico
Veterano
# jun/10
· votar


uahsuahsuhashah e curiosidade (ja entendi que o que importa e a colagem) mais e para saber mesmo.

quantas tem?

daniel_guitar
Veterano
# jun/10 · Editado por: daniel_guitar
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, estou reformando uma guitarra num luthier daqui de recife, e ela tá bem surrada, pra deixar o corpo e braço mais conservados, mas como ela vai ficar um bom tempo lá, tava pensando em reformar ela toda (captador do braço, tarraxas e se der ponte) mas encontrei um problema, o braço é invertido e só consigo achar tarraxas com trava para headstock reverse, como ela tem floyd roses não haveria necessidade mas se for o caso de não achar tarraxas comum de boa qualidade, iria atrapalhar as tarraxas com trava na colocação das cordas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


daniel_guitar
Cara, se ela tem "top-lock", as tarrachas não precisam ser boas.....
Abç

Feliphph
Veterano
# jun/10
· votar


Bertola,

É o seguinte, meu professor regulou minha a ponte da minha guitarra, (Floyd Rose - Washburn Wr 154) só que ele disse que havia uma mistutação de cordas (0.9 e 0.10) dai mandou eu uniformizar e disse que que quando eu coloquasse teria que regular denovo.
Eu comprei o conjunto 0.10 (Nig) e coloquei na guitarra e a ponte desregulou, subiu, e eu fui dar uma de luthier e "regulei".
Arrochei os parafusos da ponte (as que controlam as molas) e ficou OK.
Só que quando eu sei uma olhada direito, vi que ela estava paralela ao corpo, mas não dos doi lados.
Mechi nos parafusos dos lados,
Foto ( parafusos dos lados das extremidades < | >
E a ponte subiu pra cima, ficou toda torta.
Queria saber como regula-lá denovo, porque não sei se meu profesor vai saber fazer.
Enfim, poderia me passar uma informação concreta para que eu possa instruir meu professor
Vlw.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Feliphph
Cara, a base é que tem que ficar paralela ao corpo, mas ela não precisa ficar com a mesma altura dos dois lados não; do lado das cordas primas ela pode ficar mais baixa (desde que não trasteje, claro).
Abç

no quarter
Veterano
# jun/10
· votar


O que acha sobre compras no ML?
Seguro, vale o preço?
O frete cuida bem da guitarra?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143084948-epiphone-joe-perry-bo neyard-les-paul-limited-ed-custom-chop-_JM

daniel_guitar
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
então bertola, na verdade ela tem tarrachas grover, mas uma foi alterada ai queria trocar para ficar tudo ``padronizado´´

marcosshrp
Veterano
# jun/10
· votar


o intruder pro é um captador de alta sensibilidade?
quais mais são?

ricchan
Veterano
# jun/10
· votar


Bom dia Mestres Bertola e Seiji. É a minha primeira vez aqui no forum. Não sei se estou no lugar certo, mas minha dúvida é sobre uma nova guitarra e um upgrade nela. Eu estava com uma Squier Fender porém odiei, acho que não me adaptei à strato, achei feia e com acabamento simples, e claro o som também...

Sei que não existe guitarra perfeita, mas pelas características, acho que estarei bem servido com uma Ibanez, meu estilo é mais heavy. Até o dia da Compra terei disponível cerca de 2mil reais, sei que não dá pra comprar uma top, mas uma mediana sim. Estou olhando a RG350 dx e a JEM JR. Pelo que notei nos comentários, a diferença de qualidade está mais na ponte da JEM que é pior, e o preço maior por causa da signature. Então provavelmente eu fique com a RG350. Nesse caso deve sobrar dinheiro para dar um upgrade. O que vocês me recomendam? Qual ou quais caps trocar, e qual vocês recomendam colocar? E quanto a guitarra, eu devo procurar japonesa, coreana?

Desculpe pessoal pelo texto, mas eu sou mesmo muito leigo nesse assunto, porém estou procurando aprender. Desde já, muito obrigado.

lehnox
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma ibanez com 2 humbuckers, e de uns tempos pra cá começou a fazer um chiado.... coisa que os humbuckers não deveriam fazer (pelo que entendi foram construidos para isso). qndo encosto na ponte ou nas partes de metal da pedaleira o chiado para, q me levou a acreditar que se tratava do aterramento. já abri ela e todas as soldas do terra estão direito, ligadas a ponte. já troquei os cabos e o chiado continua.
pode acontecer de "desarmar" uma das bobinas de um dos captadores e ele funcionar como um single e isso estar gerando o chiado? (da última vez que toquei achei o cap do braço mto agudo)
se for isso é melhor trocar o cap, ou uma blindagem na cavidade resolve (não detestei o som mais agudo, só estranhei)? ou pode ser outra coisa?

abraços

The_Jhoe
Veterano
# jun/10
· votar


Bertola,

Na sua opinião qual guitarra tem melhor "som" , construção, etc...

Cort M600T ou CLP2-S ?

Abçs !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


no quarter
Cara, eu já comprei bastante coisa no ML, porém, é preciso tomar cuidados, pois podem existir problemas...Quanto ao frete...Bem, não posso garantir nada...Achei caro...
marcosshrp
É de alta saída, porrada mesmo...
ricchan
Cara, prefira a 350DX.
Quanto à "up-grades", creio não ser necessário no momento, apenas leve-a a um bom luthier para a regulagem geral inicial e toque. Caso vc perceba tal necessidade, faça-o depois.
lehnox
O aterramento aparentemente está funcionando (não estaría se, ao colocar a mão os chiados continuassem). As causas podem ser várias, desde danos no captador até problemas com a rêde elétrica. Sugiro que um bom luthier faça uma "investigação" em seu instrumento.
The_Jhoe
Basicamente ambas tem o mesmo nível.
Abçs

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

queria te agradescer ,por me ajudar a escolher o captador. fiquei extremamente satisfeito com o 57 ,que vc recomendou.

muito obrigado cara!

fuzz86
Veterano
# jun/10
· votar


Qual a mm de fios adeguada para montar a parte eletrica de uma fender stratocaster sss 99?

_Dio
Veterano
# jun/10
· votar


Fala Bertola!

Minha dúvida é a seguinte:

Em termos de durabilidade, nut de osso é melhor que latão?

Floyd N Roses
Veterano
# jun/10
· votar


Eu também tava querendo saber sobre isso que o fuzz86 falô...qual é o melhor tipo de fio pra parte elétrica da guitarra??!!!

Qual é a real diferença entre um cabinho desses e um DESSES??!!!





o/

Lluiz
Veterano
# jun/10
· votar


Boa tarde,
Queria ajuda sobre minha guitarra, acho q fui abaixar as cordas e ferrei ela d vez =/, pois naum consigo afina mais,, Ela é modelo Les Paul e eu cochei os parafusos lá pra baixa as cordas.. Tem como eu recuperar ainda??
Flw vlw

d.m
Veterano
# jun/10
· votar


eae cara.
to com uma duvida muito grande,comprei uma fender u.s.a depois de umtempo toquei em uma fender mamsteen e curti muito o escaopado.voce acha q ale a pena escalopar minhaguitarra?,pode estragar?

wladmir
Veterano
# jun/10
· votar


Gostaria de saber qual Cap uso numa Les Paul (Golden), no braço, já coloquei um Migthy MTE na ponte e agora to querendo um timbre aveludado, pra bases Rock/Blues.

Allison

takamime
Veterano
# jun/10
· votar


BERTOLA - bom cara eu to na duvida de comprar ô a Zoom G1 ou a bheringer X-vamp 1.

me da sua opnião sobre o somm.. te ++

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


rhoadsvsvai
De nada cara, ajudo na medida de minhas possibilidades.
fuzz86
Qualquer um que seja fino. Aqueles de telefone, servem bem (são de cobre puro).
_Dio
Não, latão é um metal, mas o de osso dura bem, e se sua guitarra tem ponte estilo "vintage" Fender (strato), é mais adequado o osso.
Floyd N Roses
Nenhuma...
Lluiz
Não entendi qual é o problema...
Mas, para ter ação baixa, não é só baixar as cordas.
Leve sua guitarra em um luthier.
d.m
Acho que vc não deve fazer isso......
wladmir
Cara, compre um Sound/Malagoli Custom AlNiCo HB.
takamime
A Zoom G1 é melhor (ou, menos pior, dependendo de quem usa...).
Abçs

d.m
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vlw pela ajuda :)

mglkk
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Tô querendo instalar uma ponte Bigsby (modelo B5) na minha epiphone explorer gothic. Teria alguma contra indicação?
Ela seguraria bem afinações baixas com cordas tipo 012 ou 013?

Um abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


mglkk
Não, não segura se vc não instalar uma ponte com "roller-saddles".
Ademais, ela é mais indicada para Les Pauls ou SG's.
Abç

Floyd N Roses
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Nenhuma...
Ha...então é o que eu imaginei... o preço mesmo!!! rsrsrs...

Qualquer um que seja fino. Aqueles de telefone, servem bem (são de cobre puro).
E como, ou melhor, por qual nome, eu posso procurar esse fio de telefone?! Porque eu tentei dar uma procuradaa na net, mas escrevendo "fio de telefone" só aparece aqueles fios "enrolados" para ligar o gancho do fone a base do tel!!!

Vlw man!!!


Abração!!!

_Dio
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado, man!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)