Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Floyd N Roses
Veterano
# jun/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
OPA Bertola...você respondeu a minha pergunta pro victorhab...mas de qualquer maneira...TA RESPONDIDA!!! Pode acontecer...como também pode NÃO acontecer!!! ;)

Só tenho mais uma pergunta...

Em uma ligação como ESSA...com uma chave on/off pra cada cap (vamos desconsiderar as chaves de "Phase Switch")...quando duas chaves estão acionadas (por exemplo, se eu ligar o cap da ponte e do braço) os respectivos caps estão ligados em série ou em paralelo?! E quando os tres caps estão ligados ao mesmo tempo...é série ou paralelo?! o.ô

Abraçoo!!! o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

Floyd N Roses
Em série.
Abç

Floyd N Roses
Veterano
# jun/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Então pra ter o cancelamento de hum nas "posições 2 e 4"...será que daria certo fazer ISSO?!

o/

CryingGuitaa
Veterano
# jun/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

sim, mas uma pegunta, vai ser preciso retirar a escala pra por aqueles tensor duplo???

testemunha
Veterano
# jun/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
opa parece que a low profile serve na minha guitarra, ela tem a medida de 51,5 hehehe, muito obrigado cara, vo da uma olhada nessa low profile!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

CryingGuitaa
Sim, mas isso à svezes é mais caro e trabalhoso que comprar ou fazer um braço novo.
testemunha
Jóia!
Floyd N Roses
Acho que sim...
Abçs

jigo__
Veterano
# jun/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
estou pensando em uma ponte de dois pivos pra por em minha strato st-50 da cruiser by crafter, pois gosto mto da guita mais a ponte vintage (6 furos) não me agrada nem um pouco...

estive pensando na wilkinson de dois pivos, só q pelo preço fica fora do meu orçamento.

ouvi mta gente falar da ponte de dois pivos da condor, vi uma no ML por R$96, vc acha q ela aguenta o tranco (sem desafinar)?? é mto gritante a diferença dela pra wilkinson ou estarei fazendo bom negocio??

mais uma pergunta, as tarrachas da minha guita seguram bem a afinação sem usar a alavanca, se eu passar a usar bastante terei q colocar uma com trava??

abçs e obrigado!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

jigo__
Cara, tenha cuidado, pois essa sua guitarra tem espessura fora de padrão (40mm ao invés de 45mm), e isso pode inviabilizar a troca da ponte.
Outra coisa é a ponte. O que impõe a estabilidade é o bloco de metal usinado de qualidade (aço ou latão) e molas (5) boas. Assim, vc tería mais um problema para resolver.
Nenhuma ponte estilo "vintage" é 100% estável. Mas essa estabilidade pode ser melhorada (com os requsitos acima citados) e o uso de grafite nos sulcos da pestana (de osso) e boas tarrachas, com cordas colocadas corretamente.
Abç

jigo__
Veterano
# jun/10 · Editado por: jigo__
· votar

é mto gritante a diferença da condor pra wilkinson??

o vendedor me disse q ela é da Condor Parts, fabricada na Coréia pela Sung-Il, vc conhece??

abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

jigo__
Não. Mas a Wilkinson é melhor.
Abç

Floyd N Roses
Veterano
# jun/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vlw mestree!!! ;D

Abraço!!!

cao fofo
Veterano
# jun/10
· votar

bom diaaaaaaaa mestres

eu tenho um jb sh4 na ponte de uma ibanez velha, ele é um humb q eu mesmo instalei.

da pra mim colocar um pot push-pull fazendo com que ele tenha função de single tb? tipo, se eu puxar ele e single, e se eu apertar ele e um humb?

renansena777
Veterano
# jun/10
· votar

Bertola por favor pode me explicar porque nao gosta de caps ativos? qual seus pros e contras?

Gabis_natchous
Veterano
# jun/10
· votar

hmmmmm... (Apenas observando o ambiente)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

cao fofo
Só se o mesmo possuir 4 fios. Se tiver apenas 2, não.
renansena777
Capts ativos proporcionam quase sempre o mesmo timbre, pois interagem bem menos com as madeiras do instrumento, proporcionando um som mais "artificial" e menos dinâmico. Quando a bateria enfraqueçe eles mudam de timbre. Sua instalação é difícil
Por outro lado tem menos ruídos e adaptam-se melhor à cabos longos e "cadeias de sinal" mais complexas.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

Gabis_natchous
Achou o que vc queria?
Bj

Guitar_Eric
Veterano
# jun/10
· votar

Bertola, estou adquirindo uma pedaleira, e estou trazendo do exterior uma LINE 6 Pod Plus, pra ligar em um Fender 212DPS, com uma guitarra Walczak e uma Condor CG350 LX.

Toco de thrash a new metal, o que vc acha dessa pedaleira pra esse estilo e equipamento?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

Guitar_Eric
Um amigo meu tem essa pedaleira. Excelente!
Abç

no quarter
Veterano
# jun/10 · Editado por: no quarter
· votar

Conhece algum projeto de AB box de ida e volta? Digo, preciso alternar o line 6 m9 entre input normal e input do loop do amp e ao mesmo tempo, trocar entre out do amp e out da guitarra.

Se você entendeu, acha que é possível um switch desse tipo?

http://img815.imageshack.us/img815/3449/loop.png

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

no quarter
Talvez um que a Blacksnake faz (e que eu comprei), sirva.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143747476-abc-black-snake-novo- caixa-em-metal-_JM
Abç

no quarter
Veterano
# jun/10
· votar

Acabei de perceber que é possível fazer com duas chaves, uma 3pdt e outra dpdt. A 3pdt troca entre loop e direto, e a dpdt faz o true by pass, vou testar aqui e posto sobre isso, pode ser útil para quem ia comprar uma m13, agora vai poder comprar a m9 e fazer o switch...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

no quarter
Legal!
Abç

Tamehiro
Veterano
# jun/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Farei uma compra no GFS. Vou comprar um humbucker e um stack pra botar na minha Strato. Os pots dela são ruins, e chima um pouquinho, é certeza que vou trocar, precisa colocar os de 500k? Tem algum problema de instalar caps de Alnico, Neody, e cerâmico numa mesma guitarra (ponte, meio e braço respectivamente) ?
Valeu, Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

Tamehiro
Cara, eu colocaría apenas cerâmicos e neodymiun.
Se vc vai instalar Hb's na ponte e no braço, o ideal seria trocar por 500K. Porém, dependendo de qual a sua concepção sonora talvez vc deva experimentar 1º com os de 250K mesmo; se sentir que o som ficou "abafado" demais, troque.
Abç

marcosshrp
Veterano
# jun/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
em questão de qualidade, a tagima zero das antigas são boas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

marcosshrp
Nunca foi...Pelo menos é melhor que as recentes e que as da série Special...
Abç

Muleki
Veterano
# jun/10
· votar

Comprei minha guitarra faz pouco tempo uns 2 meses .. !

Sou bem iniciante mesmo !

É uma Memphis MG-130 .

http://www.tagima.com.br/produtos/default.asp?produto=114

Quando eu tento afinar ela eu não consigo de jeito nenhum...

Se eu afino a 6º e a 5º quando eu afino a 4º, a 6º a 5º desafina .. assim em diante --' ...

Eu uso um afinador aki digital ja mudei de afinador pensando que era ele mas naum era ... !

Coloquei aki as fotos pra ver se o defeito é por aqui ...

A guitarra tem micro afinação também não sei muito bem como funciona isso ! ...

http://img689.imageshack.us/img689/692/foto0011p.jpg

http://img819.imageshack.us/img819/3266/foto0010y.jpg

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

Muleki
É por essa razão que eu não recomendo guitarras com pontes tipo "Floyd-Rose", mormente as de baixa qualidade, para iniciantes.
Cara, leve sua guitarra a um luthier habilitado em 1º lugar, depoism tente seguir as instruções de um tópico aqui do fórum, lembrando-lhe que essas pontes precisam ser bloqueadas ao se trocar as cordas.
Abç

Muleki
Veterano
# jun/10
· votar

entendi pouca coisa do que vc escreveu mas ...

você sabe quanto sairia esse serviço ? creio que naum bloquiei ao trocar as cordas ...

isso danifica em algo .. ?

moro em Vitória/ES .. se alguém souber de algum luthier .. !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar

Muleki
Não danifica não.
Abç