Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
chav1985
Veterano
# abr/10
· votar

Caro Bertola e Seiji,estou montando uma strato com 2 captadores duplos,com 1 volume e 1 tone,ambos de 500k!!!
Agora minha duvida,eu coloco um capacitor ceramico 473(ta escrito assim nele) ou um de poliester 2a437j(assim escrito nele tbm) ?

tem diferença entre os dois?

Dexterzin
Veterano
# abr/10
· votar

Bom dia eu gostaria de uma ajuda de voces eu tenho uma shelter lp e nao estou muito satisfeito com os captadores eu estava olhando um desses seymour http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138682141-captador-seymour-dunc an-shr-sjbj-sl59-aps1-aptl1-ssl3-tb6-_JM mas nao sei qual e o ideal para um death metal legal e um bom captador para fazer solos etc por isso estou aqui pedindo opiniao de voces obrigado

bicinh
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, em relação a pergunta da semi acustica que eu te fiz aqui essa semana, que o braço nao tinha tensor e talz...enfim, ja consegui retirar o braço dela.. e ja estou pra comprar outro, o que me aconselha a fazer ? parafusar o novo braço, ou tentar cola-lo ? pra colar, precisaria de quais materiais ?

obrigado, abç.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu nao sei se vc se lembra que eu tinha conversado com você sobre a minha guitarra que ela tava com a altura das cordas bem alta, coisa de 1 cm na casa 12 em relação aos trastes, ai você falou que era bom eu levar em um luthier que tinham varios problemas na minha guitarra. Pois bem, eu como mero brasileiro, dei meu jeitinho brasileiro nela, e deu certo, consertei ela, agora vem o que eu nao sei, que é como eu consertei ela. No dia anterior eu tinha mechido nos dois parafusos Allen da floyd-rose mas não tinha acontecido nada.
Ai no outro dia eu resolvi trocar as cordas, tirei todas, todas mesmo de uma vez. Ai a ponte foi pro zero, ela foi pra baixo. Ai eu abri atras da guitarra na ponte e vi que os parafusos estavam todos no maximo (eu já sabia disso mas fui ver se ainda estavam ou não), ai eu deixei aberto e comecei a colocar as cordas, a ponte foi subindo, mas não estava no maximo, ai eu desapertei os parafusos até a ponte ficar na altura certa. Até agora ela ta certinha na altura certa, afinadissima. O que será que fez a grande mudança na guitarra? Sera que as cordas antigas estavam exercendo uma grande força na guitarra?

GustGuitar
Veterano
# abr/10
· votar

Bertola
Tem algum método de eu tirar as marcações da minha guitarra e colocar alguma coisa no lugar, não tem?
Como não vou vender minha guitarra, gostaria de deixá-la do meu jeito, e gostaria de tirar a marcação da minha guitarra e colocar uma trapezional, teria jeito?
Muito obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

chav1985
Cara, tô por fora dessas designações. O ideal é, ou 0,022uF ou 0,047uF. Neste último o "corte' de agudos é maior.
Dexterzin
Death Metal? > Sound/Malagoli Intruder.
bicinh
Isso é vc quem decide. Se for colar, cola de madeira e "sargentos", por uns bons 5 dias.
LeondelFefon
Não. apenas ela estava desregulada...
GustGuitar
Isso não é fácil e exige ferramentas elétricas e manuais de precisão...
Abçs

MaiconOX
Veterano
# abr/10
· votar

Boa Noite,
Bertola, é prudente comprar uma guitarra barata (como a Groovin GJA180 ou a Washburn WR154) para trocar os captadores dela por Sound Intruder's?
Gosto bastante desses captadores, e meu estilo é Death Metal e "fritações metalísticas" em geral.

Agradeço muito. :D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

MaiconOX
Em princípio, sim.
Abç

daniel_guitar
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola um amigo meu tá querendo me vender um captador dimarzio fast track 2 por 260, ele tem a equalização agudo 5, médios 8, graves 7,5 saída 321 resistência de 18.07 k.
Minha guitarra é uma LTD m-53 (no caso o captador iria pra o braço) ela tem corpo em basswood, escala em maple (colada) e braço em maple, será que dá esse captador combina ou se não ficar tão assim a equalização do amplificador resolveria de boa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

daniel_guitar
Cara, é um bom captador, instalando-o em sua guitarra, o som vai ficar legal...Isso é tudo.
Abç

daniel_guitar
Veterano
# abr/10 · Editado por: daniel_guitar
· votar

Mauricio Luiz Bertola
obrigado Bertola, na verdade esse captador era dele, ai eu comprei mas vendi a guitarra com o captador pra ele novamente, e agora vai pra mim de novo mas antes era uma guitarra em ash ai queria saber se ia combinar mas agora vou por sim, obrigado Bertola
abraço

GustGuitar
Veterano
# abr/10
· votar

Bertola
Mas um bom luthier conseguiria fazer esse serviço perfeitamente, não?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

GustGuitar
Sim, mas é um serviço caro e, do ponto-de-vista prático, inútil.
Abç

iRock
Veterano
# abr/10 · Editado por: iRock
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cara tu sabe se os SD Alnico II Pro guentam um drive hi-gain sem embolar e se eles desempenham bem essa função? O JB/59 ficaria melhor?

Outra coisa, o que seria a "entonação" que você falou que seria necessaria fazer a aumentar o calibre das cordas para o Viics?

Abner Donato
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

O que você acha dos Amps Crate ? To com um GAS muito grande por 1!

' V33 - 212 '

Se puder dê uma olhada, e me fale sobre os falantes dele se você conhecer é claro!

Obg Abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

iRock
Cara, só experimentando mesmo...
É o ajuste das oitavas.
Abner Donato
Cara, embora eu não conheça esse amp, posso dizer que ele pretende ser baseado nos clássicos VOX AC30, que são dos mais clássicos amps de guitarra existentes.
Abçs

Abner Donato
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Gostei muito mesmo desse amp, e percebi também, que ele é baseado nos VOX AC30!
Ele tem loop, 4 12AX7 e 4 EL84, Classe A ( pelomenos é o que está afirmando o site ) parece ser bem completo... a única coisa que me deixo meio com pé atrás são os falantes .. No manual diz que são '' 2x12 ceramic magnet speakers ''
Os quais eu não conheço !

Abç

capitão america
Veterano
# abr/10
· votar

ola bertola minha guitarra ta com obraço empenado pra frente deve ser por isso q eu naum consigo abaixar as cordas pra q lado e quantas voltas devo dar no tensor ?

Angelo Perleps
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
olá bertola vc que esta no ramo de luthieria conhece algum luthier que seus baixos se chaman conception?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

capitão america
Você deve é procurar um luthier....
Angelo Perleps
Não que eu me lembre no momento.
Abçs

archmed-GuiTar_gUy
Veterano
# abr/10 · Editado por: archmed-GuiTar_gUy
· votar

Mauricio Luiz Bertola

tudo tranquilo velhão?

é o seguinte,tava aqui limpando minha golden (sim, golden.), e como tinha lido que voce falou que óleo de peroba é melhor doque óleo de limão, resolvi passar. Deu tudo certo.Mas a questão é a seguinte(não tem nada a ver com o óleo):Percebi que o escudo branco (pouco tempo de uso) está meio amarelado... não muito, mas dá pra ver a diferença em comparação aos captadores.

X = Como clarear?

sei que voce não vende produtos de limpeza e nem nada (hahaha), mas você é um luthier, já deve ter enfrentado algo parecido...

Obrigado.
Abraços.

Edit: agradecimentos.

iRock
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

O qeu seria o "ataque" de um captador? E qual seria a diferença entre "peso" e "ganho"?

Soul Wyx
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola, estou para comprar uma guitarra:
Ponte Fixa
24Casas
Moderna

A única nova que se enquadrou foi a Cort KX-5. Você já tocou em uma? Eu achei bem legal ela, só a tarraxa que parece não segurar muito! Mas ai coloca uma Wilkison e é tiro e queda. Fora o captador também que é sujão. Ela tá 775 na RexSom.

O que você acha desta guitarra e nesta mesma faixa de preço encontro alguma outra?
Abraçs'

likerock
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, existe algum problema em colocar uma placa de ferro na guitarra para servir de sustentação para uma para a ponte?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

archmed-GuiTar_gUy
Não tem como clarear, isso faz parte do processo de "envelhecimento" do próprio plastico. Vc pode é limpar com silicone líquido, nada mais.
iRock
"Ataque" é resposta à palhetada na corda, o som "inicial". "Ganho" (na verdade esse nome não se aplica à captadores), é a saída do memsmo. "Peso" é um conceito relativo, e tam mais à ver com a composição da música em sí do que com qualquer outra coisa; mas pod ter à ver também com o grau de distorção e de graves que vc equaliza em seu equipamento.
Soul Wyx
Cara,. eu apenas ví essa guitarra numa loja, nada mais. Me pareceu um bom instrumento. A Cort é uma marca de bom conceito.
likerock
Não entendi a sua intenção, nem o objetivo disso...
Abçs

iRock
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Desculpe, me expressei mal, quando disse ganho e peso seria em relação ao som em geral, o produto final, e não aos caps.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

iRock
Cara, essa sua pergunta só tem respostas absolutamente relativas....
Abç

Naloxone
Veterano
# abr/10
· votar

Mauiricio
Seiji

Por que os fabricantes nacionais, tais como o Zaganin, estão tão bem resolvidos quanto ao emprego de madeiras como o Cedro, Freijó e Marupá na construção de corpos de guitarras, mesmo strato e teles, mas ainda continuam insistindo na aplicação do Maple para a construção de braços?
Não conseguiram ainda encontrar uma boa madeira nacional para a confecção de braços?

Abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

Naloxone
Não sei te responder isso. O pau-marfim é até melhor que o maple. E tem também o tauarí-branco que pode substituir ambas.
Abç

iRock
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/230984/

Cara se puder da uma ajuda ali, a respeito dos caps pra minha guita, sei que ja te perguntei a respeito, mas se puder opinar la ajudaria. Obrigado.