Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

iRock
Cara, vc faz um monte de perguntas que não podem ser respondidas objetivamente, até porque, ninguém sabe, na verdade, como um (ou dois) capts vão se comportar nessa ou naquela guitarra; o que temos são apenas parâmetros, nada mais. Além do mais, aguitarra é apenas UMA PARTE de todo o sistema, que inclui o amplificador, cabos, pedais, cordas E QUEM está tocando. Portanto, não há como respónder à suas perguntas (ou outras do mesmo gênero). Você simplesmente terá que comprar os captadores (que são bons), instalar e...tocar, adaptar-se à eles, "esculpuir" o SEU som com eles e com o resto do seu equipamento. E não adianta querer ter "...o som do Zakk Wilde...", porque vc não vai conseguir; o máximo que vc consegue (mesmo tendo uma Gibsons com capts EMG) é algo que lembra esse som, mais nada. Por isso é que não adianta vc ficar fazendo uma "muntueira" de perguntas que não podem ser respondidas. Luthiería, som, guitarra, não como informátrica, que vc instala um software no PC já sabendo o que ele vai fazer. Simplesmente não é assim que funciona.
Espero que vc tenha entendido o teor de minha resposta (não é nada pessoal, ok!) e reflita sobre isso, e, vá fazer o essencial: Tocar, ouvir, procurar um equipo razoável dentro das suas possibilidades e explorá-lo ao máximo.
Abç

iRock
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tranquilo cara, mas eu não quero o timbre de ninguem, nem sou adepto a isso, porque para mim cada musico tem que ter sua personalidade, e não copiar a dos outros.

querer ter "...o som do Zakk Wilde
Só citei ele pois estava falando em relação ao ganho do drive.

Mas eu intendi sim cara, porem como os caps são caros, não gostaria de comprar algo e me arrepender depois, eu procuro pesquisar muito antes de comrpar, importunar as pessoas(você ja deve ter percebido isso), para não fazer a escolha errada. Obrigada cara.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

iRock
Cara, vc não vai se arrepender. Só iría se os instalasse em uma guitarra de compensado, ou comprasse capts vagabundos, eh,eh,eh...
Muitos garotos como vc fazem essa pergunta aqui... E ela simplesmente não pode ser respondida (dentro de determinados parâmetros), principalmente quando se tratam de capts de boa qualidade como esses e de saída mediana ou baixa (a coisa muda um pouco de figura quando se trata de capts ativos ou de ganho muito alto).
Abç

Sidney LP
Veterano
# abr/10 · Editado por: Sidney LP
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eu tenho uma Epiphone Les Paul Standard 2009 e recentemente ganhei de presente um captador Seymour Duncan JBL. Eu sei q a parte mais "fraca" dela é a captação, e agora pretendo comprar um outro cap pra fazer par com esse JBL. O q vc me sugere? Eu gostaria da versatilidade de tocar entre blues e metal, com clean legal mas tb podendo pesar no drive. Ah, e tem uma posição melhor pra instalar o JBL ou dá pra ser tanto na ponte qdo no braço?

[Edit]: Eu fucei no Google e não achei nenhuma referência ao captador q ganhei... ele tá fora de linha?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

Sidney LP
Cara , esse SD aí é de uma linha Custom, por isso não tem informação. Quanto a posição, veja se no capt não está indicado (com as letras "N", neck; ou "B", bridge). Se não souber, instale-o na ponte e compre um SH-1 para o braço.
Abç

Sidney LP
Veterano
# abr/10
· votar

Valeu, Bertola! Não vi nenhuma indicação no cap, mas vou olhar de novo...

Abraço!

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# abr/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar

Mauricio Luiz Bertola

olá! to dando uma busca pelos foruns na gringa e aqui, mas queria opiniao do mestre tb hehehe.
O sr. ja tocou com os ts-9 e ts808? pq eu vou encomendar um deles, mas conheço bem o som do ts9 apenas, mas o ts808 nunca toquei. Porem, a loja online na qual vou encomendar esta com falta de ts9, e soh tem o ts808.
eh MTA diferença? Pq o preço muda 80 dolares (808 eh mais caro).
*Levando em conta q toco blues e rock classico*

ah, mais uma perguntinha hehe.
Vou usar o tube screamer combinado com o boss SD-1.
eu posso usar o Tube screamer como drive principal, e ligar o sd-1 antes para dar boost de ganho? (pq o ts tem menos ganho q o sd-1 neh..mas putz, o ts eh mto pedal pra ficar de boost pra um sd-1, neh?)

mto obrigado!

xBrutalMoshKiDx
Veterano
# abr/10
· votar

Olá..

Esses tempos eu estava pensando em comprar um pedal de equalização pra encorpar a minha distorçao pra tocar metalcore..
mas logo depois vi que precisava de um boost pra dar um 'up' na hora de tocar os breakdowns..

Seria negocio comprar um pedal de boost só para tocar os breakdowns e um de EQ para encorpar a distorção..
ou o pedal de EQ já fará o papel do boost e equalização ao mesmo tempo?

Sidney LP
Veterano
# abr/10
· votar

Bertola, só pra finalizar:

Eu prefiro o visual da minha LP original, com os captadores com capa cromada. Tem como colocar uma capa dessas no Seymour Duncan JBL?

Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

Motoboy From Hell-SDMF
Cara, o TS-808 tem um pouco menos de ganho, mas é mais "transparente" e dinâmico. Geralmente se usa o TS como booster, mas creio que dá para colocar o DS antes sim.
xBrutalMoshKiDx
Cara, eu não sou guitarrista, nem sei o que significa breakdowns.... Creio que o EQ lhe seria mais útil. Booster é para solos.
Sidney LP
Se vc comprar capinhas da SD mesmo, sim; pois o problema é o encaixe...
Abçs

Mbastoss
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, colocar Floyd Rose em uma Stratocaster (não farei o back box) é muito trabalhoso??
E qual o custo em média, se não quiser responder aqui, me manda um recado, ou se não quiser nao responda também, valeu, abraços!

mvmarquezini
Veterano
# abr/10
· votar

Bertola estou pensando em pegar uma nova guitarra, mas que não precise de upgrade para ficar na igreja. Estou entre duas: uma cort custom e uma Walczak vrod

Qual das duas vc recomenda?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137828729-guitarra-cort-kx-cust om-corpo-string-thru-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138436084-guitarra-lespaul-walc zak-v-rod-dc-marcaco-madre-perola-_JM

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# abr/10 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar

putz, nao tem mais o TS9 nas lojas lá. soh encontrei o ts9DX.
Pelo que consta, tem o ts9 original + 3 modos de drive um pouco diferentes. a diferença é soh de 10 dolares.
compensa? eu vou ter de fato um ts9 "classico" e ainda com umas opçoezinhas a mais de controle?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

Mbastoss
É trabalhoso e exige cuidado e experiência. Quanto ao custo...Pergunte a seu luthier.
mvmarquezini
Conheço essa Cort. Muito boa.
Que enchente, hein!
Motoboy From Hell-SDMF
Um amigo meu tem um desses. Muito legal!
Abçs

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

eh, acho q vai ser o DX mesmo.
Serio man, nao consigo entender como um pedal de 109 dolares está 720 reais aqui em ctba...!
falando bem serio, vou fazer esse teste comprando dos EUA, se for tudo bem, nao compro + um pedal na terra papagali.

abçs, e de novo, muito obrigado pela ajuda.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

Motoboy From Hell-SDMF
Cara, compra pelo E-Bay. E vc consegue até usado por mixaría...
O grande e saudoso Mauricio Bahia comprou um TS-9 já convertido para "true by-pass" por uma "merreca".
Abç

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
qual captador casaria melhor como super distortio da dimarzio?
paf pro , evolution ou seymour duncan 59?lembre-se que estmamos fallando de captadores para o braço

abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

MAIDENMANIACO2009
Qualquer um desses que vc citou.
Abç

Mbastoss
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Outra pergunta, no caso da instalaçao do Floyd Rose, sem o back box, seria necessário algum ajuste no corpo/braço da guitarra? Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

Mbastoss
Sim, uma nova angulação do braço.
Abç

xBrutalMoshKiDx
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

entendi.. os breakdowns é como se fossem 'solos' pro metalcore.. vamos dizer assimm, hehe
É uma parte da musica que leva um certo destaque.. por isso eu tinha essa duvida..

Abçs!

stratosonicaster
Veterano
# abr/10
· votar

grande bertola. adquiri uma shelter SX les paul, enfim, estou pensando em mudar a captação, eu toco blues e rock mais vintage, principalmente anos 50.60 e 70... principalmente bandas como rolling stones, creedence, e dire straits. gostaria de saber quais captadores da malagoli vc me sugeriria ja que a experiencia que eu tenho com a empresa é somente com caps single coil.
desde já agradeço
abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

stratosonicaster
Os H777.
Abç

Feliphph
Veterano
# abr/10 · Editado por: Feliphph
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Semana passada eu comprei minha 1º guitarra, uma "Washburn Wr 154" à 635,00 a vista, ele veio nova de fábrica, na caixa (apenas com um erro de acabamento na pintura)...

Queria saber se fiz uma boa compra..

Descrições da guitarra

P.S.Queria saber se você gosta da formaçao "H S H"

Ral007
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

tenho uma michael stm series de 2008, que foi minha primeira guitarra...

infelizmente, não consigo tirar o som clean que gostaria dela, meio blues, saca?

queria saber se é mais aconcelhavel eu trocar o captador da ponte ( se for, me indica qual captador ) ou comprar um amplificador novo? ( meu atual é um meteoro nitrous 15w ).

abrass

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

Feliphph
Cara, guitarra nessa faixa de preço e equipada com versões (fuleiras) de ponte tipo "Floyd-Rose", é sinônimo de dôr de cabeça....
Ral007
Cara, vc consegue tirar o som que seu equipamento e vc mesmo são capazes.
Mesmo se vc tivesse uma Gibson e um valvulado, se vc não ouvir muito (discos, vídeos), não pesquisar seu equipo à fundo, tiraría um som ruim.
Trocar captador é algo para uma próxima etapa, quando o seu aprendizado lhe demonstrar que vc precisa ir além...
Abç

Will Bejar
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Pra fazer o esquema do blocking tremolo do Eric Clapton, é necessária alguma madeira específica (digo, tem que ser tonewood) ou pode ser qualquer uma relativamente dura???

Ian Anderson
Veterano
# abr/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
As Floyds e Kahlers aguentam cordas com calibre maior q 12 colocando em afinação em E ?

Galattico
Veterano
# abr/10 · Editado por: Galattico
· votar

e ai tudo bem?

eu so iniciante e to afim de uma guitarra
andei pesquisando e achei uma cort m600t ve com cap. emg e talls
ta 1200 nova
vaale a pena comprar uma?

e sobre a prs se one vc conhece oque acha dela?
muito obrigado desde ja!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/10
· votar

Will Bejar
Sim, qualquer uma serve.
Ian Anderson
Depende da qualidade do dispositivo, da regulagem e do uso do maior nº de molas possível.
Galattico
Sim, muito boa guitarra, muito boa para quem está começando.
Abçs