Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Certo, obrigado mais uma vez Bertola!

Abraço

CaioNew
Veterano
# mar/10 · Editado por: CaioNew
· votar

Fiz um topico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/230741/

queria saber a opnião de algum luthier sobre tipo de madeira para corpo e braço
e qual é a diferença para uma com braço colado e braço inteiriço, e media de valores(diferença entre braço colado/inteiro ao corpo)...

Obrigado

edit: gostria também de saber quais marcações para escala são mais usadas e quais existem se possivel ^^

Caike_bend
Veterano
# mar/10
· votar

Oi, Bertola!

Amigo, to pensando em pegar uma squier strato california série, ela é boa?:

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar

CaioNew
Para o braço: pau-marfim ou tauarí-branco. Escala: jacarandá, ipê ou pau-marfim mesmo (escala clara).
Corpo: Cedro-rosa ou morototó.
SG's possuem braços colados.
Caike_bend
Não muito. Principalmente se vc comparar com a SX SST 57 ou 62 que são bem mais baratas e de qualidade um pouco melhor (no geral).
Abçs

archmed-GuiTar_gUy
Veterano
# mar/10
· votar

Ai bertola...

Numa Shelter Nashville 300 qual é o captador (Humb.) que é mais indicado???

e qual é o Humb. melhor custo benefício?

archmed-GuiTar_gUy
Veterano
# mar/10
· votar

Bertola, habita neste instante?

HPetrucci
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

é por que meus trastes estão muito altos e desnivelados, então as cordas tem que ficar altas, senão trasteja...

Viics
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, se eu remover a capa cromada de cima dos captadores da minha Condor CLP2-S, ela ficará assim: http://user.img.todaoferta.uol.com.br/8/X/4H/UVJBTX/bigPhoto_0.jpg

Correto?

Como eu removo ela? pode me explicar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar

archmed-GuiTar_gUy
Tem vários. Consulte o site da Sound/Malagoli ( www.captadores.com.br ). Os H777 são uma boa pedida.
HPetrucci
Altos não tem nada à ver, desnivelados, sim.
Viics
Remover pra que? Ademais, essa remoção pode danificar o captador, principalmente se estiver soldado.
Abç

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
há possibilidade de colocar uma ponte floyd em uma Washburn Dime, originalmente tune-o-matic?

valeu!

CaioNew
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Para o braço: pau-marfim ou tauarí-branco. Escala: jacarandá, ipê ou pau-marfim mesmo (escala clara).
Corpo: Cedro-rosa ou morototó.
SG's possuem braços colados.

entendi. tinham me indicado anteriormente o mogno para o copro e braço ou o jacarandá.

tem alguma noção de preço (em media) desses tipos de madeira?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar

Necrophagist
Sim, mas é um serviço caro e complexo. O ideal seria a instalação de uam ponte Kahler, que são mais fáceis de instalar e mais confiáveis.
CaioNew
Mogno tem comercialização proibida pelo IBMA, mas se vc conseguir... Jacarandá é somente para a escala.
O preço varia muito....
Abç

Keith Young
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Tenho uma Les Paul Michael 2004, um xodo meu... minha primeira guitarra... ta uns 5 anos comigo...vou contar brevemente a historia do pepino... como os trastes estavam mto gastos, com valas ate... mandei em um luthier no inicio do ano passado, pra trocar os trastes, lá o luthier viu que o braço estava empenado e a escana tinha se desprendido do braço no inicio da escala por causa de um tombo... e como ia ficar mto caro pra trocar todos os trastes... ele me fez um pacote pra troca os 5 primeiros trastes que estavam com essa vala... regula-lá para 011 e colar o braço... ok... so que qdo fui buscar pela minha surpresa os 5 1ºs trastes tavam numa altura e o resto em outra e aumentou a altura do nut... ele falou que nao tinha problema... tudo ok... nos primeiros meses nao incomodou... agora tá insuportavel...

queria saber se o mestre ja pegou um caso assim e pela historia se há conserto dessa encrenca...

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

No fórum de usuários Seymour Duncan, o pessoal fala muito em troca de ímãs nos captadores. Por exemplo, eles pegam um 59 e colocam alnico II, alnico VIII e coisas assim, em busca de mudar o som.

Você já fez alguma experiência desse tipo, já que você também costuma ter uns projetos mais voltados para pedais e coisas assim?

CaioNew
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Mogno tem comercialização proibida pelo IBMA, mas se vc conseguir... Jacarandá é somente para a escala.
O preço varia muito....

não sabia dessa comercialização proibida O.o

entao, acho que formulei minha pergunta mal..

o que eu queria saber é o seguinte:

dentre:
pau-marfim ,tauarí-branco, jacarandá, ipê ,mogno ,Cedro-rosa ou morototó.

a relação entre diferença(não em reais)

por ex:

DO mais barato pro mais caro:
pau-marfim ,tauarí-branco, jacarandá, ipê ,mogno ,Cedro-rosa ou morototó.

entendeu...(eu q fiz mal a pergunta mesmo )

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar

Keith Young
Cara, trastes não se trocam alguns, mas sim TODOS. Leve sua guitarra em OUTRO luthier.
Symptom
Não, e acho um tanto arriscado por poder causar danos ao capt, só alguem muito experiente com esse tipo de procedimento deve fazer isso.
CaioNew
Não há muita diferença não, claro que o problema é encontrar tais madeiras em qualidade e grau de secagem adequados para a confecção de um instrumento. Isso, é questão do seu luthier.
Abçs

CaioNew
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Não há muita diferença não, claro que o problema é encontrar tais madeiras em qualidade e grau de secagem adequados para a confecção de um instrumento. Isso, é questão do seu luthier.

ok, muito obrigado pelas dicas vou procurar o meu luthier , devo dar uma olhada em corpo de mogno ou esses que voce me falou, sobre a escala acredito que jacarandá mesmo (rosewood né?)

só mais umas perguntas, eu vi sobre algumas SG's de Acrilico com leds[por exemplo em http://www.youtube.com/watch?v=OdirJvL92EI] , o corpo de acrilico seria um bom material?

Viics
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Quero tirar a capa só por questões de beleza mesmo... :D

Será que um luthier remove tranquilamente?

Symptom
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Pois é, eu também acho, mas no fórum de lá a conversa é totalmente diferente. De que é muito simples, por 10 dólares tu tem um captador totalmente diferente, que ninguém deveria ter medo de fazer e que é praticamente impossível de estragar o captador. Por isso queria ver alguém do Brasil que já tenha feito.

CaioNew
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
outra coisa, voce tem algum contato por msn ou alguma outra coisa, tava afim de ver um orçamento talvez contigo..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar

CaioNew
Se não conseguir o mogno, use o cedro-rosa. Cara, guitarras de acrílico, além de caras e pesadas, tem um som estranho...Nunca deram muito certo.
Viics
Pode ser que sim...Mas....
CaioNew
Sim, tem meu e-mail por aí. Agora, eu só trabalho para minha região metropolitana, e, atualmente eu estou com problemas por conta de obras em meu apê...
Abçs

CaioNew
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

de qualquer forma, muito obrigado por todas as duvidas tiradas;

Keith Young
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Sim, vou fazer isso mesmo... não preciso dizer q esse foi meu ultimo trabalho com aquele luthier... enquanto a braço empenado, há solução?

Mas há como arrumar sem trocar os trastes???

Tenho uma squier q tbm ta um pouco empenadinha... será q é algo comigo? hehehehe

Blizzy
Veterano
# mar/10
· votar

Se alguém puder me ajuda, agradeço :D

minha dúvida:

teria como eu colocar uma chave seletora de 3 posições, onde na primeira posição, ficaria selecionado o EMG 89 em modo single + EMG 81TW, na posição do meio, 89 + 81TW com ambos em single, e na terceira posição, iria pra chave seletora da guitarra onde eu selecionaria outras posições como normalmente faço

é possivel isso ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar

Keith Young
Sim, o empeno é retirado com o ajuste do tensor, se ele não estiver danificado.
Não, vc terá que trocar TODOS os trastes.
Empenos são causados por falta de ajuste (principalmente aquele obrigatório quando se compra o instrumento) e armazenagem inadequada do mesmo, sujeitando a guitarra a grandes variações de temperatura. A colocação de encordoamentos sem a respectiva regulagem pode causar empenos também.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar

Blizzy
Se for uma guitarra tipo Gibson, não.
Abç

Blizzy
Veterano
# mar/10
· votar

Mauricio Luiz Bertola

É pra uma Godin Redline 2

a chave seletora dela é de 3 posições (não é tipo gibson)

Tem como então ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar

Blizzy
Não conheço essa guitarra, mas se é do tipo Fender, o ideal é instalar uma chave de 5 posições.
Abç

Blizzy
Veterano
# mar/10 · Editado por: Blizzy
· votar

Mauricio Luiz Bertola

é essa aqui:

http://www.godinguitars.com/godinredlineIIp.htm

é do tipo fender sim

Eu queria colocar essa chave separada pra ficar mais facil e mais rapida a troca de combinações, uma chave unica de 5 ia ser mais complicado ainda pra mim

e valeu pela ajuda!

Pra clean, eu sempre uso algum dos caps em single, e pra fazer essa troca "instantaneamente" durante uma musica é complicado, ainda mais se for usar os 2 caps em single, e a unica ideia que me veio foi essa,
colocando outra chave, quando eu puxar pra cima ja cancela a chave da guitarra e aciona 1 single, no meio aciona os 2 singles, e pra baixo volta pro seletor da guita preu usar eles como humbucker

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar

Blizzy
Cara, o problema dessa guitarra é que a mesma tem um sistema de captação ativo, e nesses sistema não dá pra mexer sem riscos(essa é uma vantagem dos passivos).
Abç