Troca de Captadores

    Autor Mensagem
    iRock
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: iRock


    Minha guitarra é um Epiphone Les Paul Standard, e depois de 1 ano com ela analisei seus pontos fracos e fortes. Ja troquei as tarraxas dela, agora chegou a vez dos caps. Sei que ja tem muitos tópicos sobre o mesmo assunto, eu ja li e reli a maioria deles, desde guias, captador X contra captador Y, comparações, reviews, etc, porém não consegui chegar a uma conclusão. Queria um par de captadores versáteis, para tocar do Blues, Rock e Hard Rock ao Heavy Metal, dum som Vintage, estilo 70, 80 e 90, até um som moderno, tipod Ozzy, Dream Theather, etc, quem tivesse um Clean bom e um Drive que não embolasse mesmo mesmo com drives hi-gain. Gosto dum som grave e encorpado, aquele timbre gordo das Les Pauls, com um pouco mais de agudos e médios moderados.

    Ao longo da minha "procura" pelos captadores, me indicaram combinações como os Gibson 490R/498T e 496R/500T, os Seymour Duncan 59'/JB e os Alnico II Pro, Cabrera Classic 1 e 2, Rock Pro, Sound Malagoli HH777, EMG 81/85 e 81/60, enfim, várias combinações, desde nacionais a importados.

    Eu queria saber de quem tem/testou esses caps, qual se encaixaria melhor no meu som, quais os pontos positivos e negativos de cada um deles, efim qualquer ajuda é bem vinda.

    Obrigado.

    blink 182 edu
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Olha iRock, eu acho o kit EMG 81/60 bem Versatil, e se eu tivesse grana eu colocaria ele na minha guitarra...Da uma procurada nesses captadores q eu citei e ache suas conclusões ae...
    Flw, espero ter ajudado

    Viics
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    iRock
    Cara, acho que realmente o melhor seria o Kit que o nosso amigo blink 182 edu citou. O EMG81 na ponte faz muito bem no Heavy Metal, Hard Rock e Rock, enquanto o EMG60 faz muito bem num Classic Rock.

    Seria o melhor para você com certeza!

    Van_Lorien
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Van_Lorien
    · votar


    iRock
    Nunca testei eles, mas vou dar a minha opinião. Eu procuraria captadores com resistência em torno de 16k pra ponte e 8-10k pro braço, essa seria uma combnação versátil o suficiente pro que tu quer tocar. O JB e o '59 cumpririam bem isso. Os Gibson 490R/498T também se sairiam bem, com um som um pouco mais comportado que o set de da Seymour Duncan, já os 496R/500T seria um pouco mais agressivo por serem cerâmicos.

    Tens que ver quanto podes gastar e ver qual é a menor opção. Se não podes gastar muito, dá uma olhada também nos GFS Fat Pat, Crunchy Pat, VEH e 59.

    Agora, se tu puder gastar, vai de Gibson, Seymour Duncan ou até algum Lollar da vida.

    DaniloReis
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu pedi uma sugestão de captadores ao Érico Malagoli para tocar desde um bluesão até um som bem quente com bastante harmônicos. Ele me indicou o Custom 59 no braço e o Custom 84 na ponte. Dá uma olhada no site captadores.com.br e olha esses dois.

    iRock
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    blink 182 edu
    Viics

    Não discordo disso, mas e o clean deles? O do 60 ja ouvi e é bem legal, mas nada muito vintage, ja o do 81, não curti muito não.

    Van_Lorien

    Na real eu estava pra pegar o JB/59', porém me falaram que tem muitos agudos e médios, e poucos graves, principalmente o JB, mas acredito que isso dependa da guitarra, em uma Les Paul eu não sei ocmo ficaria. Dinheiro não seria problema, porque ao longo do tempo eu aprendi que se é pra comprar compra uma coisa de qualidade, mesmo que se tenha que esperar mais, pra não ficar desapontado depois, então se for barato ou não, não importa, mesmo que eu tenha que juntar por mais tempo.

    DaniloReis

    Então cara, olhei la, e o Custom 59 é um clone do SD 59', e o 84 é cópia de um Gibson feito para o EVH, com as equalizações bem perto do JB.

    AugustoDamned
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Pegando o bonde andando... se eu combinasse um 496R com um Tom Anderson H3+, seria uma boa?

    jazzerblue
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    para timbre encorpado e vintage eu curto os alnico II pro

    iRock
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    jazzerblue

    Mas ele guenta drives hi-gain sem embolar?

    rui luis
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: rui luis
    · votar


    Boas amigo vai ao site www.rl-legacy.com o site ainda está em construção mas a zona de samples já tem lá bastantes para ver e ouvir , penso ser o que procuras, se for podes encontrar esses captadores no site www.captadores.com.br ,basta entrares no site e pesquisares por "legacy"
    abraço

    iRock
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    rui luis

    Cara não estou conseguindo entrar no site. Me fala desse cap, ja que foi você quem desenvolveu ele.

    jazzerblue
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    iRock
    olha velho,é um cap de saida moderada. timbre encorpado e brilhante.com escalas de maple fica muito bom.
    para tocar rock anos 60 e 70 é ideal. no heavy metal ja nao sei.
    nao vai embolar num drive hi-gain,mas pode nao ter tanto ataque!
    espero ter ajudado!

    blink 182 edu
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Experimenta tbm o Seymour Duncan Invader (ponte) alnico pro II (braço)
    Abrs

    Abner Donato
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    iRock

    Os caps, que você citou são muito boms,tanto nacionais quanto internacionais...
    Eu acho que pra você não ter arrependimentos, testá-los você mesmo!
    Eu gosto muito da combinação 490R/498T, acho que ficaria muito bom! além da qualidade e fama Gibson, são muito versáteis!

    Abç

    rui luis
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: rui luis
    · votar


    iRock
    Cara não estou conseguindo entrar no site. Me fala desse cap, ja que foi você quem desenvolveu ele.

    Ok amigo
    então é assim:
    Como se vê nesse video:
    Esses captadores foram desenvolvidos com o intuito de versatilidade máxima, com eles consegue-se distorções pesadonas como distorções mais softs sem nunca embolar e sacrificar os sons limpos, conseguem-se sons limpos muito puros e cristalinos,muito sustain, harmónicos brotam com muita facilidade como se vê no video.

    mais exemplos:

    um solo:http://www.4shared.com/file/215981140/aeec75f0/RL-Legacy.html

    agora ouve o som que algumas bandas conseguiram gravando com eles basta aceder aos sites e ouvir:

    http://www.myspace.com/witchbreed

    http://www.tarantula-music.com

    qualquer dúvida adiciona-me no msn :ruyzalim@hotmail.com

    abraço

    Offtopic: Uma Pácoa feliz para todos!

    iRock
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: iRock
    · votar


    jazzerblue

    Então cara, eu curto pra caramba o som desse captador, porque a equalização dele é exatamente o que eu estou procurando, com um clean e um drive bom, omeu unico medo, é de que ele embole ou não tenha muito punch com drives hi-gain.

    blink 182 edu

    Vou dar uma procurada.

    Abner Donato

    Então cara, uma das minhas fortes opções são os Gibsons, porém se eu fosse com os Gibsons iria com o 496R/500T, que é uma combinação mais nervosa.

    O problema de testar os caps, é que o som muda muito de guitarra pra guitarra e de amp pra amp, e é muito dificil achar uma loja ou alguem que tenha guitarras parecidas com os caps.

    rui luis

    Curti o som dos caps, principalmente o drive, mas o clean não ficou tão legal. Qual a EQ deles?

    rui luis
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: rui luis
    · votar


    iRock
    Curti o som dos caps, principalmente o drive, mas o clean não ficou tão legal. Qual a EQ deles?
    médios- 7
    graves -6,5
    agudos- 6

    no video não dá para se perceber bem os cleans , ouve as musicas " winds of no return" e "ascending to eternity " dos Tarantula emTARANTULA

    iRock
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: iRock
    · votar


    Bom, daqui a uma semana mais ou menos pretendo pegar os caps, pesquisei MUITO, e acabei ficando entre 2, cada qual com seus poréns.

    1) JB/59': É uma combinação muito versátil, e que cobriria do Blues até o Heavy Metal, PORÉM, o JB ele tem muitos médios e agudos, e poucos graves, e eu tenho medo de que ele saia muito agudo.

    2) Alnico II Pro: Gostei muito do som desse captador, usaria um na ponte e outro no braço, a equalização dele é perfeita, PORÉM, ele é indicado pra Blues e Rock, e tenho medo de que ele embole e não soe tão bem com drives hi-gain e pra tocar Metal.

    Agora ficam as perguntas:
    Qual serviria melhor pra mim?
    O JB soa muito agudo em uma LP?
    O Alnico II Pro aguenta drives Hi-gain sem embolar? Continua soando bem? Da pra tocar Metal sem medo nele?

    guitar-rero
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: guitar-rero
    · votar


    iRock

    cara o Alnico II Pro é o captador que o Slash usa escuta algumas músicas dele e vê o que você acha

    iRock
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: iRock
    · votar


    guitar-rero

    Eu sei cara, eu curto o som que ele tira, mas o drive dele não é tão hi-gain assim, queria saber em um drive com mais peso, tipo Zakk Wylde, Metallica.

    marcio_smdo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    iRock
    iRmão,

    Dá uma olhada neste tópico sobre os captadores do Bill Lawrence (Wilde USA). Talvez interesse.

    Sobre L90 e L500
    L-90-vs-L-500-My-Review

    Abraço

    Symptom
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    59 no braço
    Custom 5 na ponte

    ambos da Seymour Duncan

    iRock
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    marcio_smdo

    Não conheço esses caps, vou dar uma olhada.

    Symptom

    Me fala do Custom 5, não achei samples dele.

    Symptom
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    O Custom 5 da SD é o mesmo Custom, porém com um ímã de Alnico 5 no lugar do cerâmico. É um dos captadores mais recomendados no fórum de usuários da Seymour quando se quer um som um pouco mais agressivo na ponte de uma guitarra tipo Les Paul ou SG.

    No site da Seymour tem samples dele, sim. Mas são bem ruins. Vou te falar minhas impressões dele, já que tenho na minha SG.

    Ele tem uma saída bem nervosa, mas é menos "modernoso". Diria que tem um output moderno com uma "voz" mais puxada pro vintage. É tipo um 59 mais porrada e relativamente "ardido", sendo bem controlado no volume (por isso o par fica legal). O JB eu não conheço muito bem, mas, seguindo as opiniões do fórum da SD, várias pessoas amam e várias odeiam. Uma opinião bastante difundida lá é que, enquanto ele fica bem em guitarras tipo ibanez, ou até fenders, podem ficar meio "gritões" demais em LPs ou SGs (geralmente quem não gosta do JB tem uma guitarra desse tipo, em mogno).

    Bom, é o que sei. O mestre dos captadores importados aqui no fórum, principalmente em praia mais vintage, é o nichendrix. Mas sei que ele não é muito fã do Alnico 5 e, por isso, provavelmente te recomendaria um par de Pearly Gates (da SD), que eu também acho muito legais, mas talvez a ponte não tenha a saída que você está procurando.

    Symptom
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Symptom
    · votar


    dá uma olhada nesses videos. se quiser, procura no youtube pelo Seymour Duncan SH-14, que é o Custom 5 e vem algumas coisas.





      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de Captadores