Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


BiLL SOmething
Foi utilizada massa para madeiras?
Foi aplicado o primer?
Foi aplicado o verniz PU após a tinta automotiva?
Foi feito o polimento?
Winterstorm
Porque alder se as madeiras nacionais são superiores às gringas?
Use o freijó.
Abç

LRicardo
Veterano
# mar/10
· votar


Bertola o fato da guitarra em questao ser LTD e n Washburn deixa ela inferior?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


LRicardo
Em princípio, não.
Abç

LRicardo
Veterano
# mar/10
· votar


Bertola

em principio?como no incio?
aconselha otra?ou ela msm?

vlw abç.

Hodres
Veterano
# mar/10
· votar


Eu tenho uma strato tagima, e quando coloco a chave no agudo ela faz um ruido que nao para mesmo colocando a mao nas partes metalicas dela, como fazer para eliminar isso, pois no momento nao tenho como comprar captadores de qualidade...

Zedosal
Veterano
# mar/10
· votar


Bertola, andando nas oficinas eletronicas de minha cidade me deparei com uma "sucata" parada e "sem dono", é um Giannini Tremendão II, o cara da eletronica disse que DEVEM estar pifadas algumas valvulas, nem o tecnico sabe o que tem de defeito, mas o cara nao sabe mecher nessas coisas mesmo, entao nem liguei.

cogitei a ideia de comprá-lo do cara, já que o dono o abandonou por lá, quanto vale ele pra eu ter que reformar?, pelo que vi a parte eletrica - trafos - tao tudo lá como devem.

é dificil mecher? pq moro em Ponta Porã-MS e aqui o vento faz a curva, não tem nada específico para valvulados. Como conseguiria arrumá-lo sozinho:??? o tempo do concerto naum importa, eu queria vê-lo funcionando dado tudo que li sobre ele nos outros tópicos...

compensa??

Zedosal
Veterano
# mar/10
· votar


aaaa, eu vi as valvulas na net, e essa seria a parte fácil - comprar e colocar no "buraco" certo.

a caixa 4x12 pensei em fazer uma ou comprar a BUGERA 412H-BK, que tem pra vender no Paraguai sai por 600 reais essa caixa...

Jeffdmaais
Veterano
# mar/10
· votar


BErtola!
Como assim? A escala? O braço todo?.....
Abçs


A EScala!!
o que usar para limpar a escala

Morva
Veterano
# mar/10 · Editado por: Morva
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu to querendo colocar um captrador de rastilho no meu di giorgio estudante 18, pra poder tocar musicas acusticas com a minha banda.

Quais são boas marcas até uns 100 reais mais ou menos? Eu sei q nao ficara a msm coisa q um violão eletrico mais eu queria um desses pois é de facil instalação, nao requer furos no violão etc.

Se possivel comente se vc ja teve experiencias com captadores assim e o q achou.

Obrigado!

guitarg3
Veterano
# mar/10 · Editado por: guitarg3
· votar


Boa noite Bertola, eu estou com uma grana pra investir numa guita.. em torno de 2 mil reais. Quero comprar uma les paul e li muito bem a respeito das les paul da condor, falaram muito bem da condor clp 2. Estava pensando em comprá-la e por captadores bons nela.. o q me diz? com a grana que tenho posso comprar coisa melhor ou esse será um bom investimento? ouvi falar também da Condor Les Paul Lemon Drop que voltará nos mercados agora em julho.. o que me diz?
Gostaria da sua ajuda pois vc entende bastante sobre isso e é um investimento considerado alto pra mim, pois venho juntando essa grana faz um tempo, entao gostaria de gastá-lo da melhor maneira possivel com uma guitarra que eu nunca mais irei querer trocá-la. Estou meio perdido em qual seria a melhor coisa a se fazer.

Obrigado desde já!

iRock
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara o que siginifica o termo "Scoop"? Sempre ouvi "Scooped Mids", etc, mas nunca soube o que significava.

marcosshrp
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Amigo, minha história é a seguinte:
Tenho uma golden les paul que por sinal é otima, mas de um tempo pra ca, ela vinha trastejando a mizona entre a 12 e 14 casa, um trastejamento que era significativo e incomodava.

Como não há luthiers em minha cidade, resolvi fazer a meleca de por conta propria, (des)regular o tensor da mesma e descobri que, a mizona parou de trastejar e ficou perfeita, mas a SOL, SI E MI estão trastejando levemente (a sol sempre me me deu problemas nas 2 guitarras que eu tenho e por sinal trastejam na 14 casa) mas tudo bem. O que acontece agora é que as 3 trastejam levemente, no timbre ela não influencia "muito" mas é uma coisa que eu não gosto e estou com medo de ter estragado ou estragar o braço da mesma.
Levar em um luthier não esta tão facil, provavelmente se eu for levar será no mes que vem se eu viajar para a cidade que tem.

Tem alguma coisa que eu possa fazer pra melhorar essa situação?

Obs.: Não regulei o tensor só 1 vez, foram varias por sinal, e a mizona quando precionada na primeira e na ultima não estão tão coladas assim no traste, nem quando precionadas na primeira e na casa que da junção ao braço.

Agredeço

zalao
Veterano
# mar/10
· votar


marcosshrp
cara, acho que a melhor coisa pra tu fazer é nao mexer mais =S e leva ela no luthier o mais rapido possivel

guitarg3
cara, tava na mesma situaçao que vc, algo em torno de 1,5 a 2 mil reais, testei tudo quanto é marca, condors, shhelters(mais baratas um poco), e outros modelos tbm, telecasters, sg's, tudo. A que realmente me agradou e correspondeu as minhas expectativas foi a epiphone =D, vai testa uma e ve o q q acha, vc vai gostar!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


LRicardo
Cara, não existe marca "inferior" à outra.
Hodres
Há um problema na parte elétrica de sua guitarra, e vc deve levá-la a um luthier para que ele descubra o que é, e resolva. Por favor, não escreva em negrito.
Zedosal
Cara, compensar, compensa, mas esse serviço deve ser feito por um técnico habilitado para mexer com valvulados (há riscos sérios de choque elétrico e é necessário entender do funcionamento da tarmiônica). Sugriro que vc adquira o amp (peça ao cara para fazer um preço, e negocie), e então entre em contato com um técnico que trabalhe com isso (como o grande Augusto Pedrone) e, envie o amp pelo correio. Valerá à pena, pois não há nada como a sonoridade de um valvulado...
Jeffdmaais
Se for de madeira escura, óleo de peroba, se for clara, apenas pano sêco e limpo.
Morva
Cara, eu já instalei esses captadores em alguns violões, existem inumeras marcas nacionais e importadas (Black Bug, Malagoli, LRBags, Schaller, etc...). A instalação requer experiência e a perfuração da lateral para a instalação do "jack" de saída. Aconselho que vc procure seu luthier.
guitarg3
Cara, as Condors CLP2S são as guitarras tipo Les Paul de melhor custo-benefício do mercado e, seu madeiramento é tão bom ou superior ao das atuais Epiphones, e o acabamento é tão bom quanto. As Lemon Drop (tomando como base a do Mauricio Bahia)), são guitarras profissionais, nível Gibson Standard (embora com captadores inferiores). Creio que uma CLP2S seria uma boa compra para vc.
iRock
Algo como "melhorado" (talvez outros foristas sejam mais precisos)
marcosshrp
Re-regule o tensor, buscando a regulagem inicial. O problema é que vc usou um procedimento errado. Não era para mexer no tensor, e sim rebater os trastes com problemas.
É por isso que eu sempre recomendo a ida a um luthier habilitado, pois é ele quem vai saber o procedimento certo para cada caso em particular.
Abçs

guitarg3
Veterano
# mar/10
· votar


Cara, as Condors CLP2S são as guitarras tipo Les Paul de melhor custo-benefício do mercado e, seu madeiramento é tão bom ou superior ao das atuais Epiphones, e o acabamento é tão bom quanto. As Lemon Drop (tomando como base a do Mauricio Bahia)), são guitarras profissionais, nível Gibson Standard (embora com captadores inferiores). Creio que uma CLP2S seria uma boa compra para vc.


saquei.. mas então se eu tiver uma grana a mais compensa comprar a lemon drop?

em ambos os casos eu teria que trocar o captador delas por um captador melhor para ter um som ótimo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


guitarg3
Cara, essas perguntas não podem ser respondidas objetivamente... Se vc quer um "som ótimo", ALÉM de uma boa guitarra, vc tem que ter um bom amp (valvulado, de preferência), vc tem que saber timbrar seu "set", vc tem que saber tocar...
Abç

Morva
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

eu achei um malagoli q nao requer instalação de furos, ao lado do captador q vai embaixo do rastilho ja tem uma pecinha onde é ligado o cabo, nao lembro o modelo dele agora, vc conhece, sabe se é bom? eu vi no site www.captadores.com.br por 45 reais

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


Morva
Eu não conheço esse não.
Abç

mqolf
Veterano
# mar/10
· votar


Olá Mauricio Luiz Bertola, tudo bom ?

Estou pensando em comprar uma cort m600. Achei a guitarra bacana e com um bom custo-benefício.
Vc já trabalhou em uma dessas ? Tem informações sobre construção, parte elétrica e captação ?
Valeu, Abs!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


mqolf
Cara, é uma excelente guitarra, muito bem construída.
Abç

guitarg3
Veterano
# mar/10
· votar


entao eu estou construindo meu set ao poucos.. a primeira coisa que estou investindo é na guitarra.. dps pretendo investir em pedais e por ultimo num apli valvulado. No momento tenho um ampli que considero bom.. é um zepphir, por isso as perguntas sobre a guita e a troca de captadores

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


guitarg3
Então compre a CLP2S e DEPOIS preocupe-se com a troca de capts.
Abç

guitarg3
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ok, uma última pergunta.. os captadores que vem com a Lemon Drop são melhores do que os q vem com a clp2 ou são no mesmo nível?

abraços e obrigado pela ajuda que está dando! =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


guitarg3
São melhores.
Abç

xBrutalMoshKiDx
Veterano
# mar/10
· votar


Guitarras escalopadas facilitam harmonicos artificiais?

Necrophagist
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara, nao tenho conhecimento nenhum de madeiras, mas queria saber qual a madeira nacional mais indicada para substituir Basswood ou outra madeira grave na construção de um corpo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


xBrutalMoshKiDx
Não.
Harmônico artificial é uma técnica como outra qualquer....
Necrophagist
O basswood não tem similar nacional. A que chega mais próxima de suas características físicas, mas não timbrísticas, é a caixeta. Para uma boa resposta de graves, use o cedro-rosa.
Abç

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola


E ae Mauricio, cara você acha que vale apena investir em uma Squier Affinity ? Penso em trocar os captadores, tarraxas, trastes e a pestana! Mas também fico pensando esse dinheiro que eu vou investir poderia comprar uma guitarra nova, tipo uma tagima strato... Mas é minha primeira giutarra é paixão mesmo sabe, eu comprei ela de um luthier muito bom aqui da cidade onde eu moro, segundo ele essa Squier é dos anos 90!

Desde já agradeço, abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/10
· votar


erick_guitar
Cara, em 1º lugar certifique-se de que o corpo dela não é confeccionado em compensado (algumas dessa série foram), depois se o mesmo tem a espessura correta (45mm + ou -, e não 40 mm). Recomendo que vc troque a pestana (por uma de osso), e instale um jôgo de captadores Sound/Malagoli Custom AlNiCo Blues. Se ela tiver as medidas corretas e for de madeira mesmo, recomendo também a troca da base da ponte, por essa aqui:
http://store.guitarfetish.com/upstandbrtrb.html
Trastes não precisam ser trocados (a não ser que estejam muito gastos ou com mossas), tarrachas, idem (desde que não sejam do tipo "genérico".
Abç

erick_guitar
Veterano
# mar/10
· votar


Certo eu vou procurar saber sobre a madeira dela com o luthier, é acho que vou comprar uma pestana de osso mesmo no paraguay é baratinho, esses captadores Sound/Malagoli é muito barato e ja ouvi falar muito bem deles, já essa ponte será que eu encontro ela aqui no brasil ? Nossa pelo o que eu analisei aqui vou fazer um bom up com um custo muito baixo! Acredito que com 150 reais eu faço um bom up...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)