Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Dozito
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá, toco guitarra há pouco tempo e estou pensando em pegar um Roxy MG30, poderia me informar se é um bom amplificador?
Especificações:
Canais: Lead e Clean
Equalização: Low / Mid / High
Amplificação: Solid State
Potência de Saída: 30 Watts Rms
Altofalante: Custom Design 10", 8Ohm
Efeitos: Reverb Analógico
Saídas: Altofalante, Fone e Send Return
Entrada de Cd com Controle de Volume
Dimensões: 380 x 425 x 255,4mm
Peso: 6,8Kg

Link: http://www.suportemusical.com.br/produtos/p.asp?id=2543&produto=Amplif icador_Roxy_Guitarra_30W_Rms_MG_30_Cod_10197

Vlw.

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar

as Guitarras Vintage V100 são em mogno? KPAOKPA

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Dozito
Cara, eu não conheço esse amp, mas acho que para começar tá bom....
igor.schecter
Cara, também não conheço essa guitarra, mas, geralmente essas guitarras novas ou são de nato, ou de mogno hondurenho, mas essas são mais caras pois o fornecimento dessa madeira (mogno), é controlado.
Abçs

Slash Suicide
Veterano
# jan/11
· votar

Caro Bertola! Suas referências são boas

1°- Queria uma guitarra modelo Les Paul no máximo R$800,00, bom custo x benefício. Me foi mostrada uma Dean Evo corpo em mogno. e uma Ibanez Gart-60. Qual vc me indicaria?

2° - Tenho uma Ibanez RG 470, quero trocar a captação dela e ponte. Captação possivelmente um jogo Kent Armstrong (ótimo custo x benefício), seria um motherbucker na ponte, um mp112 no meio e um mp215 no braço (todos em cerâmico). Você me indicaria? Qto a ponte pela guitarra, compensa colocar uma floyd gotoh?

3° - Tenho uma strato, já foi tanto alterada, que considero ela como minha rsrsrs... ela esta trastejando. O Beto luthier de BH vc já deve ter ouvido falar dele, me disse que ela tem um madeira boa de corpo. O braço confortável, mas sao 21 trastes. compensaria mandar fazer um outro braço, com madeiras melhores, 22 ou 24 trastes, ja que ela tem um bom corpo ou não?

4° - É certo que escala com madeira clara, tem timbre mais agudo?

Desde já obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Slash Suicide
Cara, essa Gax-60 é meio tôsca, não gosto. Já a outra eu não conheço. Creio que uma Shelter Nashville ou Tagima LP-100 seria uma boa opção.
Essa sua Ibanez ficaría legal com esses capts, ou os equivalentes da Sound/Malagoli.
Colocar braço de 24 trastes em guitarra de braço de 21 não é possível. Já 22 é, pois bastaría trocar a escala com uma com um "ressalto" na trócula com espaço para mais um traste.
Isso é sutil, mas, no geral, escala claras tem um som mais "aberto"
Abç

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
fala cara blz?
na minha escola temos aula de carpintaria , ai eu arrumei um projeto com o professor de tentar fazer um corpo de guitarra. nada especial apenas pela satisfa:ao de fazer.dai no caso eu compraria o bra;o separado

pelo que vi o modelo mais facil de guitarra solida eh telecaster certo?

tudo come;a com um molde ou desenho certo?

aonde eu posso achar online as medidas corretas?

capguitar
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola, você atende em qual cidade? Se não for aqui no Rio, tem como me recomendar um bom Luthier aqui pelo centro da cidade?

baboni
Veterano
# jan/11 · Editado por: baboni
· votar

Mauricio Luiz Bertola comprei esses http://cgi.ebay.com/CTS-250K-Short-Shaft-Pots-Audio-Taper-Set-3-/30051 2272030?pt=Guitar_Accessories&hash=item45f7ed5e9e
nao serve pra tone e volume de uma strato? vlw

zninhoz
Veterano
# jan/11
· votar

olá, tenho uma Strinberg 267 Pantera, gosto do estilo da guitarra e tal, mas gostaria de saber se vale a pena investir em nela, oque trocar? reparei que ela não segura afinação bem... deve ser pelas tarrachas não serem com travas, vi alguns modelos de guitarra que tinha uma trava antes das tarrachas, queria a opinião de vocês, é melhor fazer um upgrade nessa guitarra ou comprar uma outra... estou disposto a a gastar até 900 reais em upgrades ou comprando uma nova... gosto de tocar bastante rock nacional e um pouco de santana, que são ritmos um pouco diferenciados, gostaria de saber qual me indicam se for pra trocar guitarra, e que modelos comprar... dei uma olhada em captadores Hot rails, vale a pena substituir os da minha guitarra por esses?

David.H.Bispo
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, já me decidi pelos caps, mas vou aproveitar o embalo e tentar sanar um probleminha também:
O que eu preciso trocar pra que o controle de volume da guitarra fique mais sútil, pra que eu possa controlá-lo melhor, não sei se consegui me expressar bem, mas é mais ou menos assim: se eu deixo entre o "0" e o "2" no volume, a guitarra fica oscilando entre nada de dvolume e o som mais "limpo", se eu aumento um pouco, o ganho já vai saturando mais, mas eu nunca consigo um "meio termo" entre os ganhos se é que me entende...
Desculpe e obrigado!

capguitar
Veterano
# jan/11
· votar

Outra coisa Bertola, você tinha me recomendado comprar uma condor clp2 s, então eu fui na principal rua aqui do Rio em venda de instrumentos musicais (Rua da carioca).

NENHUMA LOJA tinha nem a clp 2, nem a clp2s. Um vendedor me disse que a fábrica da condor que fazia essas les paul pegou fogo então pararam a produção. Sabe se a informação procede?

Math-Ador
Veterano
# jan/11
· votar

capguitar
eu comprei a minha faz uma semana...só posso te dizer que ainda tem no mercado....

Daybilow
Veterano
# jan/11 · Editado por: Daybilow
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Porque não passar o Silvo ? Os trastes são feitos de aço inoxidável ou níquel-prata como qualquer outro material com esses compostos certo ? O que você me recomendaria para polir eles então ?

Ps: Desculpe a ignorância.

Muito Obrigado.

capguitar
Veterano
# jan/11
· votar

Math-Ador você é do Rio? Comprou aonde?

Woxipo
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá
Queria saber uma coisa, eu levei a minha Condor CLP II para regulagem normal(standart E), fazer uma checagem...

E agora, se eu quiser afinar a guitarra meio tom abaixo(Eb), desregularia ela?

Math-Ador
Veterano
# jan/11
· votar

capguitar
não sou não, rio grande do norte...mas se aqui tinha uma amigo....aposto que tem por aí...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

rhoadsvsvai
Sinceramente eu não sei, pois nunca usei esses planos, sempre usei moldes físicos.
capguitar
Eu sou de Niterói.
Essa informação é falsa. Essa guitarra está à venda na BarraMusic.
baboni
Desculpe, esse serve sim.
Daybilow
Silvo é ácido, e estraga as demais partes do instrumento. Para polir, só bombril.
Woxipo
Não, apenas confira a entonação.
Abçs

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
oque seriam moldes fisicos?(sou bem noob ainda ,desculpa a ignorancia)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

rhoadsvsvai
Papelão, cartolina, etc.........
Abç

Daybilow
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Entendi. O correto então seria tirar as cordas , isolar a escala com fita crepe , passar o bombril nos trastes e depois passar óleo de limão ? Poderia fazer esse procedimento uma vez a cada 2 meses ?

Muito Obrigado.

Matheus Vengeance
Veterano
# jan/11
· votar

bertola sei q provavelmente vc nun faria esse trabalho mas qnto VC cobraria pra por uma FR numa les paul?

tirando o preço das peças so a mao de obra?

sera q sai + de 200 reais?

Matheus Vengeance
Veterano
# jan/11
· votar

bertola escalopar LP é uma boa? perde o timbre?

aleguedes
Veterano
# jan/11
· votar

Bertola,

Quando estou tunando a corda depois de trocar a D e a G SEMPRE soltam do saddle. Queria saber se tem alguma outra coisa q eu possa fazer antes de trocar o bloco de pressão e se necessito trocar como realizo a troca?

Obs: Tem algum problema eu deixar minha guit sem duas cordas até segunda ou ela pode empenar? (Desde que meu violão empenou quando me mudei pro rio fiquei bem paranoico).

Conde_guitar
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Ae Bertola, num sou mto fã de humbuckers quanto sou de singles e estou dando uma pesquisada para ontar um set pra uma próxima guitarra.
Eu sei que outros fatores como amp, pedais e pegada influenciam demais, mais que os caps mas pensando somente em caps agora quais singles você me indicaria pra tirar um som que vai desde um SRV e Hendrix, passando por Gilmour (já viu ele tocando Marooned no aniversário de 50th da Fender? Aquela idéia de timbre do Gilmour) e Eric Johnson chegando até pra tocar um Andy Timmons?

Como eu disse, já sei que o timbre não est´somente em um fator, mas te peço ajuda pra ter cada parte que compõem um timbre na escolha certa!

Abç!

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
mas no papelão eu nao teria que desenhar baseado nas medidas corretas? onde eu encontro elas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Daybilow
Óleo de peroba. Só se deve fazer polimento de trastes quando absolutamente necessário...
Matheus Vengeance
EU NUNCA COMENTO PREÇOS AQUI.
aleguedes
Não entendi a sua pergunta. Refaça-a.
Não é bom deixar gui8tarra sem corda.
Conde_guitar
Qualquer um de boa qualidade e marca dentro de uma relação custo-benefício adequada.
rhoadsvsvai
Numa guitarra...
Abçs

Daybilow
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Óleo de limão é ruim ? A escala usada é de ébano... É que eu tenho aquele óleo para hidratar da dunlop e ainda está bem cheio.. Ele não pode ser usado ? O óleo de peroba tem resultados superiores ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Daybilow
O produto da Dunlop é bom.
Cara, o óleo de peroba, além de ser o ideal, é muito barato e pode ser encontrado em qualquer supermercado. Agora, porque pagar mais caro por algo que tem o mesmo resultado?
Abç

Math-Ador
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Existe alguma diferença sonora evidente do mogno pro nato?

Conde_guitar
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Então Bertola, eu to pendendo pro Fender Texas Special...aí vc pergunta: "mas são caros demais aqui no Brasil!"
Mesmo que fosse eu estaria disposto à investir, mas não vai ser preciso provavelmente, a mãe d euma amiga minha vai dia 18 pra Miami aí tem a possibilidade detrazer de lá.
A minha dúvida é que se fosse só pra tocar Vaughan e Hendrix já estaria comprado, mas o cap vai ter que dar pra tirar outros timbres que como eu já disse passam por um Gilmour e um Eric Johnson e chegam até um Andy Timmons e um Steve Vai....

Acha que o Texas Special dá ???
Senão, poderia me indicar outros caps???

Abç!