Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Lokin
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Hmm,pois é so que pau marfim meu pai disse que nao pode mais,e acho que aqui em curitiba nao acha
Você que sabe muito,se colocar um tremolo numa telecaster,ira afetar o audio dela?
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

LipeGuitarrero
O que muda é a resposta no "curso" do pot. Nos lineares ele é mais abrupto e atuam mais no fim do curso, nos logs a atuação é mais suave e se dá ao longo do curso.
Lokin
Sim, perderá suas características de timbre e "ataque".
Abçs

Romário Lima
Veterano
# jan/11 · Editado por: Romário Lima
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Pretendo mandar fazer uma Les Paul em luthier, só que não tenho noção de quanto é a media de preços para isso. Seria Possivel voce me tirar essa duvida ? Qual a média de preço de uma Les Paul hand made, canhota, medidas orginais e ferregens gotoh, captadores EMG(passivos). Não precisa ser o seu preço, mais apenas uma média só para eu ter noção quando mandar fazer. Porque não compensa eu comprar uma guitarra pra canhoto industrial, a qualidade é péssima e as top de linha são efetivamente caras.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Romário Lima
Cara, eu NUNCA comento preços aqui.
Consulte os luthiers da sua área...
Abç

Romário Lima
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ok, de qualquer modo, obrigado.

Ian Anderson
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Sabe a voltagem que o Supper Fuzz funciona?

o meu carrgador do cel. quebrou o pino e to pensado em usar ele como fonte, a saida dele eh 5V e 890mA

Vlw.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Ian Anderson
9 volts, como qualquer pedal...
Abç

Jandira
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Estou querendo adquirir uma telecaster, e uma das opções que estou considerando é encomendar uma com um luthier. Pretendo colocar hardware top de linha e não queria economizar nas madeiras, mas acredito que usando madeiras nacionais o custo vai diminuir, mas essas madeiras teriam que manter o timbre classico da Tele.

Pretendo fazer algo parecido com a imagem abaixo:
http://img13.imageshack.us/img13/8510/teleca.jpg

Gostaria de saber quais as madeiras nacionais que eu poderia utilizar nessa guitarra, de acordo com o que tentei descrever na imagem queria uma madeira nacional figurada no top tipo o flamed maple e no braço uma madeira nacional que desse um efeito de birdseye maple, já a madeira do corpo só queria manter o timbre clássico.

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Jandira
Corpo em marupá e braço em pau-marfim ou tauarí-branco.
Não existe madeira nacional que tenha essa "característica" de veios como o do bôrdo (maple).
Abç

Jandira
Veterano
# jan/11 · Editado por: Jandira
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Para manter o efeito visual, pelo menos no corpo eu poderia então usar o marupá e colocar um top de flamed maple sem problemas certo? Ou existe alguma restrição a isso? Quanto a madeira do braço vou dar uma analisada nessas opções e ver qual me agrada mais.

Se tiver interesse em construir o instrumento seria possível me mandar uma MP com um e-mail seu?

Obrigado Bertola.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Jandira
Sim pode-se colocar um "top" ou apenas uma folha mesmo dessa madeira, dando esse aspecto visual.
Abç

daniel_guitar
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Obrigado Bertola, agora vou pode economizar a R$ do óleo de limão e ficar com a consciência tranquilo de que o procedimento que ele vai fazer é seguro

steve hendrix
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Tenho uma pequena duvida , guitarra B.C ricth, corpo em agathis e braço parafusado, 2 humbrukers, modelo metal master warlock por 1500 reais presta ou nao.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

steve hendrix
Cara, acho que sim...
Abç

Slash Suicide
Veterano
# jan/11
· votar

Fala Bertola! Eu novamente...
1 - A Ibanez RG 470 utiliza ponte Lo TRS, quero colocar uma floyd gotoh. Da para adaptar? Qual espessura de ponte floyd rose (41 ou 43mm)? Se vc não sabe, como saber?

2 - Captadores Fat Pat Alnico Humbuckers Gfs, para ponte e braço é boa escolha, ou seria melhor os Kent Armstrong Motherbucker na ponte, um Mp112 no meio e um M215 no braço(ceramicos)?

Crunch Zone
Veterano
# jan/11
· votar

Olá Bertola.

Comprei 3 captadores ativos EMG separados, os quais eu mesmo instalei segundo o esquema que veio. O meu problema é: como ligar os fios da bateria dos caps junto ao fio da bateria. Eu devo juntar todos els com solda/ou naõ e/ou cobrir com fita isolante/ou tubo termocontratil?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar

Slash Suicide
1) Essas pontes tem designs diferentes, além das medidas. Em princípio não dá sem ter que fazer cortes na madeira.
2) Eu prefiro os GFS.
Crunch Zone
http://www.emginc.com/pdfs/faq/EMG-FAQ-Wiring-Questions.pdf
http://www.emginc.com/search/wiring
Abçs

Romário Lima
Veterano
· votar

Sobre o minifuzz,
Como colocar o led ? Qual a polaridade ?
A perna maior do led é a positiva correto?

EDIT: Led como diodo

Crunch Zone
Veterano
# jan/11
· votar

Bertola eu já vi tinha vistos os diagramas já. só quero saber como unir os fios de alimentação dos captadores com o da bateria. nesses diagramas do site eles já aparecem ligados, como se já viessem assim, e o FAQ só fala dos tipos de potenciometros, capacitores, vida util da bateria, etc. eles até falam que dá para ligar os caps HSH mas não como juntar os fios da alimentação da bateria.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Romário Lima
Sim.
Crunch Zone
Cara, a bateria alimenta os capts, é isso, ligue-os à ela seguindo os diagramas.
Abçs

Velvete
Veterano
# jan/11
· votar

Bertola!!!

Acompanho este topico de respostas a certo tempo e posso garantir que muitas duvidas gerais foram sanadas aqui.
Mas vamos pra uma especifica.
No momento - grana curta - estou com uma guitarra Stagg R 500. Ja vi alguns comentarios sobre ela no FCC e ja sei das limitacoes.
Gostaria de saber se neste caso a troca de captadores ajudaria consideravelmente ou seria um investimento ruim (nao compensaria pela qualidade ruim da guitarra).

Estou pensando nos Custon Alnico HB da Malagoli (ponte e braco) pelo preco, mas se vc achar que vale a pena partiria pro Custon 59 (braco e ponte).

Abraco

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Velvete
Cara, essa guitarra não é "ruim".
Acho que vc pode instalar uns H777, que daria um ótimo resultado nessa guitarra.
Abç

Romário Lima
Veterano
· votar

Então,
a perna do led maior(positiva), fica em qual direção no layout ?
Igual aos capacitores, pra cima ?

Velvete
Veterano
# jan/11
· votar

Po Bertola!!!

Vou levar isso como um tremendo elogio!!! ha ha ha

Primeiramente eu pensei nos HH777 mesmo (vi um review na guitar player). Mas quando eu mandei email pro Erico Malagoli dizendo que curto rock classico (no maximo um drive tipo Led Zeppelin) ele aconselhou o Custon 59.

De qualquer forma vi que vale a pena o investimento, agora vejo com o Erico a melhor configuracao.

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Romário Lima
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://robertobairros.sites.uol .com.br/anackt01_arquivos/image077.jpg&imgrefurl=http://robertobairros .sites.uol.com.br/anackt01.htm&h=259&w=273&sz=9&tbnid=uJwhlSN-C56w6M:& tbnh=107&tbnw=113&prev=/images%3Fq%3Ddiodo%2Bemissor%2Bde%2Bluz&zoom=1 &q=diodo+emissor+de+luz&hl=pt-BR&usg=__Azuu0ppsWNbK6zfJEq_cA2Tntgk=&sa =X&ei=_KA0TfTBLYbWgQe375zQCw&ved=0CC0Q9QEwBA

http://www.fsc.ufsc.br/~canzian/fsc5508/artigos/led-cefet.pdf

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Velvete
O H777 tem mais "saída" que o Custom 59 (e é mais barato, rs,rs), creio que com ele vc poderá ter mais "ganho" com relativamente pouco drive. Por isso indiquei-o. Ademais, sempre se tem o pot de voluma para controle, não é?!
Talvez vc possa instaler esse (H777) no braço e um Custom HB Alnico "Hot" na ponte (posto que o H777 "Hellbucker" ponte tem uma saída bem mais alta que o H777 do braço).
Abç

Velvete
Veterano
# jan/11
· votar

Valeu Bertola!

Ajudou mesmo!

Agora, na minha tagima T735 Special um trio de Sound Alnico Blues nem pensar ne??? hahaha ai nao ne!

Abraco

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Velvete
Agora, na minha tagima T735 Special um trio de Sound Alnico Blues nem pensar ne???
Porque não?
Abç

Romário Lima
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado !
Entendi mais ou menos. Está corroendo a placa, vou soldar, ai posto os resultados no Post, Ok, mais um que montou...

Velvete
Veterano
# jan/11
· votar

Eu vi alguns comentarios na internet que a madeira nao seria boa (compensado ou so uma camada de alder). Assim sendo, nao valeria o investimento.
Nao penso em revender depois (faturar em cima do investimento); so quero melhorar o timbre.

Futuramente penso em guitarras melhores, mas ate la queria saber se vale a pena investir na captacao pra ter um som mais profissional.

valeu!