Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
carnisa1
Veterano
# jan/11
· votar

bertola, eu tenho duas opções aqui, eu posso comprar uma madeira já "estufada" (que saiu da estufa), ou posso pegar outra qualquer e ir direto para a "mesa".

Analizando o que você disse, meu professor e luthier disse que seria muito complicado para mim fazer o braço, então acho que vou comprar pronto mas o corpo vou fazer.

Ele vai acompanhar todo o processo.

o que acha?

Ian Anderson
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Isso aqui é um DPDT? achei isso num "resto" de objetos eletroncios q tem aqui em casa

http://desmond.yfrog.com/Himg640/scaled.php?tn=0&server=640&filename=5 1173916.jpg&xsize=640&ysize=640

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

carnisa1
Cara, madeira tem que estar sêca, senão, nada feito.
Ian Anderson
Não, isso é uma 2X2 com trava. Até serve como DPDT, mas a ligação é diferente e quebra fácil.
Abçs

Juninho182full
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Me diz ai um amplificador valvulado bom mas que não seja muito caro,pode ser um de 25 w mesmo e so para conseguir um timbre melhor.

David.H.Bispo
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
cara, ainda to na duvida dos caps(infelizmente) será que o classic 2 e o rock pro me dariam uma boa variedade de sons(sei que boa parte disso está nas mãos do guitarrista) eu queria um cap do braço bem cheio, com um som gordo e o da ponte algo que cairia bem tanto no clen quanto nas dists. respondendo sem muita "ardência"... esses caps são mesmo adequados pra esse tipo d som numa sg? qual outros você me indicaria?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Juninho182full
Cara, confira os do Acedo e do Max Electrontubes.
25WRMS é coisa à beça...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

David.H.Bispo
Acho que esses da Cabrera, bem como os Sound/Malagoli Custom HB pro, são bons.
Abç

Ian Anderson
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
hum vlw

Sr. Garnier
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Grande Bertola...

Eu to com uma dúvida em relação ao meu Oliver GS 80...
Ele é um amp antigo e eu nao tenho referencias sonoras dele, mas o controle de médios do meu é muito nasal, a ponto de eu ter que zerar ou deixar no "1" para poder o timbre casar com minha Condor JC 503. Vc acha q isso pode ser algum problema do amp, falante, pots ou algo assim?

Daybilow
Veterano
# jan/11
· votar

Querido Mauricio Luiz Bertola , acho que o senhor esqueceu de me responder...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Sr. Garnier
Não é um problema, mas apenas a formulação do pré do amp.
Daybilow
Não esquecí, apenas não há resposta.....
Abçs

Caike_bend
Veterano
# jan/11
· votar

Bertola, preciso de sua opinião, pode ser?

Cara, o que você acha que compensa mais trocar captação da minha guitarra ou pegar outra?

Bem, minha guitarra é essa: http://www.equipo.com.br/groovin/produtos/detalhes.asp?id=7&prod_id=34 40

Eu tava pensando em por, na ponte, algum desses captadores:

EVH: http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1688-evh

EVO: http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1590-evo__ponte

Custom 84: http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1589-custom_84

PAF Plus: http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1729-captador_paf_plus __ponte

HH777:http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1128-captador_he llbucker_hh777__ponte__diversas_cores_

RL Legacy: http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1546-captador_rl_legac y_ponte

Ou seria melhor pegar uma Lespaul da Golden, GLD série?

Gosto de tocar blues, hardrock, heavy metal e gosto de dá uma viajada pelo thrash ou por estilos mais 'lights'.

O que você que é mais vantajoso?

Forte abraço!

Daybilow
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Como assim não tem resposta ? Eu expliquei muito mal ? Pois é acredito que seja um problema da área de luthieria , e nada melhor do que um luthier para resolver isso !

Muito Obrigado.

Daniel Sathierf
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cara, beleza? To a fim de comprar uma Golden LP GLD 155C e colocar captadores legais, tarraxas legais e ir tunando-a com o tempo. Vc acha uma boa? Se sim, quais são captadores legais, sendo q eu toco poppunk tipo Blink 182 e tal?

MUITO OBRIGADO

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Daybilow
Cara, não deu para entender bem a sua explicação, até porque, se os trastes foram polidos, o problema devería ter cessado. Ademais, se aparecem "riscos", como vc falou, o problema ou é de corda oxidada (que se transforma em lima e danifica o traste), ou do próprio traste (de baixa qualidade). Portanto, sem que se examine "in loco" a guitarra e o que está acontecendo, não há resposta peremptória. Ademais, pode não estar havendo problema efetivo algum, mas apenas estético, portanto, só um exame pode resolver.
Eu sou luthier, mas não sou vidente; certas questões não podem ser resolvidas por meios indiretos como esse aqui.
Caike_bend
Cara, sinceramente eu não confio nas guitarras dessa marca (Groovin). Ademais, ela possui ponte tipo "Floyd-Rose" de baixa qualidade, o que é garantia de problemas e instabilidade.
Daniel Sathierf
Cara, os capts da Sound/Malagoli apresentam ótimo custo-benefício. Para esse estilo eu recomendo o Intruder Pro para a ponte e o Traditional HB Pro para o braço.
Abçs

Daniel Sathierf
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

E parte elétrica, o que vc me recomenda fazer?

MUITO OBRIGADO

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Daniel Sathierf
Nada. Apenas trocar os capts.
Abç

Stevenzin
Veterano
# jan/11 · Editado por: Stevenzin
· votar

Olá Bertola, eu vi em algum tópico falando que os caps Invader SD precisam de pots de 1M, mas se usar com por de 500k faz diferença?

E se usar pot de 250k com Humbucker?

Edit: Outra coisa, eu tenho um corpo de uma Washburn N2, ela vem com só um pot de volume e mais nenhum pot.
E esse pot tem push pull. Eu posso splitar tanto o cap do braço quanto o da ponte ou só um dos 2?

Caike_bend
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Então você acha mais vantajoso eu pegar a Golden GLD Série? Ela é uma guitarra legal? Tarraxas bacanas? Captação legal? Dá pra tirar do blues ao thrash? ;P

Forte abraço!

Daybilow
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Entendi ! Uma explicação dessa que eu precisava ! Bom , os trastes são os de fábrica da taylor , não acredito que sejam de baixa qualidade , porém , o clima está bem úmido aqui , por volta de 55%~~60% RH. Isso influencia né ? Vou trocar minhas cordas e fazer aquele procedimento com mais calma o mais rápido possível ! Você recomenda passar o SILVO com flanela ou bombril é uma melhor opção ?

Muito Obrigado.

Daniel Sathierf
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cara, muito obrigado. Eu sei que vc deve ouvir isso a rodo, mas eu sou mto teu fã, admiro muito o teu trampo de luthier e construtor de engenhocas rs.
E é por causa de pessoas como vc que ainda dá vontade de tocar sério aqui no Brasil. Acompanho o fórum há mais de 4 anos e agora q to começando a me entrosar aqui.

Abração

Joel_ESP
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola, você conhece o Crate V50?
Se conhece, é um bom amplificador?
Aqui estão as especificações dele:
• Amplificador valvulado 50W RMS
• 2 Falantes 12" Celestion® Palomino
• 2 canais (limpo e distorção)
• 4 valvulas 12AX7A (Pre Amp)
• 2 valvulas EL34 (Power Amp)
• Reverb de mola
• Controles de tonalidade Bass, mid, treble em cada canal
• Controle de presence que ajusta o brilho e punch do sinal
• Acompanha footswitch e rodinhas
• Alimentação: 120 VAC, 60 Hz, 200 VA
• Peso líquido: 26.2 kg
• Dimensões: 53.3 cm x 71.1 cm x 27.9 cm

Abç.

capguitar
Veterano
# jan/11 · Editado por: capguitar
· votar

Olá Bertola. Comprei uma Epiphone LP 100 e quando cheguei em casa reparei que a mizona está trastejando muito quando tocada solta. Devo levar de volta na loja para pedir reparo, ou há algo que que possa fazer aqui em casa mesmo, como regular um pouco os parafusos da ponte...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Stevenzin
Com 250K não dá. Iría cortar demais os agudos. Use os de 500K.
Quanto maior a resistência, mais agudos o pot "deixa" passar.
Caike_bend
Sim.
Daybilow
Você recomenda passar o SILVO
NUNCA use esse produto em guitarras.
Daniel Sathierf
Obrigado cara, mas não superestime minhas contribuições aqui, eu sou apenas um...
Joel_ESP
Não conheço esse amp, mas me parece bom.
capguitar
Não. Geralmente esse é um problema da pestana o dos trastes. Procure seu luthier.
Abçs

Stevenzin
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado, mas vc não me respondeu a outra pergunta:

Eu tenho um corpo de uma Washburn N2, ela vem com só um pot de volume e mais nenhum pot.
E esse pot tem push pull. Eu posso splitar tanto o cap do braço quanto o da ponte ou só um dos 2?

GRRS
Veterano
# jan/11
· votar

olá bertola,

qual contra-baixo com bom custo x benefíco vc poderia me sugerir na faixa dos 700 reais?

ZoSo of Zeppelin
Veterano
# jan/11
· votar

Bertola

Se eu mudar as cordas de minha guita de 0.11 pra 0.10, pode empenar o braço?
se sim, o que eu faço pra não empenar?
Abração..

baboni
Veterano
# jan/11
· votar

ola mauricio blz? se puder me ajudar agradeço, tenho piezo na minha guitar e o pot de volume estava muito cheio de solda e eu cai na besteira de trocar, bom comprei um de 250k CTS e trocamos, ai nao funcionou, puts....... agora fui ver no manual e pede 250k audio taper pot e acho q comprei o normal tone/volume sera q eh porisso q nao funcionou? outra coisa comprei 3 pots audio taper agora e 2 vao sobrar, vou fazer outro setup pra minha guitar com outros caps e escudo, esse tb serve para volume e tone?( audio taper 250k) vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Stevenzin
Os dois ao mesmo tempo ou apenas um.
GRRS
SX SJB75, Condor PV (Precision), Condor XB24A ou Tagima TP-4.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

ZoSo of Zeppelin
Provavelmente não, mas vc precisará refazer o ajuste de entonação.
baboni
Provavelmente sim, mas os esquemas de ligação podem mudar, daí, só seguindo o original mesmo.
Não, só pots comuns mesmo (250A ou 250B).
Abçs