Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
emachado
Veterano
# jan/11 · Editado por: emachado
· votar

Bertola

Vale a pena estas tarraxas e-z-lock pretas

Você já comprou com esta loja? E na Barra Music do Rio? São confiáveis?

Quanto à sua resposta para ponte ponte tune-o-matic eu não entendi se o sim quer dizer que deva ser de boa marca (gotoh...) ou se vale a pena marcas menos renomadas (condor, dolphin...)?
Desculpa a amolação mestre Bertola.

Saudações

assacinodeemos
Veterano
# jan/11
· votar

Bertola
Tenho visto preços do Jogo Captadores Fender Samarium Cobalt Noiseless mas variam muito !! tenho medo de comprar um e ser falso , você sabe me indicar qual a faixa de preço deles (vi uns que estavam R$500,00) ? e como sei se são originais?
obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

emachado
Cara, tarrachas de trava pra que? Vc não terá alavanca....
Sim, pode comprar qualquer uma...
assacinodeemos
Não sei.
Comprar esses capts no Brasil não vale à pena, pois aqui é caríssimo. Agora, se alguém lá de fora for trazer pra vc, aí vale à pena...
Abçs

Van_Lorien
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Qual a diferença entre um Fuzz NPN e um Fuzz PNP? Em um Fuzz projetado para transistores de silício, pode-se substituir um ou ambos por transistores de germânio? Há riscos? Quais os procedimentos?

Abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Van_Lorien
Cara, na prática, nenhuma. Os 1º transístores utilizados nos FF's eram PNP's, que eram mais fáceis de se obter na época, o que significa que o terra era invertido, assim eles não podem ser alimentados por uma fonte comum.
Assim utilizar os NPN's é mais fácil e prático.
Vc pode substituir um deles por de Ge, mas terá que alterar o vaLõr do resistor antes do pot de saída. de 470 (Ge) para 330 (Si) ohms. No meu projeto Bertola's SuperFuzz, eu implementei modificações para que, com transístores de Si, o FF soasse próximo ao som de um de Ge. Sugiro, para isso o uso dos transístores BC109b no Q1 e BC109c no Q2 (este com maior hfe). Os transístores 2N2222 e 2N3904 também podem ser usados, bem como os BC107 e BC108.
Abç

Symptom
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Aproveitando a onda da aula de eletrônica, bem simples:

Telecaster, p90 no braço e single na ponte. Qual configuração de potenciômetros e capacitor você indica?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Symptom
P90 é single cara; 250K.
Abç

Caike_bend
Veterano
# jan/11
· votar

Bertola, a nova linha da golden, a GLD série, é bacana?

Vale R$550,00?

Valeu!

SpectrosGuitarman
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
nada, deixa quieto, fiz um gatao aqui, ehuehueheu valeu!

Carregando
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

tu ja vio de perto as guitarras Slater que estão a venda na Barra music? sabe se são boas?

Mbastoss
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Acho que tu não viu minha pergunta na outra página, entao repetirei-a:

Bertola, tenho uma dúvida, como faço pra fazer (redundância, rs) a blindagem de uma guitarra Les Paul? Tenho uma LP SX GG1, e ela anda chiando bastante (fiz a comparação com a minha Ibanez RG, que não chia nada). Ambas tem humbuckers, então só pude pensar que o problema é a blindagem, pois uso os mesmos cabos nas duas, e em uma chia, e na outra não.

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Carregando
Não.
Mbastoss
Seu luthier saberá como fazê-lo. Consulte o seu.
Caike_bend
É uma boa guitarra, mais ou menos do mesmo nível da SX Nashville, mas com capts melhores e acabamento mais acurado. Ela não tem o mesmo design da Gibson.
Abçs

SpectrosGuitarman
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, não sei se voce trabalha com isso também, mas voce pega muitos amps laney com solda fria?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

SpectrosGuitarman
Eu não trabalho com amps cara...
Abç

SpectrosGuitarman
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ah de boa... é que eu ja ouvi um comentário de uma galera aqui no forum que andou pegando, mas só nos chineses, ae o meu tava chiando, resolvi abrir ele, e vualá, vou ter que refazer todas as soldas...

Conde_guitar
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Bertola, o que vc acha dos caps da Burns?
O Brian May usa Tri-sonics da Burns em suas Red Special...e como pretendo mandar fazer uma guitarra de repente com 3 singles e meu pai vai pros States de novo, acha que é jogo??

davicarvalho1
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

tipow e sempre bom passar a flanela nos caps e nas cordas depois de tocar certo?
mas a minha duvida e se os pelinhos q se soltam da flanela cairem dentro dos caps( aquele buraco q tem na parte lateral hambuckers) podem causar algum dano nos caps?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Conde_guitar
Cara, é um bom captador como outro qualquer....
davicarvalho1
Cara, NÃO se deve passar flanela na guitarra depois de tocar (e não tem nada à ver com os fiapos caírem nesse ou naquele lugar), posto que a flanela produz eletricidade estática e solta fiapos que prendem nos bordões. Passe um pano de algodão branco, limpo e sêco.
Abç

Symptom
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado pela resposta rápida sobre os p90. Mesmo aqueles que são em formato de humbucker (da gfs) seguem a mesma lógica de serem singles, correto?

Então, pots de 250k e capacitor de 0.047uF, só pra confirmar.

claudio.oc
Veterano
# jan/11
· votar

Prezado Bertola,

Comprei um hot rail, ceramico, para a ponte da minha telecaster com saida de 13,5k. No braço eu poderia colocar um captador de alnico ? Ele seria desmagnetizado por causa da combinaçao com o captador ceramico ? Obrigado.

Abs.

julio1324
Veterano
# jan/11
· votar

Olá bertola...desculpe o incômodo. Mas estou com uma grande duvida
Tenho guitarra giannini ggx 1s e um cubo gw 15 da warm music, e agora pretendo comprar uma x v-amp. Gostaria de saber se da pra tirar um bom som com esse equipamento, pois nao quero gastar minha preciosa grana e me arrepender depois.

Iommi Young
Veterano
# jan/11 · Editado por: Iommi Young
· votar

Olá, eu possuo uma guita SX SSG STD e um pedal Marshall Jackhammer JH-1, o meu estilo musical é bem amplo, gosto de tocar tudo na minha guitarra, mas em especial gosto de um Rock n Roll, Country, Blues Hard Rock, Punk/HC e Metal ( Heavy, Metal Core, Trash) esses estilos assim, queria um timbre proximos ao ACDC, Led Zeppelin, Motorhead, Matanza, Black Sabbath, até um Metallica se possivel e algo que fique legal tanto com afinações baixas ou afinação normal, sem embolar, fiquei interessado em 2 modelos de captadores para eu colocar na ponte:

- Malagoli Hellbucker HH777
- Malagoli 600T

Queria saber qual desses é ideal para mim, ou se você tem uma outra indicação.

[Pretendo colocar apenas na ponte por enquanto, mas se puder dar ma indicação de uma captação que combine eu fico grato, Obrigado.]

Felipe1991
Veterano
# jan/11
· votar

Minha duvida é a seguinte:

Tenho uma Dean que deve ter uns 10 anos, mas os trastes e o tensor nunca foram trocados...

Pretendo fazer a troca e sei como fazer... só que minha guitarra tem aquele acabamento ao redor do corpo e do braço da guitarra, acho que é de plático... quando eu tirar a escala, concerteza aquilo vai junto... mas e depois?

Vai ficar feio sem?

Tem como eu comprar esse "plático" separado pra fazer o acabamento depois?

Tem como tirar a escala sem tirar isso?

Aguardo resposta...

Ch4p0L1N
Veterano
# jan/11
· votar

Eu tenho uma dúvida:

O que vale a pena trazer dos EUA pra mandar fazer uma guitarra aqui? Se trouxer tarrachas, captadores, ponte, etc... dá pra economizar legal se for só pra fazer a construação da guitarra aqui?

Valews ;)

Mr.Folk
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cera automotiva nas capinhas de ferro do captador shelter neshivile les paul ? para tirar pequenos riscos ?

Stevenzin
Veterano
# jan/11
· votar

Eu de novo Bertola, com o problema do Nut.
A dúvida de de hoje é: como medir meu nut ''normal'' para saber qual a medida de Locking Nut eu preciso comprar? Se ajuda, eu peguei um braço de uma Washburn X16

Mr.Folk
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Feraagens: Preta, dourada, Ou prata
Qual demora mais Pra enferrujar ou isso nao existe ?
Abç

Bonnerfl
Veterano
# jan/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
ola
meu problema eh o seguinte: toda vez (toda vez mesmo)q eu uso a alvanca as cordas desafinam , eu sei q eh pela baixa qualidade da minha guitarra em si (phoenix st-1), tbm jah testei varios metodos para evita isso e tbm n dou uma de steve vai aki em casa (porrada na alavanca) .
o q eu deveria fazer?
trocar as tarrachas (se sim vc poderia me recomendar uma q compense colocar numa guita de quase 300$) ou aguentar isso ate pegar uma guita nova (futuro distante)
vlw!

Joel_ESP
Veterano
# jan/11
· votar

Bertola, entre a ponte Floyd Rose Arcano e a Ponte Floyd Rose da Malagoli, qual a melhor?
Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar

Symptom
Sim.
claudio.oc
Sim, existe essa possibilidade, embora eu jamais a tenha constatado...
julio1324
Cara, vc é um iniciante. Pra aprender tá bom.... Agora, não espere ensaiar ou subir num palco com esse amp.... A X-Vamp é muito frágil, e a programação que vem nela é francamente ruim. A guitarra é ruinzinha e serve apenas pra aprender.....
Iommi Young
Cara, vc cita um monte de bandas TOTALMENTE diferentes entre sí, portanto, não faz sentido. E mesmo se fizesse, o que interessa é fazer um bom som com o que se tem à mão, e isso se consegue com criatividade e equipos razoáveis (principalmente um bom amp!). Os dois capts que vc citou são bons, e isso basta. Compre o que lhe aprouver e instale em sua guitarra, depois, vá estudar e "esculpir" seu som com o seu equipo. Lembre-se: Uma Tonante num Marshall JCM800 vai fazer som... Agora uma PRS não vai fazer num ampzinho fuleiro....
Ch4p0L1N
Se vc tiver quem traga, sim.
Mr.Folk
Hã???!!!
DEixa os riscos lá cara......... Isso não importa.....
Stevenzin
Cara, geralmente existem duas medidas de "lock-nut": 1 5/8 (41mm) e 1 3/4 (45mm)de pol. Confira a que se encaixa no braço de sua guitarra.
Abçs