Autor |
Mensagem |
ViniciusB Veterano |
# jan/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola Amigo, vi uma vez você sugerir a troca dos nuts de plástico por nuts de osso... compensaria objetivamente a troca do nut da minha guitarra em relação à melhoria do timbre? Vi que é bem baratinho fazer a troca, entretanto gostaria de um nut da cor preta mesmo e para isso terei de pintar... Outra pergunta: em relação aos caps sound/malagoli você indica fortemente ou apenas para instrumentos de "baixo custo", pois estou pensando neles para a minha jackson como alternativa aos famosos SD. Muito obrigado e feliz 2011!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jan/11
· votar
gabrielkiller Cara, recomendo a Golden LP. É uma boa guitarra, com capts razoáveis e bem acabada, apesar do design não seguir exatamente o das LP's Gibsons. ViniciusB Não se pinta pestana de osso... Se vc quer uma pestana preta, use uma de fibra-de-carbono. A série Custom são muito boas. Verifique também os Cabreras e Sérgio Rosar. Abçs
|
carnisa1 Veterano |
# jan/11 · Editado por: carnisa1
· votar
Bertola, tenho uma duvida sobre madeiras, segundo meus estudos comparado o Mogno, o Cedro é um que é semelhante a ele, seria bom eu começar um corpo de Les Paul com Cedro ou existe outra madeira melhor?
Edit-
Ou seria melhor desistir de les paul e tentar começar com um modelo Strato que não tem camaras?
|
|
# jan/11
· votar
carnisa1 Vc tem duas opções: Cedro-rosa e o Morototó (para algo semelhante ao mogno); nada mais. Abç
|
Rafael A. Veterano |
# jan/11 · Editado por: Rafael A.
· votar
Bertola,
Estou pensando na possibilidade de comprar uma SG, e estou pendendo pra Epiphone, pela garantia da marca "famosa" e por curtir mais o estilo com o escudo pequeno.
Porém, estou vendo se devo realmente descartar as SX, que são mais baratas, tem binding no braço e vem com case. Porém, rastreando antigos tópicos, apesar de usuários falarem ser de nato, você mencionou num deles (não consegui localizá-lo agora) que ajustou uma SX e que a madeira parecia basswood.
Pergunta: alguma outra SX SG parou nas suas mãos ultimamente, e você pôde confirmar a madeira?
É que já que vou gastar $$, prefiro ficar mais próximo do projeto original (no caso o mogno "genérico").
Grato.
|
gabrielkiller Veterano |
# jan/11
· votar
e o que você acha do amp BORNE holywwod 30W? ou da strato cruiserst-50 by crafter? acho que vou optar por esses dois (ouvi boas criticas
obrigado pela força
|
Stevenzin Veterano |
# jan/11
· votar
Olá Bertola, há uns dias atrás eu perguntei se poderia trocar um nut normal por um Lock Nut. Vc disse que um luthier faria isso com razoável facilidade. Mas o que exatamente ele faria? Pq parece que quando vc tira o lock nut de uma guitarra com floyd, fica tipo um ''rebaixamento'' no lugar no nut. Ele cortaria um pedacinho do braço?
|
|
# jan/11
· votar
Rafael A. Não. Regulei uma SG faz tempo, e era essa SX de basswood, que, aliás era uma boa guitarra, com um bom acabamento. gabrielkiller Cara, sobre o amp eu não posso opinar pois não conheço. Sobre a Crafter Cruiser, é uma guitarra com um corpo de madeiras indefinidas (o chamado "hardwood") e um montão de emendas... Stevenzin Sim, é isso. Abçs
|
Rodrigues Veterano |
# jan/11
· votar
Qual o instrumento mais adequado para a medição da altura das cordas e cordas e etc???Existe algum específico para a medição de milimetragens???
|
Rodrigues Veterano |
# jan/11
· votar
Qual o instrumento mais adequado para a medição da altura das cordas e cordas e etc???Existe algum específico para a medição de milimetragens???
|
|
# jan/11
· votar
Rodrigues Não cara, isso é coisa de gringo cheio de "exatidões". Use a criatividade e o bom-senso... Abç
|
Rodrigues Veterano |
# jan/11
· votar
|
Van_Lorien Veterano |
# jan/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola Olá! Recentemente adquiri uma SX Sg std (com braço colado) e coloquei cordas D'addario .011 nela (afinação padrão) e fiz as regulagens básicas. Porém, desde então venho notando que a partir do 12º traste, o sustain vem morrendo muito cedo, dando uma espécie de chiado no final da nota, algo como um phaser. Na terceira corda isso ocorre desde o 11º traste. As cordas onde isso fica mais evidente são a segunda, terceira e quarta corda. Inicialmente achei que pudesse ser trastejamento, mas no ultimo traste isso também ocorre.
O que pode estar acontecendo e como devo proceder para resolver isso sem ter que nesse primeiro momento levar a guitarra ao luthier?
Obrigado desde já! Abs
|
|
# jan/11
· votar
Van_Lorien Isso é trastejamento. É necessário um "rebatimento" de trastes (desses), leve a seu luthier. Abç
|
claudio.oc Veterano |
# jan/11
· votar
Prezado Bertola,
Recebi numa troca dois captadores ativos da condor, sem acessorios. Pretendo colocar-los numa Les Paul Shelter Nashville. Voce acha que estes captadores são bons ? Tem alguma similaridade dos EMGs 81/85 ? São de alnico ou ceramicos ? Como vieram apenas os captadores, quais seriam os acessorios necessarios para a instalaçao ? Muito obrigado.
Abs.
|
igor.schecter Veterano |
# jan/11
· votar
As Sx's Les Paul aquelas da série GG que vem com case de luxoo...são mogno realmente? uns falam q são de nato outros falam q é mogno...quero tirar essa duvida pra qnd eu for comprar minha guitarra fique mais claro na hora de escolher =D
|
Mbastoss Veterano |
# jan/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Bertola, tenho uma dúvida, como faço pra fazer (redundância, rs) a blindagem de uma guitarra Les Paul? Tenho uma LP SX GG1, e ela anda chiando bastante (fiz a comparação com a minha Ibanez RG, que não chia nada). Ambas tem humbuckers, então só pude pensar que o problema é a blindagem, pois uso os mesmos cabos nas duas, e em uma chia, e na outra não.
Abraço!
|
|
# jan/11
· votar
claudio.oc Cara, eu não conheço esses capts, portanto não posso opinar. Eles precisam de alimentação (com bateria 9v) e circuito com pots de 25K (e não 250K ou 500K como os capts passivos). igor.schecter Nato. Abç
|
claudio.oc Veterano |
# jan/11
· votar
Prezado Bertola,
Nesse caso seriam 4 pots de 25K por ser uma Lespaul ? 2 de tone e 2 de volume ? Obrigado.
Abs.
|
claudio.oc Veterano |
# jan/11
· votar
Prezado Bertola,
Desculpe a insistencia, estes Pots deveria ser Lineares ou logaritimicos ? Existem diferença entre os pots de volume e de tone ? Obrigado.
Abs.
|
|
# jan/11
· votar
claudio.oc Sim, exatamente. a internet vc encontra esse esquema. Tanto faz, mas, geralmente os de volume são Lineares (B) e os de tone Logarítmicos (A). Tem também os capacitores para os pots de tone. Abç
|
AlanGilmour Veterano |
# jan/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola Prezado Bertola.
Vou construir minha primeira guitarra até o final do ano, darei detalhes nesse tópico aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/250457/
Bom, a pergunta é a seguinte: existe algum livro que você possa me recomendar? Lembre-se, será um grande desafio para mim, uma vez que não tenho um serrote em casa...qualquer outra dica de como começar também será bem vinda.
Abraço!
|
igor.schecter Veterano |
# jan/11
· votar
bertola...existe guitarra de corpo em mogno de um preço de 1000reais nova?
|
|
# jan/11
· votar
AlanGilmour uma vez que não tenho um serrote em casa A questão não não ter nem um serrote, mas saber como usá-lo, e as outras ferramentas que vc precisará manusear. Se não sabes, nem tente.... Ou então aprenda ANTES. Sugiro um curso de marcenaria no SENAI. Sugiro também comprar as peças prontas (principalmente o braço - que é difícil de fazer). Livros de luthiería à nível de (detesto essa expressão!) construção, não existem no Brasil, apenas nos EUA e Europa. igor.schecter Não. Mas isso realmente importa?? Abçs
|
AlanGilmour Veterano |
# jan/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola Livros de luthiería à nível de (detesto essa expressão!) construção, não existem no Brasil, apenas nos EUA e Europa.
Ok...pode ser em inglês, sem galho.
Bom...curso de marcenaria é o canal então...ok valeu!
|
Abravador Veterano |
# jan/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola
estou com um problema, minha floyd ficou meio enrrigecida, ela e a edge original da ibanez, eu só regulei ela normal ai quando estava nivelada eu travei normalmente e fui tocar só que ela ficou difícil para fazer as variações no tom das notas, o que faço?
|
SpectrosGuitarman Veterano |
# jan/11 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar
Mauricio Luiz Bertola Bertola, passei minha fender pra 0.012, compensei o braço, ta belezinha, ta trastejando um pouco pq nao consegui erguer as cordas na ponte, eu perdi a chavinha. De quantos pol é mesmo? (é a fender road worn, mexicana)
|
emachado Veterano |
# jan/11 · Editado por: emachado
· votar
Bertola
Gostaria de tirar algumas dúvidas e obter sugestões com relação às marcas de alguns componentes para meu projeto de neckthroug em pau-marfim, mogno, imbuia e muiracatira. Vou para Sampa na semana que vem e gostaria de adquirir alguns componentes e boa qualidade, mas que não pague preços somente pela marca/nome.
1- ponte tune-o-matic e tailpiece: pela simplicidade desta ponte, convém pegar de marcas mais simples como condor, dolphin... ou é bom se precaver e utilizar gotoh 510FB, wilkinson...?
2- para os potenciômetrose capacitores você indica alguma marca? Quero uma configuração com 4 de 500k para vol e tone.
3- compensa pegar tarraxas com travas (Gotoh magnum Lock) ou uma boa marca com 1:18 vai dar conta? Esta aqui [url=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-167510446-tarraxas-com-tra va-para-guitarra-planet-waves-3x3-_JM]
4- vou mudar de opinião e não vou pegar os Malagoli HH777. Gostaria de uma sugestão da Seymour Duncan ou Dimarzio que apresentassem versatilidade e brilho. Toco desde metal a blues.
5- os tensores da Spirit são confiáveis? Você indica outras marcas?
Já colei os filetes do neckthrough com a Titebond 50 e vou começar o shape do braço. A escala em ipê ficou perfeita em termos de medidas e consegui os Dunlop 6000 embora quisesse o 6105.
Um abraço.
|
|
# jan/11
· votar
Abravador Lubrifique os pivôs. Abç
|
|
# jan/11
· votar
SpectrosGuitarman De quantos pol é mesmo? (é a fender road worn, mexicana) O que? Não entendi a pergunta... emachado 1) Sim. 2) A marca Alpha é boa, mas se vc instalar pots comuns, de loja de eletrônica, funciona bem. 3) Se não tem alavanca, não precisa de trava. 4) SH-1 e SH-4 (esse na ponte). 5) Sim, tensores não são dispositivos sofisticados não. Abçs
|