Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


saviobranco
Leve a sua guitarra imediatamente a um luthier, ou sofra as consequencias....
Não conheço nenhum luthier nessa região, mas talvez em Cpº Grande haja.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


Biologista
Conheço essa designação (bloodwood) em relação ao pau-brasil; já essa madeira muirapiranga, eu até já ouvi falar, mas nunca ví...
tomcykman
As duas coisas cara; troque-as.
Saul Morello
Cara, compre a guitarra 1º e leve-a para a regulagem geral inicial. Deixe isso de trocar captador para se vc sentir necessidade...
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Editado

Biologista
Veterano
# jan/11 · Editado por: Biologista
· votar


Eu conheço por essa designação o pau-brasil. Essa outra, muirapiranga, eu até já ouví falar, mas nunca ví...
Vi em um site aqui: http://www.mundoflorestal.com.br/mediawiki/index.php/Muirapiranga

Também conhecida como falso-pau-brasil, conduru (no sul da Bahia), pau-vermelho, pau-rainha (no Estado do Amazonas), bloodwood, brazilian bloodwood, satiné. Madeira vermelha, pesada, com brilho moderado e ótimo acabamento. Utilizada em móveis, objetos de adorno, construções internas, construções externas, dormentes, torneados, laminados decorativos e outros. Em instrumentos musicais pode ser utilizada na fabricação de arcos para instrumentos de corda, fundo e lateral de instrumentos de corda, braço de baixos, escalas.

Obs.: 1. alguns autores consideram que se trata de uma única espécie e não de duas.

2. a madeira utilizada pela Oficina Escola de Lutheria do Amazonas - Oela (1) para instrumentos musicais e chamada de pau-rainha é o Brosimum rubescens.

3. a muirapiranga não deve ser confundida com o pau-brasil verdadeiro, que é a Caesalpinia echinata, e que ocorre somente na Mata Atlântica e não na Floresta Amazônica.

tomcykman
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

mas cordas perdem o brilho depois de duas semanas...

lipe_2104
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E aí bertola, tudo bem?
Então cara, eu moro aqui pela área de niterói,
tava querendo conversar contigo sobre preços de regulagem e troca de ponte tipo floyd rose (saber se vc faz o serviço da troca de ponte, ou se indica alguém e tal.) e eu sei que preços, não é muito bom ficar dando por aqui no fórum,
então queria saber como que eu converso contigo, pra falar sobre preços, e para saber o endereço da sua luthieria para fazer algum serviço,
obrigado pela atenção, abração !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


Biologista
Interessante. Não conhecia, apesar de já ter ouvido falar.
tomcykman
Vc lava bem as mãos antes de tocar?
Limpa bem as cordas com pano de algodão branco limpo e sêco?
Pois é.... As cordas depois de pouco tempo, se não seguidas esses procedimentos, perdem o brilho e começam a oxidar, tornando-se "limas", que "escavam" os trastes, causando mossas.
lipe_2104
Basta entrar em contato comigo por e-mail....
Abçs

tomcykman
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

acho que vou ter que começar a lavar a mão antes de tocar.. mas eu limpo elas com um pano sim. elas duram mais ou menos quanto tempo pra você?

lipe_2104
Veterano
# jan/11 · Editado por: lipe_2104
· votar


Mauricio Luiz Bertola

obg :-D

claudio.oc
Veterano
# jan/11
· votar


Prezado Bertola,

Estou querendo colocar numa SX SG, um kit de captadores EMG - HZ. São bons captadores ? A saida na ponte é 17,83 k e no braço 7,5. É normal a essa diferença tao grande de saida dos captadores ? Obrigado. Abs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


tomcykman
Eu sou baixista, não guitarrista.....
lipe_2104
Sim.
claudio.oc
Sim, é.
O capt da ponte sempre tem que ter maior saída, embora eu esteja achando essa aí meio exagerada.....
Abçs

tomcykman
Veterano
# jan/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

o que eu quero dizer é: quanto tempo cordas de guitarra normalmente duram? 2 semanas ou 2 meses? etc.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


tomcykman
Depende de um monte de fatôres: Tempo de uso diário, acondicionamento da guitarra e sua limpeza, seu suor (se vc come carne é pior...), etc. Quanto mais Cêdo trocar a partir da perda do brilho, melhor.
Abç

ZoSo of Zeppelin
Veterano
# jan/11
· votar


Bertola, quanto custa mais ou menos uma Les Paul Feita por luthier, quero saber a mão de obra que um luthier pode cobrar (contando com pintura) pra faser um peça dessa?

lehnox
Veterano
# jan/11
· votar


tomcykman

cara, procura se informar sobre as cordas elixir nanoweb, tipodessas aqui.
essas comigo duram uns 4 meses ainda parecendo novas, só troco pq eventualmente perdem o timbre.

espero ter ajudado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


ZoSo of Zeppelin
Faça vc mesmo essa pesquisa... Perguntando diretamente aos luthiers de sua região............
Abç

gizvanni
Veterano
# jan/11 · Editado por: gizvanni
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E ai Bertola blz ?

Ontem deixei minha guitarra no luthier pois vou trocar a ponte e os captador, ela é uma strato e atualmente esta com ponte tremolo e vou colocar floyd rose, o luthier só vai começar a mexer nela quinta feira então ainda tenho um tempo para pensar se quero ou não o back box
Minha duvida é se eu fizer sem o back box ela vai funcionar mais ou menos como um tremolo, e deixando a mola bem apertada posso por exemplo mudar de afinação sem a ponte descer certo, pois sem o back não vou precisar ficar equilibrando a força das cordas com a da mola certo ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


gizvanni
Sim cara. Não colocar esse "back-box" é garantia de estabilidade.
Quanto a mudar afinação, procure evitar isso, pois força o braço e pode causar empenos. Se vc quer tocar com outra afinação, use outra guitarra regulada para tal.
Abç

gizvanni
Veterano
# jan/11 · Editado por: gizvanni
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi mas ai ela fica como se fosse uma tremolo mesmo né ? não preciso ficar equilibrando

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


gizvanni
Sim, na "operação" sim, mas, como estabilidade, não, pois o "lock-nut" e a microafinação à fazem mais estável.
Abç

andrezones
Veterano
# jan/11
· votar


Olá, gostaria de saber se peroba serve para construir um braço de guitarra..
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


andrezones
A peroba-clara sim. A peça tem que estar bem sêca e livre da resina que a carcteriza (o óleo-de-peroba). Ela deve ser bem envernizada, com PU ou nitrocelulose após a seladora. Pode-se fazer a escala de ipê.
Abç

andrezones
Veterano
# jan/11
· votar


Opa Bertola, obrigado!
Acredito ser uma peroba clara sim..É um batente de porta...
Em relação ao cedrinho, qual seria mais indicada?
A propósito, o corpo esta sendo confeccionado com angelin, o que acha que vai dar no resultado final, além do peso é claro kkk
mais uma vez obrigado
abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


andrezones
Cara, nem o cedrinho nem o angelim servem para nada em luthiería.... Use outra madeira para o corpo: marupá, freijó, cedro, caixeta, mogno (se conseguir), cerejeira, pará-pará, urucu-da-mata, morototó, pinho-do-Pará.
Abç

andrezones
Veterano
# jan/11
· votar


é mesmo? Mas por que, não tem propagação sonora?
Esta guita é para aprendizagem, tenho umas madeiras legais aqui mas não queria queimar cartucho atoa saca?
Justamente pensando nisso é que vais receber um intruder na ponte e só! kkk
Como funciona a classificação de madeiras para construção de corpos e braços? Dá pra tirar alguma conclusão apenas se baseando pela densidade ou info parecida?
abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


andrezones
Cara, existem tipos de madeira adequadas para uso em luthiería (as chamadas "madeiras tonais"), as outras, simplesmente não servem, por uma série de razões, inclusive essa que vc citou.
Leia esse têxto como introdução à seu estudo:
http://www.mundoflorestal.com.br/arquivos/guitarra_final.pdf
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


andrezones
Vc está estudando sob a orientação de algum luthier?
Já domina as técnicas e procedimentos da marcenaria e do uso das máquinas e ferramentas dessa atividade?
Se não, sugiro que o faça, pois não é tão simples quanto parece, para um leigo construir um instrumento, ademais, procedimentos de segurança devem ser adotados, pois essas ferramentas e máquinas são muito perigosas.
Abç

andrezones
Veterano
# jan/11
· votar


Bertola, obrigado pelas infos!
Estudo na BH, ainda não cheguei no ponto de construção mas já tenho um pouco de experiência em marcenaria e certas máquinas, fique tranquilo que o intuito é aplicar tecnicas de estudo, não me machucar...
Este corpo de angelin está praticamente pronto, falta apenas o braço para demarcar as peças e começar as "escavações".
Acho que vou continuar com o projeto para ver, ouvir, o que vai dar, afinal, como te disse, é para praticar os estudos, sentir as dificuldades e me precaver de possíveis erros num proximo projeto..
Valeu demais!
abs e feliz ano novo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/11
· votar


andrezones
Ok.
Abç

gabrielkiller
Veterano
# jan/11 · Editado por: gabrielkiller
· votar


amigo qual dessas guitarra voce acha melhor (vou tocar metal(em geral) hard hock,rock n roll e talvez blues

Guitarra Shelter Strato California Falcon(cap SSH)
Shelter deluxe (cap SSS)
Michael Stratocaster
golden SG/LP
golden GH588(350)


eu sei que vou ter que trocar de guitarra depois mais e agora?
so tenho 400 pra guita e 300 pro ampli(acho que vou comprar um Borne Strike G80 Hollywood

se nem uma dessas e boa me recomenda uma melhor por favor(eu gostaria de pelomenos um humbucker e um singlecoil) (mais eu sei que no lixo não se encontra ouro...)

desde já agradeço

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos)